É cada vez mais comum vermos empresas investindo em ações de sustentabilidade para minimizar seu impacto no planeta. Mas o que isso representa na prática para um e-commerce? Quais são as etapas para tornar seu negócio mais sustentável sem perder dinheiro?

Ao contrário do que muitos gestores ainda pensam, investir na sustentabilidade não é apenas uma despesa. Atualmente, as ações de sustentabilidade são importantes não apenas para o meio ambiente, mas também para seus resultados financeiros. Afinal, os consumidores esperam que todas as empresas, grandes, pequenas, físicas e digitais adotem a gestão ambiental.
 

Em uma pesquisa da Nielsen, 81% dos entrevistados disseram que concordam com a afirmação: “é extremamente ou muito importante que as empresas implementem programas para melhorar o meio ambiente”.
 

Então, como você garante que seu e-commerce atenda às expectativas dos compradores? Neste artigo vamos entender mais sobre a sustentabilidade para sua empresa. Confira!
 

O que é sustentabilidade, exatamente?

De modelos de negócios a embalagens de produtos, as ações de sustentabilidade pode assumir muitas formas – e todas elas terão um grande impacto nos negócios de comércio eletrônico nos próximos anos.
 

Em sua forma mais básica, sustentabilidade se refere a um equilíbrio duradouro que permite aos humanos (e tudo o mais que vive neste planeta) obter o que precisamos da terra sem abusar e estender seus recursos.
 

À medida que sustentabilidade cresceu e se tornou uma palavra da moda, seu significado ficou um pouco nebuloso. Para compreender melhor esse conceito, vamos usar a explicação de sustentabilidade de Michael Ben-Eli para o Instituto Buckminster Fuller. É uma interpretação concreta baseada na aplicação da sustentabilidade em cinco domínios principais:

  • O domínio material constitui a base para regular o fluxo de materiais e energia que sustentam a existência – em outras palavras, como usamos, conservamos, regeneramos e gerenciamos nossos recursos.

  • O domínio econômico fornece um guia para criar e administrar riqueza – em outras palavras, como países, empresas, sociedades, mercados e pessoas desenvolvem valor.

  • O domínio da vida fornece a base para o comportamento apropriado na biosfera – como as pessoas podem viver em equilíbrio com a natureza.

  • O domínio social fornece a base para as interações sociais – o direito de cada ser humano à autorrealização e à liberdade.

  • O domínio espiritual identifica a orientação atitudinal necessária – em outras palavras, a base para um código universal de ética.

Os consumidores estão exigindo comércio eletrônico sustentável

As marés estão mudando e a sustentabilidade está se tornando uma iniciativa maior para muitas empresas. E isso ocorre por dois motivos principais:

  1. Uma preocupação genuína das partes interessadas da empresa em operar de forma mais sustentável e ética.

  2. A sustentabilidade também está se tornando um bom senso financeiro porque os clientes estão clamando por ela.

Aqui estão algumas estatísticas a serem consideradas sobre a relação dos consumidores com ações de sustentabilidade:

Os consumidores estão valorizando esses esforços. Eles estão apoiando ativamente as empresas que realizam ações de sustentabilidade com suas carteiras. Como uma empresa, se você pode tomar uma decisão que terá um impacto econômico e ambiental positivo, por que você não faria essas mudanças?
 

Claro, há algumas advertências para isso.
 

Em primeiro lugar – e isso se aplica à maioria dos aspectos de negócios e marketing – conheça seu público. Para o bem ou para o mal, alguns dados demográficos e bases de consumidores darão menos valor às ações de sustentabilidade do que outros. Embora a adoção de práticas de negócios mais sustentáveis beneficie o meio ambiente e a perspectiva para as gerações futuras de qualquer maneira, você pode não ver o mesmo ROI se o seu público em particular não for tão focado na sustentabilidade.
 

Em segundo lugar, certifique-se de que não está fazendo mudanças sustentáveis apenas para cortejar a crescente base de clientes – mas sim que está realmente buscando fazer uma diferença genuína para o meio ambiente. Os consumidores atuais e potenciais verão através dos esforços quais empresas estão defendendo a sustentabilidade da boca para fora, sem fazer mudanças reais.
 

Como implementar ações de sustentabilidade no seu e-commerce?

Você está disposto a implementar ações de sustentabilidade no seu e-commerce para ajudar na preservação do planeta e acompanhar essa tendência? Aqui estão algumas dicas para colocar isso em prática:
 

1. Atualize o ethos de sua marca

O ethos de sua marca diz aos clientes quem você é como marca e o que você valoriza. Pode ser uma parte importante para descobrir a história de sua marca e como seus clientes o veem. Uma marca sustentável é aquela que assumiu uma postura clara sobre a sustentabilidade e assumiu as práticas ambientais ou sociais para apoiá-la.
 

Como uma empresa de comércio eletrônico, a ethos da sua marca deve ser refletida em seu site e canais. Pode ser transmitido de forma consistente por meio de uma declaração forte em seu site, suas postagens de blog, sua mídia social e todo o seu conteúdo.
 

2. Implemente transporte sustentável

A demanda por remessa rápida no comércio eletrônico nunca foi tão alta. E o volume de itens enviados como resultado de compras online tem um enorme impacto ambiental. Uma boa parte desse impacto vem da “última milha de entrega” do processo de envio, quando a embalagem é movida de um centro de distribuição para um endereço residencial, o que aumenta a poluição veicular em áreas residenciais.
 

Há muitas maneiras de reduzir o impacto do transporte, desde o uso de embalagens recicláveis ou redução da quantidade de embalagens até a impressão de etiquetas em impressoras térmicas para economizar tinta. Mas outra maneira de melhorar o envio é investigar programas ecológicos de grandes transportadoras – que podem oferecer faturamento sem papel e outras opções verdes.
 

Outra forma de tornar suas práticas de envio mais sustentáveis é reduzir o tempo de devolução de mercadorias, já que o envio em ambos os sentidos obviamente duplica o impacto. Forneça descrições de produtos e informações de tamanho muito claras (se relevantes) para garantir que os clientes saibam exatamente o que estão comprando. Você também pode adaptar sua política de devolução para desencorajar os clientes de, digamos, comprar vários tamanhos de um item para ver o que se encaixa melhor.
 

3. Reduza a embalagem

Você já fez um pedido em um e-commerce para comprar um pequeno item e recebeu uma caixa gigante com várias embalagens de plástico? Esse é apenas um exemplo de como o desperdício de embalagens é um dos problemas de sustentabilidade de muitas marcas de comércio eletrônico. De acordo com dados do First Insight, quase metade das pessoas acha que as remessas da Amazon incluem embalagens em excesso (embora isso varie entre as gerações).
 

Fazer esforços concretos para reduzir o desperdício de embalagens de comércio eletrônico pode ter um impacto significativo nas ações de sustentabilidade de sua empresa. Isso pode envolver a compra de caixas em mais tamanhos para melhor caber em itens menores. Caixas muito grandes não apenas desperdiçam espaço, mas também requerem mais material de embalagem para proteger os itens.
 

4. Crie políticas de reciclagem

Além de dimensionar as caixas e acompanhar as embalagens de acordo com o tamanho do item que está sendo enviado, outra das ações de sustentabilidade que seu e-commerce também pode aplicar para a reduzir o desperdício é escolher embalagens e materiais de embalagem sustentáveis.
 

Aqui estão alguns fatos rápidos:

  • A reciclagem de papelão consome apenas 75% da energia necessária para fazer um novo papelão.

  • Uma tonelada de papelão reciclado economiza 9 metros cúbicos de espaço no aterro.

Usando caixas de papelão e outras embalagens recicláveis você pode tornar o processo de reciclagem mais fácil para os clientes. Dessa forma, sua empresa pode reduzir drasticamente a quantidade de lixo que produz.
 

5. Reduza o desperdício de energia

As ações de sustentabilidade também podem ir além de suas práticas de remessa e composição de produtos, incluindo como seus escritórios e depósitos são administrados. Fazer mudanças simples, como desligar o equipamento quando não estiver em uso, investir em iluminação de baixo consumo e reduzir a temperatura no escritório pode reduzir significativamente as contas de energia.
 

A primeira etapa para reduzir o desperdício de energia em sua infraestrutura de negócios é fazer uma auditoria energética para determinar onde os cortes podem ser feitos. Você pode então começar a fazer alterações com base no que será o levantamento mais fácil com o maior impacto geral.
 

6. Adicione produtos que incentivem a sustentabilidade

Esta é uma dica que vai depender do que você já vende, mas uma maneira de tornar a sustentabilidade uma parte fundamental do seu negócio é incluir produtos focados na sustentabilidade em suas ofertas – especialmente porque um mercado crescente de clientes está interessado em comprar esses produtos.
 

Isso pode significar fornecer alternativas mais ecológicas aos produtos existentes ou que resolvam problemas que permitem às pessoas viver de forma mais sustentável. Por exemplo, uma empresa que produz molhos para vender pela internet poderia substituir as embalagens de plásticos por embalagens de vidros que podem ser reutilizadas pelos clientes. Além de ser mais sustentável, essa ainda seria uma ótima maneira de fortalecer a marca – garantindo embalagens com a logo da empresa na casa dos clientes.
 

Seu e-commerce está preparado para as ações de sustentabilidade?

Resumindo, a sustentabilidade ambiental e o comércio eletrônico são compatíveis e a implementação de ações de sustentabilidade para o seu negócio online representa uma grande oportunidade para o crescimento do negócio.
 

O mundo está mudando e nós – consumidores e varejistas – devemos mudar com ele. Aqueles que são corajosos e responsáveis o suficiente para dar o passo e liderar um caminho para a era dos negócios sustentáveis certamente se beneficiarão com isso.
 

A tendência das ações de sustentabilidade está crescendo e os clientes estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e do papel do comércio eletrônico na preservação do meio ambiente. Eles não só atribuem grande importância ao transporte ecológico e ao cumprimento sustentável, mas também insistem em um design sustentável de produtos justos e duráveis.
 

Tornar-se uma empresa de comércio eletrônico verde não significa necessariamente um grande fardo financeiro, especialmente a longo prazo. Na verdade, é ótimo para suas atividades de marketing e ajuda você a obter uma imagem de marca positiva no mercado como um varejista responsável.
 

Agora é sua chance de usar esse conhecimento e implementar uma estratégia baseada em ações de sustentabilidade para sua loja online!

 

Você já conhecia a importância das ações de sustentabilidade para ajudar na preservação do planeta? Seu e-commerce já enxerga a sustentabilidade como uma de suas prioridades? Deixe o seu comentário!