A área de tecnologia é conhecida por seu dinamismo. Em curtos intervalos de tempo, assistimos a grandes transformações, o que demanda dos profissionais um constante esforço de qualificação e perfil arrojado para se tornar competitivo nesse mercado.

Quem conta com esses atributos certamente é identificado como um talento, passando a ser cobiçado por empresas dos mais diversos setores. No atacado distribuidor não é diferente.

Companhias desse setor enxergam nos profissionais de tecnologia um ativo estratégico, sobretudo nesse período no qual o mercado está passando por um acelerado processo de transformação digital.

A questão, então, passa a ser: como atrair talentos na área de tecnologia? Sua empresa conta com iniciativas consistentes visando esse objetivo?

Seja qual for o nível de sucesso de suas ações, convidamos você a conferir este conteúdo com diversas informações sobre como recrutar profissionais de tecnologia com excelência.

Entenda como atrair talentos na área de tecnologia

Vejamos, então, como atrair talentos na área de tecnologia.

Utilize a rede de conexões de seus colaboradores

O primeiro passo para atrair talentos na área de tecnologia é aumentar o alcance da oferta de vagas de sua empresa. Afinal, quanto maior o número de profissionais aptos a serem analisados, maiores as chances de obter êxito em todo o processo.

Pensando nisso, é interessante explorar canais menos tradicionais para a publicação da vaga, como redes como o Linkedin e ferramentas de recrutamento. Ao incentivar os próprios profissionais da empresa a ajudarem na divulgação, por exemplo, o alcance da iniciativa cresce consideravelmente.

Quanto a isso, não podemos nos esquecer que quem já como profissional de TI está inserido em um ecossistema da área de tecnologia e conta com um networking estratégico, que pode ser mobilizado em favor de sua empresa. O simples fato de um colaborador conhecer alguns colegas com formação e características desejáveis para a vaga já potencializa a busca de forma significativa.

Opte pelo trabalho remoto ou híbrido

A pandemia veio para desmistificar vários preconceitos relacionadas ao trabalho remoto, de modo que muitas empresas, mesmo após o avanço da vacinação e relativo controle sobre a crise sanitária, permaneceram com equipes atuando a distância ou a partir de um esquema híbrido.

Para o setor de tecnologia essa não é uma novidade. Isso porque profissionais da área já estão habituados a atuar de forma remota, sendo essa uma preferência consolidada entre a maioria deles.

Dessa forma, quando falamos em atrair talentos na área de tecnologia, não podemos desconsiderar esse aspecto da realidade. Se é desejável para os profissionais atuar de forma remota e a empresa obteve uma experiência positiva com a mudança, é válido ofertar essas condições.

Nesse sentido, outro ponto do maior interesse para as empresas é poder romper qualquer limite geográfico na busca por talentos. Afinal, já que o profissional não atuará presencialmente, ele poderá residir em qualquer localidade e ainda assim ser contratado.

Diversas empresas já perceberam isso e vêm recrutando profissionais da área de tecnologia, até mesmo, de outros países.

Desenvolva uma cultura de aprendizado contínuo

Como já destacado, o profissional da área de tecnologia necessita permanecer em constante esforço de qualificação. Isso porque estamos falando de uma área de atuação constantemente submetida a transformações.

Dessa forma, é mais do que desejável que a empresa do atacado e varejo crie condições para que o profissional possa se atualizar em temas de seu interesse, o que também traz resultados positivos na execução dos processos de trabalho sob responsabilidade do colaborador.

A propósito, esse é um aspecto extremamente valorizado por quem atua na área de TI. Cursos ou projetos de desenvolvimento pessoal demostram seu compromisso com o novo colaborador e apontam para perspectivas de evolução a longo prazo. Logo, é interessante deixar expresso que essa é uma característica marcante da empresa ao divulgar a vaga.

Disponibilize benefícios significativos para atrair talentos

Quando falamos em talentos, fazemos referência a profissionais que apresentam performance superior à média do mercado ou que se destacam por alguma competência em específico. Consequentemente, a vaga ofertada deve contar com benefícios compatíveis com as expectativas depositadas sobre o profissional.

Sobretudo se pensarmos que o setor de tecnologia, na contramão da economia como um tudo, vem crescendo como nunca, de modo a proporcionar excelente empregabilidade aos profissionais de destaque.

Pensando nisso, é interessante considerar a oferta dos seguintes benefícios:

  • Investimento em programas de qualificação e inovação;
  • Possibilidade de atuação de forma híbrida ou remota;
  • Felixibilidade de horários;
  • Adicional de remuneração por desempenho ou resultados da empresa;
  • Ajuda de custo para custeio de equipamentos, como mobiliário e computador para quem trabalha remotamente.

Ofereça um bom plano de carreira

A chamada geração Z é reconhecida por não ter pretensões de seguir uma longa carreira em uma mesma empresa, tal qual seus pais. Para esses profissionais, interessa muito mais um tipo de colaboração que se dá por meio de projetos, algo responsável por conferir um certo dinamismo a suas carreiras.

Ao mesmo tempo, não podemos deixar de considerar a importância de um plano de carreira no âmbito das empresas. Isso porque, seja de qual for a idade e perfil do profissional, é importante ter a possibilidade de vislumbrar uma trajetória de ascensão no âmbito da organização, sobretudo quando outros colegas já o fizeram.

Esse nível de previsibilidade é capaz de criar uma conexão entre empresa e colaborador, na medida em que em um primeiro momento o profissional é capaz de estimar quais posições ele poderá ocupar no futuro, o engajando na busca por esse objetivo.

Ofereça uma ótima experiência aos entrevistados

Boa parte das empresas trabalha exaustivamente para atrair talentos para seus processos seletivos, mas acabam se esquecendo da importância de oferecer uma experiência de excelência ao longo das entrevistas.

Para quem ainda não se atentou para essa questão, saiba que é durante as etapas do processo seletivo que os candidatos analisados terão a oportunidade de conhecer a empresa e as perspectivas de uma futura parceria. Nesse momento, é indispensável demonstrar o quão vantajoso é estar em sua organização, seja em função da missão da empresa, dos projetos em andamentos, da cultura organizacional ou das lideranças que ali estão.

Obviamente, os pontos considerados objetivos, como remuneração, regime de trabalho e benefícios também serão determinantes. No entanto, os grandes profissionais, em sua maioria, não deixam de levar em consideração o ambiente organizacional no qual estão inseridos, assim como os objetivos a serem alcançados.

O que avaliar na para atrair talentos na área de tecnologia?

O recrutamento de talentos na área de tecnologia não é tarefa das mais simples. Além de atraí-los conforme as sugestões apresentadas no tópico anterior, ainda é necessário selecioná-los, de modo a optar pelo perfil de profissional que melhor se adequa ao perfil do atacado varejo.

Pensando nisso, é importante ficar atento aos seguintes aspectos para atrair talentos:

  • conhecimento técnico na área exigida pela vaga;
  • conhecimento em linguagens de programação e scripts;
  • engenharia de software;
  • raciocínio analítico.

Para além desses aspectos, também é importante observar as chamadas soft skills para atrair talentos. Para quem nunca ouviu falar no termo, estamos falando de habilidades como relacionamento interpessoal, inteligência emocional, comunicação e criatividade.

Para isso, podem ser realizadas dinâmicas nas quais os candidatos possam expressar essas competências. Existem metodologias próprias para isso que podem ser reproduzidas ao longo do processo seletivo.

Outro tipo de avaliação se refere as colaborações anteriores do profissional. Em quais projetos ele esteve? Como ele se via inserido nos processos de trabalho? De que forma ele pôde gerar valor no exercício de suas atribuições? Quais foram os principais desafios enfrentados?

Ao ouvir um relato orientado por perguntas como essa, é possível captar informações preciosas a respeito do perfil do candidato e compreender se, de fato, ele conta com as características desejáveis para a vaga.

E por fim, a formação pode ser considerada. No entanto, esse não deve ser um fator determinante para a contratação, já que profissionais com os mais diversos tipos de qualificação já demonstraram capacidade de gerar valor na área de tecnologia da informação. Não é raro, por exemplo, termos autodidatas ocupando cargos em grandes empresas na área de tecnologia.

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, atrair talentos na área de tecnologia é indispensável e passa por medidas relativamente simples. Ao oferecer benefícios sem grande impacto financeira, estruturar um processo seletivo assertivo e condicionar detemrinadas vantagens a metas de produtividade, qualquer empresa do atacado varejo tem condições de recrutar os melhores profissionais. Por isso, fique atento a todas as nossas dicas e comece a divulgar as primeiras vagas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *