Estamos nos aproximando da campanha mais importante do ano: a Black Friday 2021. Mas para aproveitar as oportunidades de vendas desta data, é fundamental preparar seu e-commerce o quanto antes.

Segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie, em 2020, a Black Friday movimentou R$ 5,1 bilhões, alcançando um valor 31% superior em relação a 2019.

E o ano de 2021 pode gerar resultados ainda melhores. Durante a pandemia de coronavírus, muitos brasileiros se tornaram adeptos das compras online. Além disso, o relatório Future Shopper Report 2021 aponta que 55% dos brasileiros pretendem seguir utilizando o varejo digital de forma frequente. Ou seja, as compras online se tornaram uma tendência que veio para ficar.

No atacado, a Black Friday 2021 representa uma ótima oportunidade para alavancar as vendas. Entretanto, isso requer um bom planejamento em diversas áreas: marketing, vendas, plataformas de venda, estoque, logística, entre outras.

Quer entender como você pode preparar o seu e-commerce para a Black Friday 2021? Então, confira logo a seguir!

Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2021?

Quando falamos sobre preparar seu e-commerce para a Black Friday 2021, não estamos nos referindo apenas às ações de marketing para gerar mais vendas. Junto com isso, também é fundamental dar atenção a outras atividades da empresa que precisam estar coordenadas para lidar com o aumento da demanda.

Para ajudá-lo a preparar seu e-commerce de forma completa, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. Site

  2. Marketing

  3. Estoque

  4. Logística

1. Melhorias no site

O primeiro passo da sua preparação para a Black Friday 2021 é garantir que o seu site possa atender perfeitamente ao seu público – suportando o aumento do tráfego e gerando uma experiência satisfatória.

Veja algumas dicas para colocar isso em prática:

Otimize sua loja para celular

Espera-se que as vendas de comércio eletrônico móvel representem 54% do total das vendas de comércio eletrônico até 2021. Ou seja, mais da metade das compras online devem ser feitas em dispositivos móveis!

À medida que a Black Friday 2021 se aproxima, você certamente perderá uma receita valiosa se seu site não for otimizado para celular. Mais do que isso, você pode gerar mais oportunidades de vendas elaborando uma estratégia de comércio eletrônico móvel.

Tenha um CTA claro

Quando os clientes navegam até o carrinho de compras, a próxima etapa que você deseja que eles realizem deve ser muito clara. Oriente os usuários a darem a próxima etapa no processo de compra com uma frase de chamada (CTA) clara.

Muito provavelmente, seu CTA no carrinho de compras incentiva os usuários a finalizar a compra e concluir a compra. No entanto, seu CTA também pode incentivá-los a continuar comprando, para que adicionem mais itens ao carrinho e se qualifiquem para o frete grátis. Ou pode até ser um acordo de Black Friday específico que você está executando por um tempo limitado.

Inclua um resumo detalhado do produto

Muitos consumidores abandonam seus carrinhos por falta de informações fornecidas pela loja. É especialmente importante durante a Black Friday 2021 – quando as pessoas estão comprando mais produtos com mais frequência do que o normal – fornecer um resumo detalhado do produto para que os clientes saibam exatamente o que estão prestes a comprar.

Além disso, se o item em seu carrinho tiver desconto, certifique-se de deixar claro que o preço no carrinho de compras reflete o desconto.

Inclua produtos relacionados para gerar upsell

Faça vendas cruzadas e upsell com eficácia, recomendando produtos relacionados aos que estão nos carrinhos de compras dos usuários. Por exemplo, se alguém tiver um laptop em seu carrinho de compras, faça uma venda cruzada exibindo capas de laptop, mouses e outros acessórios. Isso ajuda a aumentar o valor médio do pedido, permitindo que os clientes adicionem facilmente mais itens ao carrinho antes de comprar.

Prepare seu site para receber os clientes

Encante seus visitantes tornando seu mais atrativo durante a Black Friday – com artes e banners específicos para essa data. Isso não apenas deixa as pessoas entusiasmadas com as compras em sua loja, mas também ajuda seu e-ecommerce a se destacar dos grandes varejistas, criando uma experiência de compra única.

Mais do que isso, dê uma atenção especial para os aspectos técnicos do site para garantir que o e-commerce suporte o aumento do número de visitas e de operações de compras realizadas. Afinal, seria uma pena se os consumidores dispostos a comprar se deparassem com um site fora do ar, não é?

2. Táticas de marketing para engajar e nutrir seu público

Para que todos os esforços para melhorar o seu site realmente gerem efeito, você precisa atrair mais pessoas para comprar no seu e-commerce, certo? Veja algumas dicas de marketing para explorar na Black Friday 2021:

Gere leads ao longo de todo o ano

Muitas empresas esperam até uma ou duas semanas antes da Black Friday para preparar e aumentar suas listas de contato. Porém, é mais eficiente executar campanhas durante todo o ano para coletar o maior número possível de endereços de e-mail.

Prepare pontos-chave para incentivar os usuários a deixarem seus dados de contato pelo seu e-commerce – como pop-ups, banners ou CTAs com incentivos para a conversão dos usuários.

Essa lista de e-mail é de grande valor para a Black Friday 2021. Depois de capturar um endereço de e-mail, você pode manter um relacionamento mais próximo e garantir que esse usuário receba suas promoções e ofertas.

Envie e-mails cedo e frequentemente

Em vez de disparar e-mails com ofertas uma semana antes da Black Friday 2021, você pode começar a enviar e-mails com mais antecedência para começar a criar suspense em torno de suas promoções.

Evite se preocupar com a frequência com que enviar e-mails para os contatos e, em vez disso, crie uma programação de distribuição para atingir determinados segmentos, envolver e nutrir seu público e construir relacionamentos mais fortes com os clientes.

Crie guias do comprador

A capacidade de selecionar presentes para os consumidores é pessoal e especial. Ao se preparar para a Black Friday 2021, é importante reconhecer que você pode não estar trabalhando com suas personas típicas. Às vezes, as pessoas podem não ter o conhecimento especializado de seus produtos e, portanto, podem não ter certeza sobre o que comprar.

Atenda a esses usuários criando um guia do comprador. Inclua coisas como “Presentes abaixo de R$ 50”, “Presentes para ela” ou qualquer outra coisa que faça sentido para sua marca e clientes. Dessa forma, você consegue guiar facilmente os clientes pelo seu e-commerce e gerar mais vendas.

Ofereça recomendações de produtos com conteúdo relevante

Aumente as conversões do seu e-commerce oferecendo recomendações de produtos relevantes para potenciais clientes. Use os dados do usuário – como dados demográficos, localização geográfica, histórico de carrinho abandonado e muito mais – para distinguir o que é relevante para um cliente.

Maximize a descoberta de produtos e melhore a experiência do usuário com recomendações de produtos. Ajude os clientes a navegar pelas centenas de produtos do seu site, recomendando coisas que são úteis e benéficas para eles. Enviar aos consumidores conteúdo personalizado com base em seus interesses é uma estratégia inteligente para cada estágio do funil de conversão de comércio eletrônico.

Além disso, use o histórico de carrinho abandonado de um cliente para lembrá-lo dos produtos que deixaram para trás. Eles podem ter abandonado o carrinho por vários motivos, e lembrá-los de que não o compraram, recomendando-os, ajudará na decisão final.

Use pop-ups direcionados para criar um senso de urgência

Os pop-ups direcionados evocam um senso de urgência e incentivam os usuários a clicar na oferta para que não percam a promoção. Quer o anúncio transmita uma oferta por tempo limitado (como “falta 1 dia para acabar a compra com frete grátis”) ou oferece uma promoção de vendas (como “economize 20% com este código de cupom”), os pop-ups direcionados são destinado a melhorar o desempenho do seu site e aumentar as conversões.

Planeje a Black Friday 2021 criando uma estratégia de pop-up para atingir visitantes de sites altamente específicos em computadores e dispositivos móveis. Dê as boas-vindas aos visitantes com pop-ups que oferecem promoções e descontos exclusivos apenas para inserir um endereço de e-mail. Isso ajudará a aumentar sua lista de e-mail e fornecerá uma primeira impressão imediata e positiva de sua marca.

Além disso, recompense seus clientes mais leais com um desconto maior do que o que você está oferecendo em seu site. Seus clientes fiéis se sentirão apreciados e o desconto maior resultará em mais pedidos.

3. Abasteça bem os seus estoques

Imagine que suas ações de marketing foram um sucesso e vários clientes entraram no seu e-commerce para aproveitar a Black Friday 2021. Tudo perfeito, certo?

Ainda não. É neste momento que muitos comércios se perdem e acabam comprometendo os resultados da Black Friday. Afinal, ainda é preciso garantir que você consiga atender às demandas dos consumidores.

Se você não preparar os níveis de estoque para atender ao aumento na demanda, pode deixar os clientes na mão. Basta que um produto procurado esteja fora de estoque para que grandes vendas sejam perdidas, pois os clientes procuram fazer todas suas compras em um único fornecedor.

Portanto, é importante fazer uma boa análise sobre os níveis ideais de estoque para atender ao aumento na demanda. Para isso, considere o aumento esperado nas vendas, a sazonalidade, gostos do consumidor, histórico de vendas e outras informações que contribuam para uma visão mais clara.

4. Garanta a logística de entrega

Por fim, o sucesso da sua Black Friday 2021 depende da eficiência na entrega dos pedidos aos clientes. Se você falhar neste momento, pode causar grande insatisfação entre os consumidores – além de gerar custos extras para a sua empresa.

Portanto, assim como você fez com o planejamento de estoque, é importante prever o aumento na demanda e estruturar os processos para que todos os pedidos possam ser entregues dentro do prazo. Com isso, você garante não apenas sucesso na Black Friday 2021, mas também pode fidelizar ótimos clientes que farão outras compras ao longo do ano.

Veja algumas dicas para colocar isso em prática:

  • Considere explorar o cross docking. Durante a época da Black Friday, os varejistas aumentam o número de pedidos para manter as prateleiras bem abastecidas. As operações de cross docking de alto volume nos permitem mover produtos rapidamente entre fornecedores e varejistas, mantendo os custos de transporte baixos.

  • Cuide de sua equipe. Não há momento pior para perder funcionários do que durante a alta temporada. Porém, os altos níveis de estresse nos centros de distribuição e depósitos pode causar um aumento na rotatividade. Quanto maior a satisfação dos funcionários, maior sua produtividade, certo? Por isso é importante dar uma atenção especial à motivação da sua força de trabalho quando a Black Friday 2021 se aproxima.

  • Faça o melhor uso da logística omnicanal. Os picos de vendas são os momentos perfeitos para fazer o melhor uso da logística omnicanal. Essa estratégia permite aos clientes obterem seus produtos de uma fonte próxima à sua localidade – economizando tempo e transporte.

  • Coordene o trabalho em equipe. Por fim, fica clara a importância do trabalho em equipe, principalmente na última milha. Todos os processos devem funcionar de forma sincronizada: classificação dos pacotes, carga ideal dos caminhões, planejamento de rotas, entre outros.

E aí, o seu e-commerce já está pronto para a Black Friday 2021? Você gostou das dicas apresentadas neste artigo? Confira também os insights do MáximaCast #93 sobre a Black Friday 2021:

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