Como deixar seu e-commerce mais produtivo com Business Intelligence?

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Imagem de um homem olhando a tela de uma computador cheia dados

Você busca por formas de definir as melhores estratégias de marketing, otimizar a experiência do cliente e alavancar os resultados financeiros? O Business Intelligence pode ser a solução que você procura. Essa ferramenta pode ajudá-lo a transformar dados em conhecimento que você pode usar para várias funções em seu negócio.

Neste artigo vamos entender melhor o que é Business Intelligence, seus principais benefícios e dicas para explorar essa ferramenta no seu e-commerce. Confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é o processo de transformar dados em informações úteis, que você pode usar para tomar decisões inteligentes. Com isso, você obtém acesso a informações de maior qualidade e pode tomar decisões com base em fatos e números, em vez de suposições.

Na prática, o BI pode ajudar seu e-commerce a obter insights de grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados por meio do uso de relatórios, painéis, estatísticas de vendas ou análise do comportamento do cliente.

Dessa forma, fica mais fácil para as empresas avaliarem o que seu público-alvo deseja, como e quando desejam. Ou seja, trata-se de uma grande vantagem competitiva para uma loja virtual!

Qual a importância do Business Intelligence?

Quando se trata dos benefícios do Business Intelligence para o e-commerce, não há um tipo de resposta única, pois cada organização será diferente da outra em termos de suas necessidades particulares.

No entanto, essas são algumas soluções e benefícios de Business Intelligence que você pode esperar aproveitar:

Tomada de decisão precisa

O Business Intelligence fornece informações precisas e em tempo real para que o gestor possa tomar melhores decisões. Os dados apresentados aos usuários são precisos, mas também são obtidos por meio de diferentes fontes.

Por exemplo, os resultados do monitoramento de mídia social são uma fonte que fornece informações valiosas sobre o comportamento do consumidor e as tendências das lojas online. Esse tipo de insight pode ser usado juntamente com outras ferramentas para melhores processos de tomada de decisão.

O Business Intelligence gerencia seu volume, velocidade e variedade de dados de negócios para fornecer relatórios significativos em tempo real. Além disso, ao integrar vários tipos de conjuntos de dados em uma única plataforma, as organizações têm facilidade em tomar decisões com base em informações atualizadas, em vez de confiar em relatórios antigos ou generalizações.

– Veja também: E-commerce B2B – Quais os 5 principais indicadores de vendas

Operações de negócios simplificadas

Ao usar ferramentas de Business Intelligence, você molhara a eficiência, a cadeia de suprimentos e a produtividade da sua empresa. Ao fornecer dados em tempo real, um software de BI ajuda as organizações a otimizar suas operações e se tornar mais eficientes.

Por exemplo, se ocorrer um problema em uma de suas lojas ou filiais online, você pode resolvê-lo o mais rápido possível, em vez de esperar pelos relatórios do dia seguinte. O monitoramento contínuo também leva em consideração os altos e baixos sazonais, dependendo da época do ano, para que as empresas possam tomar melhores decisões sobre preços e estratégias de marketing.

Processos de negócios aprimorados

O BI para e-commerce oferece uma variedade de ferramentas que ajudam as empresas a otimizar seus processos do início ao fim. Isso inclui painéis, relatórios operacionais e alertas – cada ferramenta contribui para melhorar os processos de negócios que levam a melhores resultados. Por exemplo, ter relatórios operacionais pode ajudar os gerentes a monitorar suas tarefas diárias para garantir que as coisas sejam feitas da maneira certa sempre.

Risco reduzido de fraude

O Business Intelligence também ajuda as empresas a reduzir o risco de fraude porque fornece dados precisos que são importantes para fins de relatório e rastreamento.

O software de BI pode integrar vários fluxos de informações para fornecer uma visão completa do desempenho do seu negócio, em vez de apenas obter informações isoladas de cada banco de dados em seu sistema. Com esse tipo de visibilidade, as atividades fraudulentas são facilmente detectadas.

Como resultado, as organizações podem tomar melhores decisões ao lidar com atividades suspeitas em sua empresa, sabendo qual conta ou transação é afetada antes de permitir ações adicionais relacionadas às operações comerciais.

Aumento da produtividade

É possível usar Business Intelligence para melhorar a produtividade da sua empresa. Por exemplo, com o software de BI, você pode monitorar todas as atividades diárias em tempo real para que os gerentes possam tomar as melhores decisões na hora de melhorar o desempenho de vendas de sua empresa.

Além disso, a análise de dados pode ser usada para fins de análise preditiva, ajudando as empresas a identificar áreas de melhoria com base em dados históricos de desempenho. Com isso, as organizações podem se tornar mais produtivas – monitorando suas tarefas diárias e analisando o que pode acontecer no futuro.

Melhor experiência do cliente

O Business Intelligence também contribui para experiências positivas do usuário – tanto na hora da compra quanto em ações de marketing.

Uma organização pode publicar conteúdo mais envolvente e relevante para as necessidades de seus clientes com dados em tempo real. Além disso, o software de BI também permite que você tome decisões de negócios com base nas informações mais recentes, o que significa que você poderá oferecer melhores serviços para seus clientes.

Gerenciamento aprimorado

O Business Intelligence oferece às empresas um melhor gerenciamento porque as ajuda a monitorar as operações diárias em tempo real. Dessa forma, os gerentes podem tomar decisões mais rápidas usando dados precisos de várias fontes dentro de sua organização, em vez de confiar em relatórios desatualizados ou suposições.

O BI é uma ferramenta valiosa para fazer os negócios crescerem ao capacitar os executivos com informações precisas que levam a melhores processos de tomada de decisão dentro de uma organização.

Obtendo vantagens competitivas

O Business Intelligence no comércio eletrônico é uma grande vantagem para empresas que buscam diferentes estratégias de marketing para obter vantagens competitivas.

Por exemplo, você pode coletar dados relacionados às atividades online de seus concorrentes, o que lhe dará vantagem na hora de tomar decisões sobre preços e promoções. Você também pode usar as informações coletadas de clientes ou potenciais consumidores, sabendo o que eles estão procurando ao usar canais de mídia social ou sites da empresa.

Análise do valor da vida útil do cliente

O BI para e-commerce também contribui para a análise do valor da vida útil do cliente, o que significa que você calcula quanto dinheiro cada um de seus clientes gasta com sua empresa ao longo de seu relacionamento.

As empresas podem tomar melhores decisões de negócios ao planejar os esforços de retenção de clientes conhecendo essas informações. Você também pode usar esses dados para determinar quais clientes são mais valiosos para poder decidir onde investir mais para melhorar a experiência deles com sua empresa.

-> E-commerce x loja física: em qual investir?

Aplicando o Business Intelligence no seu e-commerce

Acabamos de ver toda a importância que o Business Intelligence pode ter para uma organização. Agora veja só como essa ferramenta pode ser aplicada no seu e-commerce:

Compreensão do comportamento do consumidor

Você sabia que conquistar novos clientes é quase sete vezes mais caro do que manter um cliente atual? O BI ajuda no processo de fidelização dos seus consumidores a partir de dados que, analisados, fazem compreender por quais motivos alguns clientes continuam comprando e outros abandonam a sua empresa.

Ao analisar e cruzar dados de reações positivas (realização de novas compras, aumento do ticket médio ou indicações) com reações negativas (envios atrasados, devoluções e reclamações) é possível executar ações para tornar seu negócio mais atrativo para os clientes.

Otimização do site (eficiência operacional)

Será que a sua loja virtual está alcançando um bom desempenho? Quais são os pontos positivos e onde seria possível fazer melhorias?

Com base nas informações levantadas pelo BI, você pode avaliar a navegabilidade do seu e-commerce. Isso inclui uma análise das páginas mais visitadas, do processo de checkout e pontos onde ocorrem abandonos. Assim, torna-se possível otimizar a experiência do usuário no seu site.

Estratégias de marketing digital

Com as ferramentas de BI, você pode avaliar facilmente a eficácia de seus esforços de marketing. Os dados analisados permitem que você veja quais produtos estão vendendo e para quem. Com base nessas informações, você decide quais produtos são melhores para promover em mercados específicos.

Além disso, o Business Intelligence também pode mostrar quais campanhas de marketing e anúncios funcionam melhor – identificando comportamentos e hábitos de compra de seus clientes. Assim, em seu trabalho futuro, você pode se concentrar na maneira mais eficaz de promover seus produtos.

Comparativo com a concorrência

O BI pode ajudar as empresas a melhorar sua vantagem competitiva com o uso eficaz de dados ao transformá-los em informações acionáveis. Mais do que isso, é possível coletar e cruzar dados com seus concorrentes. Isso permite que as organizações tomem decisões mais estratégicas usando informações rapidamente e acessando informações de maneira eficaz.

-> Confira também: 5 dores do Atacado Distribuidor resolvidas por um e-commerce B2B

Campanhas de links patrocinados

O uso de links patrocinados é uma forma muito usada pelos e-commerces para atrair mais potenciais clientes, certo? Com o uso do Business Intelligence é possível alcançar resultados ainda melhores com esses investimentos.

O BI para e-commmerce permite a análise de dados estratégicos – como custo por clique, custo por aquisição de lead, custo por aquisição de cliente, custo por mil impressões, entre outros. Assim, você pode otimizar suas campanhas para trazer resultados cada vez melhores.

Gostou das dicas para deixar seu e-commerce mais produtivo com Business Intelligence? Você já explora essa ferramenta na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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