Calendário 2019: Datas para seu e-commerce vender mais

Quando falamos de e-commerce, são inúmeras as datas no calendário 2019 que podem ser aproveitadas pelas lojas virtuais dos mais diversos segmentos para ampliar o faturamento ao longo do ano.

 

Neste artigo compartilharemos algumas das principais datas para que você faça um planejamento mensal focado em aumentar suas vendas online. Afinal, sabemos o quanto é necessário se antecipar para controlar seu estoque, equipe, marketing, logística, preços e fornecedores para conseguir oferecer o melhor serviço nessas datas que geram uma maior movimentação nas vendas.

 

Confira abaixo nossas dicas de datas para aumentar suas vendas em 2019.

 

Janeiro – Saldão

Com a Black Friday e Natal, os e-commerces têm um aumento de vendas no fim do ano. Com isso, muitas empresas acabam aproveitando o mês de janeiro para fazer um saldão que ajudará a renovar o seu estoque para o novo ano.

 

Essa prática de queima de estoque, traz preços atrativos para empresas e consumidores, transformando-se em uma ótima estratégia de recuperação, caso o e-commerce não tenha conseguido vender o esperado nas datas do fim de ano.

 

Outra tática legal é criar uma promoção como o “Aniversário da MINHA LOJA”, ainda que essa não seja a data de sua criação. Essa é uma boa jogada para você aplicar nos meses nos quais as vendas geralmente caem e compensar o seu desempenho com um trunfo nas mangas.

 

Fevereiro – Volta às aulas e Dia de São Valentim

O comércio geralmente tem uma movimentação menor nos dois primeiros meses do ano. Mas uma das datas que gera bons resultados nesse período é a volta às aulas. E é aí que você pode trabalhar o seu mix relacionado com papelaria, livros e até eletrônicos.

 

Uma segunda data que vem ganhando relevância a cada ano é o Dia de São Valentim (14 de fevereiro), que celebra o Dia dos Namorados em diversos países do mundo. Ela é um ótimo gancho para vender produtos românticos e itens alimentícios, como bebidas e chocolates.

 

Março – Dia Mundial do Consumidor e Dia Internacional da Mulher

Março é o mês do Carnaval (05 de março), que pode ser utilizado como argumento e incentivo a promoções de viagens, hotéis e bebidas. Mas, quando falamos de e-commerce, o Dia Internacional do Consumidor (15 de março) pode ser a Black Friday do primeiro trimestre.  Em 2018, os e-commerce faturaram R$ 224 milhões na data, com mais de 400 mil pedidos gerados, segundo a Ebit. Vale muito a pena você ficar de olho e aproveitar essa oportunidade.

 

Outra data importante de março é o Dia Internacional da Mulher (08 de março), que amplia a venda de um dos segmentos que mais faturam no comércio eletrônico: moda. Mas, é um ótimo dia para se trabalhar condições diferenciadas em diversos segmentos, como perfumaria, cosméticos, dentre outros.

 

Abril – Páscoa e Dia de Frete Grátis

O período da Páscoa (21 de abril) é uma época excelente para quem trabalha com chocolates, doces e congelados, como peixes. Nota-se cada vez mais um movimento que vai além do fluxo nas lojas físicas nessa data, o que é um ótimo sinal para o e-commerce.

 

Uma outra data, que varia seu dia a cada ano, é o Dia do Frete Grátis. Uma realidade do comércio online é que muitas pessoas consomem apenas quando não há custo com frete, sendo que 78% dos compradores consideram o frete fator decisivo em uma compra, dados da Ebit. Com isso, essa data se torna um chamariz para esses consumidores, e a sua loja deve se planejar bem, uma vez que o custo acaba sendo absorvido nos preços promocionais.

 

Maio – Dia das Mães

O Dia das Mães (12 de maio) é a terceira data mais importante do ano para o e-commerce, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday. Segundo a Ebit, foram R$ 2,11 bilhões faturados em 2018, ou seja, 4% de tudo o que foi faturado pelos e-commerce ao longo do último ano.

 

Um grande diferencial é como essa data pode ser trabalhada pelos mais diversos segmentos do comércio, representando um crescimento nas vendas de e-commerce B2C e B2C.

 

Junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho, diferente da data internacional já citada em fevereiro. O crescimento nas vendas vem se tornando cada vez maior anualmente, sendo que 2018 foram mais 4 milhões de pedidos feitos nos e-commerce nacionais.

 

A data, que também aumenta as vendas de serviços, abrange casados, solteiros, namorados, amigos e tem grande representatividade em itens românticos para presentear quem você gosta.

 

Dica Extra: As festas juninas também são uma ótima deixa para que você possa criar promoções em itens, em especial alimentícios.

 

Julho – Férias

As aulas dão uma pausa, o que diminui um pouco as vendas neste mês. Porém, as férias podem ser um bom argumento de vendas para eletrônicos, games, livros, colecionáveis, filmes, etc.

 

Agosto – Dia dos Pais

O Dia do Pais (11 de agosto) está empatado na terceira posição, juntamente com o Dia das Mães, como uma das datas mais relevantes para o e-commerce brasileiro. Tal qual a data de maio, são vendidos no período diversos itens de alto valor agregado, como eletrônicos.

 

Com isso, a data atingiu em 2018 a marca de R$ 2,1 bilhões em faturamento, a partir de 5,11 milhões de pedidos (dados Ebit). Portanto, essa é uma boa oportunidade para que você recupere o menor número de vendas de agosto.

 

Setembro – Dia do Cliente

O Dia do Cliente (15 de setembro), que pode facilmente se transformar em Mês do Cliente, é o momento de você premiar aqueles que sempre compram de você, fidelizando-os e valorizando-os. Trabalhar promoções especiais para clientes recorrentes, com itens que você já sabe que são do gosto deles, é uma estratégia interessante.

 

Essa é uma ótima oportunidade de trazer novas pessoas e empresas para sua base de clientes, facilitando a primeira compra com cupons de desconto e frete grátis, por exemplo. Mas atenção, é nesse período que você já deve começar a planejar a sua Black Friday: repor estoque, pensar preços e itens que estarão em promoção, ações de marketing, ou seja, tudo para que possa bombar na data.

 

Outubro – Dia das Crianças

Uma data que já está consolidada no calendário dos e-commerce é o Dia das Crianças (12 de outubro), gerando um faturamento de R$ 1,82 bilhões em 2018 para as lojas eletrônicas. Esse é o momento de trabalhar ofertas de brinquedos, eletrônicos, livros infantis, games e outros itens relacionados ao universo infantil.

 

E continue ligado, porque além da alta movimentação no mês das crianças, é importante ficar ligado nos preparativos da Black Friday, e garantir que nenhuma falha ocorra em outubro e no mês seguinte.

 

Novembro – Black Friday

Finalmente ela chegou, a Black Friday (29 de novembro)! A última sexta-feira do mês gera uma movimentação gigantesca para os e-commerce. Só em 2018, foram mais R$ 3,5 bilhões em faturamento, valor 20% maior que em 2017, segundo a Ebit.

 

E todos querem uma fatia desse bolo, e por isso acabam estendendo a promoção todo o mês, o Black November. Isso permite que você trabalhe condições diárias, semanais e guarde a sua melhor promoção para o dia tradicional. Falamos um pouco sobre a data nesse webinar.

Dica Extra: Em novembro também acontece o Dia do Supermercado (12 de novembro) e Dia do Atacadista Distribuidor (20 de dezembro).

 

 

 

Dezembro – Natal

A principal data do e-commerce é o Natal (25 de dezembro). Em 2018, a alta foi de 13,5% em relação ao ano anterior, faturando na data R$ 9,9 bilhões (Ebit | Nielsen), com mais de 20 milhões de pedidos realizados. O tradicional feriado global é uma data que movimenta todos os segmentos do comércio, em especial o de eletrodomésticos, que representou 14,4% do total das vendas.

 

O período do Natal foi muito impulsionado pelo crescimento da Black Friday, momento em que os brasileiros já começaram a fazer suas compras de presentes, além de desembolsarem para si mesmos. No total, estimamos que o período tenha representado 18,3% do share financeiro de 2018 inteiro, o que reforça sua relevância na movimentação do setor e demonstra o seu potencial de continuar expandindo nos próximos anos”, comenta Ana Szasz, diretora comercial para Ebit|Nielsen.

 

Calendário 2019 – são apenas essas datas?

Essas são as principais datas do ano para que você possa se programar para todos os meses ter novas oportunidades de aumentar as suas vendas. Mas, o legal é explorar a criatividade e gerar datas personalizadas, que conversam e instigam o seu público a comprar.

Para te ajudar com novas datas inspiradoras, preparamos o material gratuito que você pode baixar clicando no banner abaixo. Conte para a gente nos comentários qual é a data que traz mais vendas para o seu e-commerce. Não deixe de compartilhar e dar sua sugestão para novos conteúdos!