Ano novo chegou e o calendário 2020 promete muitas data comemorativas importantes que devem impulsionar ainda mais as  as vendas do e-commerce brasileiro. E a participação desses eventos é algo estratégico, inclusive para as empresas B2B.

Como você sabe, a execução de uma loja de comércio eletrônico é uma desafio, especialmente quando você está sem ideias para se reinventar.

Os especialistas em comércio eletrônico sugerem que antes de participar de datas comemorativas é essencial que as lojas online realizem o planejamento para cada data comemorativa, principalmente diante de seus detalhes, volumes de vendas e perfil do consumidor

Desde suas campanhas por email até a liberação de conteúdo oportuno até promoções sazonais, o planejamento de como aproveitar melhor os principais marcos do comércio eletrônico no próximo ano dará a você uma vantagem sobre a concorrência.

E uma vez que você tenha uma sólida estratégia de marketing definida para esses eventos de fluxo de caixa em seu calendário 2020, você poderá aprimorar sua estratégia todos os anos para manter as margens crescentes.

Essas práticas já são consideradas comuns no universo B2C, entretanto, o mercado B2B já passou a incorporar os mesmas padrões e incluiu as data comemorativas em seu planejamento anual.

A importância das datas comemorativas no seu calendário 2020

O crescimento do seu comércio eletrônico depende de passar por datas comemorativas. Embora existam muitas maneiras de fazer isso, existem certas datas que se prestam especialmente para aumentar seu tráfego e vendas em seu calendário 2020.

Lembre-se também de que não se trata apenas de fazer com que os visitantes comprem em sua loja virtual. Aproveite todas as chances de promover sua marca, seus produtos e serviços e compartilhar sua liderança em pensamento e valores da empresa.

Cada data comemorativa do seu calendário 2020 também é uma oportunidade de ouro para criar um banco de dados de e-mail, que expandirá seus negócios mais rapidamente do que qualquer outra coisa.

Coloque essas datas em seu calendário de marketing, adicionando outras celebrações locais, feriados observados ou dias importantes em seu setor específico.

Planeje suas campanhas de crescimento do comércio eletrônico para cada uma delas o mais cedo possível, para garantir que toda a sua logística esteja pronta. Em seguida, concentre-se em criar engajamento para que seu público fique empolgado e observe as vendas chegarem.

Não esqueça de anotar em seu calendário 2020 as principais data comemorativas para o e-commerce brasileiro

Domingo de Páscoa

A Páscoa é originalmente sobre a ressurreição de Jesus dentre os mortos, mas em muitos países é principalmente focada em realizar negócios. A data é marcada pelos ovos de chocolate, porém tanto varejistas quanto atacadistas aproveitam a data para lançar promoções para outros produtos.

Dia do trabalho

O dia do trabalho é comemorado no primeiro dia de maio. Apesar de ser uma data voltada para valorizar o trabalhador, e portanto, um feriado que poucos empresas funcionam. Essa data comemorativa é característica para o mercado offline. Diante disso, o comércio eletrônico se beneficia do evento.

Dia das Mães

O dia das mães é comemorado em todo o mundo e representa uma das data mais importantes para o mercado. A expectativa por essa data comemorativa é uma referência para verificar como será o comportamento do mercado para os próximos eventos do ano.

Além disso, diante o volume de vendas que normalmente ocorrem no dia das mães, muitas empresas aproveitam para verificar sua infraestrutura tecnológica dar suporte ao grande número de transações.

Dia dos Pais

Semelhante ao dias das mães, o dia dos pais também é uma data comemorativa muito aguardada no mercado. Passado esses dois eventos o comércio eletrônico começa a se preparar para as comemorações de final de ano, mesmo com outros eventos comemorativos os antecedendo essas importantes datas.

Halloween

Evento intermediário e normalmente de menor proporção. O Halloween é uma festa especialmente popular nos EUA, mas que cada vez mais outros países têm dado maior destaque, inclusive o Brasil.

O Dia das Bruxas é mais conhecido por seus figurinos, brincadeiras, histórias de terror e filmes de terror populares. Roupas pré-fabricadas, decorações e doces especiais saem das prateleiras e aquecem com mais intensidade o varejo B2C.

Dia da Independência

Quase todos os países comemoram o aniversário de sua independência ou a libertação do país. No Brasil, o Dia da Independência significa que as pessoas não precisam ir trabalhar nesse dia.

Essa é uma data comemorativa intermediária que o comércio aproveita para oferecer descontos, ofertas únicas ou promoções especiais.

Dia do Solteiro

O Dia do Solteiro começou na China, quando quatro estudantes decidiram comemorar seu status de solteiro. Eles fizeram isso nos dias 11 e 11, por causa dos quatro. Depois que a grande loja online chinesa Alibaba adotou informalmente esse dia, as coisas realmente decolaram.

Em 2016, por exemplo, a empresa de comércio eletrônico conseguiu ganhar quase 14 bilhões de euros durante esse dia. Esse evento também está sendo comemorado com mais frequência na Europa e está chegando ao Brasil.

Ação de Graças

Este evento têm sua origem nos EUA, mas se tornaram muito populares na Europa e no Brasil nos últimos anos. Especialmente, por conta da Black Friday e Cyber ​​Monday, hits entre clientes e varejistas on-line, mas que também está sendo aplicado ao B2B.

Os dados apresentado a cada ano mostram que a Black Friday e o Cyber ​​Monday têm sido responsáveis pelo aumento de receita de muitas empresas do mercado. A cada ano a expectativa por essa data se torna maior.

Dia de Natal

O Natal é provavelmente o feriado mais conhecido do ano. Em 25 de dezembro de cada ano, pessoas de todo o mundo comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Mas também é um dia cheio de presentes, reuniões familiares, decoração de árvores e refeições especiais.

Portanto, Natal é uma data comemorativa de destaque no seu calendário 2020. O que implica em ter uma estrutura de e-commerce pronta para um pico muito grande de acessos e transações.

Sua loja virtual está pronta para as datas comemorativas?

Alguns podem dizer que as datas comemorativas são uma oportunidade ou uma mina de ouro para empresas de diferente segmentos que vendem online. Afinal, não é raro saber que determinadas empresas recebem até 80 ou 90% de sua receita durante esses eventos.

Além disso, o comportamento global de compras continua aumentando. É realmente um mercado de vendedores. Mais e mais consumidores estão gastando dinheiro.Tudo isso resulta em um ótimo momento para vender online.

Antes vistas como promessas do varejo, a Black Friday e a Cyber ​​Monday agora são consideradas como fundamentais, inclusive para o mercado B2B, e os números de cada provam isso.

Então, como as empresas de e-commerce podem estar preparados para esse fluxo de tráfego e vendas?

Desenvolva seu plano para datas comemorativas

Para garantir o sucesso de sua campanha de vendas, planeje com antecedência e pense em todos os pequenos detalhes com antecedência: de quais produtos você gostaria de oferecer e como os enviará.

Esta é uma lista de boas práticas recomendada para desenvolver um plano bem-sucedido:

  1. Aprenda com as análises do ano passado

Você não precisa reinventar a roda a cada ano. Dê uma olhada nas suas análises da última temporada de festas para saber o que você precisa preparar. As informações da análise mostrarão a você:

  • Quanto estoque você deve ter em estoque?

  • Quantos pedidos esperar?

  • Quantas pessoas têm disponíveis para sua equipe de suporte?

  • Quão rápido você pode enviar e entregar?

  • Que tipo de problemas você teve no ano passado e como superá-los?

Provavelmente, a situação deste ano será bastante semelhante. Você deve considerar 10-20% adicionais a cada valor para se certificar de que está preparado para o crescimento.

Entenda o que as pessoas querem comprar: essa é uma das coisas mais importantes a fazer no seu calendário 2020. Se você souber o que as pessoas desejam comprar com antecedência, isso permitirá que você crie sua campanha e ofertas de acordo com elas.

  1. Faça uma campanha de pré-lançamento

Uma parte importante da sua campanha para datas comemorativas no calendário 2020 é informar antecipadamente o público de que algo está chegando e eles devem esperar. Por exemplo, ofertas competitivas em sua loja a partir da Black Friday.

Aqui estão algumas ótimas maneiras de fazer isso:

  • “Decore” sua loja virtual:  redesenhe seu tema de comércio eletrônico para as datas comemorativas. Essa é uma das melhores maneiras de chamar a atenção das pessoas, lembrá-las de que o Natal está muito próximo e fazê-las pensar em compras e presentes, por exemplo.

  • Gere leads / endereços de e-mail: a  exibição de ofertas especiais de datas comemorativas em seu site geralmente não é suficiente para alcançar as vendas desejadas para a temporada. As pessoas geralmente esquecem o que viram e é por isso que você precisa lembrá-las. A melhor maneira de fazer isso é coletar seus endereços de e-mail com antecedência para que você possa comercializar quando for a hora certa.

  • Envolva seu público nas mídias sociais:  envolva seus seguidores nas redes sociais sobre os próximos feriados. Não se esqueça de fixar sua postagem mais importante com todas as ofertas especiais, por isso é a primeira coisa que as pessoas verão quando visitarem suas redes sociais.

  1. Tenha uma estratégia de email

Para campanhas eficazes de marketing por email, você pode usar a personalização enviando emails com ofertas de produtos que as pessoas já estão interessadas em comprar.

E tenha cuidado para não ser considerado spam, busque as boas práticas recomendadas para o envio de e-mails e evite entrar na lista negra de endereços eletrônicos bloqueados.

O que você deve oferecer em seu calendário 2020?

Quando estiver pronto para as suas campanhas, é hora de pensar no que você oferecerá a seus clientes nas datas comemorativas e feriados.

Há pelo menos seis coisas que sua loja de comércio eletrônico precisa ter, então vamos abordá-las:

  • Descontos

Datas comemorativas são todos sobre descontos. Em dias como Black Friday e Cyber ​​Monday, as pessoas esperam gastar dinheiro e aproveitar boas pechinchas.

É por isso que você deve fazer o possível para oferecer a seus clientes em potencial melhores ofertas que seus concorrentes – isso significa preços mais baixos e seleção cuidadosa de produtos com desconto.

Seus descontos dependerão do seu nicho, com um mínimo de 25% de desconto. Lembre-se de que a maioria dos clientes nem se empolga, a menos que recebam um desconto de 40%. Para ser hipercompetitivo, você deve oferecer pelo menos 50% de desconto.

Lembre-se, apesar de já bem consolidada no B2C, essas estratégias também se aplicam ao mercado B2B.

  • Pacotes

Algo ainda melhor do que um produto com desconto são dois produtos mesclados por um preço promocional.

Essa estratégia pode estar implícita em qualquer nicho ou setor: você só precisa pensar em dois produtos que seus clientes gostariam de usar juntos.

  • Envio gratuito

Os  clientes têm ainda menos chances de pagar pelo transporte durante as datas comemorativas. Além disso, eles não querem gastar tempo extra para descobrir se precisam pagar mais pela entrega. Portanto, é uma boa ideia deixar isso bem claro em seu site.

Inclua o seu “Sinal de frete grátis” em destaque, use fontes grandes e deixe-o se destacar para que todos possam vê-lo imediatamente.

O mercado B2B pronto para o calendário 2020

Preparar-se para as datas comemorativas é um desafio para qualquer loja online. Ele vem com muito estresse e trabalho duro, mas vale a pena. Lembre-se que durante esses períodos, você pode fazer mais vendas do que no resto do ano.

Para tirar o máximo proveito da temporada do seu calendário 2020, você precisa planejar e executar com perfeição. Reserve um tempo para entender o que os clientes realmente desejam comprar on-line e oferecer o melhor negócio possível. É assim que você ganhará dinheiro online