Ano novo chegou e o calendário 2021 promete muitas datas comemorativas importantes que devem impulsionar ainda mais as  as vendas do e-commerce brasileiro. E a participação desses eventos é algo estratégico, inclusive para as empresas B2B.

Como você sabe, a execução de uma loja de comércio eletrônico é um desafio, especialmente quando você está sem ideias para se reinventar.

Os especialistas em comércio eletrônico sugerem que antes de participar de datas comemorativas é essencial que as lojas online realizem o planejamento para cada uma delas, principalmente diante de seus detalhes, volumes de vendas e perfil do consumidor

Desde suas campanhas por e-mail até a liberação de conteúdo oportuno e promoções sazonais, o planejamento de como aproveitar melhor os principais marcos do comércio eletrônico no próximo ano dará a você uma vantagem sobre a concorrência.

E uma vez que você tenha uma sólida estratégia de marketing definida para esses eventos de fluxo de caixa em seu calendário 2021, poderá aprimorar sua estratégia todos os anos para manter as margens crescentes.

Essas práticas já são consideradas comuns no universo B2C, entretanto, o mercado B2B já passou a incorporar os mesmos padrões e incluiu as datas comemorativas em seu planejamento anual.

Panorama do mercado em 2020

Antes de iniciarmos a falar sobre as principais datas para o seu e-commerce em 2021, é importante fazermos um balanço sobre tudo o que ocorreu em 2020. Sabemos que o período foi bem complicado para alguns setores, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para o mercado de e-commerce, o saldo de 2020 foi bastante positivo. Por conta do isolamento social, que os consumidores tiveram que fazer para se proteger da Covid-19, houve uma necessidade maior de fazer compras online.

O portal “Consumidor Moderno” fez uma reportagem sobre isso e apurou que o comércio eletrônico teve um crescimento de 47% em 2020. Esse número representa o maior crescimento nos últimos 20 anos.

A quarentena imposta pelo coronavírus também fez com que cerca de 7,3 milhões de novos consumidores conhecessem o e-commerce, como mostra uma pesquisa da Ebit / Nielsen, também publicada pelo “Consumidor Moderno”.

Trata-se de um número bastante expressivo e representa, em sua maior parte, consumidores mais conservadores, que ainda não tinham o hábito de comprar online. A tendência é que essas pessoas continuem comprando online eventualmente.

Com a chegada de 2021, algumas tendências para o e-commerce despontam. Entre elas destacamos o Pix, novo meio de pagamento que veio para revolucionar a forma como são feitas as transferências bancárias.

Essa novidade deve fazer com que mais pessoas comprem online e o e-commerce continue crescendo de forma gradual. Mais do que nunca, conhecer o calendário 2021 de datas comemorativas é importante.

A importância das datas comemorativas no seu calendário 2021

O crescimento do seu comércio eletrônico depende de passar por datas comemorativas. Embora existam muitas maneiras de fazer isso, existem certas datas que se prestam especialmente para aumentar seu tráfego e vendas em seu calendário 2021.

Lembre-se também de que não se trata apenas de fazer com que os visitantes comprem em sua loja virtual. Aproveite todas as chances de promover sua marca, seus produtos e serviços e compartilhar sua liderança em pensamento e valores da empresa.

Cada data comemorativa do seu calendário 2021 também é uma oportunidade de ouro para criar um banco de dados de e-mail, que expandirá seus negócios mais rapidamente do que qualquer outra coisa.

Coloque essas datas em seu calendário de marketing, adicionando outras celebrações locais, feriados observados ou dias importantes em seu setor específico.

Planeje suas campanhas de crescimento do comércio eletrônico para cada uma delas o mais cedo possível, para garantir que toda a sua logística esteja pronta. Em seguida, concentre-se em criar engajamento para que seu público fique empolgado e observe as vendas chegarem.

Datas comemorativas para o calendário 2021 do e-commerce

Não esqueça de anotar em seu calendário 2021 as principais datas comemorativas para o e-commerce brasileiro!

Valentine’s Day – 14 de Fevereiro

O Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro e é conhecido como o Dia dos Namorados americano. No entanto, a data vem sendo cada vez mais comemorada em outros países, como o Brasil.

A data celebra São Valentim e tem como foco maior a celebração do amor, não necessariamente entre namorados. As pessoas podem presentear amigos e familiares nessa época.

Por isso, incluí-la em seu calendário 2021 pode ser uma boa maneira de conquistar mais vendas no início do ano.

Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. Essa é uma excelente data para você trabalhar a sua marca e mostrar que ela está engajada com as causas do empoderamento feminino, como a valorização e reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho.

No seu e-commerce, pode fazer promoções exclusivas para mulheres e também para homens que desejam presentear as suas esposas, namoradas, mães ou amigas.

Dia do Consumidor – 15 de Março

Em 15 de março é celebrado o dia do consumidor. Trabalhar essa data é importante para que os seus clientes se sintam valorizados.

Aproveite e faça promoções especiais, vendendo produtos a um preço mais competitivo e impulsionando as vendas.

Domingo de Páscoa – 4 de Abril

A Páscoa é originalmente sobre a ressurreição de Jesus dentre os mortos, mas em muitos países é principalmente focada em realizar negócios.

A data é marcada pelos ovos de chocolate, porém tanto varejistas quanto atacadistas aproveitam a data para lançar promoções para outros produtos.

Dia do Trabalho – 1 de Maio

O Dia do Trabalho é comemorado no primeiro dia de maio. Apesar de ser uma data voltada para valorizar o trabalhador, é , portanto, um feriado que poucas empresas funcionam.

Essa data comemorativa é característica para o mercado offline. Diante disso, o comércio eletrônico se beneficia do evento.

Dia das Mães – 9 de Maio

O Dia das Mães é comemorado em todo o mundo e representa uma das datas mais importantes para o mercado. A expectativa por essa data comemorativa é uma referência para verificar como será o comportamento do mercado para os próximos eventos do ano.

Além disso, diante do volume de vendas que normalmente ocorrem no dia das mães, muitas empresas aproveitam para verificar sua infraestrutura tecnológica e dar suporte ao grande número de transações.

Dia dos Namorados – 12 de Junho

O Dia dos Namorados é uma data bastante esperada e vale a pena investir em campanhas bem românticas para conquistar os clientes apaixonados. Você não pode deixar de incluir esse tipo de promoção no seu calendário 2021.

Como o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, início no inverno, essa é uma boa ideia para começar campanhas de produtos típicos da estação. E-commerces de roupas podem vender peças para dias mais frios, por exemplo.

Dia dos Pais – 8 de Agosto

Semelhante à celebração para as mães, o Dia dos Pais também é uma data comemorativa muito aguardada no mercado. Nessa data do calendário 2021, vale a pena apostar em promoções de produtos do universo masculino, para que os filhos possam presentear os seus pais.

Passado esses dois eventos, o comércio eletrônico começa a se preparar para as comemorações de final de ano, mesmo com outros eventos comemorativos os antecedendo essas importantes datas.

Dia das Crianças

As campanhas do Dia das Crianças devem chamar atenção para o universo lúdico infantil. Porém, não pense apenas em atrair os pequenos, mas também os pais.

Afinal, são os pais que fazem as compras e têm poder decisório de compra. Além disso, faça estratégias exclusivas como frete grátis para quem comprar uma grande quantidade de presentes, para mais de uma criança.

Halloween

Evento intermediário e normalmente de menor proporção. O Halloween é uma festa especialmente popular nos EUA, mas que cada vez mais outros países têm dado maior destaque, inclusive o Brasil.

O Dia das Bruxas é mais conhecido por seus figurinos, brincadeiras, histórias de terror e filmes de terror populares. Roupas pré-fabricadas, decorações e doces especiais saem das prateleiras e aquecem com mais intensidade o varejo B2C.

Dia da Independência

Quase todos os países comemoram o aniversário de sua independência ou a libertação do país. No Brasil, o Dia da Independência significa que as pessoas não precisam ir trabalhar nesse dia.

Essa é uma data comemorativa intermediária que o comércio aproveita para oferecer descontos, ofertas únicas ou promoções especiais.

Dia do Solteiro

O Dia do Solteiro começou na China, quando quatro estudantes decidiram comemorar seu status de solteiro. Eles fizeram isso nos dias 11 e 11, por causa dos quatro. Depois que a grande loja online chinesa Alibaba adotou informalmente esse dia, as coisas realmente decolaram.

Em 2016, por exemplo, a empresa de comércio eletrônico conseguiu ganhar quase 14 bilhões de euros durante esse dia. Esse evento também está sendo comemorado com mais frequência na Europa e está chegando ao Brasil.

Ação de Graças

Este evento têm sua origem nos EUA, mas se tornou muito popular na Europa e no Brasil nos últimos anos. Especialmente, por conta da Black Friday e Cyber ​​Monday, hits entre clientes e varejistas on-line, mas que também está sendo aplicado ao B2B.

Os dados apresentados a cada ano mostram que a Black Friday e o Cyber ​​Monday têm sido responsáveis pelo aumento de receita de muitas empresas do mercado. A cada ano a expectativa por essa data se torna maior.

Black Friday

A Black Friday ocorre sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. Trata-se de uma data muito esperada pelo comércio eletrônico, tendo em vista que são realizadas muitas promoções e os clientes guardam dinheiro para comprar mais nesse período.

Investir nessa data é importante, inclusive sendo necessário reforçar o estoque do seu e-commerce. A Black Friday marca o início das vendas de fim de ano, tendo em vista que as pessoas podem antecipar as compras natalinas

É uma boa ideia postergar a data, criado uma Black Week ou Black November, com uma semana ou todo o mês de novembro dedicado para promoções aos consumidores.

Dia de Natal

O Natal é provavelmente o feriado mais conhecido do ano. Em 25 de dezembro de cada ano, pessoas de todo o mundo comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Mas também é um dia cheio de presentes, reuniões familiares, decoração de árvores e refeições especiais.

Portanto, Natal é uma data comemorativa de destaque no seu calendário 2020. O que implica em ter uma estrutura de e-commerce pronta para um pico muito grande de acessos e transações.

O recomendado é que você inicie as promoções de Natal no início do mês de dezembro, assim que se encerrarem as campanhas da Black Friday.

Sua loja virtual está pronta para as datas comemorativas?

Alguns podem dizer que as datas comemorativas são uma oportunidade ou uma mina de ouro para empresas de diferentes segmentos que vendem online. Afinal, não é raro saber que determinadas empresas recebem até 80 ou 90% de sua receita durante esses eventos.

Além disso, o comportamento global de compras continua aumentando. É realmente um mercado de vendedores. Mais e mais consumidores estão gastando dinheiro.Tudo isso resulta em um ótimo momento para vender online.

Antes vistas como promessas do varejo, a Black Friday e a Cyber ​​Monday agora são consideradas como fundamentais, inclusive para o mercado B2B, e os números de cada provam isso.

Então, como as empresas de e-commerce podem estar preparadas para esse fluxo de tráfego e vendas?

Desenvolva seu plano para datas comemorativas

Para garantir o sucesso de sua campanha de vendas, planeje com antecedência e pense em todos os pequenos detalhes com antecedência: quais produtos você gostaria de oferecer e como os enviará.

Essa é uma lista de boas práticas recomendada para desenvolver um plano bem-sucedido:

Aprenda com as análises do ano passado

Você não precisa reinventar a roda a cada ano. Dê uma olhada nas suas análises da última temporada de festas para saber o que você precisa preparar. As informações da análise mostrarão a você:

  • Quanto estoque você deve ter?

  • Quantos pedidos esperar?

  • Quantas pessoas têm disponíveis para sua equipe de suporte?

  • Quão rápido você pode enviar e entregar?

  • Que tipo de problemas você teve no ano passado e como superá-los?

Provavelmente, a situação deste ano será bastante semelhante. Você deve considerar 10-20% adicionais a cada valor para se certificar de que está preparado para o crescimento.

Entenda o que as pessoas querem comprar: essa é uma das coisas mais importantes a fazer no seu calendário 2020. Se você souber o que as pessoas desejam comprar com antecedência, isso permitirá que você crie sua campanha e ofertas de acordo com elas.

Faça uma campanha de pré-lançamento

Uma parte importante da sua campanha para datas comemorativas no calendário 2021 é informar antecipadamente o público de que algo está chegando e eles devem esperar. Por exemplo, ofertas competitivas em sua loja a partir da Black Friday.

Aqui estão algumas ótimas maneiras de fazer isso:

  • “Decore” sua loja virtual:  redesenhe seu tema de comércio eletrônico para as datas comemorativas. Essa é uma das melhores maneiras de chamar a atenção das pessoas, lembrá-las de que o Natal está muito próximo e fazê-las pensar em compras e presentes, por exemplo;

  • Gere leads / endereços de e-mail: a  exibição de ofertas especiais de datas comemorativas em seu site geralmente não é suficiente para alcançar as vendas desejadas para a temporada. As pessoas geralmente esquecem o que viram e é por isso que você precisa lembrá-las. A melhor maneira de fazer isso é coletar seus endereços de e-mail com antecedência para que você possa comercializar quando for a hora certa;

  • Envolva seu público nas mídias sociais:  envolva seus seguidores nas redes sociais sobre os próximos feriados. Não se esqueça de fixar sua postagem mais importante com todas as ofertas especiais, por isso é a primeira coisa que as pessoas verão quando visitarem suas redes sociais.

Tenha uma estratégia de email

Para campanhas eficazes de marketing por email, você pode usar a personalização enviando emails com ofertas de produtos que as pessoas já estão interessadas em comprar.

E tenha cuidado para não ser considerado spam, busque as boas práticas recomendadas para o envio de e-mails e evite entrar na lista negra de endereços eletrônicos bloqueados.

O que você deve oferecer em seu calendário 2021?

Quando estiver pronto para as suas campanhas, é hora de pensar no que você oferecerá a seus clientes nas datas comemorativas e feriados.

Há pelo menos seis coisas que sua loja de comércio eletrônico precisa ter, então vamos abordá-las:

  • Descontos

Datas comemorativas são todas sobre descontos. Em dias como Black Friday e Cyber ​​Monday, as pessoas esperam gastar dinheiro e aproveitar boas pechinchas.

É por isso que você deve fazer o possível para oferecer a seus clientes em potencial melhores ofertas que seus concorrentes – isso significa preços mais baixos e seleção cuidadosa de produtos com desconto.

Seus descontos dependerão do seu nicho, com um mínimo de 25% de desconto. Lembre-se de que a maioria dos clientes nem se empolga, a menos que recebam um desconto de 40%. Para ser hipercompetitivo, você deve oferecer pelo menos 50% de desconto.

Lembre-se, apesar de já bem consolidada no B2C, essas estratégias também se aplicam ao mercado B2B.

  • Pacotes

Algo ainda melhor do que um produto com desconto são dois produtos mesclados por um preço promocional.

Essa estratégia pode estar implícita em qualquer nicho ou setor: você só precisa pensar em dois produtos que seus clientes gostariam de usar juntos.

  • Envio gratuito

Os  clientes têm ainda menos chances de pagar pelo transporte durante as datas comemorativas. Além disso, eles não querem gastar tempo extra para descobrir se precisam pagar mais pela entrega. Portanto, é uma boa ideia deixar isso bem claro em seu site.

Inclua o seu “Sinal de frete grátis” em destaque, use fontes grandes e deixe-o se destacar para que todos possam vê-lo imediatamente.

O mercado B2B pronto para o calendário 2021

Preparar-se para as datas comemorativas é um desafio para qualquer loja online. Ele vem com muito estresse e trabalho duro, mas vale a pena. Lembre-se que durante esses períodos, você pode fazer mais vendas do que no resto do ano.

Para tirar o máximo proveito da temporada do seu calendário 2021, você precisa planejar e executar com perfeição. Reserve um tempo para entender o que os clientes realmente desejam comprar on-line e oferecer o melhor negócio possível. É assim que você ganhará dinheiro online!

Agora que está bem informado sobre as principais datas do calendário 2021, que tal saber como organizar a grade de produtos do seu e-commerce de maneira mais persuasiva? Leia o nosso artigo e saiba como!