A Contém Alimentos é uma empresa localizada em Igrejinha, município do Rio Grande do Sul. Presente no mercado de food service desde o início de 2012, a distribuidora atua com um amplo mix de produtos, trabalhando com itens para mercearia, congelados, resfriados, dentre outros.

A fim de ampliar o seu mercado e expandir as áreas de atuação, o diretor da Contém Alimentos, Anderson Ritter, decidiu implementar uma loja virtual em sua distribuidora. Para isso, escolheu a plataforma da LifeApps, empresa especializada em soluções de e-commerce para a cadeia de abastecimento e que faz parte do Grupo Máxima.

O ano de 2020 marcou a virada da distribuidora para o uso do e-commerce com mais assertividade e planejamento. O diretor da Contém explica que “é necessário ter a noção de que o e-commerce é um canal de vendas a mais, mesmo que ele seja virtual, ele existe. Ele tem que ser tratado, assim como o ambiente físico”.

Mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia, a Contém não recuou no objetivo de se inserir no mercado digital. A empresa é hoje um dos maiores e-commerces de food service da região Sul do país.

O cenário externo causa oscilações nos resultados diante de abertura e fechamento dos comércios, mas também faz com que os clientes tenham mais abertura para realizarem suas compras de maneira virtual, já que é mais rápido e pode ser feito em qualquer horário e lugar.

Com o uso de estratégias e o foco no e-commerce, a Contém Alimentos obteve um crescimento de 144% no seu resultado de vendas online desde o início de 2020. “Então, todo mundo olhando pro e-commerce, tentando direcionar o máximo de clientes lá pra dentro, ativando aquele indicador, passa a ativar os próximos indicadores”, afirma Ritter.

Uma das ferramentas que facilitou o alcance de resultados positivos e possibilitou uma estratégia mais voltada para o e-commerce foi o Venda+, aplicativo da LifeApps que permite que o vendedor externo também atue nas negociações do e-commerce.

O Venda+ facilita uma uma união entre as vendas físicas e digitais, permitindo que o vendedor auxilie o seu cliente online e que a empresa consiga monitorar as informações através do processamento de dados históricos, utilizando inteligência artificial para sugerir mix de produtos e promoções relevantes. Com a novidade, a distribuidora conseguiu encaminhar o time de vendas para atuar no novo canal.

Atualmente, as vendas através da plataforma online representam 60% do faturamento da empresa. Com o uso de análise dos resultados, aderência dos clientes e estratégias comerciais, a distribuidora planeja ampliar cada vez mais o rendimento nesse canal.

O CEO do Grupo Máxima, Rafael Martins, defende que utilizar uma plataforma de e-commerce voltada para a cadeia de abastecimento é um diferencial no crescimento das empresas e a Contém Alimentos é um exemplo disso. “A parceria com a Contém nos incentiva a trabalhar em inovações para o mercado, com compartilhamento de conhecimentos e experiências que permite evolução de todos”, finaliza Martins.