Por que amamos Chatbots (e você também deveria)

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Entenda o que são os chatbots e por que você deveria considerar usar essa tecnologia na sua empresa.

Com a evolução das ferramentas tecnológicas e crescimento da automação no ambiente empresarial, uma nova ferramenta alcançou o centro das atenções: o chatbot. Mas por que os chatbots se tornaram tão populares ultimamente? É apenas uma moda ou algo verdadeiramente revolucionário?

O que você diria se disséssemos que, em uma única tarde, você poderia facilmente criar uma ferramenta nova e poderosa para sua empresa que pudesse aumentar as vendas, cortar custos e melhorar muito a experiência do cliente? Parece ótimo, não é? É justamente isso que os chatbots podem proporcionar para o seu negócio.

Os chatbots são a mais nova tendência de comércio eletrônico. Todo mundo está falando sobre eles e toda empresa quer descobrir como usar um. Mas, como em todas as tendências, há muitas perguntas que ficaram sem resposta:

  • O que exatamente é um chatbot?
  • Que tipos de chatbots existem?
  • Qual é o propósito dessa ferramenta?
  • Quão inteligentes são os chatbots?
  • Você deve investir em chatbots para o seu negócio?

Os chatbots estão aqui para ficar – e para tornar a vida dos gestores de lojas virtuais mais fácil

. Nós amamos os chatbots. E acreditamos que você também vai descobrir ótimos motivos para amar essa tecnologia.

O que é um Chatbot?

Chatbots são pequenos programas que ajudam a simular interações com os clientes automaticamente com base em um conjunto de condições, acionadores e / ou eventos predefinidos. Ou seja, uma interface de bate-papo permite que os chatbots conversem com os usuários.

Imagine que você entre na página de uma empresa no Facebook. Imediatamente sobe a janela do chat e permite que você faça perguntas sobre os produtos e serviços daquele negócio – enviando respostas automáticas. Esse pequeno exemplo é uma aplicação prática de um chatbot.

Chatbots podem ser usados com quase todos os aplicativos populares de mensagens. Esses bots também podem receber personalidades distintas – podendo entender texto escrito e falado e interpretar seu significado. A partir dessa interpretação, os chatbots podem procurar informações relevantes e entregá-las ao usuário.

Os chatbots existem há décadas, mas as empresas só recentemente começaram a explorar as oportunidades oferecidas. Você pode encontrar chatbots em aplicativos de mensagens em smartphones para uso pessoal ou em sites da empresa para uso comercial. Um chatbot bem otimizado pode ser um ótimo complemento para o website de uma empresa, pois pode ajudar a aumentar suas taxas de conversão.

Como pequenas e médias empresas estão usando chatbots?

Há muitas maneiras pelas quais os proprietários de empresas estão usando os chatbots para melhorar a experiência do cliente. Veja algumas dessas aplicações:

Aplicação em tarefas especializadas

Existem várias tarefas que os chatbots podem fazer de forma rápida e mais eficiente do que os humanos. Tarefas como checar o tempo, pedir uma pizza ou contratar táxis podem ser feitas de forma mais eficiente com os chatbots. Na mesma linha, as empresas podem usar chatbots para automatizar tarefas – como pedidos e gerenciamento de inventário.

Melhor serviço em smartphones e tablets

O mundo está se movendo em direção a um futuro móvel. Hoje, os usuários de telefones celulares já superam os usuários de laptops e PCs. O uso de chatbots em aplicativos para dispositivos móveis ajudou na criação de interfaces de aplicativos mais simplificadas. O usuário pode navegar, comparar, comprar e obter suporte com mais praticidade.

Otimização da presença em mídias sociais

Chatbots só vão ficar mais inteligentes com o tempo, permitindo o uso diversificado dessa tecnologia. Eles podem se tornar o primeiro ponto de contato entre os clientes, fornecendo assistência instantânea, dando conselhos e resolvendo problemas comuns. É seguro dizer que a tecnologia chatbot representa uma revolução no setor de atendimento ao cliente no comércio eletrônico.

Em vez de ter dezenas de funcionários a postos para prestar suporte online aos seus clientes, é possível deixar essa tarefa nas mãos dos chatbots – que podem ser aplicados no Facebook, Whatsapp, entre outros ambientes digitais. Assim, somente os casos mais complexos precisam ser atendidos pelos seus funcionários.

Redução de custos de operação

Conforme acabamos de ver, quando um cliente faz uma pergunta simples, um chatbot pode entender facilmente o contexto e fornecer respostas precisas para acabar com suas dúvidas. Se um cliente quiser saber como pode fazer um pedido internacional, o chatbot é especialmente adequado para fornecer uma resposta rápida a isso.

Porém, essas perguntas podem levar uma quantidade significativa de tempo para que sua equipe responda, mesmo que as respostas sejam razoavelmente padronizadas. Ao permitir que um simples bot de conversação assuma essas questões, você pode reduzir significativamente o número de recursos necessários para satisfazer os clientes.

Automação de geração de leads

Os chatbots podem ajudar sua empresa a adquirir clientes com mais facilidade. Isso ocorre porque os chatbots modernos usam processamento de linguagem natural e mensagens diretas para conversar com os clientes.

Automatizar o engajamento inicial com os usuários que visitam as páginas da sua empresa pode ajudar a qualificar usuários interessados no que você tem a oferecer com facilidade. Além disso, os chatbots também podem ser usados para direcionar automaticamente clientes em potencial para encontrar o que procuram – como produtos específicos ou ofertas.

Integrando e Educando Clientes

A triste verdade é que, independentemente de quantos guias e tutoriais de conteúdo você escreva, os clientes nem sempre sabem onde encontrar as informações em que estão interessados. Também não é incomum que os clientes sejam lembrados do que estão procurando depois que a conversa foi iniciada.

É aqui que os chatbots podem fornecer muita ajuda.

Como os chatbots são criados para fazer perguntas, coletar respostas e direcionar automaticamente clientes, eles podem obter muito valor ao serem simplesmente perguntados sobre o que estão procurando. Ao fazer uma série de perguntas de qualificação, você direciona os usuários para o melhor lugar para eles encontrarem as informações que desejam.

8 razões pelas quais você deve investir em um chatbot

O que não faltam são ótimas razões para investir nos chatbots. Veja as principais delas:

1. Chatbots não têm horário de trabalho

Eles não vão para casa depois das 6 da tarde e nem chegam atrasados. Os chatbots trabalham 24 horas por dia e podem atender seus clientes mesmo fora do horário comercial. Considerando que, em muitos casos, pode haver grande diferença de horário entre você e seus clientes em potencial, essa é uma grande oportunidade de gerar uma experiência positiva em qualquer momento do dia.

2. As pessoas são intimidadas por chamadas

Estamos tão acostumados a mandar mensagens que é mais natural do que pegar o telefone. É cada vez mais comum vermos pessoas que preferem interagir através de um chat do que por telefone. Além disso, isso ainda cria a oportunidade de que seus clientes possam voltar bate-papo quando surgirem novas dúvidas.

3. Chatbots são extremamente inteligentes

Investir em um chatbot bem desenvolvido que se comunica com um banco de dados é quase igual a conseguir um novo membro da equipe. Um chatbot pode marcar compromissos, registrar informações pessoais, enviar links, enviar textos de confirmação ou e-mails – e até receber pagamentos.

4. Você tem controle total sobre o que é comunicado aos seus clientes

Ao projetar um chatbot, você pode adicionar todas as informações que julga relevante para o seu público. Dessa forma, você passa a ter controle total sobre a comunicação e mantém um padrão no atendimento.

5. Chatbots encorajam as pessoas a perguntar

“Oi, posso ajudá-lo com algo hoje?” é um convite simples que pode fazer milagres com engajamento e tempo gasto em seu site. Às vezes as pessoas desistem porque não conseguem encontrar algo imediatamente. Ter alguém que instantaneamente fornece respostas é o sonho de qualquer consumidor da era digital.

6. Inevitavelmente, você economiza dinheiro

Gastar dinheiro em publicidade paga pode ser um exercício caro. Depois de obter tráfego para seu website, um chatbot amigável pode atrair mais visitantes e ajudá-lo a convertê-los em clientes. Sem mencionar o dinheiro economizado com os profissionais que fariam o atendimento ao cliente manualmente.

7. Chatbots pode ser engraçado

Você deseja tornar a comunicação mais descontraída e passar uma imagem mais leve ao público? É possível configurar o seu chatbot para que ele faça piadas ou perguntas engraçadas. Essa é outra maneira de adicionar personalidade à sua marca.

Como começar a usar chatbots na sua empresa?

As tecnologias de automação estão assumindo todas as esferas de nossas vidas, seja o desenvolvimento de cidades inteligentes, residências inteligentes ou tecnologias como assistentes pessoais digitais. A cada novo desenvolvimento, estamos nos aproximando de um futuro mais conectado e digital. Entretanto, estamos apenas arranhando a superfície do que um futuro habilitado pelo chatbot pode parecer.

No entanto, uma coisa é bastante clara: os chatbots estão aqui para ficar e seu desenvolvimento terá impacto tanto nas empresas quanto nos consumidores. A implementação atual de chatbots no setor de atendimento ao cliente oferece às empresas uma porta para entender os usos futuros dos chatbots para diferentes aspectos das operações de negócios. Além disso, é somente através de testes que podemos descobrir maneiras inovadoras de implementar essa tecnologia ainda mais.

Se você deseja expandir seu negócio online, os chatbots podem desempenhar um papel significativo em sua história de sucesso. Trata-se de um investimento muito pequeno em relação aos ganhos que você pode obter com os seus clientes – saindo um passo na frente da concorrência.

Além dos chatbots, várias outras ferramentas tecnológicas permitem que você leve inovação para aumentar os resultados do seu negócio. A LifeApps oferece soluções para tornar sua vida mais simples – prestando um auxílio para expandir a área de atuação do seu varejo através de uma experiência digital nas mãos do seu cliente com uma plataforma de e-commerce flexível para qualquer negócio.

 

Você já conhecia o poder dos chatbots? Quer conhecer melhor as soluções da LifeApps? Então visite a nossa página.

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