Como gerar confiabilidade no e-commerce?

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Confiabilidade no e-commerce é um assunto que merece toda a atenção por parte de você, empreendedor. Isso porque, com o crescimento do comércio eletrônico e a consequente disseminação de fraudes envolvendo compras na internet, os consumidores estão cada vez mais atentos a aspectos relacionados à segurança.

Uma recomendação bastante disseminada, inclusive, é a de nunca comprar de uma loja que você não conheça ou que não forneça parâmetros mínimos de segurança.

Em um cenário como esse, negócios pouco comprometidos em transmitir uma mensagem de confiabilidade e trabalhar efetivamente para oferecer mais segurança para seus clientes terão dificuldades para se manter competitivos.

Por isso, é preciso entender como tornar a operação de seu e-commerce mais segura. Acompanhe e fique atento às dicas apresentadas a seguir.

Gerando mais confiabilidade no e-commerce com um domínio próprio

Antes de colocar o site de sua empresa no ar, será necessário escolher um domínio. Isto é, qual será o endereço do site.

Essa é uma questão aparentemente simples, mas que faz toda a diferença em relação à presença digital de sua empresa. Um domínio intuitivo ou personalizado pode trazer mais facilidade para o público encontrar seu negócio na internet, gerando mais confiabilidade para forma como a empresa se apresenta.

Vale ainda lembrar que o domínio não armazena as informações, trata-se somente do caminho pelo qual se chega ao conjunto de arquivos desejados. Com ele, é possível que o cliente encontre seu site e, dessa forma, as informações que ele deseja. A partir de domínio adequado, sua marca fica protegida na rede e somente o seu negócio poderá utilizá-la.

Como gerar confiabilidade no e-commerce?

Vejamos, então, como gerar confiabilidade no e-commerce.

Opere em uma plataforma segura

A plataforma na qual seu e-commerce está hospedado diz muito sobre segurança. É ela quem vai armazenar todos os arquivos de sua loja e disponibilizá-lo em ambiente online.

E na hora de escolher qual serviço contratar, vale ficar atento a aspectos como capacidade de processamento, limite de dados para armazenamento de arquivos e tipo de servidor. Caso sua loja tenha um tráfego significativo, por exemplo, é preciso pensar na configuração de um serviço capaz de lidar com a demanda, caso contrário, você poderá comprometer a operação de seu negócio.

Em relação a empresa contratada, vale apostar em um parceiro reconhecido do mercado digital por prestar bons serviços, sobretudo quando o assunto é segurança. Considere, portanto, contratar apenas parceiros suficientemente qualificados.

Utilize selos de confiabilidade

Os selos de confiabilidade no e-commerce são representações utilizadas para avalizar a segurança de sua loja. Eles podem fazer referência ao tipo de criptografia utilizada, a ferramentas para monitoramento de ameaças ou vinculação a algum tipo de autoridade certificadora.

Os selos, basicamente, podem ser divididos entre dois tipos, sendo eles:

  • O selo estático é uma imagem com a logo da sua certificadora, e utilizada apenas para indicar que o site utiliza a criptografia, mas não possui validação.
  • O selo dinâmico apresenta informações da sua organização para os consumidores, dependendo da certificadora. As informações são apresentadas em tempo real através da certificadora.

E para melhor compreender a importância dos selos de confiabilidade, vejamos alguns exemplos.

Certificado de Segurança SSL

O chamado Secure Socket Layer (SSL) é um padrão internacional de segurança. Sites que o utilizam garantem que as informações transmitidas entre servidor e navegador são mantidas em integridade.

Site Blindado

O Site Blindado é um serviço bastante popular no mercado digital. A empresa que leva o nome do certificado atesta que o e-commerce rotineiramente monitora vulnerabilidades e as corrige quando necessário.

ReclameAqui

O selo do ReclameAqui não tem relação com medidas de segurança, mas funciona como um termômetro de confiabilidade quando o assunto é qualidade do atendimento. Certamente, traz grande credibilidade para quem o utiliza.

Invista em um layout equilibrado

Uma boa apresentação em seu site serve ao objetivo de encantar o público e apresentar ao usuário um belo cartão de visitas. Mais do que isso, um layout equilibrado é capaz de transmitir uma imagem de confiabilidade, dando a entender que seu negócio não é uma empresa amadora.

Pensando nisso, vale optar por temas considerados adequados para a identidade de sua marca, assim como em uma organização de cores equilibrada com os blocos de textos apresentados.

Nas páginas de produtos, por exemplo, trabalhe com imagens de alta qualidade, chamativas e que valorizem o item apresentado.

Mantenha contato com seus clientes

Um ponto interessante para trazer mais confiabilidade no e-commerce é manter contato constante com o seu cliente. A compra foi efetivada? Envie um e-mail de confirmação. O produto saiu para a entrega ou está em trânsito? Mande um novo e-mail informando o status.

O mesmo vale para o pós-venda. Após a entrega do produto, é interessante investigar qual foi a experiência do cliente por meio de pesquisas de satisfação ou questionários.

Algo que também traz bastante credibilidade é a disponibilização de canais de atendimento, pois embora o natural seja o usuário cumprir todas as etapas de uma compra de forma inteiramente online, as pessoas desejam contar com a possibilidade de contatar a empresa sempre que necessário.

Utilize a estratégia da prova social

A prova social no e-commerce é outra estratégia bastante explorada. Para quem nunca ouviu falar no termo, trata-se da manifestação de pessoas reais a respeito da experiência com um produto ou serviço.

Isso pode acontecer por intermédio de vários canais: comentários em redes sociais, avaliações em fóruns especializados em determinado nicho de produtos, reviews apresentados em sites especializados, feedbacks sobre a empresa no site ReclameAqui, entre outras possibilidades.

Quanto a isso, os gestores precisam entender que, cada vez mais, as pessoas estão em busca de interações reais, com conteúdo capaz de auxiliar sua decisão de compra. Não podemos nos esquecer que, ao comprar pela internet, o consumidor não tem condições de experimentar o produto, ver de perto seu funcionamento ou avaliar seus aspectos estéticos.

Justamente por isso, a prova social é altamente valorizada. Vale, portanto, incentivar sua audiência a manifestar suas impressões a respeito do produto adquirido. Ainda que nem todos os comentários possam ser positivos, você poderá oferecer às pessoas demonstrações reais sobre a qualidade de seus produtos.

Faça das redes sociais a vitrine de sua marca

As redes sociais, cada vez mais, servem de vitrine para o seu e-commerce. É algo tão significativo que não é raro vermos pessoas visitando o perfil de uma loja para identificar se, de fato, a empresa é digna de confiança.

Esse comportamento faz bastante sentido se pensarmos no grande número de impressões que podem ser colhidas no perfil de uma empresa. Clientes insatisfeitos, por exemplo, sempre costumam apresentar suas reclamações em comentários em fotos publicadas.

O número de seguidores e interações também é capaz de demonstrar, pelo menos, se a empresa de fato existe. As publicações, por sua vez, funcionam como vitrine para os produtos comercializados no e-commerce a partir de fotos e descrições que nem sempre constam no e-commerce.

Pensando nisso, é muito importante profissionalizar a gestão das redes sociais de seu negócio. Nesse ambiente, além trazer mais confiabilidade no e-commerce, você pode fomentar as suas vendas e se relacionar diretamente com o seu público.

Ofereça suporte em tempo real

Como destacado, as pessoas anseiam por um atendimento qualificado no comércio eletrônico. As ferramentas de automação, os processos de vendas bem estruturados e um site funcional cumprem um papel muito importante, porém, é necessário oferecer a possibilidade de uma interação humanizada.

Cabe entender que a tecnologia foi e sempre será altamente relevante para o ambiente de negócios do e-commerce, mas sua evolução deve vir acompanhada da qualificação das ações de atendimento. Quem está atento a isso, certamente, agrega grande confiabilidade à própria marca.

Nesse sentido, as ações de suporte são as mais sensíveis. Seja antes, durante ou depois da compra, o usuário deve ter acesso aos canais de atendimento para sanar dúvidas ou apresentar reclamações.

E, se possível, é interessante que o suporte aconteça em tempo real. Dessa forma, o cliente mantém um contato direto com a empresa sempre que precisar.

Gostou de saber mais sobre confiabilidade no e-commerce? Aproveite e confira este vídeo sobre a descrição de produtos. Neste conteúdo, explicamos como uma boa descrição pode ajudar a dar uma guinada no seu e-commerce.

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