Será que sua empresa sabe como gerar conteúdo para Instagram? Pode ser muito tentador publicar vários stories e fotos de seus produtos e promoções para os consumidores. Mas será que somente isso é o suficiente para alcançar o sucesso?

O Instagram é uma rede social muito explorada pelos e-commerces para promover a venda de seus produtos. Porém, os gestores esquecem que não estamos falando de uma plataforma de e-commerce, mas sim de uma rede social. Ou seja, as pessoas entram para consumir conteúdos – e adquirir um produto é apenas uma consequência.
 

Levando isso em consideração, saber como gerar conteúdo para Instagram é fundamental para qualquer e-commerce que deseja se destacar nesta rede social. Se usado de forma eficaz, o Instagram se torna uma ótima ferramenta de marketing e vendas.
 

Quer entender melhor como um e-commerce pode gerar conteúdo para Instagram? Acompanhe!
 

Como o Instagram funciona exatamente?

A ideia do Instagram gira em torno do compartilhamento de fotos na rede social. Além de postar o conteúdo você mesmo, você pode seguir os perfis (ou hashtags particulares) que gosta para ver as suas publicações. Pode não parecer muito no início, mas o Instagram deve sua popularidade à variedade de recursos de edição de fotos e, portanto, a um conteúdo visualmente atraente.
 

Com o passar dos anos, os conteúdos do Instagram evoluíram de apenas imagens para diversos outros formatos que incentivam a interação. Para compreender isso melhor, temos que analisar os quatro formatos de publicações que podem ser feitas: Feed, Stories, IGTV e Reels.

  • Feed. O feed funciona como uma “página inicial” do Instagram. São aquelas postagens em imagens ou vídeos que ficam para sempre no seu perfil e podem receber curtidas ou comentários.

  • Stories. Os Stories são publicações que desaparecem após 24 horas. Por sua natureza temporária, convida a uma abordagem mais leve e interativa.

  • IGTV. IGTV é o formato de vídeo longo do Instagram. Lançado em 2018, o IGTV permite aos usuários criar videoclipes de até 10 minutos. Contas verificadas e contas com pelo menos 10.000 seguidores podem adicionar vídeos de até 60 minutos.

  • Reels. O Reels foi a novidade mais recente do Instagram. Trata-se de uma ferramenta semelhante ao TikTok – que faz sucesso entre os jovens. Os Reels oferecem uma oportunidade de se conectar, apresentar produtos e criar conteúdos mais descontraídos. Além disso, os Reels aparecem na aba de “descobertas” do Instagram, o que os torna uma potência para aumentar as visualizações e o envolvimento.
     

Como gerar conteúdo para Instagram?

Afinal, como gerar conteúdo para Instagram? Para arrasar com o seu e-commerce no mundo digital, vamos conferir uma série de dicas para preparar o seu perfil e fazer publicações relevantes para o público:
 

1. Crie um perfil completo

Antes de gerar conteúdo para Instagram, é fundamental que você crie um perfil completo – com todas informações que o público precisa sobre o seu negócio. Veja quais são os principais aspectos que precisam da sua atenção:

  • Foto do perfil

  • Nome da conta

  • Nome de usuário

  • Site na bio

  • Biografia

Aproveite este momento para criar um perfil coerente – usando o nome da sua marca, imagem do seu logo, link para sua loja e uma descrição breve e direta.
 

2. Foque no valor do conteúdo

Mesmo a melhor loja online não atrairá muitos clientes se as publicações forem irrelevantes ou de baixa qualidade. Por isso, é importante focar no valor gerado ao público.
 

Para isso, você pode se basear nessas características quando for gerar conteúdo para o Instagram:

  • Valioso: conteúdo útil ou educacional

  • Inspirador: conteúdo idealizado e tangível que lança uma visão para o futuro

  • Foco no relacionamento: conteúdo de construção de consciência que nutre relacionamentos ou incentiva a ação

  • Único: conteúdo sobre seus produtos e marca com foco no negócio

  • Evergreen: conteúdo relevante e útil sem limite de tempo

3. Organize seu processo de geração e publicação

Se o seu perfil do Instagram parece bem pensado e consistente, ele realmente aumenta a confiança de seus seguidores (e compradores em potencial). É definitivamente algo pelo qual se empenhar, pois quanto mais confiável sua marca parece, mais as pessoas estão dispostas a comprar de você.
 

Embora possa parecer difícil planejar cada postagem no Instagram no início, você pode fazer isso com ferramentas de gerenciamento de mídia social. Se planejar seu conteúdo com antecedência de vez em quando, você realmente economizará tempo e esforço a longo prazo.
 

4. Use hashtags para alcançar um público mais amplo

As hashtags parecem não ser muito relevantes. Mas não se engane: elas podem ajudá-lo bastante no Instagram. Embora o Instagram seja uma plataforma social, ele também funciona como um mecanismo de busca e exibe fotos relevantes sempre que você procura por determinadas hashtags.
 

Isso também significa que se você direcionar as hashtags certas ao gerar conteúdo para Instagram, você pode facilmente aumentar a visibilidade de suas fotos.
 

5. Marque seus produtos para vender diretamente do Instagram

A marcação de produto é um dos recursos mais recentes do Instagram, que permite marcar produtos e seus preços (tanto nas postagens do feed quanto nos Stories) e conectar esses itens a páginas de produtos relevantes em sua loja online.
 

6. Colabore com influenciadores

O Instagram é uma ótima plataforma para estabelecer parcerias a fim de alcançar mais seguidores (e clientes em potencial), especialmente se você levar em conta os microinfluenciadores. O marketing de influência funciona muito bem porque permite que as marcas promovam seus produtos de uma forma não padronizada e não agressiva, ao contrário da publicidade tradicional. É exatamente por isso que os influenciadores são tão ativos nas redes sociais atualmente.
 

9 ideias para gerar conteúdo para Instagram

Você ainda está na dúvida sobre as melhores formas de gerar conteúdo para Instagram? Aqui estão algumas boas ideias que você pode explorar no seu e-commerce:
 

1. Fotos de clientes

O Instagram oferece uma excelente oportunidade para as marcas de comércio eletrônico coletarem conteúdo gerado pelo usuário. Ao criar uma hashtag de marca e incentivar seus clientes a compartilhar suas experiências autênticas com seus produtos no Instagram, você desenvolve uma biblioteca pública cheia de provas sociais poderosas.
 

Ou seja, você pode gerar conteúdo para Instagram com base no que seus clientes estão publicando. Para aproveitar ao máximo esse material dos clientes, você pode “repostar” suas postagens na página do Instagram de sua empresa ou por meio do recurso Stories.
 

2. Parcerias de influenciadores

Já vimos que as parcerias com influenciadores podem ser uma ótima forma de gerar conteúdo para Instagram, certo?
 

Se conduzidas da maneira certa, as campanhas de influenciadores podem ser extremamente lucrativas para marcas de comércio eletrônico. Porém, lembre-se de não focar somente na venda – e utilize esse recurso como uma forma de entregar conteúdos ainda melhores para o público.
 

Ou seja, encontre influenciadores que geram engajamento com conteúdos de valor e busque uma integração com sua marca. A partir disso, você pode publicar os conteúdos gerados pelos influenciadores no perfil da sua marca.
 

3. Conteúdo interativo

Experiências interativas, como concursos e enquetes, estão crescendo em popularidade no Instagram. E por um bom motivo: eles atraem muito engajamento.
 

Para empresas de comércio eletrônico, os concursos de fotos são uma ótima maneira de aumentar seu alcance no Instagram e aumentar sua base de assinantes. Além disso, a funcionalidade de enquete integrada no Instagram Stories também é uma ótima forma de gerar conteúdo para Instagram – ajudando você a interagir com seu público e aprender informações valiosas sobre suas preferências.
 

4. Produtos em foco (com contexto)

Muitos posts centrados apenas nos seus produtos podem se tornar monótonos para o público. No entanto, de vez em quando está tudo bem em focar no que você está vendendo. Ou seja, eles ainda devem ser um componente de sua estratégia ao gerar conteúdo para Instagram.
 

O importante a se levar em consideração com as fotos de produtos é que você as compartilhe com o contexto relevante. Você quer que seus seguidores do Instagram se visualizem usando seu produto. Você pode criar essa experiência colocando seus produtos em cenários da vida real e em situações do dia a dia.
 

5. Por trás das cenas

O Instagram é uma rede “social”, o que significa que as pessoas esperam que sua marca seja humana e se envolva com elas de maneira pessoal. Se eles se sentem emocionalmente desconectados de sua marca, isso se torna menos memorável e eles não têm inspiração para interagir com seu conteúdo.
 

Publicar fotos e vídeos de sua empresa nos bastidores é uma ótima maneira de quebrar as barreiras corporativas e se conectar com seu público.
 

6. Conteúdo que se alinha com um estilo de vida

Se você conseguir confundir os limites entre negócios e prazer, ao alinhar sua marca a um estilo de vida, você abre um mundo de oportunidades. Como marca de estilo de vida, você se torna menos intimidante. As pessoas compartilharão seu conteúdo sem sentir que estão promovendo um produto. Eles escolherão se associar a você porque isso os ajuda a se identificar com seus interesses, personalidade e a maneira como desejam viver sua vida.
 

Imagine uma empresa que comercializa bicicletas e acessórios para os amantes desse esporte. Ao gerar conteúdo para Instagram focando em passeios de bicicleta e nas experiências vividas pelas pessoas, essa marca consegue se conectar profundamente com o público e gera boas oportunidades de vendas – mesmo que o foco não esteja nos seus produtos.
 

7. Citações inspiradoras

Citações inspiradoras, se estiverem alinhadas com sua marca e estilo de vida, podem gerar um envolvimento significativo no Instagram. Há algo em uma citação bem posicionada que toca em nossas emoções e nos faz querer compartilhá-la com as pessoas que acreditamos que também se conectariam com seu significado. Essa forma de conteúdo pode não ser adequada para todas as marcas de comércio eletrônico, mas se você encontrar uma maneira de incluir cotações em sua estratégia, pode esperar um aumento no engajamento.
 

8. Stories

O desaparecimento dos Stories depois de 24 horas estimula os usuários a interagir e compartilhar. Além disso, eles também têm destaque posicional no Facebook e no Instagram – é a primeira coisa que alguém vê quando faz login nessas redes sociais.
 

9. Inspire-se

Muitas vezes é necessário ficar de olho nas ações de outras empresas para gerar conteúdo para Instagram. Você pode encontrar ótimas ideias do que fazer (ou não fazer) no perfil do seu e-commerce.
 

Algumas lojas virtuais que podem servir de inspiração são:

 

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