O crescimento do segmento de cosméticos online

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O mercado de cosméticos online tem crescido muito no Brasil! Cada vez mais as pessoas compram produtos de beleza, maquiagens, perfumes, cremes e outros itens pela internet. Por isso, também cresce o número de farmácias e lojas especializadas de estética que abrem os seus e-commerces.

Investir nesse segmento pode ser bastante lucrativo, porém alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no que se refere ao processo logístico, nas atividades que envolvem os pedidos, armazenamento e entrega.
 

É sobre esses cuidados e o crescimento do segmento de cosméticos online que falaremos neste artigo. Acompanhe.
 

Panorama do segmento de cosméticos online no Brasil

A procura por itens de beleza e cuidados pessoais é enorme no Brasil. Para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Euromonitor International, divulgada na revista Forbes, o nosso país é o quarto maior mercado desse segmento no mundo, tendo faturado US$ 30 bilhões em 2018.
 

Ainda segundo esse estudo, ficamos atrás apenas do Japão (faturamento de US$ 37,5 bilhões), China (US$ 62 bilhões) e Estados Unidos (US$ 89,5 bilhões). Logo, percebe-se o quanto o segmento, inclusive de cosméticos online é lucrativo no país.
 

E se engana quem pensa que apenas as grandes empresas de cosméticos se destacam no Brasil! As pequenas indústrias representam a maioria do consumo na área. De acordo com a publicação, as gigantes do mercado, como a Natura, a Avon, o Boticário, a L’Oréal e a Colgate-Palmolive representam 47,8% das vendas de cosméticos no Brasil. Porém, no mesmo ano, 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já contava com 2794 empresas do segmento registradas em suas bases.
 

Isso só demonstra como mais da metade do mercado de beleza brasileiro é composto por marcas menores, que não têm tanto destaque nas grandes mídias, mas que encontram os seus nichos na internet.
 

O segmento de cosméticos online também foi bastante impulsionado pela pandemia da Covid-19. Sabrina Zanker, diretora de marketing da empresa L’Oréal, em entrevista à revista Vogue, disse que os canais online da marca tiveram um crescimento recorde no período de confinamento. A executiva também contou que a tendência é continuar investindo nesse segmento, tendo em vista que as pessoas adquiriram o hábito de comprar produtos cosméticos online.
 

A grande procura por e-commerces de cosméticos também se deve a questões culturais e barreiras que ainda não foram quebradas pelo público masculino. O mercado de cosméticos masculinos tem crescido de forma considerável, com os homens se interessando mais por produtos como shampoos especiais, perfumaria, cremes, protetores solares e até mesmo maquiagens. 
 

No entanto, ainda existem tabus na sociedade, no que se refere aos homens que se preocupam com a aparência. Isso faz com que os homens ainda sintam vergonha de ir até uma farmácia ou loja física para comprar cosméticos. Por esse motivo, eles preferem fazer as compras de cosméticos online.
 

Dicas e cuidados para ter uma loja de cosméticos online bem-sucedida

Tendo em vista o crescente mercado de cosméticos online, muitos empreendedores pensam em apostar nessa área. Realmente, esse pode ser um negócio lucrativo, mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir o sucesso do e-commerce.
 

Para que você possa ter sucesso ao abrir e manter uma loja de cosméticos online, confira essas dicas!
 

Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para ter sucesso em uma loja de cosméticos online é a definição de um público-alvo. A concorrência é grande e é por isso que, quanto mais nichado for o seu negócio, mais fácil para conquistar consumidores fiéis e se posicionar como referência no segmento.
 

Se você escolher focar no mercado masculino, por exemplo, pode abrir uma loja de cosméticos online que seja especialista em produtos para barba e cabelo, como shampoos, cremes de barbear, ceras, entre outros itens. Também pode focar em cuidados com partes específicas do corpo.
 

Faça um planejamento estratégico

Com o público-alvo definido, é chegado o momento de fazer um planejamento estratégico para a sua loja de cosméticos online. Aqui, podem ser aplicadas diversas metodologias, como a análise SWOT.
 

Nesse método, são cruzadas as forças (strenghts) e fraquezas (weaknesses) do futuro negócio, com as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado. Esse cruzamento permite a geração de estratégias em todos os departamentos da sua loja, como na área financeira, de marketing, de recursos humanos etc.
 

O ideal é que o planejamento estratégico seja revisto pelo menos uma vez por ano, com as informações sendo atualizadas constantemente. Assim, é possível manter o posicionamento e conquistar um bom desempenho com o negócio.
 

Além disso, com tudo planejado com antecedência, você poderá aproveitar melhor eventos em que as vendas tendem a crescer, como é o caso da Black Friday.
 

Garanta uma boa experiência de navegação no seu e-commerce 

Ao estruturar um e-commerce de cosméticos, é muito importante que você pense nas experiências de navegação do usuário. É preciso que o site tenha fácil acesso e que todos os comandos sejam intuitivos.
 

Se o usuário tiver dificuldade de navegar pelas páginas, é bem provável que ele desista da compra e não volte mais para o seu site. É por isso que todos os recursos devem ser previamente testados e analisados, antes de ser lançados para o público.
 

Também é muito importante que o site seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tipos de tela. Um dos motivos para isso é que as vendas por meio de smartphones, tablets, entre outros dispositivos móveis não para de crescer. Logo, se alguém acessar o seu site por meio de um dispositivo com tela pequena e ele não se adaptar, a compra será abandonada.
 

Invista, ainda, em protocolos de segurança, como o certificado SSL, para que os usuários se sintam seguros ao fazer compras e compartilhar dados, como as suas informações bancárias para efetuar os pagamentos.
 

Invista em experiências positivas para o usuário

Também é importante que você invista em experiências positivas para o usuário, para que as compras online sejam tão ou mais interessantes do que as presenciais – e sim, na área de cosméticos isso é possível.
 

Exemplo disso pode ser visto em uma ação da L’Oréal, que adquiriu a Modiface, uma startup especialista em inteligência artificial e realidade aumentada. Entre outros lançamentos, foi criada a Vichy Skin Consult.
 

Trata-se de uma ferramenta a partir da qual o cliente envia uma selfie do seu rosto e os robôs de inteligência artificial começam a fazer uma análise. Os algoritmos mostram quais são as prioridades para cada consumidor, indicando produtos que ele pode utilizar para corrigir imperfeições e tratar problemas na pele.
 

Para uma pessoa que tem manchas de melasma no rosto, por exemplo, pode ser sugerido um protetor solar com cor, para que a imperfeição seja disfarçada e a pele fique protegida, ao mesmo tempo. Além disso, a ferramenta também analisa a cor da pele de cada pessoa, indicando qual é o tom de base ou outras maquiagens mais indicadas. Assim, é possível evitar que o cliente compre um produto muito claro ou escuro para a sua tonalidade.
 

Criar plataformas como essa pode ser um grande diferencial para o seu negócio, tendo em vista que as pessoas poderão reproduzir, de forma online, a mesma experiência que teriam em uma loja fixa. 
 

Qualifique a equipe de atendimento

O bom atendimento é fundamental para que uma loja de cosméticos online tenha sucesso. É preciso que a sua equipe seja qualificada para atender a todas as demandas que os clientes tenham, como o esclarecimento de dúvidas, possíveis reclamações etc.
 

A tecnologia também pode ser utilizada nesse sentido, como o uso de chatbots nas redes sociais e WhatsApp. Porém, nem sempre os robôs conseguem ter inteligência o suficiente para resolver todas as demandas, principalmente as mais específicas.
 

Nesse caso, a intervenção humana é necessária e a equipe deve saber como atender a todos, de forma cordial e sendo prestativa para solucionar possíveis problemas.
 

Considere ser um e-commerce de cosméticos atacado

Além do consumidor final, você também pode considerar em vender cosméticos por atacado. Nesse caso, os seus clientes seriam lojas físicas que vendem esses produtos ou salões de beleza que precisam comprá-los em grande quantidade, para usar em seus clientes.
 

Para isso, a comunicação precisa ser modificada, tendo em vista que você atenderá a outro tipo de público. Também é preciso pensar em estratégias de logística diferenciadas, uma vez que as vendas serão em quantidades bem maiores.
 

Tenha cuidados com a armazenagem dos produtos

No que se refere à logística para um e-commerce de cosméticos, um dos principais cuidados é em relação à armazenagem. Isso porque, assim como os alimentos e medicamentos, eles podem ter a formulação prejudicada, caso o armazenamento não seja feito de forma correta.
 

As maquiagens, por exemplo, podem derreter se ficarem guardadas em um ambiente muito quente. Isso acabará gerando uma experiência bem ruim para os consumidores, que vão receber um produto danificado.
 

Além de seguir as recomendações do fabricante, é interessante que você verifique se os órgãos fiscalizadores, como a Anvisa, não têm recomendações específicas a serem seguidas.
 

Preocupe-se com a entrega feita aos clientes

Também é importante que você se preocupe com a entrega feita aos clientes. Aqui, os cuidados devem iniciar ainda no centro de distribuição, que precisa fazer corretamente a separação dos itens que cada cliente comprou.
 

Depois disso, é necessário que eles sejam embalados com cuidado, para que os produtos não sejam danificados no transporte. Em alguns casos, é recomendado o uso de materiais, como o plástico-bolha, para que sejam mais protegidos.
 

No que se refere ao transporte, o ideal é que se tenha uma transportadora de confiança, que possa fazer esse serviço com segurança e garanta que os produtos cheguem no tempo estimado na casa do cliente. Também é possível fazer o envio pelos Correios, mas, nesse caso, é preciso considerar alguns poréns, como greves e outros entraves que podem fazer com que os produtos demorem mais do que o esperado para chegar até o cliente.
 

Lembre-se que, se o correio não entregar a encomenda, isso refletirá na sua imagem e pode fazer com que os clientes não voltem a comprar de você. Por esse motivo, convém escolher com critério quem fará as entregas do seu negócio.
 

Com o crescimento do mercado de cosméticos online, essa pode ser uma grande oportunidade para empreender ou diversificar os seus investimentos.
 

Para ter sucesso no novo negócio, aprender sobre logística é fundamental. Saiba mais sobre as principais tendências desse setor para os e-commerces.

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