Quais os principais desafios dos profissionais de e-commerce?

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Os desafios do e-commerce são muitos, no entanto, essa forma de venda se tornou um fenômeno mundial. Nesse sentido, o Brasil retrata grande parte desse crescimento, sendo um dos maiores mercados de consumo da América Latina.

Além do Brasil, Argentina e México são outros países latinos que estão entre os 10 mercados de eletrônicos no varejo que mais cresceram no ano de 2021.

Dessa forma, a seguir, falamos mais sobre os desafios do e-commerce no Brasil, modelo de vendas que mais cresce hoje em dia. Se você vai criar uma loja do zero, já tem o seu e-commerce ou vai adaptar uma loja física para os meios digitais, acompanhe! 

Mercado de e-commerce no Brasil

O mercado de e-commerce no Brasil teve um resultado expressivo em seu faturamento, no ano de 2021. A receita do comércio digital registrou uma alta de 48,41%, em comparação ao ano anterior.

Os dados são do MCC-ENET, um índice desenvolvido pela Neotrust. Portanto, ao considerar o mesmo tempo do ano anterior, é possível perceber que as vendas do e-commerce cresceram cerca de 35,36%.

O mercado de e-commerce no Brasil em 2021 revelou que o hábito de consumo das pessoas está migrando para o digital. Esse crescimento se deu em grande parte no período de quarentena, pela pandemia da Covid 19.

No entanto, mesmo após o final do confinamento, o e-commerce ainda está em alta e cresce mais a cada dia. No final de 2021, por exemplo, o e-commerce representou cerca de 17,9% das vendas no varejo. Nesse mesmo mês, no ano de 2018, o índice de vendas do comércio online no varejo era cerca de 4,7%. Ou seja, trata-se de um aumento expressivo e constante nas vendas online.

Mesmo com os números excelentes, não quer dizer que os desafios do e-commerce não existam. Inclusive, eles são muitos, conforme veremos a seguir.

Perspectivas e desafios do e-commerce no Brasil

Como vimos, a pandemia aumentou os índices de compras online em todo o mundo. Isso vale para o Brasil, que aumentou as suas perspectivas de crescimento. Os brasileiros também tiveram alta na intenção de comprar online, de acordo com uma pesquisa feita pela Ipsos, em outubro de 2020. 

Cerca de 6 em cada 10 brasileiros, com idades entre 18 e 73 anos, planejam fazer mais compras online do que em lojas físicas. Esse é um dado muito importante, pois mostra o crescente interesse dos brasileiros pelas compras online.

Tráfego como desafio do e-commerce

Além dos dados acerca do mercado brasileiro e do crescente interesse dos brasileiros em compras online, é preciso conhecer outros aspectos. O tráfego em um e-commerce, por exemplo, é um conceito essencial que precisa ser dominado por quem deseja superar os desafios desse modelo.

A lógica do tráfego no e-commerce, à primeira vista, é bem simples: quanto mais tráfego, ou seja, quanto mais visitantes em uma loja virtual, maiores as chances de realizar uma venda.

Porém, para obter bons resultados não basta apenas atrair pessoas para a loja online, é preciso ter um bom controle de tráfego. Isso permite aplicar estratégias para incentivar não só as vendas, mas a fidelização desses clientes.

Esse é um conceito tão importante no e-commerce que existe um profissional dedicado a cuidar apenas do tráfego do site: o gestor de tráfego. Você pode pensar nesse aspecto como o “movimento” que acontece em lojas físicas. Quanto maior o “movimento” nas lojas físicas, maior o índice de vendas, certo? O e-commerce funciona da mesma forma.

No entanto, além de atrair movimento, é preciso aplicar estratégias e superar alguns desafios do e-commerce para maximizar a performance da sua loja.

Quais os principais desafios dos profissionais de e-commerce?

Confira a seguir, os principais desafios do e-commerce para auxiliar em suas estratégias de vendas e garantir o sucesso de seu negócio.

Aumentar a participação do e-commerce na empresa

Aumentar a participação do e-commerce na empresa é essencial, uma vez que a criação de espaços para vendas no digital está cada vez maior. Além disso, existe um movimento atual de transformação digital, evidenciada nos últimos tempos.

Por isso, é importante que a sua empresa tenha o e-commerce pelo menos como um apoio nas vendas e no lucro total da empresa. O principal benefício do comércio virtual é reduzir custos operacionais. No entanto, trazer um negócio para o ambiente digital pode ser um desafio.

É importante estudar a forma como o comércio online funciona e entender os desafios do e-commerce. Isso inclui seu público-alvo ou sua persona, seu nicho de atuação, a sua plataforma de vendas: todos esses fatores importam.

Além disso, é importante investir em boas campanhas de marketing digital para se consolidar no meio digital e aumentar as vendas.

Fortalecer a marca online pode ser um desafio em um e-commerce

Uma empresa com o nome solidificado é um diferencial competitivo e tende a gerar mais vendas, em especial em uma loja virtual. Portanto, o fortalecimento da marca online pode ser um desafio do e-commerce para grande parte das empresas, por se tratar de uma plataforma nova. 

No entanto, essa é uma das principais ações para garantir o sucesso e o futuro de uma loja virtual. Se fossem décadas atrás, é provável que estaríamos pensando em outdoors e propagandas de televisão. 

Porém, hoje em dia, temos à disposição uma ferramenta muito mais eficiente para a consolidação de uma marca: as mídias sociais. Essa é uma das principais formas de consolidar o seu e-commerce.

Grande parte do dia das pessoas é gasto no telefone e acessando redes. Isso explica o porquê estar presente nesses ambientes é essencial para superar esse desafio do e-commerce e trazer mais confiança ao consumidor. Portanto, adote uma estratégia de conteúdo para crescer nas redes e aumentar a performance de sua marca.

Trabalhar com os dados gerados

Como estamos falando de e-commerce e mídias sociais, não podemos esquecer da análise de dados. Trata-se de uma importante função na gestão de um comércio virtual, que pode te ajudar a superar os desafios do e-commerce.

Tudo que é feito no digital gera algum tipo de dado. Com essa informação em mente, você pode imaginar a quantidade de dados que os computadores processam, afinal, nós usamos a internet para tudo.

Nesse sentido, a análise dos dados certos pode levar a insights valiosos e informações sobre o processo de compra dos usuários. Isso permite aprimorar o processo e aumentar as vendas.

Portanto, alguns aspectos a serem analisados são: o comportamento de seus clientes, o que eles gostam sobre o seu e-commerce, o que parece não fazer sucesso, etc. Essas perguntas simples facilitam o processo de entender os padrões dos consumidores e permitem estabelecer metas com base nesses dados.

Algumas métricas importantes são:

  • Metas de vendas
  • Taxa de conversão
  • Canais de atribuição
  • Dashboards da plataforma
  • Quantidade de pedido
  • Analytics
  • Faturamento

Vamos simplificar esse conceito de análise de dados. Trata-se de usar os dados gerados pelos consumidores, ao visitar a sua loja, em seu favor, para aumentar as vendas. Essa análise precisa ser estruturada e feita por um profissional, que sabe como olhar as métricas corretas para cada resultado desejado.

Falta de orçamento como um desafio do e-commerce

Um desafio comum dos profissionais do e-commerce é em relação ao orçamento durante a criação de uma loja virtual. No entanto, essa pode também ser uma concepção errada, visto que muitos acreditam que o investimento deva ser maior do que realmente é necessário.

É possível montar e administrar um e-commerce com o orçamento controlado. Isso acontece, em especial, devido à popularização dos comércios online, o que tornou todo o processo mais acessível e fácil. Não é mais necessário um orçamento gigante para começar a vender online.

Existem diversos cenários e modelos disponíveis para o seu site e loja virtual. Dessa forma, o custo total varia conforme o tamanho de sua empresa, tipo de produto e escolhas que fizer para sua loja online. Por exemplo, existirão gastos para a montagem do site, como: programação, design, plataforma, etc.

Além disso, os custos que não estão presentes em uma loja física serão com logística. Essa parte requer planejamento e uma boa execução, uma vez que interfere no orçamento e na satisfação final do cliente.

Por isso, a principal dica para superar esse desafio do e-commerce é: ter um plano. Planeje o que deseja em seu comércio virtual, procure por diferentes orçamentos com bons profissionais e tenha controle de todos os gastos. 

Outro ponto essencial é investir em aspectos como Marketing e análise de dados, que te trarão um bom resultado em conversão de vendas. Portanto, não existe uma resposta pronta para quando custa um e-commerce, assim como não existe um orçamento baixo demais. 

Para isso, você pode adequar seus desejos à quantia de investimento e procurar pelos melhores negócios.

Não ter uma equipe completa

A contratação pode ser um desafio do e-commerce. Ter uma equipe completa pode ser um processo difícil e demorado, como em lojas físicas.

Afinal, não basta apenas contratar pessoas com o conhecimento em uma área específica, como logística ou contabilidade. É preciso contratar pessoas que entendam como desempenhar todas essas funções no ambiente digital, que se comporta diferente de lojas físicas. Além disso, a equipe deve entender os valores, a missão e as ideias do seu comércio virtual.

Uma forma de superar esse desafio do e-commerce é sempre procurar pelos melhores talentos, e investir na retenção deles. Por exemplo, realizar ações de treinamento e capacitação de novas aquisições na equipe. 

Outro ponto importante é investir na contratação desses funcionários, optando por aqueles que possam oferecer o melhor conhecimento em sua área de atuação. Esse processo pode gerar mais custos no início, afinal, os melhores profissionais custam mais. 

No entanto, o retorno que contratar um talento te proporciona supera os gastos para mantê-lo. Outra forma de melhorar os resultados de seu e-commerce sem uma equipe completa é por meio da automação. 

A automação pode trazer bons resultados, como: otimização do tempo, aumento da produtividade e diminuição de gastos. Dessa forma, ela reduz o gasto de recursos da empresa, diminui a taxa de erros em todos os setores e é uma ótima ferramenta em comércios virtuais.

Em um e-commerce existem diversos setores que podem ser automatizados para realizar os processos de uma forma mais inteligente e produtiva. O desafio é detectar os setores que não necessitam de intervenção humana e podem ter uma eficiência maior.

Isso reduz o número de pessoas envolvidas em cada etapa e possibilita que parte das tarefas seja feita de forma automática.

Como superar os desafios do e-commerce?

A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social trouxeram uma nova realidade não apenas para a sociedade, mas para o mercado também. Dessa forma, houve uma mudança positiva e permanente em como os e-commerces funcionam e na aceitação a esse modelo de compras.

Assim, nesse cenário competitivo atual, é preciso ver os desafios de cada modelo de vendas e as formas de superá-lo. O mais importante hoje em dia é a capacidade de uma empresa inovar e se manter competitiva.

O e-commerce é uma inovação necessária para os comércios que desejam sobreviver e ter sucesso hoje em dia. Por isso, mostramos os aspectos principais de cada um dos desafios do e-commerce, para te insights de como superá-los.

A automatização de processos ainda está se definindo no setor comercial. Por isso, ela pode ser um grande diferencial competitivo para sua loja virtual. É preciso adotar todas as formas de otimizar e melhorar a produtividade do trabalho, para obter melhores resultados em menos tempo. Nesse sentido, essa função realiza um papel essencial na inovação de empresas, sejam elas virtuais ou físicas.


Saiba mais sobre soluções inovadoras para o seu e-commerce e se mantenha competitivo em um mercado rigoroso. Confira mais!

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