Como as fotos de produtos ajudam no processo de compra

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As fotos de produtos têm um papel de grande importância na decisão de um cliente que entra no seu e-commerce.

Em uma loja física, o consumidor tem a oportunidade de analisar de perto todas as características do produto, certo? Em uma loja virtual, é preciso recriar uma experiência que chegue o mais próximo disso – e as imagens contribuem fortemente para esse objetivo.

São diversos os aspectos que influenciam no processo de compra em um e-commerce. Mesmo que de forma inconsciente, o consumidor analisa a estrutura do site, a descrição do produto, preço, condições de entrega, fotos do produto, opiniões de outros clientes, entre outros fatores – e para aumentar as chances de fechar vendas, é preciso dar atenção a todos eles.

Além disso, precisamos considerar todo o contexto atual: as pessoas estão cada vez mais conectadas e os recursos visuais são uma ótima forma de chamar atenção do público. Isso vale tanto para publicações em redes sociais quanto para pesquisas por imagens nos mecanismos de busca. Fotos de produtos de qualidade podem ser importantes em diferentes situações.

Apesar de o e-commerce ter um grande potencial, ele é um mercado muito disputado, e o diferencial da sua empresa pode estar justamente nas fotos de produtos. Por isso, a seguir, veremos qual é a importância dessas imagens e como você pode acertar nas fotos do seu e-commerce. Acompanhe!

A importância de um bom cadastro de produto

A forma como os produtos da sua loja virtual são cadastrados interfere diretamente na experiência do consumidor na sua página e, também, no sucesso das vendas. Esse cadastro pode tornar a navegação mais intuitiva, aumentar as chances de ter a sua página encontrada no Google e melhorar a percepção do cliente em relação aos produtos apresentados.

Imagine que você entre em um e-commerce em que os produtos sejam mostrados sem seguir um padrão e não estejam classificados em categorias. Além de ser difícil encontrar os produtos que você deseja, é muito possível que você crie uma imagem negativa dessa empresa – procurando pelos produtos em outra loja virtual.

Agora, pense na diferença em visitar um e-commerce e imediatamente ficar impressionado com os produtos, o conhecido fator wow. Quais são as chances de você pesquisar mais e acabar comprando nessa loja?

Para evitar que o cliente migre para outra loja, você deve prezar por um bom cadastro de produto. Veja quais são os pontos que merecem a sua atenção nesse momento:

  • Árvore mercadológica, que simplifica a categorização dos produtos e facilita a navegação dos consumidores;
  • Nomenclatura do produto;
  • Imagens do produto;
  • SEO (Search Engine Optimization) e meta tags;
  • Descrição do produto;
  • URL amigável.

É importante ressaltar que as fotos são fundamentais no cadastro dos produtos do seu e-commerce. De nada adianta investir pesado em estratégias de SEO para divulgar o seu e-commerce e fazer descrições completas do produto se as fotos forem de baixa qualidade. Afinal, isso pode ser o suficiente para afastar potenciais clientes que acessam seu site.

Quando um consumidor não pode ter o produto em mãos, a imagem é extremamente relevante para a decisão de compra, e, portanto, o design é um dos pontos principais que você precisa levar em consideração na hora de organizar a sua “prateleira”.

Como as fotos de produtos ajudam no processo de compra?

Como vimos, as fotos de produtos representam uma parte fundamental do cadastro dos itens no seu e-commerce. Se você está em busca de um novo laptop, certamente deseja ter acesso a fotos detalhadas que consigam ilustrar todas as características do produto que pretende adquirir, não é?

Mais do que saber as configurações internas desse laptop, o cliente deseja enxergar o produto. Essa visão faz parte do processo de decisão e são poucos os consumidores que fecham um negócio sem ter acesso a fotos em boa qualidade – e saiba que você pode conseguir fotos incríveis usando o seu celular.

 

Grande parte dos empreendedores reconhece que produtos cadastrados com fotos transmitem uma imagem positiva ao cliente, mas outra parcela não compreende todos os impactos que essas imagens geram. Veja, a seguir, quais são os fatores que ressaltam a importância das fotos de produtos:

Informações detalhadas do produto

As fotos funcionam em conjunto com a descrição do produto para entregar todas as informações que um consumidor necessita para fazer a sua compra. Quanto mais completas forem essas informações, maiores são as chances de que o cliente decida realizar a compra sem precisar sair da sua página para realizar mais pesquisas.

Estímulos emocionais

As fotos de produtos também exercem um papel estimulante às emoções do consumidor. Ler a descrição de um produto pode despertar o seu interesse, mas ver a imagem permite que ele se imagine usufruindo daquele produto – criando um vínculo sentimental e aumentando as chances de conversão.

Imagem positiva da empresa

Imagine que você entre em um e-commerce em que vários dos produtos tenham imagens de baixíssima qualidade. Continuando a sua pesquisa pelos itens desejados, você encontra outra loja virtual que oferece fotos em alta definição em vários ângulos. Certamente, a imagem dessa empresa que disponibiliza fotos de produtos de boa qualidade é mais positiva, não é?

Destaque nos mecanismos de busca

Muitos dos visitantes da sua página podem ter origem em buscas por imagens nos mecanismos de busca. Ao ter fotos em alta definição associadas à sua empresa, você pode chamar a atenção desse público no momento em que eles estão pesquisando sobre os produtos.

Tecnologias como o Google Lens podem ajudar muito no ranqueamento do seu negócio, e ressaltamos que ele analisa o que o usuário está vendo e traz imagens semelhantes ao que está sendo observado. Se suas imagens forem ruins, elas podem ficar para trás na ordem de relevância se pensarmos nos algoritmos da plataforma.

Atualmente, muito se fala sobre a otimização das páginas para os mecanismos de busca, certo? As fotos de produtos auxiliam direta e indiretamente neste processo. Elas melhoram a experiência dos usuários, estimulam que eles fiquem mais tempo na página, causam uma boa impressão para os mecanismos de busca e ainda podem atrair usuários que estão fazendo buscas por imagens.

Impacto das redes sociais

Em uma sociedade cada vez mais conectada a redes sociais, as fotos de produtos se tornam ainda mais relevantes. Um usuário recebe inúmeros estímulos visuais enquanto navega na internet. Portanto, seu e-commerce precisa seguir essa tendência para causar uma boa impressão.

Além disso, as fotos de produtos de alta qualidade podem ser utilizadas para publicações nas redes sociais – podendo ser usadas em publicações com diversas finalidades de forma criativa.

Vantagem competitiva

Todos esses benefícios que as fotos de produtos apresentam no processo de compra podem ser interpretados como uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. No momento da decisão de compra, esse pode ser o critério utilizado para que um cliente opte pela sua loja virtual.

Dicas para acertar nas fotos dos seus produtos

Ficou interessado em aproveitar todos os benefícios que as fotos de produtos de qualidade podem gerar? Fazer com que o seu e-commerce se diferencie com imagens de ótima qualidade não é uma tarefa muito difícil – basta que você tenha determinação. Veja algumas dicas para acertar no cadastro das fotos dos seus produtos:

Evite os bancos de imagem

Um dos objetivos ao trabalhar com fotos de produtos é diferenciar a sua empresa dos concorrentes. Por essa razão, você deve evitar utilizar as imagens disponibilizadas em bancos de imagem – que são aquelas usadas por grande parte das empresas.

Prepare um ambiente adequado

Com o produto em mãos, você tem todas as condições de tirar fotos fantásticas. Para isso, basta preparar um ambiente adequado com uma boa iluminação, fundo neutro e câmera de qualidade. Com um pouco de prática, você será capaz de tirar ótimas fotos dos seus produtos.

Busque ângulos diferentes

No momento de tirar as fotos, busque captar o maior número de ângulos diferentes. Dessa forma, você terá várias opções para escolher no momento de tratar as imagens – conseguindo mostrar ao consumidor as principais características do produto ofertado no seu site.

Mantenha a harmonia entre as fotos

Pense que o seu cliente está procurando por produtos da mesma forma que ele faria em uma loja física. Por isso, é fundamental manter a harmonia entre as fotos.

Elas precisam conversar entre si e você deve manter a fidelidade das cores, o que consiste na harmonia entre cor do produto, iluminação e plano de fundo.

Desta forma, é possível transmitir através da imagem as características reais do produto, e assim evitar uma alta quantidade de trocas ou devoluções, já que você não irá comprometer o entendimento do consumidor em relação ao que ele está comprando.

Além disso, é importante manter a coerência de disposição, ângulos e fundos em todas as fotos. Essa organização inspira confiança, e certamente vai ajudar na decisão de compra do seu público.

Trate as imagens

Após tirar as fotos dos produtos, não deixe de tratá-las em programas de edição de imagens. A correção das imperfeições, ajustes no tamanho e aplicação de filtros faz toda a diferença para que as imagens fiquem ainda mais agradáveis para o consumidor.

9 ferramentas gratuitas para edição de fotos de produtos

Acabamos de ver que tratar as fotos de produtos é uma etapa importante para gerar imagens de alta qualidade. E a boa notícia é que existem ótimas alternativas gratuitas de ferramentas para edição de fotos!

Veja algumas das ferramentas que você pode testar para encontrar a opção ideal:

1. GIMP

Tendo sido um dos editores de fotos gratuitos mais populares por algum tempo, o GIMP continua seu reinado oferecendo muitas das mesmas vantagens do Photoshop – mas todas em um programa totalmente gratuito.

Fácil de personalizar, o GIMP coloca ferramentas profissionais ao seu alcance (incluindo plugins do Photoshop e a capacidade de criar e adicionar seus próprios filtros), permitindo que você crie praticamente qualquer coisa.

2. Pixlr

Com a capacidade de acessar o Pixlr de seu navegador ou smartphone, este editor de fotos gratuito pode tornar suas fotos muito mais profissionais com apenas um clique. Muito mais fácil do que a maioria dos editores de fotos, o Pixlr é uma das principais soluções para proprietários de lojas que procuram criar fotos e imagens com aparência profissional.

3. Photoscape X

Uma das maneiras mais rápidas de tratar suas imagens, o Photoscape X permite que você acesse um visualizador de imagens para que possa ver rapidamente suas próprias imagens – como as fotos do produto que acabou de tirar para sua loja.

No início, o Photoscape X pode parecer um pouco complicado, mas algumas sessões de edição (ou tutoriais em vídeo no YouTube) farão você se sentir em casa. Uma das razões pelas quais o Photoscape X continua a ser um grande candidato às ferramentas de edição gratuitas é que ele vem com muitos filtros, efeitos, molduras, bordas e padrões para escolher. Você também pode processar fotos em lote – gerando agilidade na edição das fotos de produtos.

4. Fotor

Uma das ferramentas de edição gratuitas mais simples disponíveis para proprietários de lojas online, o Fotor permite que você edite imagens sem ter que investir muito tempo para aprender a navegar na interface. Projetado para ser simplificado, Fotor, que é um editor baseado em navegador muito leve – uma mudança de ritmo bem-vinda para aqueles acostumados a experimentar lentidão grave quando programas de edição de fotos estão em uso.

Mas, por mais simples que o Fotor possa parecer, ele ainda oferece muitos recursos importantes, incluindo a capacidade de trabalhar com arquivos RAW e um conjunto abrangente de Filtros Inteligentes para você escolher.

5. Befunky

Se você está procurando uma maneira de melhorar a aparência das suas imagens, bem como criar colagens, brochuras, pôsteres, etc., Befunky é uma das melhores opções gratuitas disponíveis. Repleto de uma variedade de elementos de design, o Befunky não apenas ajuda a melhorar a qualidade das fotos do seu produto, mas também pode ajudar a torná-lo uma estrela nas redes sociais.

Embora não seja tão robusto quanto alguns editores gratuitos, é realmente por isso que tantas pessoas gostam de usá-lo. Com menos opções para escolher, é mais fácil fazer edições e depois voltar ao trabalho.

6. Canva

Usado por muitos profissionais para criar postagens para mídias sociais, o Canva também é uma ferramenta valiosa para proprietários de lojas que desejam editar fotos de produtos rapidamente.

Embora não ofereça muitas opções de exportação (JPG, PNG, PDF), a grande variedade de modelos disponíveis o torna um recurso essencial para quem deseja criar conteúdo digital. Embora seja incrivelmente fácil de usar, o Canva tem alguns recursos pagos, que podem tornar o design ocasionalmente frustrante se você não estiver prestando atenção.

7. Polarr

Não projetado para iniciantes, Polarr é uma excelente ferramenta de edição de fotos gratuita para pessoas com experiência em design – ou que realmente querem aprender os prós e contras da edição de fotos.

Apresentando uma variedade de ferramentas de edição avançadas e filtros premium, leva algum tempo para se familiarizar com a interface, dando à experiência uma espécie de curva de aprendizado. Mas, uma vez que você pega o jeito, poucos editores gratuitos podem lhe dar as opções que o Polarr oferece.

Uma das maiores desvantagens do Polarr, no entanto, é que você só pode exportar um arquivo por dia na sua versão gratuita, o que pode ser um problema sério se você agrupar trabalhos fotográficos para seu e-commerce.

8. Photoshop Express

O Photoshop Express é um aplicativo definido pela própria Adobe como “divertido, rápido e fácil”. Ele oferece várias opções de lentes e uma ampla variedade de predefinições para redimensionar fotos para mídia social. A criação de colagens é simples e inclui a capacidade de transferir estilos entre imagens.

9. VSCO

A VSCO se autodenomina uma comunidade criativa destinada a ajudar os fotógrafos a atingir seu potencial máximo. A versão gratuita do VSCO é um editor de fotos simples, com pré definições básicas e ferramentas de edição padrão.

10. Lightroom

O Lightroom é um produto da Adobe usado para tratar imagens, corrigir erros nas fotos e alterar alguns detalhes da imagem. Ele permite editar imagens em RAW, o que significa recuperar informações da imagem como sombras e luz.

Conclusão

Agora você já sabe o quanto ter qualidade nas imagens é fundamental para o sucesso de um e-commerce, e por isso, é primordial que esse assunto esteja na lista de prioridades de quem tem uma loja virtual.

Então, não deixe de seguir nossas dicas para ter fotografias perfeitas e assim atrair a atenção dos consumidores e consequentemente aumentar as suas vendas.

E então, você já conhecia a importância das fotos de produtos no processo de compra? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima.

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