A sua empresa já está preparada para as vendas do dia das mães 2020? Essa é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio do Brasil – e é essencial começar se preparar o quanto antes para maximizar os resultados de vendas!

Atualmente o país ultrapassa um momento complicado por conta do novo coronavírus. A pandemia causou consequências sociais e econômicas que preocupam pessoas e empresas. Por conta disso, muitos negócios depositam suas esperanças no aumento das vendas causado pelas datas comemorativas.
 

Com um bom planejamento de marketing e vendas, é possível alcançar ótimos resultados comerciais no dia das mães 2020. Neste artigo veremos algumas dicas que podem ajudá-lo.
 

A importância do dia das mães 2020 para os seus resultados de vendas

As datas comemorativas são muito aguardadas pelas empresas brasileiras – especialmente para as varejistas. São nesses momentos que os consumidores estão mais propícios a fechar boas compras e as receitas tendem a subir.
 

O dia das mães é a segunda data comemorativa mais importante para o varejo nacional, perdendo apenas para o Natal. Portanto, é um momento chave para que as empresas tenham fôlego para o restante do ano.
 

Antes do surgimento do novo coronavírus, as expectativas para o dia das mães 2020 eram bastante otimistas. Segundo dados da Boa Vista, com abrangência nacional, em 2019 as vendas do comércio para o dia das mães cresceram 1,7% em relação a 2018.
 

Além disso, analisando somente as vendas online os resultados são ainda melhores. O faturamento do e-commerce no dia das mães de 2019 chegou a R$ 2,2 bilhões, segundo levantamento da empresa Ebit|Nielsen. Esse número representa uma alta de 5% na comparação com o mesmo período de 2018 (R$ 2,1 bilhões). Foram 5,5 milhões de pedidos (aumento de 20% em relação a 2018), porém o ticket médio registrou queda de 12% – ficando em R$ 402.
 

Entretanto, o cenário se mostra menos otimista e repleto de incertezas com toda a instabilidade causada pela pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, as empresas devem trabalhar com ainda mais afinco para gerar bons resultados e não se deixar levar pelo pessimismo deste momento.
 

Será possível alcançar bons resultados mesmo com a crise do novo coronavírus?

A pandemia de coronavírus está causando estragos na economia global. As viagens aéreas estão sendo atingidas com força, as ligas esportivas e os grandes eventos estão sendo cancelados, os países estão colocando restrições às viagens para tentar manter o vírus fora de suas fronteiras, e as autoridades de saúde pública e os hospitais estão se preparando para o pior. Em tempos de crise, pode ser difícil manter a calma e ser otimista. Felizmente, para empresários e líderes empresariais, manter a calma sob pressão faz parte da descrição do trabalho.
 

Ao tomar medidas proativas agora, você pode minimizar os impactos negativos e aproveitar as oportunidades que podem surgir neste momento conturbado. Dessa forma, é possível passar por cima da crise e alcançar ótimos resultados de vendas no dia das mães 2020.
 

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a superar essa crise para otimizar os resultados de vendas:

 

Pense em como o coronavírus afeta os clientes

Dependendo do setor em que você está, seus clientes podem estar tendo alguns novos pontos críticos relacionados ao coronavírus. Pense estrategicamente sobre como a pandemia está afetando seus clientes, o que os mantém acordados à noite e como você pode ajudar. Em seguida, você pode ajustar seu discurso de vendas e projetar seu marketing para lidar com esses desafios e preocupações específicas.
 

Uma empresa que comercializa artigos esportivos pode enfrentar uma resistência dos seus clientes, que estão ficando em casa e deixando de lado a prática de esportes. Nessa situação, o ideal seria focar em produtos que podem ser utilizados dentro de casa durante a pandemia – compreendendo a insegurança do público e ajustando a comunicação.
 

Os principais desafios de uma empresa podem ser exacerbados por uma crise como o coronavírus. Porém, o seu trabalho é justamente descobrir como reposicionar seus produtos e serviços para ser útil e resolver os pontos problemáticos específicos que seus clientes estão enfrentando agora.
 

Adote novos canais de vendas

Mesmo com todas as mudanças causadas pelo novo coronavírus, as pessoas ainda querem e precisam comprar coisas. Porém, com a limitação nos atendimentos presenciais, as oportunidades estão nos canais de vendas alternativos.
 

Se o coronavírus estiver reduzindo o tráfego de pedestres para o seu negócio de varejo, procure expandir suas ofertas de comércio eletrônico. Restaurantes que atendiam em sistema de buffet migraram para sistemas de entrega de marmitas. Enquanto isso, lojas que ainda não tinham um e-commerce começam a explorar esse novo mundo.
 

Você pode aumentar seus esforços de marketing online e vendas de comércio eletrônico? Você pode criar mais conversas nas mídias sociais em vez de atendimentos pessoais? Muitas empresas já estão bem posicionadas para isso, mas outras ainda possuem um longo caminho pela frente. E o dia das mães 2020 pode ser um ótimo momento para otimizar as vendas pela internet!
 

Não se deixe levar pelo pessimismo

Quando analisamos projeções que apontam prejuízos de milhões ou bilhões de reais para as empresas, é muito fácil ficar assustado, não é? Porém, em vez disso, procure focar na realidade da sua própria empresa.
 

Certamente, se você fizer a sua parte e souber como se adaptar a este momento de crise, será possível reverter os efeitos negativos e alcançar resultados satisfatórios de vendas no dia das mães 2020.
 

Como se preparar para vender mais no dia das mães 2020?

Contornar a crise e vender bem no dia das mães 2020 é perfeitamente possível. Basta que você saiba como se preparar para isso.
 

Veja algumas dicas que vão ajudá-lo:
 

1. Acompanhe os produtos mais vendidos no dia das mães

Segundo dados da Ebit|Nielsen, no dia das mães de 2019 os itens mais comprados foram de Moda e Acessórios, Perfumaria e Cosméticos e Casa e Decoração. Já o ranking de faturamento foi liderado pelos Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares e Casa e Decoração.
 

Já um levantamento realizado pela empresa TheShelf apontou que esses são os presentes mais comprados para as mães:

  1. Cartões

  2. Flores

  3. Passeios especiais (ex: jantar)

  4. Vestuário

  5. Joias

  6. Serviços pessoais (ex: dia do spa)

  7. Eletrônicos

  8. Utensílios domésticos

  9. Livros

  10. Cartões de Presente
     

2. Comece a enviar lembretes do dia das mães 2020 para seus clientes e lista de e-mails existentes

O e-mail marketing é uma ótima forma que a sua empresa tem para se colocar nos radares de seus clientes. Use o marketing por e-mail personalizado para o dia das mães 2020. Se você tem uma oferta especial, ou mesmo não, crie uma campanha de marketing por e-mail com o dia das mães 2020 como tema.
 

Você pode incluir uma lista de ideias de presentes para o dia das mães, destacando seus produtos mais populares. Isso ajuda a garantir que seus consumidores pensem em você na hora de comprar um presente para o dia das mães.
 

Você também pode incluir um calendário ou tabela que mostre quando os clientes precisam fazer seus pedidos para que recebam suas encomendas dentro do prazo – destacando qual opção de envio selecionar se desejam que suas compras cheguem a tempo.
 

3. Junte-se a outras empresas não concorrentes

Uma ótima forma de ganhar visibilidade entre o público é se unir a outras empresas não concorrentes (de preferência aquelas que complementam seus negócios). Nessas ações conjuntas você pode incluir sua marca ou cupons de desconto nas ações de marketing de outras empresas – alcançando um público maior.
 

Por exemplo, se você possui vende produtos de cosmético e bem-estar, pode se unir a uma loja de alimentos fitness e pedir que eles ofereçam cupons para concorrer a um kit de produtos da sua marca em compras acima de R$150,00. Isso cria uma situação ganha-ganha para ambas as partes. A loja de alimentos fitness incentiva os compradores a gastar mais, enquanto você recebe mais exposição e possíveis clientes.
 

Além dessa ideia, você pode explorar muitas outras estratégias de parceria. Com a possibilidade de fácil divulgação pela internet, a sua marca pode alcançar um grande público interessado nos seus produtos.
 

4. Incentive seus clientes a compartilhar seu conteúdo centrado na mãe

O dia das mães não é apenas dar presentes. As histórias emocionantes ou fotos que as pessoas compartilham sobre suas mães também desempenham um grande papel durante a ocasião. Este ano, dê a seus clientes a chance de falar mais sobre as mães deles (para que você possa impulsionar o engajamento enquanto faz isso).
 

Imagine uma empresa que organiza uma oferta para incentivar os clientes a compartilhar fotos e histórias sobre suas mães. Os usuários podem enviar fotos e histórias (junto com uma hashtag relevante) através de várias redes sociais para ter a chance de ganhar cartões de presente.
 

Todo esse movimento nas mídias sociais faz com que mais pessoas vejam a marca e tenham uma ótima primeira impressão – com várias postagens fantásticas sobre as mães. Além disso, os ganhadores da promoção certamente ficam muito felizes.
 

5. Tenha uma seção especial do dia das mães em seu site

Torne mais fácil para os compradores do dia das mães 2020 encontrarem o que procuram, adicionando uma seção especial do dia das mães na sua página inicial. Dessa forma, você melhora a experiência dos visitantes e facilita o processo de compra.
 

Além disso, você pode criar ofertas especiais em torno dos presentes do dia das mães. Destaque essas ofertas especiais na página inicial do seu site de comércio eletrônico para que os visitantes as vejam assim que chegarem à sua página.
 

6. Crie anúncios online que levam para páginas de destino específicas

Uma outra forma para gerar bons resultados de vendas pela internet no dia das mães 2020 é criar anúncios online. Trata-se de uma maneira de fazer com que sua empresa seja notada com mais facilidade em pesquisas no Google e nas mídias sociais.
 

Porém, além de criar esses anúncios, considere criar páginas de destino especiais para suas campanhas, em vez de permitir que as pessoas caiam em uma página inicial genérica.
 

Uma página de destino é uma página de venda direta que geralmente destaca uma compra de produtos específicos. Ela é otimizada para fazer vendas e você pode personalizá-la com a temática de dia das mães.
 

7. Ofereça produtos específicos para o dia das mães

Considere vender produtos limitados e centrados na mãe em sua loja para essa data tão especia. Se você faz sua própria mercadoria, por exemplo, pode criar modelos ou opcionais específicos para o dia das mães.
 

Além disso, você pode adicionar novos produtos ao mix – como cartões, embalagens especiais, flores ou outras mercadorias que tenham sinergia com a sua empresa. Assim você garante que os consumidores possam comprar tudo o que precisam na sua loja.
 

8. Ofereça conveniência através de pacotes e serviços gratuitos

Muitos compradores precisam de ajuda para encontrar o presente perfeito para o dia das mães, então tente ajudá-los da maneira que puder. Por que não oferecer pacotes completos com serviços de embalagem de presentes, para oferecer às pessoas uma experiência de compra conveniente?
 

Ao oferecer um embrulho de presente gratuito completo com um cartão personalizado, você pode conquistar muitos clientes que estavam indecisos entre as inúmeras opções de lojas online.
 

9. Forneça valor com conteúdo centrado na mãe

Além de todo o material comercial, considere a criação de conteúdo não focado nas vendas para o dia das mães 2020. Se você tem um blog ou boletim informativo, por que não compartilhar conteúdo útil centralizado na mãe com seu público?
 

Por exemplo, se você tem uma loja de artesanato, pode montar um artigo sobre as ideias de decoração do dia das mães. Ou se você estiver vendendo comida e utensílios de cozinha, um resumo das receitas do dia das mães pode ser um bom caminho.
 

Você gostou das dicas para se preparar para vender mais no dia das mães 2020? Como a sua empresa está se preparando para essa data especial? Deixe o seu comentário.