E-commerce 2019: conheça as 7 principais tendências

O grande assunto do momento é e-commerce 2019. Depois de vários anos de crescimento do setor, quais será que são as expectativas para o novo ano? Quais as tendências que irão moldar o comércio online em 2019? Essas são dúvidas muito frequentes entre os empresários ao planejar as suas atividades para mais um ano de operações.

Todas as tendências para o e-commerce 2019 atraem a atenção dos empresários do varejo: aqueles que já têm um e-commerce de sucesso, que estão iniciando um negócio ou os que já possuem uma loja física e buscam expandir as operações. Para todos esses casos, as expectativas são muito promissoras no ano de 2019.

Veremos, neste artigo, quais são as principais tendências do e-commerce 2019 para que você possa aproveitar todas as oportunidades do setor. Confira.

Expectativas para o mercado de ecommerce em 2019

As expectativas para a economia brasileira são muito boas para 2019: segundo informações do Banco Central, o ano de 2018 deve terminar com crescimento do PIB em torno dos 1,5%. Já para o ano de 2019, o Boletim Focus do Banco Central estima uma alta do PIB para até 2,5%.

Além do otimismo na economia, o setor do comércio eletrônico também se mostra promissor. Durante o ano de 2018, o e-commerce teve um crescimento de 12,50%. Atualmente, existem 675 mil lojas virtuais – que representam 5,63% do total de sites ativos no Brasil.

Segundo o estudo Webshoppers, promovido pelo Ebit, apenas no primeiro semestre de 2018 o faturamento do comércio eletrônico alcançou R$ 23,6 bilhões – com uma alta de 12,1% em relação ao ano anterior. Após considerar as vendas realizadas durante o dia das crianças, Black Friday e Natal, o segundo semestre deve registrar uma alta de 12% nesse faturamento.

Todas essas informações contribuem para entender as grandes expectativas para o e-commerce 2019. A compra através da internet está cada vez mais incorporada à rotina dos brasileiros, e suas decisões de compra passam pela pesquisa online – gerando ótimas oportunidades para empresas desse segmento.

7 tendências do ecommerce 2019

Apesar de todo o otimismo para o e-commerce 2019, é preciso compreender que esse não é um mercado estático. Novidades surgem todos os anos e cobram a atualização das empresas para continuarem atraindo a atenção dos consumidores: são aqueles negócios que acompanham as tendências que conseguem se destacar.

Para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados em 2019, vamos analisar as 7 principais tendências para o e-commerce:

1. Realidade aumentada

É cada vez mais comum vermos lojas virtuais oferecendo experiências com realidade aumentada para o seu público. O objetivo é simular da melhor maneira possível o produto físico, para que o cliente consiga enxergar como aquele sofá ficaria em sua sala de estar ou o tamanho da piscina em seu quintal, por exemplo.

A loja virtual tem vários benefícios, mas uma das suas principais limitações é a dificuldade em mostrar todas as características do produto ao cliente. Em uma loja física, é possível visualizar todos os detalhes, tocar e experimentar o produto desejado, certo? Já no e-commerce, o desafio é simular essa experiência da melhor maneira – e a realidade aumentada contribui fortemente para isso.

2. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já existe há vários anos, mas foi recentemente que essa tecnologia começou a cair nas graças do público. O aumento do uso de assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon ou a SIRI da Apple, gerou um grande crescimento nas pesquisas por voz – o que requer uma adaptação das empresas para que sejam encontradas facilmente.

Além disso, algumas empresas dos EUA já utilizam tecnologias que permitem a compra de produtos apenas com comandos de voz. Por conta da facilidade gerada para o consumidor, a tendência é que essa novidade seja mais explorada pelo e-commerce 2019.

3. Mídias sociais ainda mais presentes

As mídias sociais já são muito populares entre as lojas virtuais pela facilidade na divulgação dos seus produtos. Porém, a tendência é que esses ambientes digitais se tornem cada vez mais relevantes no relacionamento com o público – incluindo novas funcionalidades que ajudam a elaborar estratégias de divulgação.

4. Chatbots

A inteligência artificial é uma das grandes tendências para o e-commerce 2019. Durante 2018, ocorreu a popularização dos chatbots – que são ferramentas digitais que respondem automaticamente às mensagens dos clientes. Com a evolução dessa ferramenta, os chatbots devem ficar mais eficientes e acessíveis para todas as lojas virtuais.

5. Remarketing

O remarketing é a estratégia que busca trazer de volta para a sua página um usuário que demonstrou interesse pelos seus produtos – podendo ser responsável pelo fechamento de muitas vendas de clientes indecisos. Está cada vez mais fácil colocar em prática uma estratégia de remarketing, e as lojas virtuais certamente aproveitarão isso durante 2019.

6. Integração entre online e físico

Muitas pessoas esperavam pelo fim do comércio físico com o crescimento do e-commerce, mas o que se observa é um movimento bem diferente: as atividades das lojas online e físicas podem se complementar – gerando uma experiência ainda mais positiva para o cliente e maximizando os resultados conquistados.

Imagine que você queira comprar um tênis pela internet. Após realizar uma boa pesquisa, limita a sua decisão a duas alternativas, com características e valores semelhantes. Se uma dessas lojas virtuais permitir que você retire o produto em sua loja física no dia seguinte, esse pode ser um grande diferencial na sua decisão – afinal, a entrega da outra loja poderia levar vários dias.

7. Marketplaces

Os marketplaces continuam se mostrando uma ótima alternativa para as lojas virtuais que desejam aumentar as suas vendas. Esses ambientes funcionam como um shopping center virtual e reúnem várias lojas em uma única plataforma – atraindo um grande número de visitantes e gerando ótimas oportunidades de negócios.

O que você achou das principais tendências para o e-commerce 2019? A sua loja virtual já está atualizada em relação às novidades do mercado? Deixe o seu comentário e até a próxima.