Como gerar vendas com seu Instagram?

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Gerar vendas

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais utilizadas. Mas você sabia que é possível utilizá-lo como uma forma de gerar vendas para sua empresa? Trata-se de um excelente canal de marketing que pode aumentar a visibilidade da sua marca e incentivar o público a tomar uma decisão de compra.

O Instagram surgiu como uma plataforma para compartilhamento de fotos, mas hoje oferece muito mais do que isso – tanto para os usuários quanto para as empresas. Em termos gerais, o Instagram oferece às marcas oportunidades únicas de ganhar visibilidade e dialogar com seus clientes de forma gratuita.

É muito provável que você já tenha um perfil da sua empresa no Instagram, não é? A grande questão é transformar suas ações em resultados efetivos. Afinal, como gerar vendas explorando um perfil no Instagram?

Confira neste artigo como colocar isso em prática!

9 dicas para gerar vendas com o Instagram

1. Otimize seu perfil do Instagram

As primeiras impressões são importantes tanto no mundo real quanto na internet. Por isso, você pode estabelecer sua marca, autoridade e personalidade otimizando seu perfil. Esse deve ser o primeiro passo para gerar vendas no Instagram.

O que sua foto de perfil diz sobre você ou seu produto? Sua biografia deixa claro o que você oferece? O seu nome de usuário tem algo a ver com o seu negócio?

Um perfil otimizado com todos os itens acima torna você ainda mais pesquisável no Instagram!

Por exemplo: se alguém está procurando produtos de informática e você tem as palavras-chave “loja de informática” no campo “Nome” de seu perfil, há uma boa chance de que eles o encontrem em sua pesquisa.

Antes mesmo de começar a postar, envolver e construir sua conta do Instagram, é importante voltar ao básico e certificar-se de que seu perfil tenha todos os recursos necessários para crescer.

  • Foto do perfil. Escolha uma foto da marca (como um logotipo) que facilite a identificação da sua empresa.

  • Biografia bem elaborada. Sua bio do Instagram é extremamente importante. Ela deve incluir uma descrição clara do seu negócio – mostrando exatamente o que você tem a oferecer.

  • Link para sua loja. A seção de URL de sua biografia é o único link clicável que você pode adicionar à sua página do Instagram, então certifique-se de que está usando corretamente! Você pode incluir um link que leva ao seu e-commerce ou a uma página específica. Além disso, é possível usar agregadores de links para incluir todos os links importantes para os visitantes.

  • Call to action (CTA). Não se esqueça de incluir uma chamada para ação (CTA) na bio do seu perfil. Essa é uma forma de levar os usuários para onde você deseja – seja a página de um produto, um cupom de desconto, sua última postagem no blog ou para a página inicial do e-commerce. Trata-se de um aspecto fundamental para gerar vendas.

2. Poste consistentemente em seu feed

A parte mais importante para gerar vendas com o Instagram? Aparecer.

O algoritmo do Instagram adora postagens consistentes. Publicar 5 fotos em uma semana e deixar o perfil abandonado por 3 meses simplesmente não vai funcionar.

O Instagram é uma plataforma centrada em imagens, então é o lugar perfeito para mostrar fotos de produtos ou fotos de estilo de vida em sua empresa. Ao postar de forma consistente, você está sendo mais visto por seus seguidores e eles vão se lembrar de você.

Não se sinta sobrecarregado nem se preocupe com a necessidade de postar ideias imediatamente. Em vez disso, você pode criar publicações em lotes e pré-agendar suas postagens no Instagram para que sua conta possa postar para você no piloto automático.

O Instagram vai ajudar o seu negócio a crescer, mas é preciso que você apareça no aplicativo para que ele faça sua mágica funcionar.

Para construir o valor da marca, concentre-se em dar a seus usuários uma ótima experiência visual, postando conteúdo envolvente na forma de imagens atraentes.

Outra forma de aumentar o tráfego e levar os usuários à sua loja online é colocar uma marca d’água em imagens com sua marca. Dessa forma, os usuários não se sentirão pressionados a comprar de você, mas, ao atribuir sua imagem, seus seguidores saberão onde encontrar mais informações sobre sua empresa.

Por fim, finalize suas postagens com uma legenda forte, nítida e atraente – buscando realmente agregar valor aos usuários.

3. Compartilhe stories com o público

Bem-vindo ao reality show da Internet: Instagram Stories.

Deixe as imagens cuidadosamente selecionadas e as legendas elaboradas do feed e vá para o Stories do Instagram para dar a seus seguidores uma espiada nos “bastidores” do seu negócio. Os stories do Instagram são onde você vai quando realmente deseja se conectar com seus seguidores, especialmente com todas as opções interativas, como enquetes e adesivos de perguntas.

Peça a opinião de seus seguidores sobre futuros lançamentos de produtos, peça feedback sobre novas ofertas de serviços ou simplesmente peça que escolham o livro que você deve ler a seguir.

Ser autêntico e identificável no Instagram fará maravilhas pela sua marca e ajudará o seu negócio a gerar vendas. Afinal, as pessoas compram de marcas em que confiam.

4. Apareça nas lives do Instagram

A tendência mais quente no mundo das mídias sociais são as transmissões ao vivo. Um vídeo verdadeiro, não filtrado e sem cortes para todos os seus seguidores. E o Instagram possui esse recurso.

A melhor parte? Seus seguidores recebem uma notificação quando você inicia um vídeo ao vivo, e ele passa para a frente de sua linha de stories. Ou seja, é uma ótima maneira de ser notado por um número maior de seguidores.

O Instagram Live é o lugar perfeito para hospedar uma sessão de perguntas e respostas com seus seguidores, mostrar um “unpacking” ao vivo de produtos, revelar novas ofertas ou até mesmo co-hospedar uma sessão ao vivo com um influenciador, amigo ou parceiro relacionado ao seu negócio.

O Instagram Live é o que há de mais próximo de uma interação humana realista que você terá com seus seguidores, pois tudo está acontecendo em tempo real. É uma maneira simples e eficaz de se conectar com seu pessoal.

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5. Envolva-se com comentários

Se você quer mesmo gerar vendas com o Instagram, a grande resposta está no envolvimento. Envolver-se com o seu público é o caminho para transformar suas ações em receita.

Um dos melhores lugares para interagir com seu público no Instagram é nas próprias postagens. Converse com seus seguidores na seção de comentários e incentive-os a enviar mensagens diretas (DM) com mais comentários e perguntas.

Depois de colocá-los em suas mensagens diretas, torne-se mais pessoal e realmente os conheça. Seus pontos fracos, perguntas que eles têm sobre seu negócio, como seus produtos podem ajudá-lo, e muito mais.

Ao se envolver com seus seguidores, eles veem que você realmente se preocupa com eles. Eles estão vendo em primeira mão o excelente atendimento ao cliente que você está disposto a fornecer – e o atendimento ao cliente ainda é um ponto fundamental quando se trata de administrar um negócio de sucesso (online ou offline).

6. Responda às suas mensagens diretas

O poderoso (e gratuito) recurso de mensagens diretas é uma ótima forma de gerar vendas no Instagram se você usá-lo corretamente.

Se alguém optar por enviar uma mensagem direta, aquela pequena notificação vermelha no canto superior direito pode ser um cliente em potencial prestes a fazer uma compra.

Semelhante ao envolvimento em seus comentários, as mensagens diretas revelam um nível totalmente diferente de serviço ao cliente. Se alguém entrar em contato com você por meio de uma DM, isso significa que algo que você disse ou fez interessou a eles o suficiente para que eles reservassem o tempo de sua vida agitada para interagir com você.

Suas DMs são uma mina de ouro quando se trata de conhecer seus seguidores. Responda às perguntas deles ou encaminhe-os para um serviço ou produto que você fornece.

Além disso, as mensagens diretas do Instagram também são o lugar perfeito para você interagir com influenciadores em potencial para fazer parceria para desenvolver sua marca. Entre em contato e veja se eles farão parceria com você.

7. Construa um feed “comprável”

O Instagram Shopping é um recurso de compras do Instagram que permite que as empresas identifiquem produtos que estão disponíveis para venda e permite que os usuários os comprem diretamente no aplicativo.

Ao explorar essa funcionalidade, você pode criar um feed “comprável” repleto de produtos atrativos para gerar vendas conforme os usuários navegam pelo seu perfil. São muitos os benefícios de colocar isso em prática:

  • Redirecionamento para a página de compra. Ao marcar seus produtos, os usuários podem clicar em um link que redireciona diretamente para uma página com os detalhes do produto e facilita a compra.

  • Jornada de compra mais rápida. O Instagram Shopping agiliza o processo de compra e diminui as chances de desistência do cliente – que não precisa mais sair do Instagram para finalizar a compra.

  • Mais links na sua página. O Instagram permite a inserção de links somente na bio e em Stories nos perfis com mais de 10 mil seguidores. Entretanto, o Instagram Shopping quebra essa regra e permite que você insira links para as páginas de seus produtos.

8. Peça comentários honestos de influenciadores

As pessoas confiam nos influenciadores porque eles são como consumidores comuns. Portanto, suas opiniões e conselhos parecem mais genuínos do que uma celebridade aleatória endossando seu produto.

Marcas que trabalham com influenciadores o fazem principalmente porque desejam conquistar a confiança de seu público-alvo. A partir dessa relação mais confiável, torna-se mais fácil construir ações efetivas para gerar vendas.

Uma boa maneira de fazer isso é pedir ao influenciador que seja honesto em suas avaliações, mesmo que ele encontre alguns aspectos negativos em seus produtos. Quando um influenciador compartilha honestamente alguns dos recursos de que não gosta, seu feedback positivo sobre outros recursos parece notavelmente mais genuíno.

Os clientes sabem que todo produto tem alguns prós e contras. Portanto, convide seu influenciador para postar comentários de realmente sinceros para ajudá-lo a ganhar a confiança de seu público-alvo.

9. Invista em anúncios no Instagram

Vimos até agora várias maneiras de usar o Instagram organicamente para gerar vendas e expandir sua marca. Mas também existe um “atalho” para gerar resultados com mais facilidade: os anúncios pagos.

Os anúncios do Instagram são uma maneira incrível de impulsionar a presença da sua marca no Instagram. Ao criar anúncios pagos, você alcança um público que vai além dos seus seguidores e pode atrair diversos potenciais clientes.

Os usuários do Instagram adoram comprar os produtos que encontram enquanto navegam pelo seu feed, e você precisa aproveitar isso para garantir que suas postagens sejam vistas.

O Instagram oferece muitas oportunidades de anúncios, incluindo anúncios no feed de uma e várias fotos (carrossel), anúncios em vídeo e anúncios nos Stories. Conforme você aumenta o investimento nos anúncios, alcança um número maior de pessoas – e pode gerar vendas conforme é notado.

Confira neste MáximaCast quais são os resultados do e-commerce B2B pós black friday:

Você já utiliza o seu Instagram para gerar vendas? Gostou das dicas que vimos ao longo deste artigo? Deixe o seu comentário!

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