Gerenciamento de estoque com aumento da demanda online
A pandemia expôs a fragilidade da cadeia de suprimentos global e, por sua vez, o gerenciamento de estoque de muitos negócios.
Como consequência, as empresas vêm identificando a necessidade de vender produtos diretamente aos clientes pela Internet, com uso de recursos de e-commerce, além dos canais de vendas e distribuição estabelecidos.
Para empresas acostumadas a enviar produtos para varejistas ou distribuidores, pode ser difícil acomodar unidades individuais ou pequenas embalagens diretamente aos clientes, porque há pouca ou nenhuma infraestrutura configurada para isso. Essas empresas basicamente devem buscar:
- Configuração para picking, embalagem, envio ou retirada na loja de pedidos individuais, ou, ainda, em centros alternativos de distribuição.
- Estabelecer ou reforçar relacionamentos com serviços de envio de entregas.
- Adaptar as funções de pedido e cobrança para o volume adicional e métodos de pagamento alternativos que serão empregados.
Para entender mais e melhor os desafios relacionados ao gerenciamento de estoque no e-commerce, confira este conteúdo.
A importância do gerenciamento de estoque para o sucesso do seu e-commerce
O gerenciamento de estoque desempenha um papel fundamental no sucesso de um e-commerce.
Essa abordagem permite que você mantenha um nível adequado de produtos disponíveis para atender às necessidades dos clientes.
Isso evita que você fique sem estoque quando houver demanda e também evita o excesso de estoque, que pode levar a custos desnecessários.
Não podemos também deixar de tratar dos atrasos nas entregas. Ao ter um controle preciso de seu estoque, você pode garantir que os produtos estejam prontamente disponíveis para envio.
Isso mitiga problemas relacionados a atrasos, o que pode levar à insatisfação dos clientes e afetar negativamente a reputação do seu e-commerce.
Um gerenciamento eficiente do estoque também permite que você reduza os custos associados ao armazenamento e ao transporte.
Ter um equilíbrio adequado nesse sentido ajuda a evitar despesas desnecessárias, como armazenamento de excesso de produtos ou custos de transporte de produtos em grande quantidade.
Outro ponto relevante é a abordagem comercial de seu negócio. Com um bom controle de estoque, você pode identificar quais produtos têm maior rotatividade e quais estão em excesso. Essas informações são valiosas para planejar promoções e descontos estratégicos, a fim de impulsionar as vendas e minimizar a necessidade de liquidação de estoque.
Por último, vale ressaltar que ter dados precisos sobre o seu estoque permite que você tome decisões embasadas e estratégicas para o seu negócio.
Você pode identificar quais produtos são mais lucrativos, quais precisam ser reabastecidos com mais frequência e quais devem ser descartados. Essas informações ajudam a otimizar a gestão de estoque e a aumentar a eficiência operacional.
Desafios do gerenciamento de estoque com aumento da demanda online
Além deste novo cenário de pandemia e o aumento da demanda de produtos através das lojas virtuais, mesmo no pós-pandemia, exige o gerenciamento de estoque eficiente para atender aos desafios do comércio eletrônico.
Políticas e processos de estoque voltados para vendas em volume e remessa em quantidades reduzidas podem ser estressados pela falta de eficiência no fluxo de pequenos pedidos.
Todo o planejamento de recursos de fabricação e processo de planejamento começa com a demanda e o estoque, incluindo matérias-primas e peças, bem como produtos acabados, e é gerenciado e preparado para esses volumes.
Além disso, a adição de demanda de baixo volume e inerentemente volátil por produtos acabados é um grande desafio. Na verdade, muitos fabricantes já enfrentam uma situação semelhante com suas peças de reposição.
Os sistemas de planejamento são configurados para o fornecimento de peças à produção, mas esses planos podem ser interrompidos quando a demanda por peças sobressalentes direcionar algumas dessas peças inesperadamente.
E quando o equipamento de um cliente é quebrado, ele precisa dele o mais rápido possível, e não na próxima execução de reabastecimento.
A escassez resultante de peças pode interromper os cronogramas de produção, causando caos na loja e datas perdidas de remessa do cliente, ou remessas curtas para esses grandes pedidos.
6 estratégias de controle de estoque
Vejamos, então, seis estratégias eficientes de gerenciamento de estoque.
1. Diversifique a rede de fornecedores
As organizações que estão mais bem posicionadas para enfrentar o surto de COVID-19 ou qualquer pandemia são aquelas capazes de encontrar rapidamente fornecedores alternativos para manter as operações funcionando.
A pandemia do COVID-19 fez com que as organizações considerassem investir em cadeias de suprimentos mais “flexíveis e resilientes”.
De fato, é necessária flexibilidade em termos de capacidade de reposicionar ou ter uma rede ágil que permita que as empresas respondam adequadamente.
Embora a velocidade e o custo do serviço continuem sendo importantes, a flexibilidade e a resiliência dos estoques provaram ser diferenciais críticos.
2. Monitoramento de estoque
A precisão e a confiabilidade dos níveis de estoque de uma organização se tornaram ainda mais importantes.
Saber o que você tem é realmente importante, e onde está localizado também é fundamental, uma vez que algumas empresas distribuíram seus estoques em vários locais.
A empresa precisa entender o que há em cada um desses armazéns, quão precisos são os registros, se as pessoas estão atualizando o estoque quando colocam algo ou tiram algo.
As organizações que não possuem bons processos de gerenciamento de estoque e acesso a números precisos, provavelmente, terão que fazer um grande esforço para acompanhar a demanda em algumas categorias ou ter um excesso de oferta de itens nos quais os clientes estão subitamente menos interessados.
Os problemas surgem quando uma empresa pensa que possui, por exemplo, 10 semanas de estoque de um item específico em seus armazéns, e depois percebe que realmente só tem 6 semanas de estoque.
3. Análise de desempenho e indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Realize uma análise regular do desempenho do estoque e estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para a sua empresa.
Alguns exemplos de KPIs incluem o giro de estoque, tempo médio de estocagem, taxa de ruptura de estoque, entre outros. Esses indicadores ajudam a identificar áreas problemáticas e orientam as ações corretivas.
4. Implementação de estratégias de reabastecimento ágeis
Adote estratégias de reabastecimento ágeis, como o Just-in-Time (JIT) ou o Kanban, para evitar a escassez ou o excesso de estoque.
O JIT consiste em receber materiais ou produtos apenas quando são necessários, reduzindo o risco de excesso de estoque.
O Kanban utiliza cartões ou sinais para controlar o fluxo de estoque, garantindo que os itens sejam reabastecidos somente quando necessário.
5. Uso de tecnologias de automação
Utilize tecnologias de automação, como sistemas de identificação por radiofrequência (RFID) e sistemas de gerenciamento de estoque por código de barras, para rastrear e controlar o estoque de forma mais eficiente.
Essas tecnologias podem ajudar a reduzir erros de contagem, agilizar o processo de entrada e saída de produtos, além de fornecer dados em tempo real sobre o estoque disponível.
6. Implementação de sistemas de gerenciamento de estoque
Adote um sistema de gerenciamento de estoque (SGE) que se ajuste às necessidades da sua empresa.
Um SGE pode auxiliar no controle e monitoramento de entradas, saídas, níveis de estoque, histórico de vendas, previsão de demanda, entre outras funcionalidades.
Esses sistemas ajudam a otimizar o processo de gestão de estoque, reduzir erros e facilitar a tomada de decisões.
Como a tecnologia pode ser uma aliada no gerenciamento de estoque?
O processo de planejamento de vendas, estoque e operações gera receita, lucratividade e fluxo de caixa.
Por isso, uma abordagem integrada de gerenciamento de negócios e o processo de estoque e operações visa ajudar as organizações a alinharem melhor a demanda (previsões de vendas) com a oferta (a capacidade de atender à previsão de vendas da maneira mais lucrativa).
Além disso, o desenvolvimento de um plano de oferta e demanda pode ajudar as empresas a entenderem melhor a demanda de produtos, a fim de reduzir a quantidade de estoque que mantêm, sem afetar negativamente os níveis de serviço.
Para funcionar, o processo de estoque e operações reúne representantes de diferentes departamentos, por exemplo, vendas, marketing, operações e finanças, que, juntos, devem concordar com um plano de produção para equilibrar a oferta e a demanda. Isso aumenta a comunicação e o trabalho em equipe.
Embora estoque e operações sejam um processo e não uma tecnologia, o software pode ajudar a automatizar a rotina, facilitar a colaboração de vendas, marketing, finanças e operações e tornar os dados pertinentes mais acessíveis.
Por exemplo, os líderes podem preparar previsões de vendas usando análises, ferramentas de previsão ou software de planejamento de demanda.
Eles também podem lidar com o planejamento da produção usando um módulo ERP ou no software de planejamento de requisitos de material.
ERP pode fornecer recursos avançados para ajudar a mitigar os impactos da interrupção
Algumas organizações pausaram implementações ou atualizações. Alguns pararam completamente os projetos de ERP.
Outras empresas, no entanto, estão descobrindo que uma atualização do ERP, agora, pode fornecer recursos avançados para ajudar a mitigar os impactos da interrupção.
Também pode fornecer uma vantagem competitiva contra aqueles que optaram por permanecer em seus sistemas.
O que as empresas precisam descobrir ao longo do uso de soluções ERP é que está se tornando cada vez mais importante ser o mais automatizado possível.
Isso significa oferecer aos seus clientes itens como serviços de preços, preparação do gerenciamento de tarefas e notificações de entrega na loja, em casa ou ainda a retirada de pedidos individuais.
Em uma estratégia de gerenciamento de estoque automatizado, o software ERP aciona o reabastecimento quando o estoque cai antes de um ponto de aprovisionamento definido, ajudando, assim, a alcançar a otimização.
E agora que você já sabe tudo sobre gerenciamento de estoque, convidamos você a conferir mais um conteúdo incrível preparado por nossos especialistas. Desta vez, falamos sobre os erros mais comuns na gestão de estoque e-commerce B2B.