Como fazer a gestão da equipe de e-commerce

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As empresas que migram para as vendas online enfrentam um desafio muito comum, que é a gestão de equipe de e-commerce, do setor de vendas. Isso porque muitos vendedores acreditam que prosperaram por décadas com seu modelo de negócios offline, e portanto, ficam relutantes a novas tecnologias que os obrigam a mudar seus hábitos convencionais.

Porém, a verdade é que uma filial digital, além de beneficiar a companhia como um todo, também é muito positiva para o próprio vendedor. Por isso, o empresário precisa mostrar à sua equipe de e-commerce, do setor de vendas, todos os seus recursos, explicar o seu valor, e fornecer resultados lucrativos, para que eles apoiem seus esforços de comércio eletrônico.

Descubra agora como fazer uma boa gestão da sua equipe de e-commerce, do setor de vendas, e traga os seus vendedores para o seu lado.

Por que ter uma equipe de e-commerce no setor de vendas?

Muitas pessoas acreditam que ao fazer vendas pela internet, elas não precisam manter uma equipe de e-commerce no setor de vendas. Mas, a verdade é que, para crescer no setor, é preciso ter uma equipe de vendas bem estruturada para ficar na linha de frente da sua loja virtual. Os vendedores agregam muito valor para os resultados obtidos, assim como um canal de vendas digital também beneficia o trabalho desenvolvido pelo time comercial.

Conheça agora alguns dos principais benefícios de ter uma equipe de vendas no seu e-commerce.

Descentralização do trabalho

Muitos clientes podem fazer suas compras pela internet, sem a necessidade de depender de um vendedor. Dessa forma, a sua equipe de e-commerce do setor de vendas pode focar em outras atividades, e assim, dar mais atenção para clientes importantes. Ou então, pode trabalhar na fidelização de sua clientela já conquistada.

Engajamento da equipe de e-commerce

Os profissionais do e-commerce passam por desafios diários na sua profissão. É muito mais fácil conseguir manter uma equipe engajada se todos estiverem na mesma página. Isso inclui tanto os canais digitais, como os canais offline. Assim fica muito mais fácil gerar mais resultados de vendas.

Experiência do cliente

Ter uma equipe de e-commerce do setor de vendas contribui para que a empresa consiga fornecer o suporte mais adequado para o seu cliente. Além disso, garante uma ótima experiência ao seu consumidor.

Mais recursos para fechar vendas

Os canais digitais são variados, e quando bem usados, podem contribuir para que os vendedores conquistem resultados incríveis. Sendo assim, a sua equipe de e-commerce pode combinar sua loja virtual com aplicativos, e-mails, e outros canais de comunicação, e assim otimizar os seus resultados.

Como fazer a gestão de equipe de vendas de e-commerce?

Como vimos, para que um empreendimento tenha sucesso no digital, é imprescindível montar uma equipe de e-commerce específica para o setor de vendas. E para isso, é preciso mostrar aos seus vendedores que esse tipo de trabalho é benéfico para todos, e a partir daí fazer a gestão da sua equipe. Confira agora algumas dicas importantes na hora de fazer esse gerenciamento.

Comunique os benefícios das novas ferramentas para a equipe de vendas

O primeiro passo é reunir a sua equipe de e-commerce, do setor de vendas, para comunicar os benefícios das novas ferramentas que serão oferecidas a eles. A primeira abordagem é muito importante para que eles entendam bem as vantagens, e não enxerguem a implementação como mais volume ou intensidade de trabalho apenas.

É possível melhorar a vida da sua equipe de e-commerce, do setor de vendas, através de um site de comércio eletrônico B2B totalmente integrado. Isso porque ele traz várias novas ferramentas e estratégias que facilitam o dia a dia do setor. Essencialmente, o sistema de comércio eletrônico pode ser aproveitado como uma ferramenta Sales Force Automation (SFA).

A introdução de ferramentas de autoatendimento ao cliente é um dos aspectos mais positivos dessa implementação. Isso porque quase metade das ligações de clientes para a equipe de e-commerce de uma empresa, tem o objetivo de obter 3 respostas, o preço de um produto, se o item está em estoque e onde está o seu pedido.

É possível responder essas três perguntas para o cliente sem precisar da ajuda de um vendedor. Basta integrar firmemente o sistema de comércio eletrônico ao ERP. Além disso, o complicado modelo tradicional de entrada de pedidos, em que a equipe de e-commerce, do setor de vendas, captura o pedido do cliente e os insere no sistema ERP, pode ser substituído por um novo site de comércio eletrônico.

A equipe de vendas ainda pode aproveitar a entrada de pedidos conforme necessário em nome do cliente. Ou seja, o funcionário também pode usar o mecanismo de comércio eletrônico para fazer pedidos para o cliente, seja durante uma visita ou mesmo ao telefone. Sendo assim, a equipe de vendas também pode aproveitar os mesmos sistemas que o cliente e pode ver quaisquer outros pedidos que ele tenha feito.

Deixe que os vendedores participem da tomada de decisão

Outro ponto muito importante é criar um pequeno comitê de direção para a sua empresa. Esse comitê será composto de pessoas que serão impactadas pelo seu site de comércio eletrônico. Essa equipe vai precisar de um tomador de decisões de nível sênior e também da representação de suas equipes de marketing, operações, TI e vendas.

Com um membro da equipe de vendas fazendo parte do comitê, esse setor vai estar por dentro do propósito e das capacidades do site. Além disso, terá a sua voz ouvida durante o seu planejamento e desenvolvimento. E quanto mais o time entender sobre o e-commerce, mais ele perceberá os benefícios que ele proporciona para os clientes, para a empresa, e para a própria equipe de e-commerce, do setor de vendas.

Ofereça treinamento para os vendedores

É fundamental treinar toda a sua equipe para saber utilizar o seu site antes do lançamento. E para garantir o bom funcionamento do sistema, o ideal é solicitar que por algum tempo a sua equipe de vendas faça pedidos para os seus clientes, antes de ser realizado o lançamento público da plataforma.

Ou seja, sendo o pedido feito por telefone, ou por visita, o seu vendedor deve passar um tempo fazendo os pedidos pelo site. Depois disso, ele poderá avaliar a plataforma, e com isso, ajudar os clientes a entender a sua importância, e contribuir com os gestores ao saber informar pontos que precisam ser otimizados no sistema.

Forneça materiais que eles possam usar para promover o e-commerce

Combine com a sua equipe de marketing para que sejam criados materiais de valor para serem trabalhados pela sua equipe de vendas. Esses materiais podem incluir folhetos, apresentações ou webinars de treinamento, e devem conter informações sobre o e-commerce, focando na sua importância e nas suas vantagens.

Garanta comissões para os vendedores

Compense seus vendedores pelas vendas digitais que eles realizarem. Assim, você estará incentivando-os a atrair cada vez mais clientes para usarem a sua plataforma. Entenda que um pedido é um pedido, independente do canal de vendas utilizado, por isso, o seu funcionário deve receber comissão da mesma forma.

Sem a ajuda dos seus vendedores, fica difícil atrair clientes para o seu site. E se você não os compensar pelas vendas online, você estará comprometendo esse canal. Afinal, o vendedor não vai indicar essa forma de venda, se ele só será recompensado através de uma venda offline.

Crie bônus como incentivo adicional

Você pode criar algumas metas adicionais que vão levar os seus vendedores a receberem bônus por atingi-las. Por exemplo, você pode determinar alguns marcos, como a inscrição do cliente no site, o primeiro pedido fechado pela plataforma, um pedido fechado acima de um valor específico, entre outros. Faça uma premiação bônus para essas metas adicionais, assim o seu vendedor se sentirá motivado a atrair mais compradores para a plataforma.

Analise o comportamento do cliente para compartilhar com o time de vendas

A sua plataforma de comércio eletrônico fornece uma riqueza de informações sobre os comportamentos e interesses de compra de seus clientes. Essas análises ajudam os seus vendedores a obter mais informações sobre seus visitantes, e assim, poderão entender melhor as suas necessidades. Por isso, não deixe de buscar e fornecer esses dados para a sua equipe de e-commerce, do setor de vendas.

Alguns clientes abrem um carrinho, e o abandonam sem fechar a compra. Algumas plataformas enviam um e-mail para esses clientes para lembrá-los desses itens e incentivá-los a concluir a compra. Esse e-mail também pode ser mandado para o seu vendedor, e a partir daí, com os dados desses clientes disponíveis em seu site, ele poderá analisar os motivos pelos quais o carrinho foi abandonado, e entrar em contato para ajudar o cliente a finalizar a compra.

Incentive seus representantes a serem criadores de conteúdo online

Sua equipe de e-commerce, do setor de vendas, é altamente aprofundada no conhecimento sobre os seus produtos. Aproveite essa capacitação que eles possuem e os incentive a compartilhar os seus conhecimentos através das redes sociais. Formar uma equipe engajada nas redes será um grande diferencial.

Eles podem oferecer conteúdo sobre soluções de produtos, notícias e tendências do setor. Podem gravar vídeos curtos demonstrando os aplicativos de um produto ou apresentando novas linhas deles. Garanta que o conteúdo produzido seja relevante, profissional e envolvente, e a partir daí, utilize todo esse material nas redes sociais da sua empresa.

Como a tecnologia pode ajudar no processo de gestão de equipes?

Ainda é um grande desafio para muitas empresas desviar o foco das atividades burocráticas e voltá-lo para ações estratégicas, o que inclui a gestão de equipe de e-commerce. E o fato é que a tecnologia tem contribuído bastante para ajudar nesse processo. Descubra agora como a tecnologia pode ajudar na hora de fazer a gestão de equipe de e-commerce, do setor de vendas.

Softwares de gerenciamento de agendas compartilhadas

Projetos que envolvem várias pessoas, como uma equipe de e-commerce, do setor de vendas, ficam vulneráveis a problemas por conta de falhas de comunicação. Para minimizar essa questão, a empresa pode fazer uso de softwares de gerenciamento de agendas compartilhadas.

A agenda compartilhada permite a cada usuário as opções de criar e compartilhar várias agendas diferentes e apresentar todas em uma única tela. Assim, todos terão acesso a essas informações, e quanto mais rapidez e precisão na conclusão de tarefas, maiores são as chances de crescimento da base de clientes da empresa.

Planilhas de organização de processos

As planilhas de organização de processos são muito eficientes e podem ajudar bastante a sua equipe de e-commerce, do setor de vendas. Afinal, além de organizar os processos de forma automatizada, elas ainda são capazes de executar desde cálculos básicos a cálculos mais complexos onde a partir desses cálculos, é possível gerar gráficos mais detalhados de todas as operações ocorridas nas empresas.

Gerenciamento de produtividade

Gerenciar o próprio tempo é uma das maiores dificuldades do homem moderno. As ferramentas tecnológicas são capazes de ajudar a sua equipe de e-commerce do setor de vendas nessa missão. Por exemplo, facilita a elaboração de um relatório de vendas para e-commerce.

E isso aumenta consideravelmente a produtividade de cada vendedor. E como todas as ações ficam registradas, e podem ser transformadas em gráficos para análise, fica mais fácil fazer o gerenciamento dessa produtividade.

Aproveite a combinação do e-commerce com o time de vendas!

Sendo assim, podemos concluir que um site de comércio eletrônico B2B não compete com a sua equipe de e-commerce do setor de vendas. Pelo contrário, ele contribui para facilitar o trabalho de cada vendedor. Sendo assim, as empresas que ainda não aderiram a tecnologia nessa área estão perdendo para os seus concorrentes que já apostam nesses softwares.

O fato é que os hábitos de compra das novas gerações já vem mudando há algum tempo. Eles utilizam a internet para fazer seus pedidos, pesquisar informações e interagir com as empresas. Por isso, aquelas que não investem na combinação da força de vendas com uma loja virtual, têm grandes chances de não conseguir se manter no mercado.

Sendo assim, é fundamental buscar informações para conseguir fazer a gestão da sua equipe de e-commerce do setor de vendas. Para isso, baixe esse e-book e descubra como construir e liderar um time de vendas de sucesso.

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