Como eliminar erros na gestão de estoque no e-commerce B2B?

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Saiba como eliminar os erros na gestão de estoque no ecommerce

A gestão eficaz do estoque é essencial para qualquer negócio. Mas no mundo online, isso se tornou ainda mais uma necessidade. Os clientes procuram uma experiência cada vez melhor – e tudo começa com ofertas de mercadorias sempre atualizadas e entregas velozes. Ou seja, a gestão de estoque no e-commerce B2B requer atenção especial.

Se o seu e-commerce B2B está se aventurando em vendas online, é importante que você aborde a construção da sua empresa de forma estratégica. Simplesmente criar um site e fazer upload de um catálogo não será suficiente para agregar valor a você, seus clientes ou sua equipe de vendas.

Mas como eliminar erros na gestão de estoque no e-commerce B2B para que sua empresa tenha sucesso no mundo digital? Confira abaixo.

Por que o gerenciamento de estoque é importante para empresas B2B?

Um e-commerce B2B precisa ser confiável para ser competitivo e bem-sucedido. Existem empresas que dependem dele para estoque, por isso, elas precisam ter certeza de que podem obter o que precisam, quando precisam. Por isso, se o seu e-commerce B2B não tiver uma solução de gestão de estoque, seu negócio nunca poderá atingir todo o seu potencial.

Nenhum cliente vai entender se as informações de estoque de uma página de produtos não correspondem à realidade. O e-commerce B2B precisa oferecer exatamente o que as suas páginas informam, afinal, se um cliente faz um pedido, e descobre que a empresa tem menos estoque do que o esperado, ele vai entender que a empresa não está interessada em estar presente para os seus clientes.

Todos os clientes valorizam um bom gerenciamento de estoque, afinal, ninguém quer criar a expectativa sobre algo, e acabar ficando frustrado. Porém, o gerenciamento de estoque é ainda mais importante para os grandes clientes, que fazem negócios consideráveis. 

E o seu e-commerce B2B só vai atrair esse tipo de cliente se puder garantir que os itens de que eles precisam estejam lá sempre que eles precisarem.

5 tipos de estoque para e-commerce

Criar um e-commerce B2B traz inúmeros desafios a serem enfrentados. Entre eles, podemos citar a definição de qual será o tipo de estoque ideal para o seu modelo de negócio. O fato é que ao gerenciar de forma eficaz os produtos da sua loja, você poderá entender o comportamento de compra dos seus clientes, garantir a entrega dos produtos e programar novos pedidos com os fornecedores.

Conheça agora quais são as principais modalidades de estoque, e algumas dicas fundamentais para te ajudar a mantê-los sempre organizados.

1. Estoque físico próprio

O estoque físico próprio é um estoque a pronta entrega. Esse tipo de estoque oferece uma oferta imediata de um produto, no momento da tomada de decisão de compra do cliente. Dessa forma, esse sistema impacta de forma positiva na taxa de conversão de vendas de um e-commerce B2B.

Dicas de organização

No início, o volume de produtos tende a ser menor, por isso, é possível separar um espaço no melhor cômodo da sua casa para iniciar o seu estoque físico próprio. Utilize prateleiras e caixas organizadoras para facilitar a organização. E para facilitar a consulta, embale os itens em pacotes transparentes e use etiquetas contendo números de referência e descrição dos produtos.

2. Estoque compartilhado

O estoque compartilhado é uma prática bem comum, tanto para estabelecimentos físicos, como para operações de venda online, como um e-commerce B2B. Nessa modalidade, o empreendedor terá uma grande economia nos custos de armazenagem, e como toda a operação fica concentrada em um mesmo local, os processos e gestão de estoque, separação e envio de encomendas, será otimizado.

Dicas de organização

Escolher o estoque compartilhado para o seu e-commerce B2B é uma ótima ideia. Porém, uma vez que os itens ficarão disponíveis para mais de um canal de vendas, é preciso garantir que não exista incompatibilidade nos estoques. Para isso, é necessário ter controle e sincronia rigorosos dos pedidos, além de contar com um sistema de gestão, que são conhecidos como ERPs.

3. Estoque descentralizado

Esse tipo de estoque é caracterizado pela distribuição dos produtos de um e-commerce B2B por mais de um local de armazenamento. Esse mecanismo ajuda os produtos a serem entregues de forma mais rápida, já que ele pode partir de um ponto mais próximo de onde o consumidor fez o pedido.

Dicas de organização

Para aderir a esse tipo de estoque para o seu e-commerce B2B, é preciso analisar alguns pontos. Primeiro, você deve analisar quais regiões possuem um número de vendas em crescimento constante. Depois, é preciso avaliar as despesas da criação de um novo ponto de armazenamento. Em seguida, crie um sistema para gerenciar os estoques e manter os dados sempre atualizados.

4. Estoque terceirizado

Nesse modelo, o e-commerce B2B faz o pedido aos fornecedores apenas quando a venda é concluída. A vantagem do estoque terceirizado é que se pode oferecer uma maior diversidade de produtos, reduzir custos operacionais, evitar mercadorias paradas em estoque e utilizar menos valor de investimento para começar a empreender.

A terceirização de estoque pode funcionar de 2 formas. O Dropshipping é o modelo em que o e-commerce B2B faz apenas a intermediação do pedido entre o fornecedor e o cliente final. E além do estoque, a empresa terceirizada também fica responsável pela entrega do produto ao cliente final.

O Cross Docking funciona da mesma maneira que o Dropshipping. A diferença é que, nesse caso, a empresa distribuidora faz a entrega do produto ao e-commerce B2B, e o lojista é quem fica responsável por entregá-lo ao cliente.

Dicas de organização

Nesse caso, não será preciso fazer a gestão de estoque, mas é fundamental pesquisar bem antes de contratar seus fornecedores. Compare preços, formas de pagamento, condições de compras e prazos de entrega. Selecione o que mais fizer sentido para as suas necessidades e faça uma compra pequena para testar a qualidade da mercadoria.

5. Estoque consignado

Nessa modalidade, o e-commerce B2B solicita alguns produtos ao fornecedor, vende o que conseguir, paga o valor de compra do que foi vendido, e devolve os produtos que não saíram. Dessa forma, não é preciso investir na compra de mercadorias para montar um estoque próprio, porém, a oferta costuma refletir preços mais altos nos produtos.

Dicas de organização

Como o estoque consignado costuma ser bem dinâmico e rotativo, é preciso manter o controle dos itens mais procurados, e fazer a reposição imediata. Além disso, para não correr o risco de passar por possíveis problemas, estabeleça uma relação contratual clara, com políticas bem acordadas de prazos para devolução de mercadorias ou eventuais restituições de valores.

Principais erros cometidos na gestão de estoque no e-commerce B2B

Antes de saber como eliminar erros na gestão de estoque no e-commerce B2B, é preciso conhecer quais são esses erros. Confira abaixo os principais.

Nenhum lugar para armazenar e rastrear informações

É fundamental que um e-commerce B2B possua um local para armazenar e rastrear informações, principalmente quando a empresa possui diversos canais de vendas. Caso contrário, é possível vender mais do que se possui em estoque, gerando frustração nos consumidores, e assim, perda de clientes.

Localização incorreta

Um e-commerce B2B precisa usar um software de gerenciamento de inventário baseado em nuvem. Assim, será possível gerenciar o estoque em vários depósitos em todo o mundo. Se o envio demorar muito, o cliente pode buscar em outro lugar, por isso, é preciso garantir que a localização de cada produto esteja correta, e que cada cliente tenha acesso ao estoque mais próximo.

Previsão de estoque imprecisa

A maioria dos negócios possuem eventos e sazonalidade que aumentam ou diminuem as vendas em determinados períodos. Por isso, é preciso encontrar padrões nas compras do seu e-commerce B2B, porque assim, você poderá orientar o processo de previsão e prepará-lo melhor para os hábitos de compra de comércio eletrônico, evitando uma previsão de estoque imprecisa.

Rastreamento de estoque impróprio

É preciso fazer o gerenciamento adequado da cadeia de suprimentos de um e-commerce B2B. O rastreamento de estoque impróprio e a falta de gerenciamento da cadeia de suprimentos resultam em erros que ocorrem se você rastrear apenas uma pequena parte do seu canal de suprimentos.

Sem transparência de inventário

Os clientes do seu e-commerce B2B precisam ter a capacidade de visualizar o status do estoque online, para saber se um item está em estoque e quando pode ser enviado. Não oferecer essa transparência de inventário é um grande erro da gestão da empresa.

Falta de automação

Rastrear o estoque manualmente é uma grande perda de tempo e dinheiro. Por isso, a automação é fundamental para o gerenciamento de estoque do seu e-commerce B2B. Além disso, o rastreamento manual deixa a sua empresa vulnerável a erros humanos e furtos de funcionários.

Não saber a quantidade de mercadorias

Um dos maiores erros cometidos é não saber a quantidade de mercadorias do seu e-commerce B2B. Por isso, é fundamental contabilizar os produtos armazenados constantemente, calcular o preço médio de estoque e estipular quantidade mínima de produtos necessários.

Realizar o controle manual

Utilizar cadernos e planilhas para fazer o controle manual do estoque é um grande erro. O ideal é investir em softwares de gestão como o ERP. Ele é capaz de realizar cadastros de mercadorias, fornecedores, parceiros e clientes, ajuda a otimizar o tempo desse controle, contribui para diminuir custos e evitar desperdícios e ainda permite monitorar a performance de venda de cada item.

Não atualizar os dados

Um e-commerce B2B pode até fazer uso de ferramentas de automação e ERPs. Mas ainda assim, podem cometer o grande erro de não atualizar os dados do estoque continuamente, fazendo com que os mecanismos utilizados deixem de ter eficácia.

Como eliminar falhas na gestão de estoque no e-commerce B2B

Agora que você já conhece os principais erros cometidos na gestão de estoque no e-commerce B2B, confira 5 medidas para eliminar falhas nessa gestão.

Tenha um sistema de gerenciamento de estoque integrado e centralizado

A primeira medida é ter um sistema de gerenciamento de estoque integrado e centralizado. Assim, será possível aumentar a eficiência da gestão de estoque no e-commerce B2B. Essa solução ajuda a simplificar processos árduos, garante que você seja alertado quando os níveis de estoque estiverem baixos e ainda consegue processar devoluções de clientes.

Invista na precisão do estoque

A segunda medida é investir na precisão do estoque do seu e-commerce B2B. Dessa forma, você poderá entender o retorno de seus produtos, e até identificar quais itens são populares em épocas específicas do ano. Assim, o seu controle de estoque será muito mais eficiente e os seus resultados poderão ser melhores.

Avalie os produtos armazenados

A terceira medida é avaliar os produtos armazenados no seu e-commerce B2B. Não permita que a sua empresa fique com mais estoque do que pode realmente vender. De acordo com a sua análise, crie ofertas especiais ou pacotes, antes que os produtos se tornem desatualizados ou obsoletos.

Promova relacionamentos positivos com fornecedores e tenha backups

A quarta medida é promover relacionamentos positivos com fornecedores e ter backups. Uma empresa de e-commerce B2B costuma depender dos seus fornecedores, por isso, eles precisam ser confiáveis. Além disso, nunca fique preso em um único fornecedor. Tenha backups à disposição para o caso de ocorrer algum problema com os fornecedores principais.

Tenha um plano de contingência

A quinta medida é ter um plano de contingência, afinal, sempre pode ocorrer uma situação que está fora do seu controle, por mais cuidadoso que você seja. Os planos de contingência ajudam a evitar decisões tomadas em momento de pânico, agravando problemas que podem ser minimizados.

Benefícios das soluções de gerenciamento de estoque

Confira abaixo os principais benefícios das soluções de gerenciamento de estoque para um e-commerce B2B.

Estoque em tempo real

Dessa forma, um cliente nunca vai fazer a compra de um produto que não está em estoque. Porque, por mais que existam diversos canais de vendas, todos estarão atualizados sobre a real situação dos produtos encontrados no estoque. Esse é um ótimo benefício porque evita a frustração do consumidor, e consequentemente, a perda de clientes.

Pontos de reabastecimento precisos

Uma boa gestão de estoque permite estabelecer pontos de reabastecimento precisos. As melhores soluções notificam o e-commerce B2B sempre que for preciso aumentar o estoque, e esse aviso é dado com tempo suficiente para que os novos itens cheguem antes que o estoque esteja totalmente esgotado.

Gerenciamento de vendas eficaz

Quando um e-commerce B2B possui um gerenciamento de estoque eficaz, a empresa consegue um controle firme sobre os itens que não estão vendendo rápido o bastante. Assim, será possível reduzir esses itens ou fazer campanhas de incentivo para a venda desses produtos.

Inventário externo

A maioria das empresas B2B deixam seus produtos em locais externos. Por isso, é importante ter um controle de estoque eficaz e em tempo real. E as melhores soluções oferecem esse benefício.

Prevenir prejuízos

As soluções de gerenciamento de estoque também ajudam a prevenir prejuízos. Isso porque elas ajudam a alinhar diariamente o estoque para que não cause prejuízos, tanto em relação ao desperdício, quanto ao atraso da produção. É quase impossível alcançar um bom resultado nesse setor sem um bom gerenciamento de estoque.

Integração dos setores

Outro benefício das soluções de gerenciamento de estoque é a integração do estoque com os demais setores da empresa. Para isso, as informações ficam centralizadas em um ambiente digital acessível para todos os que precisam das informações.

Otimizar o processo de compras

Por fim, outro benefício das soluções de gerenciamento de estoque é a otimização do processo de compras. Isso porque essas soluções ajudam a organizar as compras de materiais e insumos de forma mais eficiente, evitando tanto os atrasos quanto os excessos de itens — dois fatores que impactam diretamente no bolso da empresa.

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