Gestão de fornecedores: boas praticas para seu e-commerce

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Como você lida com a gestão de fornecedores no seu e-commerce? Certamente os parceiros responsáveis pela venda dos produtos que você comercializa são fundamentais para o sucesso do seu negócio – e o mesmo vale para os fornecedores dos serviços que você usa no dia a dia das operações.

O relacionamento da sua loja virtual com fornecedores afeta a capacidade de manter o estoque, as condições de compra de mercadorias e a lucratividade. Portanto, adotar boas prática para gerenciar essas relações é um ótima ideia.

Neste artigo vamos compreender melhor boas práticas para escolher parceiros e administrar a relação com eles.

O que é a gestão de fornecedores?

Em termos simples, a gestão de fornecedores se refere a todos os processos e atividades relacionadas aos fornecedores. Inclui identificação, avaliação de desempenho, conformidade, gerenciamento e negociação de contrato.

A gestão de fornecedores é a relação entre compradores e fornecedores. Assim como uma empresa busca construir bons relacionamentos com os clientes para gerar boas vendas, também é possível gerenciar os fornecedores para garantir boas compras.

O papel dos fornecedores não se limita ao fornecimento de bens e serviços. Trata-se de selecionar o parceiro certo, mitigar riscos e otimizar todo o processo.

Para garantir que os relacionamentos sejam bem mantidos e nada atrapalhe o processo de negócio, ter uma gestão de fornecedores é fundamental. Isso ajuda a gerenciar o relacionamento a longo prazo – permitindo que as operações do e-commerce ocorram sem problemas.

Como acertar na escolha dos fornecedores?

Uma boa gestão de fornecedores inicia no momento da escolha correta dos seus parceiros. Se você se guiar apenas pelo preço praticado, pode acabar sofrendo com fornecedores que atrasam a entrega, são desonestos ou não conseguem dar continuidade às suas próprias operações.

Veja alguns critérios para considerar na escolha de fornecedores para seu e-commerce:

1. Custo do fornecedor

Provavelmente o fator mais óbvio – mas igualmente importante – a se levar em consideração ao procurar novos fornecedores é o custo.

Claro, você terá uma estimativa, pois saberá quais produtos está procurando e quanto está disposto a pagar. Mesmo assim, os preços entre os fornecedores podem variar, por isso é importante pesquisar e ver quem oferece o melhor negócio. Por exemplo, alguns fornecedores podem oferecer descontos na compra a granel, ou outros podem compensar custos mais altos com produtos de melhor qualidade.

2. Qualidade

Muitas vezes há uma correlação entre custo e qualidade: quanto mais caro o produto, melhor é a qualidade. Independentemente do preço, ainda existe um nível de qualidade pré-determinado e acordado, e você quer ter certeza de que suas expectativas serão atendidas.

Afinal, a última coisa que você quer é comercializar seus produtos como de ponta, quando seu fornecedor lhe envia algo completamente diferente.

Qualidade não se refere apenas ao produto físico em si, mas também aos aspectos associados. Os produtos são embalados de forma adequada, protegendo-os no trânsito? Eles estão rotulados corretamente? Fale com os fornecedores em potencial para garantir que você esteja totalmente ciente do que eles vão oferecer a você – afinal, você não quer assinar um contrato e depois ficar desapontado.

3. Confiabilidade e experiências anteriores

É importante lembrar que, ao escolher um fornecedor, você está essencialmente entrando em um relacionamento de longo prazo com ele. Por isso, não tenha medo de perguntar por eles: faz sentido que você queira ouvir de empresas que trabalharam com fornecedores específicos no passado, pois eles podem lhe dar um relato honesto de como foi a parceria e listar todos os bens ou pontos negativos.

Se você está decidindo entre dois fornecedores, as referências podem fazer toda a diferença na hora de decidir quem escolher.

4. Cultura compartilhada

As expectativas só são atendidas quando são claras de ambos os lados. Um bom relacionamento com o fornecedor é baseado em metas e atitudes culturais compartilhadas. Fale diretamente com os fornecedores para descobrir como eles gostam de trabalhar com outras empresas. Se você deseja comunicação constante, mas eles preferem apenas deixar o relacionamento de lado e focar nas operações comerciais, então, realisticamente, isso não vai funcionar.

5. Localização

Ao escolher um fornecedor, a localização é um grande fator a se considerar. Se você é um e-commerce localizado no interior do Rio Grande do Sul, então você vai dar preferência para um fornecedor que esteja localizado nas proximidades e compartilhe seus valores. Afinal, contar apenas com fornecedores de Rondônia pode se tornar caro e demorado.

Como fazer um cronograma de fornecimento?

Todo e-commerce busca ter seus estoques sempre abastecidos para que possam atender os clientes com qualidade. E a gestão de fornecedores também interfere diretamente no alcance desse objetivo.

Uma maneira de melhorar o seu abastecimento é fazendo uma análise profunda – considerando os seguintes pontos:

1. Preço dos produtos

Manter um estoque abastecido de um produto que custa R$ 10 é muito mais viável do que manter vários itens que custam R$ 15.000, não é? Esse é um dos fatores que precisam ser considerados para planejar adequadamente o seu abastecimento.

2. Número de fornecedores no mercado

Quanto mais empresas produzirem o mesmo produto, maior será a oferta. Em contraste, se o custo de oportunidade de produzir um bem ficar muito alto, os fornecedores deixarão o mercado, reduzindo a oferta.

3. Clima

O clima afeta principalmente as pessoas do setor agrícola, mas também pode desempenhar um papel na produção e no fornecimento de outros bens. Por isso, considere o impacto que isso pode ter no abastecimento dos estoques do seu e-commerce.

4. Expectativas e previsões do mercado

As tendências do mercado guiam não apenas os hábitos do cliente final, mas também as atividades dos seus fornecedores. Manter uma boa comunicação permite que você entenda melhor as direções que os seus fornecedores estão seguindo.

5. Demanda do cliente

Por fim, é essencial considerar a demanda do seu cliente para acertar nos níveis de estoque de cada uma das mercadorias comercializadas.

Boas práticas de relacionamento para uma boa gestão de fornecedores

Afinal, quais são as boas práticas que você pode adotar para otimizar a gestão de fornecedores e construir bons relacionamentos? Aqui estão algumas ideias que você pode aplicar no seu e-commerce:

1. Comunicação consistente

Qualquer relacionamento saudável tem como base uma comunicação eficaz e constante. E com a gestão de fornecedores isso não pode ser diferente. Invista em uma comunicação consistente com seus fornecedores para construir ótimas relações. Crie canais de comunicação e participe de uma comunicação bidirecional.

Mantenha contato com o fornecedor. Não seja o tipo de empresa que se comunica com os fornecedores apenas quando algo dá errado ou quando faz demandas. Quando surgirem problemas, resolva-os de maneira oportuna e profissional.

2. Não veja seus fornecedores apenas como vendedores

Muitas organizações tratam os fornecedores como meros vendedores. Eles agem como se fossem donos dos fornecedores e os fornecedores deveriam estar a seu serviço. No entanto, seus fornecedores devem ser seus parceiros que trabalham para o bem mútuo. Esse é o caminho para uma boa gestão de fornecedores.

Certifique-se de que seus fornecedores se sintam parte de seu negócio. É vital informar os fornecedores sobre o que está acontecendo em sua empresa para criar um bom relacionamento com eles. Notifique seus fornecedores sobre novos produtos, mudanças no pessoal-chave, quaisquer ofertas e promoções especiais e mudanças nas estratégias.

3. Avalie os riscos

Desenvolva o hábito de examinar o risco de lidar com um fornecedor. Pergunte ao fornecedor sobre sua experiência, anos de experiência, mecanismos de gerenciamento de crise, trabalhos anteriores e, claro, algumas referências.

A partir dos dados que eles fornecem, determine se eles têm a experiência certa, capacidade para lidar com seus pedidos e credibilidade. Ao examinar o risco de lidar com um fornecedor, você pode mitigar os riscos e planejar o inesperado.

4. Seja um ótimo cliente

Um ponto importante na gestão de fornecedores é entender o seu papel como cliente.

Reserve um minuto para pensar nas coisas que você adora em seus bons clientes. Talvez seja o pagamento pontual, feedback, lealdade ou agradecimento. Da mesma forma, seja um grande cliente para seus fornecedores. Não deixe que eles enviem muitos lembretes de pagamento se você não fizer isso para seus bons clientes. Além disso, sempre aprecie, forneça feedback e seja leal a seus fornecedores. Os benefícios que você obtém de um relacionamento amigável com o fornecedor não têm preço.

5. Entenda seus fornecedores

Um bom número de empresas não gasta tempo e esforço para entender seus fornecedores. Desenvolver um relacionamento profissional com um fornecedor é mais fácil quando você os compreende. Além disso, sua relação de trabalho se torna efetiva.

Reserve um tempo para entender o negócio do seu fornecedor; seus investidores, missão, objetivos e como opera. Facilite o trabalho deles fazendo pagamentos em dia, enviando pedidos com prontidão e fornecendo os recursos necessários para atendê-lo. Quando você entende o fornecedor, pode alinhar sua empresa com a dele e crescer junto.

Onde encontrar bons fornecedores?

Atualmente, existem várias formas de encontrar bons fornecedores. Você pode tanto confiar em empresas locais próximas de você quanto encontrar parceiros localizados em qualquer local do mundo por meio da internet.

Qualquer que seja o caminho que você decida seguir, o segredo está em conhecer um pouco mais sobre o fornecedor antes de fechar uma parceria.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é obter referências de outros compradores. Em sites e outras plataformas online, você pode ver os comentários de clientes ou descobrir alguns dos clientes atendidos para que possa entrar em contato com eles.

O objetivo é que você encontre um fornecedor em quem possa confiar e que tenha uma boa reputação por trabalhar com pessoas como você. Se você conseguir obter o nome ou número de contato de um comprador anterior, envie um e-mail como este:

“Ei, estou interessado em comprar deste fornecedor e entendo que você já fez o mesmo. Gostaria de saber se você poderia me falar sobre sua eficiência e processo.”

Você gostou das dicas de gestão de fornecedores para o seu e-commerce? Como você costuma lidar com isso na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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