Como utilizar a inteligência artificial no e-commerce?
O uso de inteligência artificial no comércio eletrônico está crescendo para empresas de todos os setores e tamanhos. Essa tecnologia ajuda as empresas a aprender mais sobre seus clientes, ajustar as recomendações de produtos, simplificar a logística, aumentar a eficácia do marketing e muito mais.
Existem vários mecanismos que podem ser utilizados para otimizar a organização e as vendas de um e-commerce. E o fato é que muitas empresas de comércio eletrônico estão investindo pesadamente em inteligência artificial para se manter no topo e oferecer a melhor experiência aos seus clientes.
Neste artigo, vamos entender melhor como você pode usá-la no e-commerce para aproveitar esses benefícios!
O que é inteligência artificial?
É a capacidade que uma máquina possui de executar tarefas de forma “inteligente”. Essas tarefas podem incluir aprender e tomar decisões, assim como um ser humano é capaz de fazer.
Esse tipo de tecnologia é relativamente novo, porém, já teve um grande impacto em setores como finanças e saúde em um curto período de tempo.
Por conta dos avanços em processamento de dados, aprendizagem e armazenamento de informações, a inteligência artificial tem se tornado popular. Essa tecnologia está inserida no nosso dia a dia, por exemplo, nas recomendações da página principal do Netflix, no que o Facebook entende como conteúdo apreciado e como a Amazon recomenda seus produtos para seus usuários.
Além disso, os benefícios da inteligência artificial estão se espalhando para o comércio eletrônico. Não se trata de um produto em si, mas uma ferramenta poderosa para criar melhores experiências que atendam às necessidades do cliente.
Inclusive, a maior vantagem da inteligência artificial é que ela pode ajudar o e-commerce a criar uma experiência mais humana para o cliente e personalizá-la. Parece controverso uma máquina ser responsável por uma interação mais humana, mas esse é o resultado alcançado através da otimização das análises de dados.
Na verdade, uma loja online gera enormes volumes de dados de dezenas de canais. Há muitos dados para um ser humano saber onde procurar ou mesmo o que procurar. E é aqui que a tecnologia pode ajudar.
Como a inteligência artificial no e-commerce está transformando o setor de compras?
É visível que a inteligência artificial, aplicada no e-commerce, está transformando o setor de compras. Mas de que forma isso acontece? O primeiro ponto é que ela ajuda a criar uma experiência de compra muito personalizada para o consumidor.
Isso porque ela é capaz de armazenar, analisar e traduzir dados em uma velocidade muito maior do que uma pessoa conseguiria. Assim, o cliente consegue ter a experiência de compra mais personalizada possível.
Essa personalização significa que o consumidor terá acesso às publicações que tenham mais relação com os seus interesses e que consigam suprir as suas necessidades. Por isso, no final das contas, a inteligência artificial ajuda a aumentar as chances de fechamento de vendas.
O segundo ponto é permitir a tomada de decisões mais inteligentes. Afinal, muitas vezes o cliente não está muito convicto do que pretende comprar ao abrir o seu site. As indicações relacionadas vão orientá-lo sobre quais as melhores opções, e assim, ele poderá tomar as decisões mais inteligentes, e o seu e-commerce vai vender mais.
Para alcançar esse resultado, os principais usos da inteligência artificial no e-commerce, hoje em dia, são as vitrines de recomendação de produtos e a busca inteligente. Apesar da taxa de conversão de um e-commerce brasileiro ainda ser baixa, ela faz com que as compras online sejam mais eficientes, intuitivas e prazerosas, ajudando a aumentar essa taxa.
Qual a importância da inteligência artificial no e-commerce?
Sabendo o que é a inteligência artificial, e como ela pode ser usada no e-commerce, já dá para imaginar a sua importância para o setor. Ela ajuda as empresas a encontrarem clientes em potencial, já que possui ferramentas poderosas para coletar, analisar e processar dados.
E com isso, consegue buscar os usuários que mais se encaixam no perfil de cliente ideal da empresa. A inteligência artificial também ajuda na comunicação com os usuários, através dos chatbots.
Assim, fica mais fácil oferecer um atendimento rápido e eficiente para todos os visitantes da plataforma. Ela também simplifica vendas, já que ajuda os clientes a percorrerem o caminho da compra de forma rápida e fácil.
A inteligência artificial também configura pesquisas online orientadas para o cliente, entre outras coisas. Por tudo isso, as marcas online se posicionam bem para aproveitá-la.
Afinal, através dessa ferramenta, você conseguirá entender melhor os clientes, e lidar com satisfações e desejos de consumo. Confira agora os principais benefícios da inteligência artificial no e-commerce:
Campanhas de marketing mais precisas
Com a inteligência artificial é possível apresentar a mensagem certa na hora certa, e coletar insights para ajudá-lo a tomar melhores decisões. Além disso, ela ajuda a descobrir características do público, o que leva a conversões mais altas.
Esses e outros mecanismos da inteligência artificial podem ajudar a aumentar os resultados de suas campanhas de marketing.
Melhores experiências do cliente
A inteligência artificial é capaz de rastrear e analisar milhões de ações de clientes todos os dias. Além disso, através dessas informações, também podemos usá-la para personalizar o conteúdo para cada usuário.
Essa estratégia contribui para que os e-commerces consigam fornecer conversas envolventes, conselhos úteis e interações íntimas com os seus contatos.
Isso é algo que as marcas buscam fazer o tempo todo, mas sem a inteligência artificial fica difícil ter muito sucesso. Mas agora, com a tecnologia, fica mais fácil conseguir melhorar as experiências dos seus clientes.
Maior produtividade e redução de custos operacionais
Dentro de um e-commerce, a inteligência artificial é capaz de diminuir a carga sobre a equipe, e assim, eles gastam menos tempo em tarefas repetitivas. Dessa forma, eles podem se dedicar mais a fazer brainstorming criativo e estratégias para a sua marca.
Inclusive, pesquisas mostram que as ferramentas de inteligência artificial aumentam a produtividade dos funcionários e reduzem os custos operacionais.
12 tipos de inteligência artificial no e-commerce
Diante de todos esses benefícios, chegou a hora de conhecer algumas aplicações de inteligência artificial que podem ser úteis para o seu e-commerce.
1. Pesquisa inteligente e recomendações
Quando o usuário começa a digitar uma pesquisa, mesmo que ele não complete a informação, ou que ele escreva errado, a inteligência artificial atua. Ela oferece dicas de palavras-chave para que eles possam escolher os produtos desejados mais rapidamente, apenas clicando nas opções recomendadas na barra de pesquisa.
A inteligência artificial também melhora a pesquisa de produtos e serviços, aprendendo como as pessoas procuram os itens de que precisam. Ela investiga os itens que são comprados em conjunto, os adjetivos e sinônimos de cada produto, e outras informações relevantes para oferecer o que se está procurando, reduzindo o tempo de busca.
2. Abordagem personalizada
A personalização é um dos principais motivos que fazem uma empresa buscar a inteligência artificial. Essa tecnologia ajuda o negócio a analisar a experiência de seus clientes, tornando a comunicação marca-cliente mais personalizada.
Para isso, a inteligência artificial analisa o histórico de visitas dos clientes e o que eles estão fazendo no momento. Com essas informações, é possível prever o que os visitantes desejam ver e comprar.
A inteligência artificial analisa os dados do cliente e fornece às empresas possíveis padrões de melhoria. A partir daí, os profissionais podem aprimorar a sua interação com os clientes, usando as melhores abordagens.
3. Chatbots e assistentes virtuais
Chatbots e assistentes virtuais são serviços que dependem da tecnologia da inteligência artificial. Eles podem ser usados para pesquisa aprimorada de produtos e para suporte ao cliente. Por exemplo, os usuários podem pedir conselhos ou recomendações a sua assistente virtual, e conseguir as melhores opções de compra.
Os assistentes virtuais são soluções autônomas que precisam ser incorporadas ao aplicativo de uma empresa. Já os chatbots são desenvolvidos e oferecidos por uma empresa. Os clientes podem usar chatbots e assistentes virtuais para procurar os itens de que precisam em conversas humanas.
4. Opções de entrega aprimoradas
A entrega é um dos principais pontos que fazem com que o cliente fique satisfeito, ou não, com o serviço do seu e-commerce. E as ferramentas de inteligência artificial também colaboram nesse setor, porque elas calculam automaticamente o peso dos produtos e escolhem a melhor forma de envio.
Assim, elas ajudam os clientes a escolher as rotas de entrega mais curtas e baratas. Elas também ajustam as datas de entrega de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, podem oferecer opções de entrega adicionais e, à medida que os produtos são enviados, os consumidores conseguem acompanhar seus pedidos em tempo real. Podem também ativar as notificações de entrega que são enviadas pelo e-mail.
5. Gerenciamento de estoque aprimorado
Muitas empresas já utilizam inteligência artificial para melhorar seu gerenciamento de estoque com base nas previsões de demanda. Os sistemas inteligentes são importantes para o e-commerce porque ajudam a organizar melhor seus fluxos de trabalho internos.
E a inteligência artificial pode prever as vendas quando analisa os níveis de estoque e o histórico de compras. Com isso, as empresas conseguem ajustar melhor os seus orçamentos. Porque elas solicitam apenas os produtos que estão sob demanda e melhoram a gestão dos seus armazéns.
Essa tecnologia evita que o armazenamento seja feito em excesso ou que alguns itens desejados pelo cliente fiquem em falta.
6. Detecção de fraudes e redução de riscos
O comércio eletrônico é um setor que atrai fraudes digitais e cibercriminosos, assim como todos os setores em rápido desenvolvimento que envolvem grandes orçamentos. Por isso, muitas empresas já utilizam inteligência artificial, através de sistemas antifraudes, para detectar fraudes e reduzir riscos de fraude.
Os sistemas inteligentes de e-commerce ajudam a empresa a monitorar as atividades da conta do cliente, e também revelam usuários suspeitos, o que evita possíveis fraudes.
Além disso, existem outras estratégias de segurança de dados que a inteligência artificial utiliza e que torna a vida dos golpistas e cibercriminosos muito mais difícil.
7. Exibição de campanhas segmentadas
A inteligência artificial também pode contribuir para o sucesso das campanhas de marketing digital no e-commerce. As recomendações de produtos, utilizadas na publicidade segmentada, desempenham um papel muito importante nas compras online, e a inteligência artificial tem um papel importante no sucesso dessa estratégia.
Essa tecnologia utiliza conjuntos de dados atualizados e, com eles, é possível prever os possíveis itens que o consumidor deseja ver em seguida. Esse tipo de campanha é excelente para diferenciar os anúncios do seu e-commerce dos demais que estão espalhados pela internet, e que não são personalizados e que os usuários não desejam comprar.
8. Pop ups de retenção
Os pop-ups de retenção são conteúdos utilizados em etapas específicas da jornada de compra, que geram urgência para o cliente. Eles buscam gerar interação com o consumidor para que eles tomem uma decisão de compra, por exemplo, em situações de carrinho abandonado, lembrando o usuário que aquela compra pode ser fechada, influenciando na taxa de conversão.
Os pop-ups de retenção nem sempre fazem uso de inteligência artificial, mas podem trabalhar junto com outras que utilizam essa tecnologia. Dessa forma, as informações colhidas sobre itens das vitrines e das buscas, e também os dados comportamentais dos usuários, podem ser usados para criar esses pop-ups.
9. Segurança
A segurança do e-commerce também pode ser melhorada com inteligência artificial. Tanto em relação a evitar fraudes, como também em relação a segurança da entrega. Para isso, pode ser feito o monitoramento do trajeto da encomenda, e assim, podem ser identificados possíveis problemas, como por exemplo, algum tipo de atraso.
10. Tomada de decisões
Como vimos, a inteligência artificial é capaz de processar um grande número de dados em questão de segundos. Com isso, é possível tomar decisões estratégicas mais precisas e rápidas. Esse fator é fundamental para o sucesso de um empreendimento tão competitivo como um e-commerce.
11. Remarketing
As campanhas de remarketing são essenciais para converter um cliente que já visitou a sua loja virtual, mas não concluiu a compra. Nesses casos, o papel da inteligência artificial é otimizar a frequência de exibição das campanhas, de acordo com o comportamento dos usuários. Essa tecnologia também analisa o retorno sobre investimento (ROI) da campanha, e oferece sugestões para a otimização da mesma.
12. Análise de métricas e indicadores
Além do ROI, a inteligência artificial também é importante para analisar outras métricas e indicadores do seu e-commerce. Ela processa um grande número de dados, faz previsões precisas, otimiza processos, e integra ferramentas, tornando todo o processo mais preciso, rápido e eficiente.
