Kit de produtos: como aumentar as vendas no e-commerce?

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Uma estratégia baseada na criação de um kit de produtos pode gerar resultados incríveis no e-commerce. Para compreender isso, basta pensar nas suas próprias experiências como consumidor. Você já comprou um combo de produtos por conta das promoções de “leve 3, pague 2”? Ou, então, optou por comprar um produto extra porque ele estava entre as recomendações da loja virtual? Essas são situações construídas para levar o consumidor a comprar mais. Porém, os benefícios de oferecer os produtos em combos podem ir muito além de gerar mais vendas. Com um bom planejamento por trás da estratégia, se torna possível alcançar diversas vantagens para a sua loja virtual – garantindo vantagens competitivas que fazem toda a diferença em um mercado tão acirrado. Ao longo deste artigo, veremos como você pode usar o kit de produtos como uma estratégia para aumentar as vendas no e-commerce. Acompanhe.

Como funciona uma estratégia com kit de produtos?

Por que vender apenas um produto quando você pode vender quatro, cinco ou até seis? Essa é a principal lógica por trás de uma estratégia com kit de produtos. Trata-se de uma maneira muito inteligente de aumentar seu valor médio de pedidos – gerando um crescimento das suas margens de lucro e vendas gerais. Uma estratégia de agrupamento de produtos é bastante simples. Você simplesmente vende uma gama de produtos por um preço combinado, que é mais barato do que quando os clientes adicionam vários produtos à sua sacola separadamente. Essa é uma forma de explorar o psicológico dos consumidores e deixá-los mais propensos a fazerem a compra por perceber a possibilidade de uma boa economia. De forma bem resumida: ao melhorar o valor do que vende, você venderá mais e deixará seus clientes satisfeitos.

Quais são os benefícios para o e-commerce?

Imagine que você crie um kit de espumantes na época do Natal e ano novo. Em vez de comprar apenas duas ou três garrafas, os consumidores podem adquirir 5 garrafas de espumante ganhando um bom desconto. Nesse cenário, você consegue aumentar consideravelmente o número de vendas realizadas no período. Apenas analisando esse exemplo, já podemos notar que o aumento das vendas do e-commerce é o grande benefício de uma estratégia com kit de produtos, não é? Porém, ainda existem outras vantagens que podem ser aproveitadas:

  • Geração de valor para o cliente. Os pacotes aumentam a percepção de valor dos clientes, e fazem com que eles sintam que estão fazendo um bom negócio.
  • Conveniência. Os kits de produtos facilitam a tomada de decisão para o cliente. Em vez de ter que escolher vários produtos, ele fica inclinado a comprar o kit que já está montado.
  • Confiança do consumidor. As recomendações personalizadas para a venda em combo podem melhorar o relacionamento entre a sua empresa e o cliente. Trata-se de uma ótima forma de demonstrar que você busca satisfazê-lo.
  • Gerenciamento de estoque. A venda de kit de produtos pode ajudá-lo a compensar o excesso de mercadorias em estoque – incluindo esses produtos nos kits.
  • Compensação do frete. Você também pode explorar as vendas em combo para diminuir o impacto do frete na operação. Ao comprar mais produtos, o valor cobrado pelo frete fica proporcionalmente menor.
  • Aumento do ticket médio. Aumentar o ticket médio está entre os principais objetivos de uma loja virtual, certo? Ao incentivar a compra de produtos em combo, você consegue elevar o valor gasto pelos clientes em cada compra.
  • Crescimento da lucratividade. No fim das contas, todos esses benefícios refletem diretamente no crescimento da lucratividade alcançada pelo e-commerce.

Como implementar o kit de produtos?

Mas então, como você pode implementar uma estratégia baseada na criação de kit de produtos? O segredo está no planejamento sobre as suas ações. Você não pode, simplesmente, sair agrupando vários produtos e esperar que os consumidores fiquem satisfeitos. É a estratégia por trás dessas ações que realmente garantem os resultados positivos. Para ajudá-lo a implementar uma estratégia de sucesso na sua empresa, preparamos algumas dicas pontuais:

  • Coloque produtos úteis em conjunto. Poupe tempo dos seus clientes e procure levá-los para os acessórios ou outros itens de que provavelmente necessitarão com a compra – como um kit com lâminas para barbear com loção pós-barba.
  • Ofereça valor real. Os compradores verão imediatamente se não houver uma economia real na operação, e isso prejudicará sua credibilidade com seu público. Certifique-se de que o pacote que você oferece realmente gera uma boa economia.
  • Mantenha as escolhas simples. Os kits precisam ser convenientes e fáceis de entender. Muitas opções podem sobrecarregar os compradores, fazendo com que abandonem seus carrinhos.
  • Procure padrões nos seus dados de vendas. Veja as vendas passadas para descobrir o que seus clientes costumam comprar juntos. Esses itens são ótimos candidatos para ofertas em pacote.
  • Reúna itens populares com produtos encalhados. Uma maneira de vender produtos que estão parados no seu estoque é colocá-los em kits com produtos populares entre o público – sempre cuidando para manter uma coerência.
  • Observe a concorrência. Faça uma pequena análise de concorrência, visitando sites de outras empresas e vendo quais são os principais produtos vendidos em combo, e as recomendações de acordo com o produto adicionado no carrinho.
  • Faça testes A / B. Você será mais capaz de descobrir o que os clientes querem testando diferentes combinações de produtos para ver como elas funcionam.
  • Deixe os consumidores criarem seus próprios pacotes. Você pode oferecer incentivos para compras adicionais de várias formas. Por exemplo, permita que os clientes escolham itens de um grupo de produtos para um desconto. Ou você pode definir um valor mínimo na compra para que os clientes recebam frete grátis ou um desconto percentual no valor total.
  • Não misture itens baratos com itens caros. Procure combinar itens de qualidade ou valor semelhante. Os produtos não precisam ter o mesmo preço, especialmente se você estiver reunindo acessórios com um item caro. Mas a situação oposta não costuma funcionar – afinal, é difícil levar um cliente que deseja comprar apenas uma bateria a levar, também, uma máquina fotográfica.
  • Encontre uma boa plataforma de vendas. Para viabilizar uma estratégia com kit de produtos será preciso encontrar uma plataforma de vendas que permita criar facilmente os seus kits. O LifeApps possui uma plataforma completa para suprir todas as necessidades da sua loja virtual – incluindo a montagem de kits de produtos de maneira simples e facilitada.

Está pronto para explorar uma estratégia com kit de produtos?

Ao longo deste artigo falamos sobre a relevância que trabalhar com kit de produtos pode ter para as vendas da sua loja virtual. São inúmeros os benefícios que você pode obter quando consegue conduzir o consumidor a comprar produtos em combo – impactando positivamente no faturamento do seu negócio. A melhor parte dessa estratégia é que você pode implementá-la sem dificuldades. Com o LifeApps você consegue personalizar seus kits de produtos com muita facilidade – definindo quais produtos farão parte do kit, o valor de desconto no preço unitário de cada um deles e inserindo fotos personalizadas para o seu kit. Após isso, basta iniciar a divulgação e esperar o crescimento das vendas! Você já conhecia os benefícios de uma estratégia com kit de produtos? Quer entender como o LifeApps pode ajudá-lo a implementar essa estratégia na sua empresa? Visite a nossa página e entre em contato com a nossa equipe!  

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