Linkedin

LinkedIn: como utilizar para alcançar novos clientes?

 

Talvez você não saiba, mas a plataforma Linkedin não serve apenas como uma rede de networking para profissionais e empresas em busca de trabalho: ela é uma poderosa ferramenta de negócios.

 

E você deve aproveitá-la como um instrumento para ampliar suas vendas, para empreender uma nova atividade, lançar produtos e serviços, tudo para um público muito qualificado.

 

Mas é preciso ter cuidado para que suas ações não se transformem em uma loja virtual ou o seu perfil passe a ter características semelhantes às do Facebook e outras redes sociais que, muitas vezes, perdem o foco e se tornam uma ferramenta de entretenimento.

 

Você precisa manter a essência do Linkedin e aproveitar corretamente benefícios como:

  • Existem mais de 65 milhões de profissionais de negócios de todo o mundo na plataforma.

     

     

  • Quase 50% dos membros da rede social têm autoridade para tomar decisões em suas empresas.

     

     

  • É possível separar sua área de atuação por segmento da empresa, tipo de profissional, regiões geográficas, nível de escolaridade, entre outros critérios.

     

O grande desafio para realizar negócios é: como ser assertivo na estratégia de vendas? De que forma utilizar a plataforma para alcançar novos clientes e realizar grandes negócios? Vamos às dicas.

 

Primeiros passos no Linkedin

Parece óbvio falar sobre primeiros passos no Linkedin, inclusive, você já deve ter um perfil na plataforma, mas provavelmente seu objetivo esteja relacionado a questões como busca de empregos, compartilhamento de artigos de interesse profissional, conectar empresas visando oportunidades futuras, etc.

 

Neste caso, precisamos mudar o mindset e transformar o seu perfil do site em um formato direcionado ao marketing, visando realizar negócios. Portanto, para (re)começar no LinkedIn:

 

  • Saiba como o site funciona em relação aos negócios, políticas de uso e de privacidade.

     

     

  • Crie ou remodele seu perfil, dando destaque em seu negócio. Seu objetivo é evitar um perfil chato e, em vez disso, criar um perfil que atraia pessoas para você.

     

     

  • A menos que você seja um freelancer, considere criar uma página da empresa no LinkedIn. Você terá a oportunidade de configurar uma página de negócios enquanto completa a seção de currículos do seu perfil. A página da sua empresa será vinculada automaticamente a partir do currículo em seu perfil.

     

     

Com essas noções básicas, você pode começar a se promover no marketing e na sua empresa para os membros do LinkedIn. Mas ainda não acabou, temos outras dicas para dar continuidade em sua jornada e alcançar novos clientes. Esses foram apenas os primeiros passos.

 

Estratégias de Marketing aplicadas ao Linkedin

Há duas maneiras principais de realizar ações de marketing no Linkedin para alcançar novos clientes, usando uma abordagem passiva ou tomando uma ação proativa.

 

De qualquer forma, como todas as outras estratégias de marketing, quanto mais tempo e esforço você investir em suas ações de marketing no LinkedIn, maiores serão as recompensas.

 

Marketing passivo no LinkedIn

Para o marketing passivo, basicamente, basta ter um perfil, construir suas conexões e manter sua conta atualizada. Você pode chamar a atenção de clientes em potencial, parceiros de negócios e até influenciadores. A abordagem passiva pode gerar os seguintes resultados:

 

  1. Exposição a pessoas que procuram produtos ou serviços. Os recursos de pesquisa do LinkedIn permitem que outras pessoas procurem o que você oferece para encontrar você.

     

     

  2. Apresentações a clientes em potencial. Suas conexões comerciais do LinkedIn podem oferecer a você pessoas e empresas que talvez não conseguisse alcançar.

     

     

  3. Recomendações de outras pessoas no LinkedIn, que são depoimentos boca-a-boca para você e sua empresa. Eles fornecem credibilidade que incentiva as pessoas a fazerem negócios com você.

     

     

Marketing Proativo do LinkedIn

Como a maioria das táticas de negócios, quanto mais ativamente envolvido você estiver, mais eficaz e rápido serão os resultados. Os passos para aproveitar melhor a capacidade do LinkedIn de promover seu negócio são os seguintes:

 

  1. Publique atualizações de status regularmente. Fale sobre o que você e para quem você está trabalhando. Inclua atualizações que seriam de interesse para seus clientes atuais e futuros clientes.

     

     

  2. Participe de grupos relacionados ao seu negócio e interesses. A participação na discussão pode ajudar a lhe estabelecer como especialista em seu campo. Não faça spam nem fale sempre sobre o seu negócio. Em vez disso, responda a perguntas e seja um recurso em que as pessoas confiam.

     

     

  3. Envie mensagens e convites para aqueles que fazem parte de sua rede e para outros membros do grupo. Novamente, não seja um spammer. Seu objetivo é criar conexões profissionais que sejam mutuamente benéficas para você e para a outra pessoa.

     

     

  4. Experimente fazer publicidade no LinkedIn. A publicidade paga ainda é relativamente barata e pode levar sua empresa rapidamente ao mercado.

     

     

  5. Considere atualizar sua conta para uma associação paga do LinkedIn. Isso lhe dará opções adicionais de contato e outros benefícios que podem ser uma boa opção para o que você está tentando realizar.

     

     

Use a pesquisa avançada do Linkedin

Um recurso importante e pouco explorado por muitos é a pesquisa avançada do Linkedin. Ela permite que você pesquise na plataforma por qualquer pessoa, em muitos critérios, mesmo que você não os conheça.

 

Vale destacar que a pesquisa avançada faz com que você encontre pessoas de acordo com o perfil exato de cliente para o seu negócio. Caso você ainda não tenha as características do seu cliente, tente responder às seguintes perguntas:

 

  • Quem são os clientes para quem você vende?
  • Qual é o cargo que eles desempenham?
  • Qual é o nível de escolaridade deles?
  • Qual é o tamanho da empresa?
  • Quais são os segmentos em que o cliente atua?

     

Tratando-se de B2B, o resultado dessa pesquisa vai retornar um grande número de contatos. Será preciso aprimorar o seu filtro, até chegar a um número que você possa atuar de forma eficiente na busca por novos clientes.

 

O resultado de todo esse esforço é chegar até os tomadores de decisão, as pessoas que vão ter interesse na oferta de seu produto ou serviço e que poderão indicá-lo para fazer contato com a empresa ou fechar negócio diretamente com você.

 

Ao adicionar o LinkedIn à sua estratégia de marketing, ele pode ajudá-lo a expandir sua rede, encontrar novos cliente e criar uma boa imagem profissional para você e sua empresa. Considere compartilhar seu perfil ou a página de sua empresa no LinkedIn em seu site ou blog para que seus visitantes possam acessar o seu perfil.

 

Durante o trabalho de construção de sua marca no Linkedin, vale a pena conferir como os outros profissionais de sua área estão maximizando o que a ferramenta tem a oferecer. Perceba que como um recurso de rede, o LinkedIn pode fornecer conexões que levem à publicidade, mais trabalho e outras vantagens crescentes para grandes negócios.

 

Estas foram apenas algumas estratégias para alcançar novos clientes com o LinkedIn. Use essas técnicas ou as desenvolva para criar seus próprios métodos inovadores. Seu negócio só tem a ganhar. Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

 

  

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *