Live Shopping: tendência que vai ficar no e-commerce

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Live Shopping: tendência que vai ficar no e-commerce

Você já ouviu falar sobre o Live Shopping? Se ainda não, pode preparar-se para ouvir bastante sobre isso nos próximos anos. Com o crescimento da popularidade dos conteúdos em vídeo, essa é a grande aposta de muitos e-commerces espalhados pelo mundo.

O modelo de negócios de comércio eletrônico provou ser um sucesso porque acomoda os clientes, dando-lhes a capacidade de fazer compras no conforto de suas casas. Também tornou a venda de produtos mais acessível para as empresas, uma vez que não exige os custos indiretos que vêm com a venda em uma loja física.

Recentemente, as empresas de comércio eletrônico começaram a integrar os vídeos ao vivo em suas estratégias de marketing como uma tática para melhorar suas vendas e a percepção de suas marcas. Afinal, existe uma forma mais interativa e engajadora para atrair os consumidores?

Neste artigo vamos compreender melhor o que é o Live Shopping e o que você pode esperar desta tendência. Confira!

O que é Live Shopping?

O Live Shopping é uma estratégia inovadora para vendas online por meio de transmissões ao vivo. Essa tática é usada tanto no comércio eletrônico B2C quanto no B2B para conectar-se com seu público a fim de construir o reconhecimento da marca e fazer vendas.

Basicamente é um formato de compras ao vivo, explorando a autoridade e influência do apresentador sobre determinado nicho/produto.

Um uso notável do Live Shopping foi durante a venda do Amazon Prime Day em 2020. A página inicial da Amazon apresentou diferentes transmissões ao vivo ao longo do dia para manter o público engajado.

Esse modelo de compra nasceu há alguns anos na China. O sucesso é tanto que ele representou 10% do GMV (Gross Merchandise Volume) total do e-commerce chinês em 2020, e estimativas da HSBC e Qianhai Securities previu que seria alcançada uma representatividade de até 20% em 2022.

Uma boa amostra do potencial do Live Shopping é o caso do Li Jiaqi, também conhecido como Rei do Batom (King of Lipstick), que vendeu 15 mil batons em apenas 5 minutos em uma live do site chinês Taobao.

No entanto, o modelo de Live Shopping exige uma infraestrutura e logística diferentes do comércio eletrônico tradicional. É preciso ter uma equipe técnica para garantir a qualidade da transmissão, além de um estoque de produtos pronto para atender a demanda gerada pela transmissão ao vivo.

Além disso, as empresas precisam ser responsáveis ​​pelo conteúdo divulgado durante as transmissões, garantindo que não haja informações enganosas ou inadequadas.

Benefícios do Live Shopping

O Live Shopping está ganhando popularidade por conta de seus diversos benefícios para o e-commerce. Veja os principais desses benefícios:

É envolvente

Você sabia que 80% das pessoas preferem assistir a um vídeo ao vivo de uma marca do que ler uma postagem em seu blog? A transmissão ao vivo é muito mais envolvente porque faz com que os espectadores se sintam parte de bate papos mais íntimos com as marcas.

A natureza em tempo real da transmissão ao vivo pode ajudar seus espectadores a se sentirem como se estivessem em um bate-papo por vídeo com um amigo, em vez de assistir a um vídeo pré-gravado muito editado.

Quando um vídeo está sendo transmitido ao vivo, ele cria um pouco de “FOMO” (fear of missing out – ou medo de estar perdendo algo). Os espectadores não querem perder e provavelmente irão imediatamente direcionar sua atenção para um vídeo que pode não estar disponível posteriormente.

Experiência de compra realista

Embora muitas pessoas gostem de fazer compras online, ainda existem algumas pessoas que gostariam de comprar determinados produtos pessoalmente. Às vezes, as fotos não mostram realmente a qualidade de um produto, o que deixa algumas pessoas desconfortáveis.

As roupas são um dos principais produtos que as pessoas gostam de comprar pessoalmente porque as fotos podem dificultar a visualização do corte e do tecido. No entanto, quando os varejistas ou influenciadores experimentam os itens em vídeo e mostram vários ângulos dos produtos, os compradores têm uma ideia melhor de como são os produtos.

É acessível

A transmissão ao vivo é muito acessível, o que torna o Live Shopping uma estratégia facilmente explorável. Existem maneiras gratuitas de transmitir ao vivo através das redes sociais, mas até mesmo seguir uma rota mais profissional é bastante possível.

Conforme você escala, provavelmente serão necessários investimentos adicionais, mas é muito barato para começar.

É fácil de fazer

É muito fácil iniciar o streaming, especialmente se você estiver fazendo streaming de seu smartphone. Provavelmente, você terá que baixar um ou dois aplicativos, como chat online, caso ainda não os tenha, configurar seus produtos e iniciar a transmissão.

Graças aos desenvolvimentos impressionantes na tecnologia de transmissão ao vivo nos últimos anos, não há necessidade de muito conhecimento técnico.

Aceleração da conversão

O Live Shopping é divertido e envolvente, mantendo os espectadores assistindo por mais tempo. Ele também otimiza as jornadas de decisão do cliente, desde o conhecimento até a compra. Táticas de tempo limitado, como cupons únicos, podem ser usadas para gerar um senso de urgência. As empresas relatam taxas de conversão que se aproximam de 30% – até dez vezes mais altas do que no e-commerce convencional.

Geração de conteúdo

O Live Shopping permitiu que os criadores de conteúdo aproveitassem sua base de fãs para monetizar produtos em transmissões ao vivo, aumentando sua receita e criando uma nova fonte de renda.

Isso também os ajudou a construir relações mais profundas com seus seguidores, ao mesmo tempo em que proporcionou uma nova maneira de promover produtos e serviços.

Além disso, o formato interativo do Live Shopping permite que os criadores de vídeos se conectem com seu público de maneira mais significativa, melhorando a qualidade do conteúdo e aprimorando a experiência do espectador.

Gerar engajamento

Essa nova modalidade de compras online combina vídeos ao vivo, plataforma de chat e recursos interativos que permitem aos consumidores verem os produtos em ação, falar com especialistas e interagir com outros compradores em tempo real.

Isso aumenta a sensação de comunidade e confiança na marca. Dessa forma, os consumidores se tornam mais engajados e propensos a fazer compras aumentando a taxa de conversão.

Reconhecimento da marca

O Live Shopping tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aumentar o reconhecimento da marca, especialmente depois da pandemia.

Com a impossibilidade de experiências físicas, como visitas às lojas, o uso de vídeos ao vivo permitiu que os consumidores conhecessem e interagirem com a marca de forma mais próxima e pessoal.

Além disso, a possibilidade de comprar durante o vídeo aumenta a chance de conversão e fidelização.

Como usar o Live Shopping?

O que não faltam são opções de canais para explorar o Live Shopping: site e apps próprios, redes sociais, plataformas de streaming, entre outras.

Você pode usar o comércio ao vivo em qualquer um desses tipos de plataformas de várias maneiras. As únicas restrições são sua imaginação e criatividade. Dito isso, vejamos algumas das maneiras mais comuns que as marcas de comércio eletrônico usam a transmissão ao vivo.

Aqui estão algumas dicas e táticas que você pode explorar para ter bons resultados com o Live Shopping:

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é uma tática que as marcas usam para promover seus produtos por meio de figuras públicas influentes com um público-alvo semelhante.

Por exemplo, uma marca de roupas de bebê faria parceria com uma mãe cuja marca é construída em torno da maternidade e de seus filhos. Uma empresa de videogame faria parceria com um jogador conhecido na comunidade de eSports. Às vezes, os influenciadores são celebridades, como atores e cantores, e outras vezes são criadores de conteúdo que trabalham intencionalmente para se tornarem influenciadores.

O marketing de influenciadores abre muitas portas para o Live Shopping. Sendo assim, as campanhas de vídeo ao vivo aumentam o envolvimento do vídeo em duas vezes mais para o marketing de influenciadores.

Existem algumas maneiras de incorporar streaming de vídeo ao vivo em parcerias com os influenciadores. Ademais, uma opção popular é fazer com que esses influenciadores desembrulhem seus produtos em transmissões ao vivo. Isso permite que o público veja suas reações e impressões reais sobre seus produtos.

Além disso, outra abordagem é co-hospedar transmissões ao vivo em suas plataformas de marca com influenciadores relevantes. Isso ajuda você a ganhar seguidores e, com sorte, “influenciar” os espectadores a comprar seus produtos.

Transmissão de eventos ao vivo

Muitas marcas usam streaming ao vivo para permitir que convidados remotos participem de grandes eventos. Assim, desfiles de moda, revelações de produtos e outros eventos semelhantes se enquadram na categoria de Live Shopping.

Novamente, você pode transmitir praticamente qualquer evento que hospedar, portanto, há poucas limitações aqui.

Foque na interação

Um grande apelo do Live Shopping é a capacidade dos espectadores de se envolverem melhor com os produtos em um meio digital enquanto procuram emular a experiência de toque e sensação online, quebrando ainda mais a barreira entre o físico e o digital.

Marcas e varejistas que optam por transmissão ao vivo devem garantir que estão permitindo uma conversa bidirecional com os espectadores, permitindo que façam comentários e perguntas e respondendo a eles com mais informações e educação sobre os produtos. Além disso, as empresas devem aproveitar a transmissão ao vivo para criar uma experiência envolvente de descoberta de produtos para seus clientes.

Lançamento de produto

O lançamento de produto é uma estratégia eficaz para aumentar os resultados do Live Shopping. No entanto, é necessário seguir algumas etapas importantes:

  • Planeje com antecedência;
  • Crie uma página de destino dedicada;
  • Faça pré-vendas;
  • Crie um sentido de exclusividade;
  • Anuncie o lançamento nas mídias sociais.

Dessa forma, ao seguir essas etapas, você pode aumentar significativamente os resultados de suas sessões de Live Shopping através do lançamento do produto.

Descontos durante a live

Usar descontos durante a live é uma excelente estratégia para aumentar as vendas durante o Live Shopping. Afinal, esses descontos atraem a atenção do público e incentivam a compra imediata, aumentando o impulso de compra.

É importante destacar o desconto de forma clara, permitindo que o público entenda o valor que estão recebendo. Também é preciso estabelecer um limite de tempo para que esses descontos sejam válidos, pois isso cria um senso de urgência e incentiva os clientes a agir rapidamente.

Comemoração do aniversário

Usar o aniversário da loja pode ser uma ótima estratégia para aumentar os resultados da Live Shopping. Ou seja, oferecer promoções exclusivas, sorteios de brindes e descontos especiais podem estimular a participação do público, gerar engajamento e aumentar as vendas.

Além disso, uma Live comemorativa pode ser uma oportunidade para apresentar os produtos de uma forma criativa, divertida e mais pessoal, conquistando a fidelidade dos clientes.

Futuro do e-commerce com o Live Shopping

Desde o seu surgimento, o e-commerce já teve grandes mudanças – e muitas delas graças à evolução da tecnologia. Ademais, atualmente, percebemos que esse mercado está passando por uma nova fase que é o Live Shopping.

Ou seja, a tendência é a transmissão ao vivo para entregar aos espectadores uma experiência em tempo real. As marcas podem estar em conversa direta com os telespectadores por meio de chat ao vivo. E o futuro será mais surpreendente com atributos mais aprimorados:

  • A tecnologia vai ajudar a valorizar e expandir os pequenos e-commerces e permitir que eles compitam com grandes marcas;
  • Teremos um crescimento de micro influenciadores, o que reduzirá consideravelmente as despesas das marcas;
  • Devido à tecnologia, novos setores devem aderir às vendas online. Vamos observar aqueles setores que nunca foram vistos no setor de e-commerce até hoje;
  • O Live Shopping ainda tem muito a evoluir com ferramentas como AR, VR, AI, e muito mais – criando experiências em tempo real mais fascinantes e acessíveis.

A tecnologia sempre desempenhou um papel crucial em trazer mudanças em vários setores – e com o e-commerce isso não é diferente. Além disso, o comércio eletrônico começou recentemente com a prática de streaming ao vivo e implementou bem a tecnologia. Com a combinação entre tecnologia e hábitos do consumidor, essa é uma tendência que deve continuar crescendo.

Você já conhecia o Live Shopping? Como você enxerga essa tendência na sua empresa? Deixe o seu comentário!

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