Argumentos para convencer seu chefe a investir em uma loja online
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Vendas mobile somam mais de 50% das transações online. Descubra como explorar essa tendência na sua empresa.
As vendas mobile apresentam um crescimento muito expressivo ano após ano. Com a popularização dos smartphones entre o público, as pessoas passam boa parte dos seus dias navegando entre diversas páginas e aplicativos em seus dispositivos móveis. Entre essas atividades, certamente estão inclusas as operações de compra de produtos ou serviços.
Nos últimos anos, podemos observar como as lojas online ganharam um lugar de destaque no mercado – especialmente pela praticidade criada no momento de realizar uma compra. As vendas mobile pegam carona nessa mesma vantagem: os consumidores conseguem fazer as suas compras com ainda mais praticidade e eficiência.
Por essa razão, os aplicativos para smartphone têm se mostrado uma ótima oportunidade de mercado. Isso significa que as empresas devem investir em uma loja online e preparar o seu site para vendas em smartphone e demais dispositivos móveis. Esse pode se tornar uma boa vantagem competitiva e fazer toda a diferença para otimizar os resultados conquistados.
E então, quer entender melhor todo o crescimento das vendas mobile e levar essa tendência para a sua empresa? Então, acompanhe!
O crescimento das vendas mobile no Brasil
Os consumidores de hoje são ativos em todos os ambientes de navegação: app, mobile e desktop. Por conta de toda praticidade dos dispositivos móveis, eles podem comprar onde quer que estejam: em casa, na rua, no metrô, no ônibus ou outro local com conexão à internet.
Foi essa a lógica usada para explicar os resultados do crescimento das vendas mobile no Brasil levantados na pesquisa Análise do E-commerce no Mundo 2018, realizada pela Criteo. Veja alguns dos dados coletados que ajudam a entender a importância de trabalhar com canais de vendas alinhados com os hábitos de consumo atuais:
37% das vendas do primeiro trimestre de 2018 foram feitas através de dispositivos móveis no Brasil
No primeiro trimestre de 2017, 26% das vendas foram feitas através de smartphones ou tablets. Esse número apresentou um salto para 37% no primeiro trimestre de 2018 – demonstrando a consolidação das vendas mobile e indicando uma tendência de crescimento para o futuro.
Na maior parte das regiões, o mobile já responde por mais de 50% das transações online
Ao analisarmos os dados de vendas virtuais no mundo, as vendas mobile já respondem por mais de 50% das transações online. Se o Brasil ainda não chegou nesses números, os dados combinados de todos os países analisados pela Criteo demonstram a expressividade dos dispositivos móveis.
As vendas mobile lideram à noite e nos finais de semana
Durante o horário comercial, a maior parte das compras é realizada através de desktops. Porém, o mobile lidera à noite e nos finais de semana.
O poder dos aplicativos para as vendas
Os aplicativos merecem um destaque especial quando falamos sobre as vendas mobile, pois eles apresentam resultados ainda mais relevantes para os lojistas. Veja alguns dados levantados pela pesquisa:
Os apps respondem por 30% das vendas em dispositivos móveis
Ao usar um aplicativo para oferecer seus produtos ao consumidor, sua loja online consegue se conectar com um número maior de potenciais clientes. Cerca de 30% de todas as vendas mobile acontecem a partir de um app.
Apps de compras geram taxas de conversão mais altas
A taxa de conversão no app de compras é 3 vezes maior do que na web mobile. Ou seja, as chances de levar um consumidor ao momento da compra através de um aplicativo é muito superior às chances de venda pelo mobile web.
Quais razões explicam o crescimento das vendas mobile?
Os dados que vimos ajudam a entender a importância de investir nas vendas mobile para as lojas online. Mas você sabe quais são as razões que levam os consumidores a comprarem através de seus smartphones ou tablets? A seguir, vamos analisar as principais dessas razões:
Mudança de hábito dos consumidores
Os hábitos dos consumidores mudaram drasticamente nos últimos anos. A tecnologia permite um fácil acesso às informações em tempo real e também cria formas eficientes de realizar compras sem sair de casa. Após a consolidação do e-commerce, a migração para os dispositivos móveis é apenas uma consequência da evolução tecnológica.
Tráfego móvel
O desenvolvimento de websites otimizados para dispositivos móveis contribuiu muito para o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. Com a possibilidade de ter boas experiências de navegação sem precisar acessar um desktop, é cada vez maior o número de pessoas que acessa a internet através de seus smartphones e tablets.
Mídias sociais
As mídias sociais já fazem parte do dia a dia de um grande número de pessoas. Facebook e Instagram reúnem milhões de acessos diários – e grande parte desses acessos é feita através de dispositivos móveis. Como consequência, também é alto o número de pessoas que se relacionam com empresas e tomam decisões de compras com base nas postagens em mídias sociais.
Search Engine Optimization (SEO)
O SEO representa um conjunto de técnicas para otimização para mecanismos de busca, promovendo o tráfego do site por meio da pesquisa natural. Um dos aspectos considerados pelos algoritmos dos mecanismos de busca é a qualidade da experiência entregue ao visitante – incluindo o acesso mobile nessa avaliação. Portanto, a preocupação com o SEO é outro aspecto que contribui para o crescimento das vendas mobile.
Benefícios das vendas mobile
As vendas mobile também geram vários benefícios para as lojas virtuais e para os seus clientes. O conhecimento desses benefícios é muito importante para que você consiga explorar ao máximo essa tendência com eficiência. Veja quais são eles:
A experiência de compra positiva
Uma das razões pelas quais os clientes preferem comprar online do que em lojas físicas é que a internet lhes dá a chance de avaliar suas opções e obter as melhores ofertas. Eles podem procurar rapidamente por promoções e cupons e comparar preços de vários varejistas. Além disso, a internet atende a demanda do cliente instantaneamente, através de entrega imediata. Assim, um comprador não precisa se preocupar com os itens de disponibilidade, que são difíceis de serem encontrados localmente.
Ao usar um smartphone ou tablet, essa experiência se torna mais rápida e intuitiva. Em poucos minutos, é possível encontrar os produtos desejados e finalizar uma compra – principalmente com o auxílio da busca inteligente. Para isso, não é necessário levantar do sofá: basta se conectar através do smartphone.
Facilidade no pagamento
As modernas tecnologias de processamento de pagamentos tornaram as compras mobile mais práticas do que nunca. Os clientes podem comprar produtos com segurança e instantaneamente, usando seus cartões de crédito ou outras plataformas de pagamento. Quanto mais fácil é a conclusão da compra, menores são as chances de abandono do carrinho.
Conteúdo personalizado
Os usuários adoram conteúdo personalizado para uma experiência imersiva. Quanto maior for a capacidade de proporcionar uma experiência única, maiores são as chances de ter sucesso no mercado. E essa personalização pode se basear no interesse, nos comportamentos, na localização, na cultura, entre outros fatores.
O uso de um aplicativo para dispositivos móveis permite que os usuários definam claramente suas preferências desde o início, informando dados que você pode explorar para entregar conteúdo personalizado. O aplicativo observará o envolvimento e comportamento para oferecer recomendações personalizadas e atualizações de produtos para usuários, dependendo de sua localização, em tempo real.
Recursos do dispositivo móvel
Os aplicativos para dispositivos móveis têm uma vantagem adicional: você pode codificar um aplicativo para utilizar vários recursos de um dispositivo nativo. Assim, uma vez baixados, eles podem usar recursos como a câmera para escanear QR e códigos de barras, GPS para se conectar a mapas e outros serviços que podem ser utilizados para propósitos diferentes.
Outra vantagem adicional é que os recursos do dispositivo podem reduzir significativamente o tempo que os usuários levam para iniciar e executar uma ação e, fundamentalmente, mudam a maneira como eles interagem com o dispositivo e seus aplicativos. Além disso, as plataformas de codificação de aplicativos iOS, Android, Xamarin e Hybrid possuem todos os recursos e padrões distintos que os desenvolvedores de apps móveis utilizam para otimizar a experiência do usuário.
Push Notifications e atualizações instantâneas
A capacidade de enviar notificações instantâneas e não intrusivas aos usuários do seu aplicativo é uma das principais razões pelas quais as empresas devem investir em um aplicativo. Esse é um recurso muito interessante para estimular as vendas da sua loja online.
As notificações no aplicativo são recebidas quando um usuário abre um aplicativo em seus dispositivos. Já as Push Notifications são recebidas nos dispositivos independentemente de um usuário abrir um app ou não. Basicamente, as notificações de atualização e promocionais que você recebe em seus dispositivos diariamente são Push Notifications.
Além disso, você pode enviar atualizações regulares via Play Store, App Store e Windows Store para o seu aplicativo, o mantendo atualizado em todos os momentos com os recursos mais recentes. Isso permite que você promova produtos e serviços, aumentando regularmente suas vendas e lucros.
Você está acompanhando a tendência das vendas mobile?
A sua empresa já aproveita as oportunidades de vendas criadas pelo uso de um app? Colocar essa estratégia em prática pode ser mais simples do que você imagina. Uma ótima forma de potencializar as suas vendas mobile é com o auxílio da LifeApps – uma referência em desenvolvimento de aplicativo mobile e plataforma de e-commerce.
Você já conhecia todo o potencial das vendas mobile para a sua empresa? Gostaria de conhecer melhor os recursos da LifeApps? Então, visite a nossa página e até a próxima!
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