Marketing de influência e o impacto nas vendas de e-commerce
Nos últimos tempos, trabalhar com influenciadores digitais significa alcançar resultados expressivos. Mas você sabe como o marketing de influência pode ser implementado no mundo do e-commerce?
Essa estratégia, que já foi considerada por alguns como uma moda passageira, está dominando o marketing digital. Se o boca a boca ainda é considerado a tática de marketing de maior sucesso, recriá-lo de forma estratégica nos canais digitais parece fazer todo o sentido. E a melhor parte é que o crescimento contínuo do marketing de influência provou ser benéfico tanto para marcas quanto para influenciadores.
Neste ponto, simplesmente não há como negar a eficácia do marketing de influência. Para e-commerces que buscam aumentar a confiança do consumidor, o reconhecimento da marca e gerar oportunidades de vendas, uma boa estratégia se mostra muito eficiente.
Quer entender qual é o impacto do marketing de influência nas vendas de e-commerce? Confira logo a seguir!
Quem são os influenciadores?
Para compreender o impacto do marketing de influência, vamos começar definindo quem são os influenciadores e entender melhor como eles podem ajudar a sua marca.
Os influenciadores são personalidades, profissionais ou especialistas cuja opinião é confiável e valorizada por seu público. Um bom exemplo disso é um chef de cozinha que gera conteúdos sobre culinária e pode fazer indicações de marcas relacionadas (de panelas, facas, temperos, alimentos, etc.).
Esses influenciadores sabem como construir a parceria certa que beneficiará tanto eles quanto as marcas com as quais trabalham. Além disso, eles são amplamente definidos por seu poderoso alcance social e capacidade de criar conexões autênticas com o público-alvo.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência nada mais é do que trabalhar com os influenciadores digitais!
Então, digamos que você gerencie um e-commerce de maquiagens. Você usaria influenciadoras de beleza nas mídias sociais para divulgar seus produtos para o tipo de público que deseja atrair. As pessoas seguem influenciadores que têm os mesmos interesses que eles e adoram todos os produtos que o influenciador também adora.
Ao fechar parcerias com influenciadores, você tem a oportunidade de gerar novas vendas e garantir que seu conteúdo esteja na frente de um público novo e muito relevante. Afinal, as milhares de pessoas que acompanham diariamente uma influenciadora certamente podem ficar interessadas pelos produtos da sua marca.
Um obstáculo que muitos e-commerces enfrentam é a falta de orçamento. Afinal, você pode não ter o suficiente para fazer parceria com artistas consagrados no Brasil. E é aqui que os micro influenciadores entram em ação. Eles podem não ter 200 milhões de seguidores, mas eles possuem um grande impacto direcionado a um nicho específico.
Benefícios do marketing de influência no e-commerce
1. Aumento do reconhecimento da marca
As contribuições dos influenciadores para aumentar o reconhecimento da sua marca são um dos benefícios mais importantes que você pode ter. O marketing de influência expande seu alcance e posicionamento no mercado. Os usuários podem saber mais sobre sua marca, sua história e os produtos que você oferece.
2. Ampla visibilidade e alcance
O marketing de influência ajuda as marcas a superar muitos dos obstáculos que outros meios de marketing enfrentam nos dias de hoje. Com o desgosto geral das pessoas por anúncios óbvios, os influenciadores oferecem às organizações uma maneira de interagir com os consumidores de maneira não intrusiva.
Com um bom planejamento, é possível atingir milhões de potenciais consumidores em parceria com os influenciadores certos. E tudo isso de uma forma muito natural – sem causar incômodo entre o público.
3. Construção de confiança e autoridade
A lógica por trás do endosso de influenciadores é bastante simples por natureza. Quando uma celebridade, personalidade ou especialista compartilha conteúdo sobre uma marca nas mídias sociais, isso cria uma sensação de credibilidade instantânea para a marca que eles promovem.
Basicamente, se um e-commerce conseguir que um indivíduo com autoridade no setor observe e reconheça sua marca, ela promove uma percepção de que a marca é uma empresa confiável e líder do setor.
4. Oportunidades de vendas no público certo
Quando os influenciadores mencionam sua marca, eles impulsionam as vendas. Simples assim.
Cada vez mais, os consumidores procuram influenciadores para sugestões sobre quais produtos ou serviços devem comprar. À medida que as mídias sociais se tornaram mais populares, também aumentou seu potencial para atingir seu público-alvo. Se sua marca está procurando aumentar as vendas, o marketing de influência pode ajudá-lo a aumentar substancialmente seus números.
5. Conexão com os consumidores mais jovens
Se você deseja atrair o mercado da geração millennial ou da Geração Z, o marketing de influência é essencial no mundo digital de hoje. Atrair consumidores jovens traz um enorme valor à sua marca e acesso inestimável a um público altamente lucrativo.
6. Benefícios em longo prazo
Semelhante ao SEO, o marketing de influência brilha em longo prazo. Você pode perceber um aumento nas vendas logo nas primeiras semanas, mas esses resultados se tornam ainda melhores ao longo dos meses.
Por isso, as marcas devem ver o investimento nos influenciadores como uma estratégia de longo prazo baseada na construção de relacionamentos, não apenas uma promoção única. Construir confiança entre sua marca e os consumidores leva tempo – e a mesma filosofia se aplica aos influenciadores e ao marketing de influência.
7. Construção de tendências
Os influenciadores são uma fonte de informação sobre novos produtos em seu setor. Seja moda, jogos, beleza ou fitness, o público respeita e muitas vezes idolatra as opiniões dos influenciadores que seguem. Essa é uma das razões pelas quais o marketing de influenciadores é tão potente quando falamos sobre construir tendências que levam aos seus produtos.
8. Geração de leads
A geração de leads é uma prática que evoluiu muito nos últimos anos, pois o papel das mídias sociais na conexão de marcas com clientes cresceu rapidamente. E, além de gerar oportunidades de vendas, os influenciadores podem ser explorados para gerar mais leads para o seu e-commerce – ajudando na construção de relacionamentos em diversos canais.
9. Conversão de clientes
Os influenciadores possuem uma habilidade natural de levar seus seguidores na direção dos produtos ou serviços de uma marca. Afinal, os consumidores estão cada vez mais recorrendo aos influenciadores para obter recomendações sobre quais produtos ou serviços devem investir.
Principais formas de trabalhar com influenciadores
Encontrar os influenciadores certos para o seu e-commerce é o primeiro passo para uma estratégia de marketing de influência eficiente. Mas, após isso, quais são os diferentes tipos de campanhas que você pode executar?
A estratégia de marketing de influência que você escolher dependerá do seu produto e do influenciador escolhido. Mas o que não faltam são boas ideias para incorporar nessa prática. Veja algumas delas:
Vídeos, lives e stories
É impossível falarmos do marketing de influência sem citarmos os vídeos, lives e stories, não é? Essas são as principais formas de contato entre os influenciadores e sua base de fãs. E é também por esses canais que a sua marca pode chegar nesse público.
A gravação de vídeos curtos que citam a sua marca, stories promovendo produtos ou lives com a participação do seu e-commerce são ótimas maneiras de explorar essa estratégia.
Códigos de desconto
Muitas promoções com influenciadores envolvem levar os usuários a um código de desconto ou promoção personalizada para esse público. Por exemplo, “Use o link na descrição do vídeo para 15% de desconto no seu próximo pedido”. Como qualquer outra campanha de descontos, a ideia é gerar um grande interesse, atrair o maior número possível de pessoas para o site e converter algumas delas em clientes de longo prazo.
O código de desconto é seriamente atraente para os seguidores e pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização e as vendas da empresa. Os códigos de desconto também são muito populares em plataformas como o Instagram, onde os influenciadores criam um post ou uma série de posts promovendo o produto.
Brindes e concursos
A forma como isso funciona é simples: a marca oferecerá um produto ou serviço (gratuitamente) e pagará ao influenciador para realizar uma competição para ganhá-los como prêmio. A competição pode ser estruturada de infinitas maneiras, mas as ideias comuns são:
- Marcar um amigo (e geralmente seguir a marca na plataforma)
- Comentar o que faria com o prêmio
- Compartilhar a postagem em sua própria página/canal/conta
- Enviar uma ideia criativa (novo nome, logotipo, desenho, conceito de produto)
- Compartilhar uma foto sua fazendo algo relacionado ao produto
- Escrever a melhor explicação de por que merece o prêmio
O objetivo disso é criar engajamento com a marca e construir uma reputação positiva. E claro, incentivar indiretamente as vendas. A ideia é que o custo do influenciador + produtos seja menor que o retorno.
O que pode acontecer, no entanto, é que uma campanha de competição se torne viral (ou até um pouco viral) e atraia muito mais atenção do que o esperado. Esse alcance extra é gratuito e pode levar a resultados sensacionais, mas você não pode apostar nisso.
Embaixador da marca
Quando um influenciador se torna o rosto da marca (geralmente por um tempo limitado), ele é um embaixador da marca. Isso geralmente evolui de um relacionamento de influenciador mais tradicional, com um parceiro que realmente incorpora sua marca e tem uma ótima conexão com seu público-alvo.
Esse tipo de campanha confere autenticidade maciça à sua campanha. As funções de embaixador de longo prazo também são ótimas porque garantem que os influenciadores não promovam nenhuma marca concorrente durante o período de colaboração.
Colaboração com produtos
Essa é uma abordagem menos comum em que a marca trabalhará com um influenciador para criar uma versão nova ou modificada de um produto.
Isso geralmente acontecerá com embaixadores da marca estabelecidos que amam e usam regularmente seu produto. Pode ser uma simples mudança estética com a marca do influenciador ou um design de produto em grande escala para atender às necessidades e recursos especiais desejados pelo influenciador – e depois colocar o produto à venda! A ideia é engajar os seguidores específicos do influenciador com uma oferta atrativa, geralmente de alto valor.
Unboxing
O “unboxing” é uma ação muito usada no lançamento de novos produtos. Na prática, é enviado o produto para os influenciadores antes do seu lançamento para que eles façam um vídeo mostrando todos os detalhes para o público: o recebimento da caixa do produto, sua abertura, primeiras impressões e primeiras utilizações.
Como mensurar os resultados do marketing de influência?
Você decidiu explorar o marketing de influência? Ótimo! Agora é o momento de compreender como usar métricas para encontrar os melhores influenciadores e avaliar o seu desempenho.Veja algumas das métricas que você pode analisar:
- Número de seguidores do influenciador
- Taxa de engajamento do influenciador
- Número médio de comentários e compartilhamentos que ele recebe
- Taxa de crescimento do canal do influenciador
- Aumento de seguidores na sua página após a parceria
- Geração de tráfego proveniente dos influenciadores
- Crescimento de vendas após as ações com influenciadores
- Retorno sobre o investimento feito em influenciadores – comparando os gastos com o aumento da receita
Você já conhecia todo o potencial do marketing de influência? O seu e-commerce já explora essa estratégia? Deixe o seu comentário!
Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!