Como o metaverso pode impactar o e-commerce?

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Imagem de uma mulher utilizando um óculos de realidade virtual

O metaverso no e-commerce já é um tema amplamente discutido no âmbito dos negócios digitais. Afinal, qual serão os impactos dessa aplicação na experiência de compra dos usuários? Como as empresas poderão formatar seus produtos a este novo conceito?

Além dessas perguntas, há outras que merecem ser respondidas. Pensando nisso, preparamos este artigo com uma abordagem completa sobre o metaverso no e-commerce. Explicaremos o conceito de metaverso, quais as perspectivas para os próximos períodos e como os empreendedores podem se preparar para esta nova Era. Acompanhe.

O que é o metaverso?

O metaverso pode ser definido como ambiente virtual compartilhado, no qual as pessoas podem realizar interações em tempo real com o auxílio de dispositivos digitais. Na prática, é a imersão completa do usuário neste universo, conhecido por suas infinitas possibilidades.

O conceito de metaverso foi utilizado pela primeira vez no livro de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson, lançado em 1992. No romance de Stephenson, publicado no Brasil com o título Nevasca, as pessoas se utilizam de avatares digitais para ingressar em um mundo digital, com o objetivo de fugir de uma realidade considerada distópica.

Ao longo de mais de 500 páginas, os personagens da narrativa se deslocam por este mundo virtual inteiro — concebido com o auxílio de um sistema de computação gráfica com tecnologia 3D —, desfrutando de uma experiência altamente realista em termos de interatividade.

Quase 20 anos depois, o conceito de metaverso saltou das páginas de ficção científica diretamente para as manchetes de jornais do mundo inteiro. Grandes corporações, como o Facebook, a Microsoft e a Amazon vêm anunciando o desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada e virtual que comporiam a experiência do metaverso.

Vale destacar que, apesar dessas iniciativas em curso, o metaverso ainda não existe. Em um esforço coordenado, gigantes do setor de tecnologia vêm trabalhando em um projeto voltado à criação deste universo virtual.

Impactos do metaverso no e-commerce

Vejamos, então, quais os impactos do metaverso no e-commerce.

Lojas virtuais imersivas

Imagine possibilitar ao seu cliente uma visita virtual a seu e-commerce, de forma 100% imersiva. Isso significa que ele poderá transitar com seu avatar por vários ambientes, tocar as peças, interagir com outros usuários e, até mesmo, pagar por suas compras. Saiba que tudo isso e muito mais será possível no metaverso.

Neste novo universo, sua loja online poderá ser 100% customizada de acordo com suas preferências. Móveis, itens de decoração, disposição do mostruário, vitrine, som ambiente… absolutamente tudo poderá ser escolhido por você na tentativa de proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes.

Um case que merece ser mencionado é o da Farm Nuvem – experiência de realidade aumentada promovido pela empresa. Trata-se de uma loja 3D que pode ser visitada pelos clientes via internet.

Durante a navegação, o usuário precisa ingressar na loja tal qual estivesse a visitando presencialmente. Na entrada, ele recebe uma saudação presente em um folder e visualiza um belo jardim, em que estão posicionados alguns modelos vestindo peças da marca.

Já na loja, ele pode transitar entre as araras e selecionar as peças que deseja visualizar em tamanho aumentado.  O ícone que se abre traz a fotografia da roupa, uma descrição com suas especificações técnicas, preços e condições de pagamento.

Os ambientes foram projetados para oferecer uma experiência real ao consumidor. Isto é, a loja virtual traz os mesmos elementos das lojas físicas em termos de decoração, atendimento e personalização.

Vendas 100% digitais

Já imaginou vender itens e aplicações voltadas exclusivamente para o metaverso, como vestuário para os avatares, equipamentos, serviços para os usuários e muito mais? Saiba que essa é mais uma promessa notável do metaverso no e-commerce.

A proposta se assemelha ao que já podemos observar no mundo dos games. Para incrementar sua experiência, os usuários costumam adquirir extensões, vestimentas especiais, além de armas e demais equipamentos que podem ser utilizados. Este mercado movimenta U$ 300 bilhões todos os anos.

E embora estejamos falando de uma possibilidade ainda distante, trata-se de uma perspectiva real para quem deseja levar o próprio negócio para o metaverso. Logo, vale a pena ficar atento a qualquer novidade nesse sentido.

Experiências ainda mais interativas

Como vimos, a experiência do usuário no metaverso é altamente imersiva. Assim como acontece no mundo real, teremos interações entre as pessoas, contratação de serviços, realização de reuniões, organização de eventos, entre outras possibilidades.

No caso do e-commerce, o usuário poderá visitar diversas lojas em um mesmo ambiente, consultar preços, conversar com atendentes, visualizar os produtos que deseja e muito mais.

Para as empresas, essa é uma oportunidade de qualificar o relacionamento mantido com o seu público. Para tanto, vale ficar atento a algumas estratégias, tais como:

  • interações personalizadas com os usuários visando um maior engajamento;
  • eventos de lançamento de produtos ou campanhas promocionais;
  • planejamento de ambientes chamativos e capazes de oferecer uma boa experiência;
  • gamificação atrelada à oferta de descontos e condições especiais.

Os empreendedores atentos a este repertório de estratégias poderão estreitar o relacionamento com o público e, com isso, obter melhores resultados em vendas.

Gamificação no metaverso

Há pouco falamos de gamificação no metaverso. Quem ainda não está atento a essa estratégia deve saber que já se trata de um tendência no e-commerce nos dias de hoje.

O propósito da ideia é demonstrar aos consumidores que eles podem se divertir, mesmo enquanto realizam atividades rotineiras, como fazer compras pela internet.

Em termos práticos, as marcas vêm oferecendo pontos de fidelidade por intermédio de jogos, cuja metodologia envolve seus produtos e serviços. Dessa forma, temos a oferta de uma experiência de compra altamente interativa.

Aprofundamento do conceito omnichannel

O omnichannel é uma estratégia amplamente utilizada no comércio eletrônico. Por meio deste recurso, empresas vêm empreendendo esforços na tentativa de oferecer experiências integradas entre os ambientes de compra físicos e digitais.

Quando pensamos no metaverso, é mais do que esperado um aprofundamento das experiências de atendimento. Afinal, chegaremos a um novo patamar de integração, com atributos das lojas físicas e virtuais fazendo parte de um mesmo espaço.

Em outras palavras, podemos dizer que compras virtuais prometem ser ainda mais imersivas em relação ao que temos hoje. Entre principais novidades, podemos esperar:

  • possibilidade de experimentar roupas digitalmente;
  • visualização em dimensão real de móveis e itens de decoração;
  • acompanhamento de tutoriais de usabilidade de produtos em tempo real;
  • interação sensorial de determinados produtos;
  • atendimento em tempo real por meio de avatares.

Em resumo, com o metaverso no e-commerce teremos um espaço digital que oferece uma experiência semelhante a uma loja física, sem abrir mão dos benefícios do ambiente online.

Quais os desafios para a implementação do metaverso no e-commerce?

Quando falamos em metaverso no e-commerce, precisamos ter claro que ainda não existe uma plataforma em funcionamento. As principais corporações por trás dessa iniciativa estão desenvolvendo o projeto, que ainda carece de consistência em relação a diversos aspectos.

Nesse sentido, o principal desafio talvez tenha relação com questões jurídicas. Afinal, como regular as relações civis em um ambiente inteiramente virtual e que, em tese, não estaria submetido à legislação de nenhum país em específico? Ou, ainda, como regular relações que não sabemos qual configuração terão?

Dúvidas de natureza jurídica são postas a todo momento quando falamos em metaverso. A elas, somam-se dificuldades relacionadas aos hardwares. Dispositivos de realidade aumentada têm custo elevado e representariam um desafio para a popularização do projeto.

Outro desafio em grande parte dos países do mundo é a qualidade do acesso à internet. No Brasil, por exemplo, temos um território de dimensões continentais, e o serviço dos provedores ainda deixa muito a desejar, assim como a infraestrutura disponível.

Além dessas questões, o fato é que grandes corporações do mundo todo estão altamente engajadas no desenvolvimento do metaverso. O principal agente envolvido neste processo é o Facebook, agora denominado de Meta, mudança que indica o reposicionamento da empresa para os próximos anos.

Em evento realizado em outubro de 2021, Mark Zuckerbeg apresentou o que será a Meta.

“A Meta reúne nossos aplicativos e tecnologias sob uma nova marca corporativa. O foco da Meta será dar vida ao metaverso e ajudar as pessoas a se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e fazer crescer seus negócios.

(…) o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico. É a próxima evolução em uma longa jornada de tecnologias sociais, e está inaugurando um novo capítulo para a nossa empresa.”


E agora que você já sabe tudo sobre o metaverso no e-commerce, convidamos para conferir mais um artigo no blog da LifeApps. Desta vez, falamos sobre quais são os tipos de consumidores.

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