Pet shop online: tendências para o segmento

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Você já pensou em investir em um pet shop online? Essa é uma tendência muito forte para o segmento, levando muitos empresários a considerarem essa possibilidade. E isso vale tanto para organizações que estão entrando no mercado quanto para pet shops que já possuem anos de atuação com vendas em um ponto fixo.

O mercado de e-commerce cresce ano após ano no Brasil. Segundo dados levantados pelo Ebit/Nielsen, o mercado de e-commerce brasileiro cresceu 12% e faturou 53,2 bilhões em 2018. E esses resultados vem se mostrando ainda melhores durante 2019.

É possível encontrar os mais variados produtos vendidos por meio da internet. E os pet shops não ficam de fora dessa tendência. Com consumidores cada vez mais habituados a fazer compras pela internet, essa é uma possibilidade que não pode ser descartada.

Além de se adequar às necessidades do mercado, um pet shop online proporciona novas oportunidades para uma empresa. Torna-se possível criar um modelo de negócio mais enxuto, reduzir custos e ampliar o mercado consumidor – sem falar de outros benefícios que veremos ao longo deste artigo.

Confira logo a seguir as principais informações que você precisa saber sobre a tendência do pet shop online!

O mercado de pet shop no Brasil

Antes de entrarmos especificamente nas vendas digitais, é importante compreender o contexto do mercado de pet shop no Brasil. Para isso, vamos usar como base os dados levantados pela Abinpet sobre o Mercado Pet Brasil em 2019:

  • A população de animais no Brasil era de 139,3 milhões em 2018 – sendo 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes ornamentais e 2,3 milhões de outros pets.

  • O crescimento acumulado da população de animais no Brasil é de 5,2% entre 2013 e 2018.

  • O faturamento total do mercado pet em 2018 foi de R$20,3 bilhões – sendo 73,9% em pet food, 17,7% em pet vet e 8,4% em pet care.

  • Em relação ao mercado internacional, o Brasil possui a 2ª colocação no faturamento alcançado em 2018 – ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Por que investir no pet shop online?

Basta uma simples análise para compreender os benefícios de investir no pet shop online no Brasil. Com base nos dados que acabamos de analisar, podemos afirmar que o mercado do e-commerce e o mercado de pet shop estão em expansão. Portanto, por que não uni-los em um modelo de negócio?

Trata-se de uma combinação que tem o potencial de atender às necessidades do consumidor atual. As pessoas estão cada vez mais abertas a ter um pet e consomem cada vez mais pela internet. E o seu negócio pode ajudá-las a cuidar dos seus animais de estimação com mais eficiência.

10 benefícios do pet shop online

Além de aproveitar as oportunidades que existem no mercado, a abertura de um pet shop online ainda traz consigo diversos benefícios que ajudam uma empresa a alcançar o sucesso. Veja quais são os principais desses benefícios:

1. Baixos custos

Um dos principais benefícios de investir em um pet shop online é que manter um site ou aplicativo no ar é mais barato que uma loja física. Você não precisa pagar aluguel, altos valores com contas básicas e contratar vários funcionários para trabalhar nela. Além disso, o custo das estratégias de marketing digital também é baixo.

2. Flexibilidade e velocidade

Um indivíduo ou uma empresa pode abrir facilmente uma loja online dentro de alguns dias, enquanto um ponto de venda físico precisa de um longo tempo para preparação do espaço da loja pra receber o público. Da mesma forma, também é possível iniciar ações de marketing efetivas em pouquíssimo tempo pela internet.

Em termos de flexibilidade e velocidade, o pet shop online supera as lojas físicas com facilidade – e esse recurso é considerado um dos principais benefícios do comércio eletrônico. O empresário é capaz de lidar com todas as operações apenas com uma conexão com a internet, ferramentas digitais adequadas e uma equipe enxuta.

3. Agilidade do processo de compra

Até alguns anos atrás, realizar qualquer compra exigia um planejamento do consumidor. É preciso comprar ração para o cachorro? Então seria necessário sair um pouco mais cedo do trabalho e desviar do caminho habitual para efetuar a compra.

Com o surgimento das lojas virtuais, essa realidade mudou drasticamente. Um dos principais benefícios do comércio eletrônico é que ele acelera o processo de compra.

As lojas online estão abertas 24 horas por dia, portanto, o consumidor pode efetuar suas compras conforme sua conveniência. O e-commerce ajuda o cliente a comprar um produto específico facilmente, sem perder tempo, dando-lhe acesso a uma ampla variedade de opções. Além disso, ainda ocorre uma economia no tempo de viagem, pois o produto está sendo entregue no destino de sua escolha.

4. Descrição abrangente dos produtos

Os clientes procuram uma descrição abrangente dos produtos que desejam comprar. Com um pet shop online, você pode oferecer a seus clientes um catálogo de produtos que possui todas as informações úteis – permitindo que eles escolham exatamente o que desejam para seus pets.

5. Melhoria do relacionamento com o cliente

Informações sobre os gostos e desgostos de um cliente são muito importantes. Com base nos dados coletados, é possível executar ações pontuais para manter a atenção do público.

Você já recebeu um e-mail falando sobre um livro que você visualizou em uma loja virtual? Ou então viu anúncios de smartphones justamente quando você estava pensando em trocar de celular? Esses são bons exemplos de ações de marketing executadas com base no seu histórico de navegação.

Com base nisso, um pet shop online pode melhorar o relacionamento com o cliente. Ao identificar que um consumidor compra somente ração para gato, você pode oferecer outros produtos relacionados a gatos – sem perder tempo oferecendo brinquedos para cachorros ou aquários para peixes.

6. Simplificação do gerenciamento do estoque

Com um pet shop online, você pode economizar tempo e facilmente reduzir seu custo de estoque quando comparado às lojas físicas. Uma plataforma digital oferece recursos e facilidades que automatizam várias responsabilidades – introduzindo um sistema de automação do gerenciamento do inventário.

Quando uma compra é realizada e o pedido é processado, o seu controle de estoque pode ser automaticamente atualizado. Dessa forma, você coloca fim em toda a confusão que pode surgir para manter os níveis adequados de produtos em estoque.

7. Prova social

Uma loja virtual pode incentivar o envio de reviews e comentários de seus clientes sobre a sua satisfação. Com base em análises positivas, os clientes em potencial que acessam o seu pet shop online podem ser influenciados positivamente para fechar uma compra.

8. Marketing rápido e acessível

As lojas físicas podem ter que gastar centenas de reais em ações promocionais e, portanto, o custo do produto e o custo final são maiores. Já um pet shop online pode usar o marketing online para promover seus produtos por um valor muito inferior.

E o que não faltam são boas opções de ações para explorar: parcerias com outros sites, lançamento de vídeos de marketing, uso das mídias sociais, produção de conteúdo sobre animais de estimação, envio de e-mail marketing, anúncios digitais, entre várias outras.

9. Eliminação das limitações geográficas

Uma loja física está localizada em um local específico e, na maioria dos casos, somente as pessoas que moram nas proximidades vão visitá-la. Por outro lado, um e-commerce não está limitado por fronteiras geográficas.

Um cliente pode acessar o pet shop online de qualquer lugar do mundo com a ajuda de uma conexão à internet e um dispositivo para operá-lo. A plataforma está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para todos os seus clientes – onde quer que eles estejam.

10. Maior margem de lucro

Os custos para criação e manutenção de uma loja de comércio eletrônico é mínimo em comparação com as lojas físicas. Além disso, você também economiza em marketing, mão de obra e custos indiretos. Isso dá ao pet shop online uma vantagem adicional, pois é capaz de vender seus produtos com uma margem de lucro maior.

Como se preparar para investir em e-commerce?

Você ficou interessado em seguir a tendência do pet shop online? Antes de colocar o seu e-commerce no ar, é importante iniciar uma preparação – que passa pelos seguintes fatores:

Análise financeira

Mesmo com custos menores do que uma loja física, é importante fazer uma boa análise financeira para identificar o valor do investimento total e o tempo de retorno sobre o seu investimento.

Busca por fornecedores

Outro ponto importante para pensar antes de iniciar as vendas é sobre os fornecedores. Procure encontrar fornecedores confiáveis para todos os produtos que você deseja incluir no seu mix.

Registro da empresa

O registro legal da empresa também é necessário para uma loja virtual – da mesma forma que para qualquer outra pessoa jurídica. Portanto, é necessário procurar um profissional da contabilidade para garantir que todas obrigações sejam cumpridas.

Processos internos

Apesar de possuir processos mais simples do que uma loja física, um pet shop online precisa estruturar corretamente suas rotinas internas. Isso inclui o controle de estoque, gestão financeira, produtos ofertados, ações de marketing, logística de entrega, entre outras atividades do dia a dia de trabalho.

Plataforma de e-commerce

Para começar a expor seus produtos e fechar suas primeiras vendas, será necessário colocar no ar um site ou um aplicativo próprio. E a escolha de uma plataforma de e-commerce que facilite esse processo é essencial para aumentar as suas chances de sucesso no mercado.

 

Você já conhecia a forte tendência do pet shop online? Quer saber como colocar a sua loja virtal no ar? Então conheça a LifeApps – uma plataforma de e-commerce fácil de integrar e flexível para qualquer negócio.

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