Planejamento estratégico 2022: do investimento ao resultado

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O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para gestores que desejam obter bons resultados à frente de seu negócio. A partir dele, é possível coordenar os esforços de diferentes setores em direção a um objetivo comum.

Desde o setor logístico, passando pelas equipes de vendas e de gestão financeira, todos devem saber qual o melhor método para desenvolver as atividades sob sua responsabilidade, e em qual contexto elas se inserem na cadeia produtiva.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o planejamento estratégico não é um mero formalismo. Desde que pensado para atender às necessidades do negócio, essa ferramenta será de grande ajuda.

A seguir, saiba mais sobre como funciona esse recurso e como aplicá-lo no seu negócio.

O que é o planejamento estratégico?

Planejar nada mais é do que estruturar um plano na tentativa de alcançar um determinado objetivo. Estratégia, por sua vez, é a habilidade explorar as melhores condições para se chegar a esse objetivo.

Nessa relação, o planejamento aparece como metodologia (os meios), enquanto a estratégia é a dimensão criativa e analítica (tomada de decisão).

Dito isso, podemos definir planejamento estratégico como o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro de uma organização. Isso envolve a definição de iniciativas, a estruturação dos processos de tomadas de decisão, a estipulação de metas, entre outros aspectos da operação de uma empresa.

Vale ainda ressaltar a periodicidade do planejamento estratégico, que pode ser trimestral, semestral, anual ou envolver prazos ainda mais estendidos. Tudo depende dos objetivos e necessidades da empresa.

Quanto a isso, é importante que os gestores tenham claro para si a necessidade de validar um novo plano periodicamente. Afinal, a cada novo ciclo o negócio se transforma e acaba por se tornar uma nova organização.

3 perguntas para estruturar o planejamento estratégico de sua empresa

Existem três perguntas indispensáveis que precisam ser respondidas na hora de estruturar o planejamento estratégico de sua empresa. São elas:

  1. Aonde a sua empresa está?
  2. Aonde se quer chegar?
  3. Como chegar lá?

As respostas para essas perguntas ajudarão os gestores a obter um diagnóstico situacional da empresa. Ao conhecer o nível de sucesso das iniciativas em um primeiro momento, passa então a ser possível planejar ações para os próximos períodos.

Não podemos nos esquecer que a gestão de uma empresa nunca deve ser meramente reativa. Isto é, simplesmente buscar respostas para os problemas no improviso, sem compreender qual a melhor forma de mobilizar os recursos a sua disposição, denota uma incapacidade de gerir o negócio.

Para responder as perguntas listadas e, assim, estruturar um planejamento assertivo, alguns apontamentos também serão de grande ajuda. Veja quais são eles:

  1. A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
  2. A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
  3. Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
  4. A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  5. Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.

Como fazer o planejamento estratégico?

Vejamos, então, como fazer o planejamento estratégico.

1º passo – Saiba onde você está

O ponto de partida para seu planejamento estratégico passa pela identificação dos principais problemas da empresa. Quais os principais entraves operacionais? Em quais setores as iniciativas em curso apresentam resultados insatisfatórios? Quais as causas desses problemas?

Não se esqueça que nós só podemos transformar aquela realidade que conhecemos, daí a importância de uma investigação apurada. E quando falamos de investigação, não se trata de um mero exercício de opinião, como: “eu acho que o grande problema da empresa tem relação com a atividade “y” do setor “x”. Isso porque entre o que nós achamos e a realidade pode haver uma diferença bastante significativa.

Por isso, o diagnóstico que dá início ao planejamento estratégico deve ser fruto de trabalho consistente, baseado na elaboração de relatórios sobre as atividades em curso, em entrevistas com gestores, clientes, entre outras estratégias capazes de ajudá-lo a montar um “retrato” da empresa.

2º passo – Crie planos de ação

Depois da realização do diagnóstico, é hora de identificar quais as fraquezas, virtudes, oportunidades e riscos os quais a empresa está submetida. Para isso, existe um recurso amplamente utilizado no mercado, que é a análise de SWOT.

Uma análise SWOT é uma maneira simples de descobrir fatores positivos e negativos relacionados à operação de uma empresa, seja qual for cenário. Em linhas gerais, estamos falando de um diagrama de 4 quadrantes que identifica pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

A criação de uma matriz SWOT obriga as pessoas a analisarem criticamente suas circunstâncias e a descobrir quais obstáculos devem ser superados ou minimizados. A matriz SWOT também pode ajudar a determinar os passos que devem ser tomados para se ter sucesso de curto e longo prazo.

Feita essa análise, é chegado o momento de eleger quais ações colocar em prática. Para isso, desenvolva uma escala de priorização de seus objetivos e reúna as demais lideranças da empresa para ajudá-lo da escolha.

3º passo – Divulgue o plano de ação

Um problema bastante recorrente envolvendo planejamento estratégico tem a ver com a dificuldade de os gestores de disseminar na organização as determinações do plano. De fato, não estamos falando de algo simples, pois quando já existe uma cultura estabelecida, é preciso muito trabalho e treinamento para efetivar as mudanças.

No entanto, apesar das dificuldades, estamos falando de algo estritamente necessário e que pode ser feito a partir dos seguintes parâmetros:

  • Formalize os desenhos dos processos de trabalho em cada setor para que todos possam compreender quais as melhores práticas relacionadas às atividades que exercem;
  • Crie programas de lideranças para que os próprios profissionais da organização tenham condições de ascender aos cargos de chefia e, assim, disseminar as disposições do planejamento estratégico;
  • Realize eventos institucionais para treinar os colaboradores e disseminar os valores da empresa;
  • Disponibilize canais de relacionamento para que os colaboradores possam se manifestar sempre que julgarem necessário para tratar de dificuldades relacionadas às mudanças em curso.

4º passo – Acompanhe as metas em cada etapa

Com um plano traçado, está na hora de acompanhar o desenvolvimento das metas de cada colaborador, equipe ou departamento. Garantir que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido.

Tendo um acompanhamento regular, é possível identificar falhas ou desvios e corrigi-los antes de um possível prejuízo. Além disso, otimizações constantes irão tornar o processo cada vez mais efetivo.

Quais as vantagens de implementar o planejamento estratégico?

Vejamos, então, quais as principais vantagens de implementar um planejamento estratégico.

Desenvolvimento de uma cultura própria

Entre os concorrentes diretos e indiretos de seu negócio, sua empresa conta com particularidades que fazem dela uma organização única. Ou, pelo menos, isso é o que deveria ocorrer.

O planejamento estratégico é o momento de os gestores pensarem justamente nisso, nos valores, missão, visão… aspectos que ressaltam a identidade e propósito da companhia.

Integração entre diferentes setores

O planejamento estratégico também funciona como uma ferramenta capaz de integrar diferentes setores. Afinal, o plano identifica quais são os objetivos comuns da organização e contribui para que as lideranças possam coordenar os esforços de todos de forma mais assertiva.

Melhores resultados de gestão

Obviamente, um dos grandes objetivos do planejamento estratégico é viabilizar um melhor desempenho para o negócio como um todo. E desde que feito um trabalho consistente com este instrumento, é mais do que natural que isso aconteça.

Afinal, a organização interna do negócio será mais assertiva, os riscos e oportunidades aos quais a empresa está submetida serão identificados, assim como os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Esse é um cenário bastante diferente do observado entre organizações que não sabem onde desejam chegar ou nem mesmo conhecem quais são as principais fragilidades do negócio. Quem vivência essa situação está em constante ameaça de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Processo decisório mais assertivo

Quem está à frente do próprio negócio precisa tomar decisões estratégicas todos os dias. Muitas dessas definições determinarão o sucesso ou fracasso da organização pelos próximos períodos. Sem dúvida alguma, não estamos falando de algo simples.

Por isso, é muito importante partir de uma referência consistente a respeito da operação da empresa, tal qual permite o planejamento estratégico, que viabiliza uma visão 360° da empresa.

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