Seguindo tendências de empresas que trabalham com um modelo disruptivo de negócio – como Netflix, Spotify e Amazon – a LifeApps desenvolveu a funcionalidade de venda por planos de assinatura.
 

Agora, você poderá oferecer esse tipo de venda para clientes que costumam comprar todos os meses. Essa novidade traz escalabilidade e consistência para o seu e-commerce crescer cada vez mais.
 

Em vez de ter que fazer pedidos de compra todos os meses, os clientes podem, simplesmente, assinar um plano pré-determinado. Dessa forma, eles recebem seus produtos ou serviços mensalmente – podendo, também, automatizar o pagamento para simplificar o processo.
 

Com o surgimento de produtos de tecnologia e software como serviço (SaaS), muitas empresas estão migrando de um modelo de receita de negócios, em que ela é obtida da compra única de um cliente, para um de assinatura, em que a receita é feita de forma recorrente em troca de acesso consistente à entrega de um bem ou serviço.
 

Além disso, muitas organizações já adaptaram seus modelos de negócio para aproveitar os planos de assinatura. Em vez de depender apenas de vendas pontuais, uma loja de roupas pode enviar um kit mensal com novas peças para seus clientes. Enquanto isso, um pet shop pode fazer planos de assinatura incluindo banho, tosa e brinquedos para os animais de estimação.
 

Quer entender melhor como funciona a nova funcionalidade de planos de assinatura da LifeApps? Vamos lá!
 

Como funciona o modelo de planos de assinatura?

A assinatura é um acordo para receber produtos ou serviços regularmente, pagando antecipadamente. Trata-se de um modelo de negócio utilizado principalmente pelas empresas que prestam serviço por meio da internet – como os de streaming ou softwares como serviços (SaaS).
 

Você já utilizou plataformas como Spotify e Netflix? Essas empresas são um ótimo exemplo de como funcionam os planos de assinatura. Você contrata os serviços e paga um valor fixo todos os meses. Quando decidir interromper o uso, basta cancelar a assinatura.
 

Apesar de ter ganho popularidade por conta das facilidades da internet, esse modelo de negócios já existe há muitos anos. Quando você faz a assinatura de uma revista, está assinando um plano – fazendo um pagamento mensal para receber um produto pré-definido.
 

Quais são as startups que funcionam com planos de assinatura?

Não importa se você é uma empresa SaaS, serviço de streaming ou um comércio, o primeiro passo para entender melhor os planos de assinatura é observar algumas empresas bem-sucedidas utilizando esse modelo de negócio.
 

Com um pouco de criatividade, você pode encontrar uma oportunidade para adaptar as vendas da sua empresa e aproveitar essa tendência. O que seus clientes consomem? O que eles compram ou precisam regularmente? Aqui estão exemplos de como algumas empresas criaram um modelo de assinatura:
 

  • Netflix. Pague uma baixa taxa mensal e tenha acesso a milhares de séries e filmes. Essa é a proposta da Netflix, que ofereceu aos consumidores uma alternativa para as locadoras ou compra dessas mídias. Em poucos anos, a empresa se tornou uma potência mundial, com presença em vários países.

  • Spotify. Por uma taxa mensal, você tem acesso a, praticamente, qualquer música que desejar, de quantos artistas diferentes e quantas vezes quiser, quando desejar. Antes, se você gostava de uma música, tinha que comprar o álbum inteiro. O Spotify mudou a indústria da música.

  • Dollar Shave Club. O Dollar Shave Club é um exemplo de sucesso com planos de assinatura muito comum nos EUA. A ideia surgiu como uma alternativa às lâminas de barbear vendidas pelos varejistas. Por uma taxa mensal, os clientes recebem novas lâminas enviadas por correio diretamente para suas casas. Assim, os consumidores sempre têm novas lâminas quando precisam delas.

  • Amazon. A Amazon é uma das empresas mais conhecidas do mundo – e um grande exemplo para os comércios online. Além de sua popularidade pela grande variedade e preços competitivos, a Amazon também oferece a opção de vendas recorrentes – entregando itens frequentemente usados direto na casa do cliente, regularmente.
     

Quais setores podem explorar os planos de assinatura?

Inicialmente, os modelos de negócio por planos de assinatura era associado à prestação de serviços ou venda de produtos com lançamentos periódicos – como revistas. Porém, todos os nichos de negócio estão explorando essa tendência.
 

Além dos grandes cases de sucesso que acabamos de apontar, é possível destacar outros exemplos da utilização das vendas por assinaturas:
 

Fabricantes de automóveis

Os fabricantes de automóveis, agora, estão oferecendo assinaturas. Imagine pagar uma taxa mensal para dirigir o Porsche de sua escolha, além de ter a opção de trocar por um modelo diferente algumas semanas depois – e outro modelo depois disso. Esse é o programa de assinatura do Porsche Passport.
 

E a Porsche não é a única empresa automobilística que descobriu que um modelo de assinatura pode funcionar: Cadillac, BMW, Volvo, Jaguar e outros também oferecem versões do conceito.
 

Além disso, um fabricante de motores pode oferecer contratos de manutenção anual (outro tipo de assinatura anual) para clientes que desejam manutenção contínua de técnicos certificados.
 

Serviços bancários

Quem gosta de taxas bancárias? Os bancos sabem disso, então, instituições financeiras inteligentes estão começando a oferecer assinaturas mensais que incluem um pacote de serviços pelos quais seus clientes normalmente são cobrados – como cartão de débito, conta poupança, taxas de transferência eletrônica e muito mais.
 

Empresas de software

O modelo de assinatura para empresas de software garante que os clientes sempre tenham acesso às versões mais recentes da aplicação. Além disso, essa assinatura pode incluir suporte.
 

Serviços de streaming

Os serviços de streaming de conteúdo são, provavelmente, os exemplos mais conhecidos do modelo de negócios de assinatura. Como acabamos de ver, empresas como Netflix e Spotify construíram negócios incrivelmente bem-sucedidos.
 

Caixas de assinatura mensal

As caixas de assinatura simplificam o processo de compra de bens de consumo – como roupas e produtos de higiene pessoal. O preço de sua assinatura funciona porque gera receita com a comodidade de seus clientes.
 

O preço de suas assinaturas é combinado ao uso estratégico de dados e personalização para desenvolver os fortes relacionamentos com os clientes que impulsionam seu crescimento. Tudo está ligado para criar circunstâncias em que os clientes estão dispostos a pagar um valor adicional pela facilidade de receber esses itens diretamente à sua porta.
 

Serviços alimentícios

Os serviços de kit de refeições são outro exemplo de empresas que usam um modelo de assinatura baseado em conveniência. Eles são semelhantes às caixas de assinatura dessa maneira, mas agregam valor ao fornecer acesso a produtos de nicho, como seleções direcionadas a diferentes tipos de dietas.
 

Além disso, essa também é uma ideia muito explorada localmente pelos restaurantes. É possível criar planos de assinatura para o envio diário ou semanal de refeições – criando condições especiais para os clientes que optam pela compra.
 

Comércio de roupas

O comércio de roupas é um modelo de negócio que sempre seguiu um padrão: o consumidor vai até a loja, experimenta as roupas e faz suas compras. Porém, se você gosta de moda, existem empresas que lhe enviarão roupas mensalmente ou trimestralmente. Assim, você não precisa sair de casa para fazer suas compras e sempre estará com peças de qualidade.
 

Benefícios de trabalhar com o modelo de assinatura

Mas, afinal, quais são os benefícios dos planos de assinatura que levaram à sua popularidade entre as organizações? Veja os principais deles:
 

Simplicidade

Um modelo de assinatura simplifica o processo de negócios e facilita muito a realização de vendas para o cliente. Nesse modelo, os consumidores não precisam fazer uma compra recorrente todos os meses e não é preciso perder tempo processando novos pedidos de venda.
 

Isso aumenta a produtividade da empresa, pois o tempo e o esforço necessários na geração de pedidos são economizados. Os bens e serviços são entregues ao cliente como e quando necessários. Além disso, o cliente conhece antecipadamente o valor a pagar e isso permite que ele planeje bem seu orçamento.
 

Maior retenção de clientes

Um modelo de assinatura garante que a empresa mantenha um número maior de clientes de forma consistente. Enquanto o cliente estiver satisfeito com o serviço que está sendo entregue, ele continuará pagando mensalmente pela sua assinatura.
 

Por outro lado, realizar vendas pontuais requer um esforço maior para a retenção dos clientes. Afinal, é necessário que eles realizem a decisão de compra várias vezes. Enquanto isso, os planos de assinatura requerem apenas uma decisão para iniciar vários pagamentos ao longo dos meses.
 

Oportunidades de Marketing

Os planos de assinatura garantem que os clientes possam ser contatados e envolvidos regularmente. Com isso, as campanhas por e-mail garantem oportunidades de vendas adicionais e vendas cruzadas.
 

Conhecer as preferências e os comportamentos dos clientes ajuda os negócios a estruturarem suas campanhas de marketing conforme as necessidades identificadas. Além disso, obter depoimentos de assinantes regulares e adicioná-los ao site ajuda a melhorar a imagem da empresa e a conquistar mais clientes.
 

Consistência nos negócios

Ao adotar um modelo de assinaturas, você ganha a capacidade de antecipar a demanda e o suprimento com facilidade. Afinal, você tem uma boa noção de quantos clientes devem ser atendidos mensalmente.
 

Isso ajuda a obter consistência nos processos de negócios. Níveis adequados de inventário podem ser gerenciados e planejados com bastante antecedência. Os fornecedores apropriados para entrega de produtos e outros serviços podem ser contratados com antecedência, economizando tempo, esforço e custos. Com um planejamento eficaz, os custos de produção e funcionários também podem ser reduzidos.
 

Melhor gerenciamento de fluxo de caixa

Um modelo de negócios de assinatura oferece segurança de pagamento muito maior. Os clientes podem automatizar o pagamento recorrente – e a sua empresa garante consistência no recebimento de receita mensalmente.
 

Dessa forma, você obtém oportunidades para um crescimento mais rápido dos negócios. O modelo não significa apenas negócios regulares, mas também aumenta a estabilidade com fluxo consistente de caixa. Permite um ROI melhor e consistente nos esforços de marketing por meio do envolvimento regular do cliente.
 

Maximize suas vendas B2B com a LifeApps!

Você pode aproveitar todos os benefícios dos planos de assinatura na sua empresa. A funcionalidade de assinaturas já está presente na nossa plataforma de e-commerce. Dessa forma, você pode garantir escalabilidade e consistência para sua empresa crescer cada vez mais.
 

Acompanhando as tendências do mercado, a LifeApps entendeu que oferecer essa tecnologia pode ser importante para os resultados de seus clientes. Trata-se de uma nova possibilidade a ser explorada para gerar vendas recorrentes e entregar uma experiência mais satisfatória aos consumidores.
 

Você quer conhecer melhor o modelo de e-commerce baseado em planos de assinatura da LifeApps? Então, visite a nossa página.