Podcast de e-commerce: aprenda enquanto trabalha

,

Você acompanha algum podcast de e-commerce para continuar sempre aprendendo sobre o mercado? Com a popularidade desse formato de conteúdo, existem cada vez mais opções de podcasts que podem agregar valor no seu dia a dia.

Nos podcasts, empresários, profissionais da área, especialistas e outras pessoas envolvidas com e-commerce se reúnem para trocas de ideias sobre áreas específicas do mundo das lojas virtuais. Com isso, você encontra novidades, notícias, dicas, e muito mais.

Quer ficar por dentro dessa tendência e encontrar um bom podcast de e-commerce para ouvir enquanto trabalha? Então confira logo a seguir!

O que é um podcast de e-commerce?

Um podcast é um conteúdo em áudio muito semelhante ao rádio. No entanto, a maioria é gravada com antecedência e disponível para ouvir on-demand pela internet. Além disso, os podcasts podem durar alguns minutos ou algumas horas e costumam ser lançados em episódios – como os programas de TV.

A conveniência está entre as maiores vantagens dos podcasts. Trata-se de um formato de conteúdo muito fácil de ser gravado e consumido pelos usuários. Por conta disso, o número de podcasts é cada vez maior, abordando os mais diversos assuntos: comédia, notícias, histórias, esportes, culinária, estilo de vida, informações sobre uma área de negócios, entre muitos outros.

Atualmente, o mercado de podcast é imenso. Existem mais de 1.000.000 de podcasts disponíveis em todo o mundo, com mais de 30.000.000 de episódios em inúmeras plataformas diferentes – como Spotify, Apple Podcast, entre muitos outros.

Tipos de podcasts

Ao buscar por um podcast de e-commerce, você pode se deparar com diversos tipos diferentes de podcasts. Afinal, esses conteúdos não têm um tamanho único e existem muitas maneiras diferentes de organizá-los, dependendo do conteúdo e da mensagem.

Veja quais são os principais tipos de podcasts:

Entrevistas

Muito popular no Brasil atualmente, os podcasts de entrevistas lembram muito os populares talk shows que fazem sucesso na televisão há anos. Geralmente, um host recebe diferentes convidados para entrevistá-los sobre assuntos específicos.

Usando como exemplo um podcast de e-commerce, poderiam ser convidados diferentes profissionais para conversar sobre assuntos específicos do mundo das vendas online – incluindo empresários de sucesso, profissionais de grandes e-commerces e outras pessoas inseridas no meio.

Formato de conversação

Os podcasts em formato de conversação são semelhantes a uma entrevista, mas possuem um formato menos rígido. Ou seja, os hosts e seus convidados conversam de uma forma mais orgânica e casual – com menos ênfase em informações diretas ou conselhos estritamente acionáveis.

Podcasts educacionais

Os podcasts educacionais têm como finalidade especificamente informar. Geralmente, eles são centrados em comunicar informações diretamente ao ouvinte – como um artigo para blog em formato de áudio.

4 benefícios de ouvir podcast de e-commerce

Ouvir podcast de e-commerce proporciona entretenimento em um formato conveniente que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora. E são muitos os benefícios de adicionar isso na sua rotina:

1. Aprenda com os especialistas do setor

Embora qualquer pessoa possa gravar um podcast de e-commerce sem complicações, os mais populares geralmente são criados por especialistas do setor – ou então contam com a participação de proprietários de empresas, especialistas em marketing ou referências em e-commerce.

Com isso, você tem acesso a informações valiosas sobre os pensamentos dos principais nomes de sucesso na área de e-commerce.

Administrar um negócio online é mais do que apenas listar itens à venda em um site. O sucesso exige muito know-how, e é aí que o conselho de um especialista pode ser fundamental. Um podcast pode preencher essa lacuna, dando acesso direto aos melhores conselhos. Além disso, alguns podcasts permitem que você mande perguntas, proporcionando uma ótima maneira de obter conselhos específicos.

2. Descubra as tendências em e-commerce

O mundo das vendas online está em mudança constante. O que funcionou um dia pode não funcionar mais, tornando difícil alcançar o próximo nível. Por isso, a atualização pode se transformar em um diferencial para o sucesso.

Um bom podcast de e-commerce oferece uma forma acessível de se manter atualizado em relação ao que está acontecendo no mercado. Além de fornecer informações gerais excelentes, você pode descobrir tendências valiosas para gerenciar seu negócio e aumentar suas vendas.

3. Mantenha-se atualizado em qualquer lugar

Ler livros, jornais ou assistir um vídeo no YouTube são coisas que exigem um envolvimento ativo, certo? Por outro lado, um podcast de e-commerce pode ser consumido em qualquer lugar e enquanto você realiza outras tarefas – incluindo tarefas domésticas, deslocamento ou até mesmo durante o trabalho.

4. Escolha entre diversas opções

Com o crescimento dos podcasts, você pode encontrar informações sobre quase tudo. Se você pesquisar bem, pode encontrar programas sobre pontos específicos do mercado de e-commerce e escutar diferentes perspectivas.

Ou seja, as chances de encontrar um podcast de e-commerce que atenda a necessidades específicas são muito altas – e muito maiores do que encontrar fontes de notícias consistentes em outras formas. Além disso, não há limite para quantos podcasts você pode ouvir, então se uma variedade de tópicos atrai você como um profissional de comércio eletrônico, provavelmente há um podcast em todos eles.

9 podcasts de e-commerce para ouvir

E aí, você está preparado para encontrar um novo podcast de e-commerce para ouvir? O que não faltam são boas opções – tanto em inglês quanto português.

Veja algumas boas dicas de podcasts de e-commerce:

Podcasts em inglês

1. Ecommerce Fuel Podcast

O EcommerceFuel Podcast é apresentado por Andrew Youderian – um grande nome no mundo do comércio eletrônico, com uma longa história no mundo dos podcasts.

Trata-se de um podcast de e-commerce que cobre todos os tipos de tópicos, desde relatórios específicos sobre e-commerce até informações gerais sobre tendências do setor e detalhes sobre como formar uma equipe de liderança.

2. 2X Ecommerce

O 2X Ecommerce enfatiza histórias de sucesso de negócios e explora as maneiras pelas quais as empresas bem-sucedidas alcançaram as metas de crescimento.

3. Ecommerce Minute

O Ecommerce Minute é um podcast de e-commerce diário apresentado por John Suder e Bart Mroz com foco em atualizações dentro do mundo do comércio eletrônico. São lançados episódios entre segunda e sexta-feira com duração de cerca de sete minutos cada. Embora muito mais curto do que um podcast padrão, o Ecommerce Minute apresenta uma quantidade significativa de novas informações que são fáceis de ouvir entre outras tarefas.

4. Ecommerce Paradise

O Ecommerce Paradise é um podcast criado por Trevor e sua esposa, que viajam pelo mundo enquanto constroem, automatizam e terceirizam negócios de comércio eletrônico. O programa diário apresenta dicas para iniciar, expandir e terceirizar um comércio eletrônico usando o drop shipping.

5. Ecommerce marketing podcast

O Ecommerce marketing podcast aborda uma infinidade de informações sobre marketing e comércio eletrônico. Os tópicos variam de Inbound Marketing a publicidade paga e conversões. Trata-se de uma boa forma de entender melhor as estratégias que os principais especialistas em marketing usam para expandir seus próprios negócios.

Podcasts em português

6. Digital Insider

Digital Insider é uma série quinzenal de podcasts desenvolvida pela VTEX, apresentada por Bernardo Lemgruber e produzida por Alessandro Pavan. Ela tem um escopo camaleônico, com o objetivo de abordar muitos tópicos diferentes, porém interligados, com a participação de diversos convidados apresentando suas perspectivas, conselhos práticos, processos de pensamento e ensinamentos relevantes tanto de sucessos como de fracassos.

7. Tudo sobre eCommerce

O Tudo sobre eCommerce é um site voltado para informações sobre o mundo do comércio eletrônico que possui uma seção de podcasts – que reúnem especialistas sobre o assunto falando sobre boas práticas e otimizações.

8. E-commerceCast

O E-commerceCast tem como objetivo apresentar informações de qualidade para o público. O formato adotado é bem simples: os apresentadores sempre recebem um convidado que tem vasta experiência na área do mercado digital ou do varejo, com o intuito de compartilhar informações relevantes com a audiência.

9. MáximaCast

O MáximaCast é o 1º podcast do Brasil sobre tecnologia para alavancar o negócio de atacadistas e distribuidores. Entre os diversos tópicos que são abordados por especialistas e referências do mercado, estão vários relacionados ao mundo do e-commerce.

Veja alguns dos episódios do MáximaCast de grande valor na área de e-commerce:

Por que você não deveria subestimar a experiência do usuário no e-commerce

Enxergar a sua loja e o seu produto dentro da experiência de navegação do usuário pode ser o detalhe determinante para o sucesso do seu e-commerce. É por isso que não podemos subestimar a experiência do usuário no e-commerce.

Este episódio conta com a participação especial de Jader Barros, especialista em e-commerce da LifeApps e Raul Kaio, programador front end e UX Designer com 9 anos de experiência em empresas de Software pioneiras no Brasil.

Frete no e-commerce: Como organizar a logística do seu canal online

O avanço da logística para e-commerce tem sido parte significativa do desenvolvimento expressivo da economia digital nos últimos anos. Inserida neste contexto está a tecnologia, uma ponte que conecta o desenvolvimento do atacado distribuidor com o futuro do mercado.

Este episódio conta com a participação do especialista em Logística, Fabrício Santos, MáximaTech e o consultor de negócios e e-commerce, Bruno Andrade.

Políticas de Preço: Como Definir no E-Commerce e em seu Força de Vendas

Em empresas do atacado distribuidor, os descontos podem representar uma forte estratégia de vendas e marketing. Mas sem diretrizes claras e eficazes, a política de desconto não cria o valor que poderia. Pior ainda, ela frequentemente destrói valor, impactando de forma negativa o caixa da organização.

Este episódio reúne os especialistas Thiago Melo, Gerente de produto na MáximaTech e Jader Barros, Especialista em e-commerce na LifeApps, para explicar como sua política de desconto deve funcionar.

E-Commerce em nuvem: modelo que acelerou as vendas online

Com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, contar com uma hospedagem em nuvem pode se tornar o grande diferencial da sua empresa.

Para te explicar todas essas vantagens e diferenciais tecnológicos em nuvem, convidamos os especialistas em e-commerce da LifeApps, Jader Barros e Daniel Melo.

PIX: o que muda para o e-commerce

Com o PIX, seu e-commerce tem muito a ganhar. Trata-se de um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central para simplificar as transações financeiras no Brasil. Essa facilidade promete melhorar os meios de pagamentos digitais, podendo se tornar uma grande aliada aos e-commerces.

O papel do marketing nas estratégias de crescimento do e-commerce

O marketing é uma parte-chave da estratégia de e-commerce. Mas será que as empresas sabem como iniciar suas estratégias para o canal de vendas online? Esse é o tema deste episódio do MáximaCast!

Boom de e-commerce – A revolução digital é agora

Uma explosão de novas lojas virtuais tem chamado a atenção em nosso mercado e por esse motivo merece uma análise mais esmiuçada dos especialistas neste episódio do MáximaCast.

Logística para E-Commerce

O processo logístico é muito importante para o desempenho do e-commerce. Ele é fundamental para garantir o sucesso da compra e a fidelização do cliente. Porém, muitos pedidos sofrem com os atrasos nas entregas, evitando assim a satisfação do consumidor final durante o processo de compra.

Para que sua empresa tenha uma operação logística eficiente, este episódio conta com a participação de Jader Barros, especialista em e-commerce.

Marketing Para E-Commerce

Uma das maiores dificuldades dos atacadistas, distribuidores e varejistas ao adotar um e-commerce é saber quais ações de marketing e quais ferramentas usar para se comunicar com seus consumidores. Neste episódio são abordadas várias dicas de marketing para você aplicar na sua estratégia de e-commerce.

Você gostou das dicas de podcast de e-commerce para aprender enquanto trabalha? Deixe o seu comentário!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments