O dia das mães está chegando. Já planejou suas campanhas?

por 6/05/2019Blog, Mercado, Sua Loja

O dia das mães está chegando. Já planejou suas campanhas?

Você já elaborou uma promoção dia das mães para otimizar os resultados de vendas? Separamos algumas ideias criativas que podem ajudá-lo.

 

Você já pensou em uma promoção dia das mães para o seu e-commerce? Essa é uma das datas mais importantes do ano para as lojas virtuais – ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday. Ou seja, trata-se de uma grande oportunidade de fechar um grande volume de vendas em um curto período de tempo, garantindo um faturamento importante para os resultados anuais da organização.

Entretanto, é preciso considerar que não é apenas a sua empresa que está com uma perspectiva otimista para o dia das mães. Várias das empresas concorrentes no seu nicho de atuação também estão preparando ações especiais para alavancar as vendas neste período. Portanto, o seu objetivo deve ser se destacar em meio a tantas oportunidades oferecidas ao público.

Uma boa promoção de dia das mães faz toda a diferença para conquistar resultados satisfatórios. Ao longo deste artigo veremos algumas ideias criativas de campanhas que você pode explorar no seu e-commerce. Acompanhe.

Dia das mães: uma grande oportunidade para o e-commerce

Investir seu tempo e recursos da empresa em uma promoção dia das mães pode gerar uma ótima recompensa com as vendas geradas. É preciso encarar essa preparação como uma etapa fundamental para uma explosão nas vendas concentradas em algumas semanas.

A melhor forma de compreender todo o potencial que o dia das mães apresenta é analisar os resultados dos últimos anos. Confira as principais informações:

Vendas no comércio

  • Em 2018, as vendas no dia das mães tiveram o melhor desempenho dos últimos cinco anos em todo o país, segundo dados do “Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães 2018”. Entre os dias 7 e 13 de maio, as vendas do comércio subiram 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Dia das Mães, houve aumento de 5% na comparação com o ano anterior.
  • Segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o varejo registrou em 2018 R$ 2 bilhões a mais em vendas em relação a 2017.

Resultados no e-commerce

  • Segundo dados do Ebit, o e-commerce faturou R$2,11 bilhões no dia das mães em 2018. Esse número representa uma alta de 12% em relação ao ano de 2017.
  • As lojas virtuais já aparecem na segunda posição em relação aos locais favoritos dos brasileiros nas compras de dia das mães – ficando atrás apenas dos shopping centers. Os dados do IBOPE apontam que os e-commerces já são mais populares que shoppings, lojas de bairro e lojas de departamento.

Comportamento do consumidor

  • Segundo dados do IBOPE, a média de gastos com os presentes ficou em R$ 112 no dia das mães 2018. Mais da metade da população (56%) gastou até R$ 100, enquanto 17% desembolsaram de R$ 101 a R$ 200 e 18% gastaram acima de R$200,00.
  • Em entrevista feita pelo IBOPE, os presentes mais comuns foram as roupas, acessórios e flores – citados por 16% dos entrevistados.
  • No e-commerce, os smartphones e TVs lideraram a lista dos presentes mais comprados no dia das mães em 2018, segundo dados do Ebit. O restante da lista é composta pelos perfumes, livros, fogão, máquina de lavar roupa, geladeira, notebook, tênis e cafeteira.

Ideias criativas de promoção dia das mães

Você quer aproveitar as oportunidades promissoras com uma promoção para o dia das mães? Preparamos algumas ideias criativas que você pode explorar no seu e-commerce:

1. Crie uma página dedicada às compras de dia das mães

O primeiro passo para uma promoção dia das mães é dar uma boa olhada em seus produtos. Identifique aqueles que possuem o maior potencial de vendas nesta data comemorativa para serem expostos ao público. A partir disso, você tem condições de criar uma página especial para a divulgação desses itens.

Essa página dedicada às compras de dia das mães facilita as coisas para os visitantes que acessam o site em busca de bons presentes. Além disso, ela também pode ser útil ao tentar converter visitantes regulares em compradores no dia das mães, pois nem todos que navegam pela sua loja virtual podem enxergá-la como um local ideal para comprar presentes para as mães.

Depois de criada essa página com uma listagem de produtos atrativos, encontre uma forma de levar os seus visitantes até ela. Uma prática comum é exibir um pop-up na página inicial que leva os usuários a essa seção especial. Além disso, você também pode usar banners promocionais espalhados pelo site ou simplesmente adicionar uma arte chamativa na home page do e-commerce.

2. Crie um guia de presentes

Ninguém pode negar que dar presentes é uma experiência gratificante. Encontrar o presente perfeito, por outro lado, é uma história totalmente diferente. Afinal, quem é que nunca gastou incontáveis ​​horas na internet tentando descobrir o que seria o presente perfeito para alguém importante?

Com o dia das mães isso não é diferente. As pessoas começam a se preocupar com como podem surpreender suas mães com muita antecedência. E para ajudar essas pessoas e gerar uma exposição extra para seus produtos, você pode montar um guia de presentes.

Escreva uma postagem perspicaz no blog apresentando suas ideias e vinculando-as a seus produtos. Depois de ter o guia de presentes pronto, compartilhe-o com seu público. Publique em suas contas de mídia social ou envie por e-mail. Dessa forma, você vai facilitar a vida de muitas pessoas e ainda alavancar os resultados de vendas.

3. Explore o potencial do Pinterest

A sua promoção dia das mães pode se beneficiar muito do apelo visual do Pinterest. Essa rede social ainda não é muito explorada pelas empresas brasileiras, mas existem milhões de usuários ativos diariamente buscando por ideias de presentes.

Pense no Pinterest como um mecanismo de pesquisa visual. As pessoas usam esse ambiente para obter inspiração para seus projetos de artesanato, reforma doméstica ou compras de presentes para feriados – como o dia das mães.

Ao fazer o upload de conteúdos que sejam visualmente atraentes, as pessoas começarão a navegar pelas imagens de seus produtos. Você pode utilizar palavras-chave relacionadas ao dia das mães para ser encontrado facilmente e ser notado por todos os usuários que estão em busca de presentes atrativos.

4. Use todos os canais para promover as vendas

Depois de gastar seu tempo e recursos elaborando uma promoção dia das mães, você quer garantir que o público fique sabendo das suas ações. É por isso que você precisa colocar em suas mãos diferentes ferramentas de comunicação que permitem promover sua página especial de dia das mães, guia de presentes, ofertas especiais ou brindes promocionais.

Para alcançar esse objetivo, você pode explorar diversos canais digitais:

Campanhas de e-mail

O e-mail marketing permanece como uma das formas mais populares de manter os clientes atualizados com seus negócios. Por isso, não é surpresa que a entrega de e-mails promocionais de dia das mães seja algo que você deve ter em seu cronograma de atividades semanas antes do grande dia.

Se você está procurando ideias de e-mail de dia das mães, aqui estão algumas:

  • Lembrete do dia das mães ou contagem regressiva
  • Promoções especiais para o dia das mães
  • Ofertas de última hora
  • Prazos de encomenda
  • Destaque dos produtos mais vendidos
  • Lembretes de carrinho abandonado

Notificações por push

Outra ferramenta de comunicação que pode ajudar você a promover promoção dia das mães é a notificação por push. Essas mensagens curtas (geralmente não mais de 120 caracteres) são entregues nos computadores ou dispositivos móveis dos inscritos, mesmo quando elas não estão nesse website específico no momento da entrega da notificação.

Use essa ferramenta para comunicar um conteúdo semelhante aos seus e-mails de dia das mães. Basta ter mais cuidado com a frequência de suas mensagens. Sabe-se que quanto mais notificações são enviadas em um dia, menos engajamento elas recebem ao longo do tempo. Então, guarde-as para suas novidades extras especiais.

Seja visível nas redes sociais

Você precisa manter suas contas de mídia social funcionando sempre se quiser se comunicar com seu público de maneira oportuna e envolvente. Quando se trata de marketing de mídia social, você não quer se espalhar muito, especialmente nos dias que antecedem o dia das mães. Concentre-se apenas nas plataformas de mídia social que atingirão seu público-alvo e busque criar conteúdos de qualidade que sejam divertidos e fácil de compartilhar.

Lembre-se, você não será a única loja que promove promoção dia das mães. Para se destacar da concorrência, você precisa pensar em um ângulo diferente para apresentar ideias semelhantes de uma maneira envolvente. Seja o que for que você decidir fazer, mantenha a voz da sua marca consistente.

5. Não esqueça de dar atenção para as vendas mobile

Você sabia que as vendas mobile já respondem por mais de 50% das transações online ao redor do mundo? É cada vez maior o número de usuários que optam por realizar suas compras através do seu smartphone – seja em sites responsivos ou aplicativos. Por isso, não deixe de dar uma atenção especial para os seus clientes que preferem a comodidade de comprar os presentes de sua mãe pelos dispositivos móveis.

Você possui uma plataforma de e-commerce preparada para as principais datas do calendário?

E então, você já está preparado para colocar em prática uma promoção dia das mães? Para os e-commerces, é de fundamental importância que a plataforma utilizada suporte as modificações pretendidas para atrair o público. Pensando nisso, a LifeApps oferece aos seus clientes uma plataforma de e-commerce preparada para as principais datas do calendário.

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