Está na hora de planejar a promoção Black Friday

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Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a planejar uma promoção Black Friday para potencializar as vendas da sua empresa.

Você já começou a planejar a promoção Black Friday para este ano? Esse é um evento que ocorre todos os anos no mês de novembro, mas você já pode iniciar a estruturar as ações de marketing e vendas muito antes. Afinal, trata-se de uma oportunidade incrível de alavancar os resultados de vendas.

Para as empresas do e-commerce essas oportunidades são ainda maiores. É muito grande o número de consumidores que ficam conectados em seus dispositivos móveis para acompanhar as promoções Black Friday. E a sua empresa pode estar entre as páginas acessadas.

Quer saber como você pode planejar a promoção Black Friday para conquistar os melhores resultados? Então acompanhe neste artigo.

As oportunidades da Black Friday

A preocupação em criar uma boa promoção Black Friday é facilmente compreendida quando analisamos os resultados de vendas proporcionados pela data. Veja os dados levantados pela Ebit|Nielsen sobre a Black Friday de 2018:

  • Somado com o resultado do fim de semana pós-Black Friday, o faturamento no e-commerce ultrapassou R$ 3,55 bilhões em quatro dias – uma alta de 25% na comparação com o mesmo período de 2017
  • O valor médio gasto pelos brasileiros durante da Black Friday foi de R$ 279,27. Esse resultado é 64% superior a uma sexta-feira comum, quando o valor gira em torno de R$ 170
  • No total, o volume de vendas da Black Friday representou um crescimento de 11,2% quando comparado com o mesmo período de 2017

Como planejar uma promoção Black Friday?

Mas, então, como você pode aproveitar todas essas oportunidades? O segredo está em fazer um bom planejamento da promoção Black Friday para surpreender o seu público. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Crie uma campanha de e-mail marketing para seus clientes

Comece seu plano enviando um e-mail para seus clientes que já compraram na sua loja ou demonstraram interesse nos seus produtos. Essa é uma tática que pode surtir ainda mais efeitos se você enviar e-mails enquanto seus concorrentes ainda estão ocupados tentando descobrir o que fazer.

Não há dúvida de que a mídia social está prosperando, mas o marketing por e-mail é uma estratégia testada pelo tempo para expandir suas vendas e sua base de clientes. Para tornar essa ação ainda mais eficiente, você pode seguir essas recomendações:

  • Crie assunto cativante. O assunto de seu e-mail é um componente vital para o sucesso de sua campanha, pois é a primeira coisa que seu público-alvo lê. Se você não chamar a atenção do seu leitor com o assunto, é mais provável que você espere um e-mail não aberto.
  • Tempo é tudo. Programe seus e-mails com base em fusos horários ou pico de usuários de e-mail online. Atrair a atenção do público no momento certo pode fazer toda a diferença.
  • Reserve a data. Inclua uma seção personalizada “adicione este evento ao seu calendário” vinculando seu site. Você não quer que eles percam suas promoções da Black Friday.
  • Segmente a comunicação. Crie campanhas de e-mail separadas para seus clientes anteriores e potenciais, pois eles têm necessidades e desejos diferentes. Enquanto os clientes anteriores podem ser atraído com uma campanha de fidelidade, os clientes em potencial precisam de uma estratégia mais persuasiva, como ofertas por tempo limitado.

2. Crie uma página de destino para a Black Friday

A promoção Black Friday deve ser a primeira coisa que um usuário enxerga ao entrar no seu site. Além disso, você pode criar uma página especial somente para mostrar suas ofertas e promoções ao seu público – facilitando a navegação e aumentando as chances de venda.

Para colocar isso em prática, confira essas dicas:

  • Crie uma página responsiva. Quase todo mundo tem acesso a um smartphone ou tablet e as especificações do computador também variam, por isso, lembre-se de que um tempo de carregamento lento ou problemas de compatibilidade do dispositivo definitivamente frustrarão seus compradores online.
  • Inclua uma função de inscrição. Se um usuário online chegou à sua página, é provável que ele esteja interessado em suas ofertas. Para manter esse interesse ativo, é necessário adicionar uma seção em que seu potencial comprador possa se inscrever para receber atualizações sobre a próxima venda.
  • Mantenha sua página atualizada. Sua página deve ter um conteúdo sempre atualizado para manter a atenção dos consumidores ao longo dos dias anteriores e posteriores à Black Friday.

3. Explore as mídias sociais

Planejar a promoção Black Friday deve passar pelo uso das suas mídias sociais. Afinal, essas plataformas concentram um grande volume de clientes e potenciais clientes da sua empresa.

Em vez de esperar para começa a postar ofertas somente na semana da Black Friday, você pode começar a fazer anúncios com várias semanas de antecedência para manter o público interessado ou então criar outras estratégias que geram engajamento – como dar uma pista por dia para que os seguidores consigam encontrar o cupom de desconto.

Além disso, você pode usar essas outras dicas:

  • Encontre a melhor hora para postar. Programe sua postagem quando houver um pico de usuários de mídia social online.
  • Não deixe um comentário sem resposta. Os internautas são extremamente impacientes, portanto, ser rápido em resolver suas preocupações ou consultas em suas postagens é altamente crucial.
  • Sempre inclua uma chamada para ação. Lembre-se de sempre dar instruções sobre o que fazer a seguir para seus clientes, como “visite nosso site” ou “saiba mais”.

4. Inicie um programa de indicações

Indicações são uma forma muito confiável de publicidade. É difícil encontrar uma empresa que não tenha uma promoção Black Friday. Mas você pode alcançar resultados ainda melhores se explorar o poder de indicação dos seus clientes.

Ver um anúncio na internet pode chamar a sua atenção. Mas quando um amigo marca você em uma publicação para recomendar um produto, a sua atenção tende a ser ainda maior, não é? Essa é a lógica por trás de um programa de indicações na Black Friday. Você pode incentivar os seus clientes atuais a chamarem ainda mais pessoas para conferir suas promoções.

Veja algumas boas práticas para aproveitar as indicações na sua promoção Black Friday:

  • Torne a oferta irresistível. A pergunta que você precisa fazer ao iniciar um programa de indicação é como incentivará uma indicação bem-sucedida. Existem várias maneiras de criar um sistema de recompensa atraente, mantendo sua lucratividade. Certifique-se de pesquisar o que desencadeia o interesse do seu público.
  • Indique o vencimento da recompensa. O senso de urgência é muito importante em um programa de indicações. Se levar muito tempo para que uma indicação faça uma chamada à ação, você estará perdendo muitas oportunidades de ouro para fazer uma venda.
  • Torne viral. As mídias sociais são um ótimo ambiente para aumentar a visibilidade do seu programa de indicações. Com o poder do compartilhamento de redes sociais, mais e mais pessoas conhecerão sua marca e chegarão ao seu site por meio dos seus amigos.

5. Adicione um cronômetro de contagem regressiva

Os clientes podem ser muito indecisos. Na maioria das vezes, eles gostam de comparar seus produtos com os concorrentes antes de clicar no botão de compra. Ao incluir um cronômetro de contagem regressiva em suas promoções, você ajuda seus clientes a decidir imediatamente, fechando a venda ali mesmo.

Veja como você pode explorar o cronômetro na sua promoção Black Friday:

  • Página dos produtos. Indique a data e a hora em que a promoção do produto que o cliente está olhando terminará.
  • E-mails promocionais. Ao inserir um cronômetro nos seus e-mails, você conseguirá criar um clima de ansiedade pelas promoções da Black Friday.
  • Página de destino. Um cronômetro de banner do site pode revelar quando a venda real começará, para que as pessoas possam planejar com antecedência quando começarão as compras online.
  • Postagens de mídia social. Uma seção de contagem regressiva pode ser adicionada à sua página de mídia social para promover o evento e garantir que seus clientes saibam quando reservar a data.

6. Upsell e venda cruzada com descontos

O upsell e a venda cruzada são ótimas maneiras de aproveitar ao máximo a venda para um cliente atual que já está no seu site. Crie combinações de 3 a 4 produtos complementares que combinem bem e ofereça todo o pacote aos clientes com desconto no total. Esses tipos de promoções combinadas funcionam muito bem em grandes dias de vendas – como na promoção Black Friday.

O segredo para obter bons resultados com upsell e vendas cruzadas é criar um senso de urgência ou escassez – indicando nas suas ofertas que você tem muito poucos itens em estoque ou a oferta é válida apenas até meia-noite. Ao pressionar por tempo ou escassez, os clientes serão mais espontâneos na compra dos itens de que gostam.

7. Explore o aplicativo da sua empresa

Se a sua empresa usa um aplicativo para fazer vendas, você pode aproveitar as notificações para se comunicar com o público e mostrar sua promoção Black Friday. É possível enviar mensagens com dias de antecedência e programar várias notificações durante os dias de vendas.

8. Faça a ligação entre a compra online e o ponto físico

Para as lojas virtuais que também possuem um ponto físico, a promoção Black Friday precisa ser planejada pensando nos dois pontos de venda. Para isso, é possível explorar ações de marketing digital que incentivam uma visita à loja – como um cupom de desconto que pode ser usado nas compras presenciais ou eventos presenciais para melhorar a experiência entregue ao público.

E então, você gostou das dicas para planejar a promoção Black Friday? Quais são as suas expectativas para essa data? Deixe o seu comentário.

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