Quais as vantagens do "retirar na loja" para seu e-commerce?

Dar ao cliente a possibilidade de efetuar uma compra pelo e-commerce e retirar na loja física pode melhorar consideravelmente a experiência de compra entregue ao consumidor. Com as mudanças dos hábitos de consumo e dos gostos dos consumidores é muito importante buscar constantemente por formas eficientes de melhorar esse relacionamento.

 

Imagine que você esteja procurando um novo smartphone na internet. Ao se deparar com várias lojas com preços semelhantes, a sua decisão final passa pelos outros fatores que interferem na experiência da compra, certo? A possibilidade de poder retirar o seu novo aparelho na loja física no dia seguinte pode ser o ponto diferencial na decisão.

 

Ao longo deste artigo, vamos destacar as vantagens de o cliente poder comprar no e-commerce e retirar na loja física. Acompanhe.

 

O novo perfil do consumidor e o crescimento do omnichannel

 

Nos últimos anos, o perfil do consumidor passou por grandes transformações. Com a popularização da internet, tornou-se possível ter um fácil acesso às informações sobre produtos e realizar compras pela internet. Foi por conta dessas novas comodidades que as lojas virtuais começaram a fazer tanto sucesso.

 

Todo esse movimento de migração para a internet fez com que muitos pensassem que as lojas físicas estavam com os dias contados. Mas o que aconteceu, na prática, foi muito diferente disso: as empresas passaram a integrar os canais de comunicação online e offline para gerar experiências mais satisfatórias para o público – e essa é uma estratégia que proporcionou um grande sucesso.

 

A ideia por trás disso é muito simples: o consumidor passa a ocupar o papel central nas estratégias adotadas e as empresas investem em experiências completas e integradas. Quanto mais simples e prático for realizar uma compra e receber o produto em mãos, maior será a satisfação percebida.

 

Como funciona a venda com retirada em loja?

 

Foi justamente pensando em proporcionar uma experiência agradável ao consumidor que surgiu essa tendência de permitir comprar online e retirar na loja física. Esse cruzamento de canais facilita o consumo e elimina as barreiras que poderiam existir na realização da compra.

 

O consumidor que faz suas compras pela internet não deseja perder tempo visitando várias lojas e comparando preços. Porém, o ônus de uma compra pela internet é ter que esperar vários dias (ou semanas) para receber o seu produto em mãos, e a possibilidade da retirada na loja consegue unir o melhor dos dois mundos.

 

Mas como será que funciona uma estratégia baseada na possibilidade de comprar no e-commerce e retirar na loja física? Para colocar isso em prática, diversas modalidades podem ser exploradas:

 

Loja própria

Esse é o modelo mais explorado no Brasil e pode ser adotado por todas as empresas que possuem um e-commerce e uma loja física. Funciona assim: o cliente realiza a compra pelo site, ou aplicativo, e escolhe a opção de retirada na loja mais próxima da sua casa. Geralmente, o produto fica à disposição a partir do momento em que o pagamento é confirmado.

 

Agência das transportadoras

Nesse caso, o cliente pode optar por retirar os seus produtos diretamente na sede da transportadora em sua cidade em vez de aguardar pela entrega em seu endereço. Essa é uma opção muito explorada nos casos em que o consumidor não tem quem receba o produto em casa.

 

Lockers

Os lockers são armários em que os pedidos dos clientes ficam armazenados para que eles possam retirá-los quando acharem mais conveniente. Assim como na modalidade anterior, essa também é uma solução adotada para contornar problemas no recebimento dos produtos em casa.

 

Pontos de retirada

Nessa modalidade, o cliente não retira os seus produtos na loja em que efetuou a compra, mas, sim, em outros estabelecimentos comerciais que possuem uma parceria. Dessa forma, é possível agendar a sua retirada quando for mais oportuno em locais como shopping centers, supermercados ou outras lojas.

 

Vantagens da estratégia de retirar na loja

 

Permitir que o cliente possa retirar na loja um produto comprado pela internet gera vantagens para a sua empresa. Veja quais são as principais delas:

 

Satisfação do consumidor

De acordo com uma pesquisa feita pela Manhattan Associates, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online ao invés de ir a uma loja, e cerca de 60% pedem para retirar seus itens em uma loja física. Ou seja, é muito grande o número de pessoas que busca a possibilidade de retirar na loja os produtos comprados pela internet.

 

Proporcionar uma experiência completa explorando vários canais de comunicação faz com que a sua empresa aumente a satisfação entregue ao consumidor. Assim, é possível melhorar a sua reputação no mercado e maximizar os resultados de vendas.

 

Aumento do ticket médio

No momento em que a sua empresa estimula o cliente a retirar na loja os produtos comprados, você ganha a oportunidade de aumentar o ticket médio da operação. Com produtos bem expostos e atendentes treinados, é possível conduzir esse consumidor a comprar novos produtos no momento da retirada.

 

Redução de custos com logística

Sem precisar se preocupar com a entrega das mercadorias, você consegue reduzir os custos com logística envolvidos em uma venda. Além de representar uma despesa a menos para a empresa, o cliente também elimina os gastos com o frete – o que se torna outro diferencial em relação aos concorrentes.

 

Diminuição das chances de avaria nos produtos

Você já comprou um livro pela internet e recebeu um produto com páginas amassadas? Essa é uma situação que pode causar incômodo nos clientes que dependem do processo de entrega. Já com a opção de retirar na loja, você garante que os produtos comprados sejam entregues em perfeitas condições.

 

Facilidade na logística reversa

A logística reversa é a situação em que é necessário realizar uma troca do produto vendido ao consumidor – podendo causar complicações para as empresas que fazem a entrega. Já as empresas que trabalham com a retirada na loja podem facilitar o processo de troca e minimizar rapidamente os problemas do cliente.

 

Você já conhecia as vantagens de o cliente poder comprar no e-commerce e retirar na loja física as suas compras? Ficou com alguma dúvida sobre a estratégia? Deixe o seu comentário e até a próxima!