Social Commerce: redes sociais para impulsionar vendas

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Muitas empresas já possuem presença nas redes sociais para executar ações de marketing e construir boas relações com o público. Mas você sabia que essas plataformas também podem impulsionar suas vendas? O Social Commerce é uma forte tendência que pode gerar resultados surpreendentes.

O consumo online já vinha crescendo significativamente nos últimos anos, e a pandemia impulsionou essa tendência. Hoje 86% dos brasileiros já encaram as compras pela internet como um hábito.

Segundo a We Are Social, as redes sociais reúnem 4,2 bilhões de usuários no mundo. Por isso, o avanço do Social Commerce é uma consequência natural dos hábitos dos consumidores. Com relacionamento mais próximo dos clientes, as lojas virtuais podem estimular mais vendas.

De acordo com pesquisa Social Commerce, 37% dos usuários visitam as lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras. Além disso, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar itens de desejo.

Mas como você pode explorar o Social Commerce para gerar vendas? Neste artigo vamos conferir algumas dicas que vão ajudá-lo. Confira!

Benefícios do Social Commerce

Explorar as redes sociais como canais de vendas gera diversos benefícios para um negócio. Veja as principais vantagens do Social Commerce:

  • Tamanho do mercado. A maioria das marcas já usa marketplaces como canais de vendas. Porém, mesmo os grandes portais como Amazon ou Magazine Luiza não possuem tantos usuários ativos como o Facebook ou Instagram. Pode-se argumentar que os usuários não fazem login no Facebook para comprar produtos, mas o potencial dessas redes como mercado continua crescendo. Em média, um usuário gasta 144 minutos por dia nas redes sociais, então não faz sentido encontrar seus clientes onde eles são mais ativos?

  • Sinais sociais poderosos. De acordo com as descobertas da pesquisa da Fan & Fuel, 97% dos compradores levam em consideração as avaliações dos clientes em suas decisões de compra online. E não há outro lugar como a mídia social para capturar e refletir avaliações, curtidas, comentários e compartilhamentos de clientes. Esses sinais sociais não são apenas poderosos, eles são apresentados de forma personalizada. Digamos que você encontre uma marca pela primeira vez no Facebook. Neste momento o Facebook lhe dirá a quantidade de amigos que já interagiram e recomendaram aquela marca.

  • Um aplicativo como a experiência do usuário. Os gigantes da mídia social dispõem de recursos para entender o comportamento do usuário e otimizar suas plataformas para obter mais engajamento e gerar conversões. Isso torna a experiência do usuário mais simplificada, sem atrito e mais rápida. Com o Social Commerce, você pega carona para entregar boas experiências aos seus clientes.

  • Processo de checkout simplificado. Você sabia que cerca de 29% dos compradores abandonam uma compra se solicitados a se registrar? A falta de opções de pagamento confiáveis e um processo demorado de finalização da compra também podem resultar na perda de conversões. No Social Commerce, as soluções de checkout em mídias sociais são rápidas, confiáveis e simplificadas. Por exemplo, os botões comprar agora podem acelerar o processo de checkout, recuperando dados do cliente, dados de envio e detalhes de pagamento da conta de mídia social do cliente.

  • Maior taxa de conversão. Os recursos de mensagens instantâneas nas redes sociais facilitam as conversões, o redirecionamento e o upsell. De acordo com os dados do BigCommerce, a taxa de conversão do Messenger é 35 vezes maior.

  • Configuração amigável. Configurar uma loja no Facebook, integrar seus detalhes de pagamento é um processo amigável que não requer habilidades de codificação. Não há custos para listar produtos nessas plataformas e algumas plataformas dispensaram suas taxas de transação para apoiar pequenas empresas durante a pandemia.

7 dicas para impulsionar vendas com o Social Commerce

Você está disposto a investir no Social Commerce? Aqui estão algumas dicas para colocar isso em prática no seu negócio:

1. Entenda seu público

O primeiro passo para explorar o Social Commerce com sucesso é conhecer melhor o seu público. E um ótimo ponto para iniciar esse processo é compreender melhor por quais motivos os consumidores fazem compras nas redes sociais.

Segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, além dos preços (54%) e praticidade (49%), há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).

2. Identifique seus principais canais sociais

Tentar se espalhar muito por todos os canais de mídia social é uma receita para o desastre. Em vez disso, concentre-se nas plataformas que seus clientes usam e com as quais mais se envolvem. Isso tornará seu trabalho muito mais fácil.

A plataforma social que melhor atende você varia de acordo com seu público e o que você está vendendo. Por exemplo, roupas e acessórios se saem particularmente bem no Instagram, enquanto gadgets e produtos de tecnologia podem ter melhor recepção no Facebook ou Twitter.

Segundo a pesquisa Social Commerce, o Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%).

3. Foque em recursos de check out

É mais fácil do que nunca para os clientes comprarem diretamente de suas plataformas sociais favoritas. Isso elimina o processo de compra agitado do passado, em que os clientes tinham que fazer uma expedição online para encontrar um produto de que gostassem. Depois de ver o produto em seu feed social, eles teriam que ir ao perfil da marca para obter um link para seu site e, em seguida, teriam que pesquisar o produto no site da marca.

Os recursos de checkout social amarram perfeitamente esse processo, permitindo que os clientes comprem no aplicativo de mídia social de sua escolha. Instagram e Facebook começaram a testar recursos de checkout que permitem que as marcas vendam diretamente de suas postagens sociais, reduzindo drasticamente o número de etapas que os clientes precisam seguir para comprar.

4. Aproveite as provas sociais

A prova social não apenas aumenta a visibilidade da marca, mas também cria confiança e garante que os clientes em potencial se sintam confortáveis antes de comprar. Saber que outros compradores vieram antes deles e ficaram felizes com suas compras é um grande incentivo para futuros compradores.

Avaliações, depoimentos, recursos visuais gerados por clientes e histórias de clientes estão todos sob o guarda-chuva da prova social. O segredo é usá-los da maneira certa ao longo da jornada do cliente.

5. Una forças com influenciadores

Os influenciadores já têm um público interno que confia e valoriza o que eles têm a dizer. Ao se associar a contas sociais relevantes em seu nicho, você pode atingir esses públicos para aumentar seu alcance e gerar mais vendas.

A chave é identificar influenciadores altamente relevantes. Muitas vezes, não são celebridades de renome, mas sim o que é conhecido como microinfluenciadores – pessoas com contas focadas em laser e um público muito unido.

Além disso, você pode usar seus clientes como influenciadores. Incentive-os a compartilhar conteúdo sobre sua marca ou produtos por meio de uma campanha de hashtag, um programa de pontos de recompensa ou pela oportunidade de aparecer em seu site. Estudos mostram que os clientes adoram participar de programas como este.

6. Crie uma experiência perfeita de atendimento ao cliente

A mídia social tem cada vez mais se tornado um ponto-chave de atendimento ao cliente. Pesquisas mostram que 60% dos clientes que reclamam nas mídias sociais esperam uma resposta em menos de uma hora, enquanto 54% dos clientes realmente preferem usar as mídias sociais para atendimento ao cliente em vez de telefone ou e-mail.

Quando um cliente está em modo de compra na mídia social, ele deseja o mínimo possível para atrapalhar seu caminho. Como resultado, as marcas estão se voltando para recursos sociais que lhes permitem oferecer experiências de atendimento ao cliente agradáveis.

Os chatbots se tornaram uma maneira comum de fazer isso. Os clientes podem digitar uma pergunta urgente que tenham sobre uma compra e obter um resultado quase instantâneo. Isso significa que o ciclo de compra não é interrompido e eles podem continuar em sua jornada de compras.

7. Personalize tanto quanto possível

Os clientes anseiam por interações pessoais com marcas. Eles querem se sentir especiais e ter o processo de compra facilitado para eles por meio de recomendações personalizadas.

49% dos varejistas online com foco no comércio social dizem que obtêm mais vendas quando personalizam as experiências do cliente com base em comportamento de compra anterior e ações sociais.

A maneira mais simples de fazer isso é servindo sugestões de produtos com base em compras anteriores. Recomendações como essa levaram 49% dos consumidores a comprar um produto que não pretendiam comprar.

Essa tática pode ser particularmente útil para anúncios de mídia social. Você pode usar ferramentas de retargeting para veicular anúncios para consumidores que visitaram uma determinada página, um determinado produto ou que abandonaram seu carrinho.

O objetivo é criar experiências envolventes que possam ser compradas!

O Social Commerce pode atuar como principal canal de venda para pequenos negócios ou complementar as estratégias de grandes varejistas. À medida que mais consumidores se voltam para suas plataformas sociais favoritas para fazer compras, as marcas precisam acompanhar se desejam obter uma vantagem competitiva.

O objetivo de uma estratégia de Social Commerce é criar experiências de compra agradáveis nas redes sociais. Isso está se tornando cada vez mais fácil de fazer, graças à grande quantidade de novos recursos compráveis que as principais plataformas de mídia social estão lançando.

Comece explorando onde seus clientes passam mais tempo online e crie uma experiência para eles com a ajuda de prova social, recursos de compra e atendimento ao cliente em tempo real – trazendo influenciadores orgânicos a bordo para espalhar a palavra sobre sua marca.

Você gostou das dicas para explorar o Social Commerce para gerar mais vendas? Como sua empresa está usando as redes sociais atualmente? Deixe o seu comentário!

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