Como a tecnologia influencia a vida das pessoas

por 21/08/2019Blog, Mercado

Entenda quais são os impactos que a tecnologia causou no comportamento dos consumidores.

Com a evolução da tecnologia, o mercado viu uma grande mudança no comportamento do consumidor. Mais do que a incorporação da tecnologia nos modelos de negócio, é fundamental compreender que as expectativas dos consumidores sofreram transformações por conta do avanço tecnológico.

A tecnologia colocou o poder nas mãos do consumidor. Para compreender isso, basta pensar nas suas próprias experiências como consumidor. Até alguns anos atrás, suas opções para comprar um novo par de tênis estavam limitadas às lojas da sua cidade. Hoje, você tem acesso a dezenas de lojas espalhadas pela internet – que podem ser acessadas com poucos cliques.

Por conta de facilidades como essa, o cliente espera uma resposta imediata e um serviço rápido de qualquer empresa. Para acompanhar as expectativas do consumidor, todas as empresas enfrentam enormes desafios.

Como e por que a tecnologia mudou a maneira como os consumidores se comportam? Neste artigo veremos alguns aspectos que você precisa ter em mente ao reinventar suas estratégias para acompanhar os consumidores.

O impacto da tecnologia na vida das pessoas

Você já parou para refletir sobre o uso da tecnologia no seu dia a dia? Você usa seu smartphone para olhar as horas e trocar mensagens com amigos, pode acessar sua conta bancária no internet banking, pedir a sua janta por meio de um aplicativo para celular ou então solicitar um transporte para ir até um restaurante. E esses são apenas alguns exemplos que poderiam fazer parte do dia de qualquer pessoa com um smartphone em mãos.

Os avanços da tecnologia estão cada vez mais incorporados ao modelo de vida da sociedade. E, como não poderia deixar de ser, os impactos disso são muito claros para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Afinal, os seus potenciais clientes também fazem parte dessas pessoas usando a tecnologia diariamente.

Para compreender melhor o impacto da tecnologia na vida das pessoas, vamos analisar três pontos-chave:

1. Clientes estão conectados

Quase todo mundo está vivendo duas vidas: uma online e outra offline. Com um smartphone no bolso, estamos conectados 24 horas por dia – com acesso ilimitado a informações em tempo real.

O impacto disso para o mercado é enorme. Com tantas informações à disposição, os clientes possuem todo o poder em suas mãos. Se ele não gostar do produto vendido pela sua empresa, ele consegue encontrar outras dezenas de empresas em poucos cliques.

2. Os desejos dos consumidores mudaram

Antes, como organização, você definia os horários em que estava aberto para os negócios e os clientes precisavam se adequar, certo? A tecnologia mudou completamente isso, com a introdução de negócios online e smartphones, os clientes podem chegar aos produtos sempre que quiserem.

Imagine que você esteja planejando uma viagem nas férias. Até alguns anos atrás, você precisaria esperar o horário comercial para conseguir comprar suas passagens ou reservar um pacote de viagens. Hoje, é possível planejar toda a sua viagem no horário em que você estiver mais confortável – podendo agendar sua hospedagem durante a madrugada sem qualquer complicação.

Agora imagine um hotel que não está presente no mundo digital e realiza reservas somente durante o horário comercial. Quantos potenciais clientes essa empresa pode estar perdendo diariamente?

Com acesso a informações, produtos e serviços durante 24 horas por dia, os desejos do consumidor mudaram. Não basta ter acesso a um produto de qualidade. O consumidor busca uma experiência satisfatória – o que inicia muito antes do momento da compra.

3. Novos canais de comunicação

Até alguns anos atrás, uma organização atendia seu cliente por meio de e-mails e telefonemas. Esses dois dispositivos de comunicação tinham suas próprias dificuldades particulares e apresentavam uma comunicação considerada lenta nos dias de hoje.

Com a popularização das redes sociais e bate-papo ao vivo, você tem um contato em tempo real com o cliente. Se você demorar para dar uma resposta, pode causar insatisfação e perder oportunidades de negócio.

Como a tecnologia mudou a vida do consumidor?

Acabamos de destacar os principais impactos da tecnologia na vida das pessoas. Mas como essas soluções digitais realmente impactam na vida do consumidor? Preparamos uma lista de 6 maneiras que a tecnologia mudou o mundo dos negócios:

1. Sobrecarga de conteúdo

Você sabe quanto conteúdo é distribuído através de mídias sociais e aplicativos de mensagens? São milhões de mensagens trocadas a todo instante. E as mensagens da sua empresa podem estar perdidas em meio a esse turbilhão de informações.

Portanto, o desafio vivido pelas empresas é conseguir se destacar em meio a inúmeras outras empresas disputando a atenção do público. Por outro lado, o consumidor busca filtrar os conteúdos recebidos para atender os seus interesses.

2. Dados sobre os clientes

A tecnologia moderna permite que os profissionais de marketing obtenham uma enorme quantidade de conhecimento sobre seus clientes. No entanto, as empresas precisam saber como, onde e quando usar esses dados. Algumas das melhores maneiras de conseguir isso são:

  • Saber quais métricas são mais importantes para o sucesso da empresa. A chave para gerar impacto com o uso de dados é saber o que sua organização deseja obter com isso. É preciso ser muito específico sobre quais são os resultados buscados e usar os dados para atingir esses objetivos.
  • Saber quais canais de clientes vão compensar. A variedade de tecnologias e canais é tanta que uma marca precisa se concentrar naqueles com os quais seus clientes se envolvem de uma maneira significativa. As curtidas e comentários podem parecer importantes, mas o que realmente importa é o engajamento que constrói um relacionamento entre um cliente e uma marca.
  • Ter funcionários com habilidades analíticas para processar dados. Todos os dados do mundo são inúteis sem as habilidades internas para saber o que fazer com eles. Insights de dados são o que podem impulsionar um negócio e ajudá-lo a entender o comportamento e os pontos problemáticos de um consumidor.
  • Criação de conteúdo personalizado e focado no cliente. A quantidade colossal de dados no mundo digital dificulta o impacto real de qualquer marca. A chave é saber quem é o público-alvo e criar conteúdo que prenda a atenção dele – incentivando-o a interagir.

3. Transparência no relacionamento

No mundo digital, os clientes querem saber sobre as empresas com as quais interagem e compram. Para criar fidelidade, as marcas precisam ser transparentes e demonstrar sua personalidade online.

Imagine que você seja o dono de um restaurante que trabalha com o delivery de comidas. Se você tiver problemas para entregar as encomendas dentro do prazo prometido, é apenas uma questão de dias até que essa fama se espalhe pela internet.

E o mesmo vale para empresas que atuam em qualquer nicho do mercado. As boas e más notícias sobre uma marca se espalham rapidamente. Basta que você saiba usar isso para o seu benefício – conseguindo relatos positivos de seus clientes.

4. Uma nova raça de influenciadores

Mídias sociais e canais de vídeo como o YouTube permitiram que pessoas “regulares” se tornassem incrivelmente influentes. As empresas não precisam mais contratar celebridades para endossar seus produtos para conseguir atrair milhões de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Agora, pessoas comuns têm a capacidade de influenciar o seu público. Um influenciador local com menos de 100.000 seguidores pode oferecer taxas de engajamento mais altas do que celebridades conhecidas – além de possuir um custo menor para a sua empresa.

Imagine que você tenha uma empresa que comercializa molhos e temperos. Em vez de veicular uma propaganda com artistas famosos em rede nacional, você pode buscar parcerias com microinfluenciadores que possuem canais de culinária no Youtube e reúnem uma legião de fãs fiéis.

5. Incentivo à inovação

Esse novo cenário criado pela tecnologia forçou as marcas a serem inovadoras, usando novas maneiras de entrar em contato com seus clientes. Ao mesmo tempo em que a tecnologia é muito benéfica em diversos sentidos, é preciso compreender que os concorrentes também estão fazendo uso dos seus benefícios.

O que não faltam são ótimos exemplos de como a tecnologia foi usada para implementar a inovação – desde um restaurante local que possui um aplicativo próprio para facilitar encomendas até grandes empresas que revolucionaram o mercado, como Netflix ou Spotify.

No transporte, temos o surgimento do Uber, aplicativos de táxi ou serviços de carona. No ramo de alimentação surgiram os aplicativos de delivery, como o Uber Eats e iFood. Já no setor de entretenimento existem as plataformas de streaming de música, como Spotify.

Esses exemplos de inovação poderiam se estender por dezenas de outros setores. Com a evolução da tecnologia, todas as empresas buscam acompanhar a transformação no comportamento dos consumidores – que cada vez mais estão consumindo online.

6. Consolidação do e-commerce

A venda de produtos pela internet parece uma tendência antiga perto de toda a evolução proporcionada pela tecnologia. Porém, é importante frisarmos: vender online passa a ser um item obrigatório para a sobrevivência.

As compras pela internet são cada vez mais comuns e abrangem os mais variados produtos: alimentos, roupas, eletrodomésticos, cosméticos, itens para casa, entre outros. Por conta disso, os resultados do mercado de e-commerce não param de subir. De acordo com dados da Ebit|Nielsen, o faturamento do e-commerce deve crescer 15% em 2019 – chegando em R$ 61,2 bilhões.

Isso é um simples reflexo da mudança de hábitos dos consumidores. O primeiro impulso de qualquer pessoa que deseja adquirir um produto é fazer uma pesquisa no Google. E, dessa forma, a sua empresa pode ser encontrada nos resultados e atrair novos clientes. 

Você já conhecia a influência da tecnologia na vida das pessoas? Como você enxerga a sua empresa posicionada nesse mundo conectado? Deixe o seu comentário.

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