10 fatos sobre venda online que vão te deixar de bom humor

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Investir na venda online é uma ótima estratégia para potencializar os seus resultados de. Conheça 10 fatos que vão chamar a sua atenção.

A venda online ganha forças a cada ano que passa no Brasil. Mesmo as empresas que já possuem um modelo de atendimento local começam a expandir as suas operações para aproveitar as oportunidades que a internet proporciona. Mas você sabe quais são os benefícios de comercializar seus produtos online?

Mais do que uma mudança nos canais de vendas explorados, a venda online também representa uma virada de chave no modelo de negócio. As modificações afetam processos internos, relacionamento com o cliente, custos operacionais, ações de marketing, entre outros fatores – e o balanço desses aspectos é muito positivo para as vendas pela internet.

Para ajudá-lo a compreender as vantagens de uma loja online, confira 10 fatos sobre venda online que vão te deixar de bom humor. Confira.

10 grandes vantagens de investir na venda online

Imagine uma empresa do varejo que já atua há anos no mercado. Esse negócio possui uma clientela fiel, um fluxo de operações internas que funciona e um estoque de mercadorias formado, certo? Para começar as vendas online, basta criar um canal de vendas através da internet e estruturar o processo de logística. Ou seja, estamos falando sobre a possibilidade de ampliar o público local para um estado inteiro (ou até mesmo todo território nacional).

Já uma empresa que ainda está iniciando as atividades pode optar pelo modelo de venda online sem manter um ponto físico – que possui um alto custo operacional. Trata-se de uma forma mais viável de começar um negócio sem um grande investimento inicial.

Qualquer que seja a situação, investir na venda online pode trazer retornos positivos e grandes vantagens. Analisaremos as principais delas a seguir.

1. Agilidade para iniciar as vendas

Imagine que você resolva abrir uma loja física. Será preciso encontrar um ponto comercial, negociar com o proprietário, fazer as reformas necessárias, obter autorização da prefeitura para iniciar as atividades, instalar todos os equipamentos, contratar funcionários, compor o estoque inicial, entre outras rotinas.

Ao contrário do varejo tradicional, sua loja de comércio eletrônico pode começar a funcionar em apenas alguns cliques. Você pode explorar marketplaces, mídias sociais, um site próprio ou até mesmo um aplicativo para iniciar as suas vendas. Após isso, basta que você tenha um estoque de produtos para enviar aos seus clientes.

Para quem procura um início rápido, a venda online é a sua melhor aposta. Contanto que você tenha uma conexão com a internet e um computador, você pode começar seu negócio de qualquer lugar, até mesmo do seu sofá.

2. Baixos custos

Investir na venda online possui um custo baixo de execução. Como acabamos de ver, você precisa simplesmente de uma plataforma para realizar suas vendas pela internet, de um estoque de mercadorias e um sistema de entrega eficiente. Todas as outras despesas passam a ser acessórias – como para uma campanha de marketing digital.

Isso significa que você consegue gerar uma redução de custo físico com pessoas, operacional e impostos. Não será necessário pagar pela locação de uma sala comercial, salários de atendentes ou impostos que incidem sobre a contratação funcionários ou sobre o ponto comercial.

Veja alguns outros fatores que também influenciam nos baixos custos para a venda online:

  • Você pode encontrar plataformas de e-commerce de baixo custo;
  • É possível explorar os marketplaces sem a necessidade de pagar uma inscrição;
  • Você pode compor o estoque inicial sem um investimento inicial grande;
  • Mídia social, pesquisa orgânica e Google Adwords são maneiras econômicas de divulgar sua empresa;
  • É possível executar e gerenciar uma loja virtual sem a necessidade de contratar funcionários.

Quando você está começando, o comércio eletrônico permite evitar parte dos grandes investimentos iniciais que o varejo tradicional pode incorrer. Porém, você pode expandir o seu negócio e considerar apostar nas vendas em uma loja física conforme suas vendas crescem.

3. Diminuição do prazo para início da atuação

Uma loja física requer meses de preparo para que seja inaugurada e comece a fechar as suas primeiras vendas. Já uma loja virtual pode começar a operar em um tempo reduzido por dispensar todo o preparo de uma sala comercial. Ou seja, o empresário pode garantir que o retorno sobre o seu investimento comece a surgir com antecedência.

4. Aumento da conscientização da marca

Uma boa parte dos compradores já incorporou o hábito de realizar pesquisas online antes de comprar. Em vez de sair em busca dos produtos desejados, é mais fácil abrir o Google para encontrar as melhores opções e preços, não é?

Os clientes pesquisam na internet primeiro, quer comprem online ou na loja. Ter uma presença digital ajuda a garantir que os clientes em potencial encontrem suas informações de produto e possam compará-los. Quando eles fazem uma pesquisa de produtos online, você deseja ser listado entre os melhores resultados. Isso aumenta o reconhecimento da sua marca para que esteja sempre à frente de seus concorrentes.

5. Expansão do alcance do cliente

Uma loja virtual fornece novos canais para alcançar mais clientes. Se você está apenas começando ou administra uma empresa que já atua no mercado, há incontáveis clientes que podem ser alcançados através da internet.

Imagine que você tenha uma loja de roupas que atende em uma loja física. Nessa situação, só é possível atender às pessoas da sua cidade ou, então, os clientes que viajam para visitar sua loja. Através da venda online, você pode vender para pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora. Isso permite atender clientes espalhados por todo o Brasil.

6. Mais informações sobre seus produtos

Uma presença online possibilita que você forneça mais informações sobre seus produtos e serviços para seus clientes. Se tiver um site próprio, há a oportunidade de fornecer um conteúdo importante aos clientes – mostrando todos os benefícios de optar pela compra dos seus produtos.

O conteúdo principal do site inclui descrições detalhadas de produtos, comparações, disponibilidade de inventário na loja e preços. Essas informações ajudam o cliente a tomar sua decisão de compra na loja ou online.

Seu site da loja virtual também pode fornecer mais informações sobre sua empresa ou como usar seus produtos. As páginas da web podem ser dedicadas à história da sua marca e ao modo como seus produtos são produzidos. Postagens de blog e vídeos também podem fornecer conteúdo útil sobre o uso de seus produtos ou serviços.

Por exemplo, as empresas de alimentos oferecem receitas e dicas para os consumidores em seu site. Esse tipo de conteúdo cria uma história para sua marca, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência geral melhor para o cliente. Em um mercado competitivo, esse tipo de informação diferencia você de outros vendedores.

7. Alcançar nichos de mercado

A venda online facilita ainda mais o atendimento a nichos de mercado. Pode ser difícil para aquele colecionador de moedas raras encontrar um vendedor. No entanto, a facilidade e a amplitude da internet facilitam essa busca. Se sua empresa vende um produto de nicho ou atende a um de mercado, talvez seja mais fácil distribuir seus produtos online – você abrirá seu negócio para uma maior profundidade de consumidores.

8. Esteja onde seus clientes estão

As lojas virtuais estão alcançando um sucesso grande por um motivo bem simples: a internet é o ambiente em que os clientes estão. Grande parte dos seus consumidores acessa a internet diariamente, certo? Oferecer os seus produtos nas páginas visitadas pelo público é uma ótima forma de chamar a sua atenção e garantir bons resultados de vendas.

9. Disponibilidade 24 horas por dia

Se você deseja comprar em uma loja física, terá que visitá-la durante o horário comercial. Porém, muitos consumidores não têm disponibilidade para procurar pelos produtos desejados durante o dia. Outros, simplesmente, preferem realizar essa pesquisa de noite, aproveitando todo o conforto de sua casa.

Nesse momento, as lojas virtuais saem na frente das físicas. Você pode comprar um produto pela internet em qualquer momento do dia – afinal, um e-commerce está sempre aberto para o público. Já parou para refletir sobre o número de vendas que você pode ter perdido por estar com as portas fechadas?

10. Relatórios com informações e novos insights de negócio

Para uma empresa do varejo, antecipar tendências é fundamental. É preciso estar sempre um passo à frente da concorrência para oferecer ao público as novidades do mercado. Essa também é uma ótima maneira de evitar potenciais crises – que poderiam surgir pela demora na atualização do mix de produtos.

As lojas virtuais podem aproveitar todas as ferramentas da internet para ter acesso a relatórios com informações e novos insights de negócio. Assim, você consegue monitorar quais são os produtos mais acessados, as palavras-chave que levam à sua loja, os produtos que costumam ser comprados em conjunto, entre várias outras informações que auxiliam na tomada de decisão.

E então, você está preparado para vender pela internet?

Ao longo deste artigo, conferimos ótimos motivos para investir na venda online, certo? Muitos empresários reconhecem esses benefícios, mas não sabem como iniciar as suas vendas pela internet.

Pensando nisso, a LifeApps oferece uma plataforma de e-commerce preparada para que você consiga começar a vender com praticidade. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos lhe ajudar!

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