Você quer vender mais na sua distribuidora? Certamente você não é o único com esse objetivo em mente. A grande questão é compreender as melhores formas de colocar isso em prática.

Com o “boom” digital que ocorreu nos últimos anos, as principais estratégias para vender mais passam pelo uso correto da tecnologia. São vários novos canais digitais de venda e de contato com os consumidores que podem ser explorados.

Quer descobrir como a sua distribuidora pode vender mais? Então confira a seguir!

A evolução da tecnologia no setor de vendas

À medida que os clientes interagem cada vez mais com as organizações por meio de canais digitais, as empresas voltadas para o futuro estão reconhecendo que essa mudança está criando oportunidades significativas para as funções de vendas e marketing.

Como resultado, o relacionamento interno com o setor de TI está evoluindo à medida que as funções de vendas e marketing se movem para assumir o controle de seus destinos de tecnologia, definindo novas soluções que aproveitam as tendências emergentes.

As vendas há muito são pioneiras na computação móvel, com a questão dos laptops e os primeiros telefones celulares nas organizações tradicionalmente indo para essa área. Já é rotina para vendas remotas ter smartphones, laptops e/ou tablets carregados com ferramentas de análise que estejam efetivamente integradas às aplicações de back-end da linha de negócios para que seja possível acessar dados como níveis de estoque e lead times de fornecedores.

Nas vendas, houve uma grande mudança nos últimos dez anos em termos de TI. A função tem sido um foco significativo para o investimento em tecnologia. Agora, a maioria das grandes organizações implantou sistemas de vendas que geralmente são atualizados com as inovações mais recentes, como mobilidade, nuvem e big data.

A extensão desse impacto da tecnologia nas funções de vendas e marketing foi destacada por um relatório recente da Economist Intelligent Unit. O estudo analisou 272 executivos e gerentes seniores sediados na Europa.

De acordo com a pesquisa, 50% dos executivos de marketing e 46% dos executivos de vendas dizem acreditar que seus processos de negócios dependem mais da tecnologia do que os de outros departamentos de sua organização. Além disso, mais de 50% dos executivos citam as mídias sociais como um dos principais impulsionadores da mudança nas operações comerciais.

Benefícios da tecnologia nos resultados de vendas

Acabamos de falar sobre a evolução da tecnologia para os setores de marketing e vendas. Mas, na prática, como essa tecnologia ajuda uma distribuidora a vender mais? Aqui estão alguns pontos importantes:

  • Adaptação ao perfil do cliente. A verdade é que até mesmo os consumidores B2B já estão buscando a praticidade dos canais digitais para fazer compras. Portanto, abraçar o avanço da tecnologia é uma forma de se adaptar aos gostos do cliente.
  • Agilidade para fechar vendas. Empresas que exploram canais de vendas digitais entregam mais agilidade no fechamento de vendas. Com poucos cliques, o consumidor pode fazer seus pedidos.
  • Vendas em maior escala. Um e-commerce pode receber acessos de pessoas de todo o mundo, certo? Isso permite que as distribuidoras atendam um volume maior de clientes espalhados pelo território que desejam atuar.
  • Fechamento de vendas em qualquer horário. As distribuidoras não precisam mais depender dos seus vendedores para fechar vendas. Com o uso de sites e aplicativos, os clientes podem continuar comprando 24 horas por dia.
  • Facilidade no acompanhamento de métricas.O uso de ferramentas digitais simplifica o rastreamento de métricas importantes para compreender o desempenho da organização.

O papel dos canais digitais

As empresas estão cada vez mais digitais por vários motivos. Uma razão é alcançar clientes globais a qualquer hora, e outra é oferecer trabalho remoto aos funcionários. Uma das razões financeiras mais importantes para se tornar mais digital é expandir as oportunidades para identificar novos canais de vendas. Trata-se de um exercício fundamental para vender mais.

As distribuidoras que desejam vender mais devem ter a capacidade de identificar novos canais de vendas. Um canal de vendas é qualquer caminho que troque produtos ou serviços por dinheiro com os consumidores. Tradicionalmente, as equipes de vendas usavam canais de vendas mínimos, como reuniões presenciais e telefone, para fechar negócios. Mas a tecnologia surgiu para mudar isso.

E-mail ou telefone não são a única maneira de alcançar as pessoas. Algumas pessoas preferem enviar mensagens de texto, conversar ou se comunicar por meio de mídias sociais. Além disso, seus potenciais clientes podem ser alcançados por meio de seus artigos de blogs.

Preparar-se para vender por meio de vários canais é uma das chaves para obter uma vantagem competitiva nos próximos anos. Isso inclui a criação de um e-commerce, uso de aplicativos, presença em mídias sociais, entre outros canais digitais.

-> Venda+: conectando venda externa e e-commerce

10 dicas para vender mais

1. Explore novos canais de vendas‍

Conforme acabamos de ver, explorar novos canais de venda é uma ótima maneira de vender mais.

A internet oferece tantas possibilidades de marketing que é difícil para algumas distribuidoras saber por onde começar. Para explorar novos canais de vendas, o foco principal deve ser em canais comuns que sejam fáceis de testar com um mercado-alvo específico. Criar um e-commerce, usar mídias sociais, enviar e-mails e/ou configurar um chatbot funcionam bem para informar novos seguidores e responder a perguntas.

Aqui estão outras dicas para ter em mente na jornada para descobrir novos canais de vendas:

  • Os métodos de vendas e distribuição de 15 a 20 anos atrás não funcionam mais.
  • Empresas de logística e cadeias de suprimentos estão se movendo constantemente em direção a infraestruturas digitais.
  • A transformação digital entre as empresas de transporte acelerou o processo de entrega.
  • Os consumidores se preocupam com avaliações honestas de produtos e entregas rápidas.
  • O atendimento ao cliente agora desempenha um papel considerável na retenção de clientes.‍

2. Crie um programa de e-mail

Desenvolva um programa de e-mail marketing para se comunicar regularmente com seus clientes. Para isso, você pode incluir newsletters e mensagens de e-mail únicas que compartilham notícias sobre lançamentos de produtos, conferências futuras, promoções e outras informações.

O objetivo é manter seus clientes informados sobre o que está acontecendo, o que está por vir e garantir que eles saibam que você está respondendo às necessidades e solicitações deles.

3. Mostre estudos de caso

Compartilhe com seus consumidores estudos de caso para ilustrar exemplos de onde e como seu produto funcionou bem em mercados-alvo específicos. Esses materiais permitem que você transmita seus diferenciais para os clientes que podem estar em dúvidas na escolha de um fornecedor.

Eles não apenas constroem credibilidade, mas também são ferramentas importantes para alcançar o objetivo de vender mais.

4. Crie pacotes de lançamento de produtos

Garanta que as informações sobre os produtos que seus consumidores desejam obter sejam facilmente acessíveis e que seus vendedores tenham elas na ponta da língua.

Além disso, ao lançar novos produtos, prepare um pacote de lançamento atrativo para chamar a atenção dos consumidores.

5. Crie níveis de preço

Você já ofereceu níveis de preços? Pode ser uma boa ideia testar sua estratégia de preços.

Por exemplo:

  • Se você comprar 10 unidades, você paga R$ 10/unidade.
  • Se você comprar 50 unidades, você paga R$ 8/unidade.
  • Se você comprar 100 unidades, você paga R$ 5/unidade.

Você pode aplicar essa estratégia de preços ao seu negócio. A ideia por trás disso é incentivar seus varejistas a comprar mais unidades. Isso permitirá que você obtenha mais vendas e receita.

6. Construa um programa de indicações

Nos negócios, é tudo sobre sua rede. Quanto mais pessoas você conhece, maior a chance de vender mais. Mas não ignore o fato de que seus clientes também têm suas próprias redes. Por que você não oferece aos seus clientes para trazer seus amigos para o seu negócio? Muitos distribuidores se beneficiam de um sistema de indicações.

O Dropbox aumentou as inscrições em 60% graças ao seu sistema de indicações. O programa de indicação de amigos do PayPal também é um bom exemplo. As empresas atacadistas podem usar essa estratégia para aumentar suas vendas. Para isso, basta ajustar as recompensas que você oferece aos seus clientes conforme os seus produtos.

7. Oferecer transporte rápido e entrega no prazo

Os clientes se acostumaram a serviços como o Amazon Prime, que entrega produtos em um ou dois dias. A boa notícia é que os clientes estão dispostos a pagar mais desde que recebam seus produtos rapidamente. Se você puder oferecer opções de entrega rápida, seus clientes poderão escolhê-las, mesmo que sejam mais caras.

8. Saiba mais sobre seu cliente

Seus clientes podem ter necessidades, demandas e prioridades únicas. Mas você não pode atender seus clientes da melhor maneira até saber quais são elas. A partir desse conhecimento, você pode fornecer a eles promoções específicas e evitar oferecer produtos que não interessam ou atendem às suas necessidades.

Você também deve certificar-se de dar assistência aos seus clientes quando e onde eles precisarem. O atendimento ao cliente é um dos pontos-chave para vender mais. Incentive sua equipe de vendas e atendimento ao cliente a se comunicar de maneira agradável e profissional com seus clientes, enquanto motiva a equipe a tomar decisões de uma maneira que coloque os clientes em primeiro lugar.

-> Confira: Como vender mais a partir do histórico de compras!

9. Torne o pedido, a entrega e o faturamento mais simples

Automatize ao máximo seus processos de gerenciamento de pedidos e distribuição de produtos. O principal valor da automação é que ela agiliza processos complexos de atendimento e reduz a necessidade de trabalho manual, permitindo que você forneça um atendimento ao cliente melhor e mais eficiente, desde o pedido até o pagamento e o envio.

10. Ofereça descontos especiais para novos compradores

Um desconto único para novos clientes pode ser uma maneira eficaz de vender mais. Se você oferecer uma boa experiência a esses consumidores, eles continuarão voltando, mesmo sem desconto.

-> Ouça também: Ações de fidelização no e-commerce:

Você gostou das nossas dicas de como sua distribuidora pode vender mais?

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