Vender online: guia para aumentar o faturamento do e-commerce B2B

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Pessoas no escritório analisando no computador as dicas para vender online

Vender online tem sido desafiador para diversos ecossistemas de empreendimentos. Isso porque são muitos os nichos de mercado integrados a ambientes de e-commerce, disputando a atenção e as preferências dos consumidores.

Outro fator relevante é o nível de expectativas do público em relação à experiência de compra online. Dado o grande número de opções disponíveis para adquirir o que se deseja e a própria evolução do ato de comprar online, é necessário fazer “algo mais” para atrair os usuários. Nesse sentido, estamos falando de aspectos como segurança, qualidade da navegação, precificação adequada, qualidade da solução oferecida entre muitos outros pontos.

A boa notícia é que, com a evolução das ferramentas e estratégias para vender online, qualquer empreendedor é capaz de reposicionar o seu negócio no mercado. Para isso, basta um estudo apurado das soluções disponíveis, como ferramentas de gestão e melhores práticas de vendas.

É justamente disso que falamos neste artigo sobre como vender online. Continue a leitura para saber mais.

Quais os principais desafios de vender online no b2b?

Vender online no e-commerce B2B apresenta uma série de desafios distintos em comparação com o e-commerce B2C. Vejamos quais são eles.

Relações complexas e personalizadas

No B2B, os relacionamentos comerciais geralmente são mais complexos e personalizados, demandando maior atenção às necessidades individuais de cada cliente. Isso implica em oferecer experiências personalizadas, gestão de contas específicas e atendimento focalizado.

Negociações de preços e quantidades

Diferentemente do e-commerce B2C, onde os preços são geralmente fixos, no B2B as negociações de preços e quantidades são comuns. Lidar com cotações personalizadas, descontos por volume e contratos específicos pode ser desafiador.

Gestão de catálogo de produtos complexos

Os catálogos de produtos no B2B costumam ser extensos e complexos, com variações de produtos, especificações técnicas detalhadas e informações específicas para cada cliente ou segmento.

Integração com sistemas internos

Integrar sistemas de e-commerce B2B com os sistemas internos da empresa, como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), é essencial para garantir uma operação eficiente, mas pode ser complexo e exigir investimentos significativos em tecnologia.

Estoque e logística

No e-commerce B2B, a gestão de estoque e logística é crucial, especialmente ao lidar com pedidos em grandes volumes. Garantir a disponibilidade de estoque, gerenciar prazos de entrega e oferecer opções flexíveis de remessa são desafios significativos.

Como vender online e aumentar o faturamento do meu e-commerce?

Como vender online e aumentar o faturamento? Essa é uma daquelas perguntas de U$ 1 milhão.

Seja para dar rotatividade ao seu estoque ou para aproveitar oportunidades de mercado, para vender online é preciso tomar iniciativas assertivas e satisfazer seus clientes.

Para quem deseja saber como chegar lá, preparamos algumas dicas importantes.

1. Implemente uma ferramenta completa de gestão

Se você quer fazer bons negócios, passar por fases difíceis da economia ou se livrar do estoque encalhado, primeiro, precisa saber fazer a gestão correta do seu negócio: do e-commerce à gestão de vendas e estoque.

Hoje, um sistema de gestão de negócios torna a prática de vender online mais fácil e estratégica, permitindo integrar vendas e todo o estoque em uma única solução, oferecendo uma ferramenta de vendas em tempo real.

Dessa forma, a implementação de uma solução completa de gestão para sua empresa oferecerá ferramentas fáceis de usar para, por exemplo, quantificar estoques, oferecer informações sobre comportamento de compras do consumidor, integrar módulos de pagamentos e muito mais.

2. Crie uma flag de urgência

Criar flag de urgência é um sinal de que algo em seu e-commerce não está bem. Ela pode indicar que o volume de compras online está abaixo das metas definidas, ou problemas em seu nível de estoque.

Ao indicar níveis de urgência em suas operações, os gestores de negócio podem antecipar a resolução de problemas que impactam as vendas online e atingir o cliente final, em termos de satisfação e presença de mercado.

Para se ter uma ideia, você pode implementar os melhores truques para se livrar do estoque ou as melhores promoções para aproveitar oportunidades de mercado, como datas comemorativas. Mas, se não mostrar urgência em problemas considerados críticos na gestão do seu e-commerce, vender online vai se tornar uma perda de tempo em todas suas iniciativas!

Assim, torna-se muito estratégico criar indicadores que apresentem situações de risco no que você implementa, a fim de se livrar de situações-limite.

Dito isso, ainda nos resta a pergunta: como você pode criar urgência para a vendas de seus produtos online agora mesmo?

3. Defina níveis de estoque mínimo e máximo.

Coloque prazos de validade para as vendas. Não confunda com a validade dos produtos, mas que também deve ser gerenciada.

Tenha atualizado em tempo real o valor de custo dos produtos. Lembre-se que quanto maior o tempo em estoque, maiores serão os gastos.

4. Destaque o valor de economia de custo

Se você quiser aumentar suas vendas e se livrar do estoque, então, um dos truques é oferecer um desconto para alguns produtos. Assim, use o bom e velho código de cupom de desconto, indicando o valor da economia de custo nas principais páginas do seu site.

Com esses indicativos de desconto, qualquer cliente que visite seu site será atraído primeiro por esses produtos, mesmo que tenha algum outro em mente. Assim, automaticamente você aumenta as chances de ampliar as vendas online e reduzir estoques emperrados.

5. Inclua descontos em suas ofertas diárias

Muitos sites implementam uma oferta diária que permite aos clientes comprar produtos com uma taxa muito reduzida. Ofereça alguns dos seus estoques em excesso em suas transações diárias, e isso vai ajudá-lo a se livrar desses produtos instantaneamente!

6. Pacote de produtos

Agregar produtos em uma oferta é outra forma eficaz de vendas e de reduzir estoques. Por exemplo, se o seu estoque é composto por capa de celular, carregador de carro, roupas – então, você pode facilmente criar um pacote atraente com produtos relevantes por um bom preço.

7. Ofereça frete grátis

Frete grátis, agora, é um padrão adotado por grandes marcas do varejo online e até mesmo por médios e pequenos empreendedores. Pensando nisso, esteja atento a essas condições e avalie a possibilidade de oferecer as mesmas condições para o seu público.

Nesse sentido, certifique-se de viabilizar essa facilidade ao menos para a maior parte de seu estoque em excesso, o que vai atrair clientes para adicionar mais produtos em seu carrinho de compras.

E agora que você já sabe tudo sobre como vender online, convidamos você para conferir mais um conteúdo exclusivo preparado pelo nosso time de especialistas: e-commerce B2B: será que funciona?