5 dicas para usar o WhatsApp Business em seu e-commerce

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Para os e-commerces, é importante ter uma noção de até onde vai o seu contato com o cliente, ou seja, é preciso ter um controle da jornada, desde a prospecção, até o pós-vendas. O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para ser utilizada em todas as etapas.

Vale lembrar que, nos últimos tempos, muito tem se falado sobre atendimento qualificado e omnichannel. Isso, no entanto,  não quer dizer que o seu negócio precisa estar disponível em todos os canais de vendas  possíveis.
 

A ideia de prestar um atendimento qualificado e omnichannel é fazer com que as conversas possam ser continuadas. Um contato por WhatsApp, por exemplo, pode ter continuidade por telefone ou e-mail, caso o cliente assim prefira, sem que isso interfira na qualidade.
 

Atualmente já existem plataformas que possibilitam a realização desse tipo de ação, com todos os chamados registrados. Isso facilita o suporte por WhatsApp e também em outros canais.
 

A seguir, vamos falar mais sobre o WhatsApp Business e traremos dicas práticas para você executar no seu e-commerce. Acompanhe!
 

Entenda o que é o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp que foi criada para ser utilizada por empresas. Assim como acontece com o aplicativo padrão, para usuários comuns, ele é gratuito e está disponível para download nas lojas de apps.
 

Veja alguns detalhes que estão presentes no WhatsApp Business!
 

Perfil empresarial

Na versão Business do WhatsApp é possível criar um perfil empresarial, que pode ser preenchido com informações úteis para os clientes, como a descrição comercial, o e-mail, o endereço físico, o website etc.
 

Ferramentas de mensagens automáticas

O WhatsApp Business permite o envio de respostas rápidas para questões frequentes, tais como a forma como é feito o pagamento via PIX, os valores dos produtos do seu e-commerce etc.
 

Esse recurso também pode apresentar uma mensagem de saudação ou de ausência para o seu cliente, de acordo com o horário em que ele fizer contato pelo WhatsApp.
 

Estatística de mensagens

No WhatsApp Business, você poderá analisar métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas. Assim, poderá entender o que está funcionando para o seu e-commerce.
 

WhatsApp Web

Seja para atender clientes finais ou empresas B2B, isso pode ser feito na tela do computador, por meio do site WhatsApp Web.
 

Dessa forma, é possível responder os clientes do seu e-commerce com mais facilidade, sem ter que estar com o celular na mão.
 

Tipo de conta

Os clientes do seu e-commerce saberão que estão se comunicando com uma empresa, uma vez que um selo de conta comercial é mostrado ao contato.
 

Com o passar do tempo, a sua empresa pode ser confirmada e verificada, recebendo um selo de verificação, que aparecerá ao lado do contato na agenda do seu celular.
 

Confira 5 dicas para usar o WhatsApp Business no seu negócio

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o WhatsApp Business, apresentaremos algumas dicas para que você possa colocar em prática no seu e-commerce e aproveitar o aplicativo ao máximo. Confira!
 

1. Crie o catálogo da sua loja virtual

O WhatsApp Business oferece um recurso de catálogo, que facilita ainda mais o processo de vendas no aplicativo. 
 

Tal recurso possibilita que as pessoas vejam os produtos disponíveis na loja, já acompanhados do valor.
 

De tal maneira, os seus contatos nem precisam sair do aplicativo para ver os itens que você têm para vender. Assim, os processos de compra se tornam muito mais práticos e simples.
 

Veja, a seguir, um passo a passo para criar o catálogo da sua loja virtual pelo WhatsApp Business:

  1. Acesse o menu “Configurações” e depois vá em “Configurações da Empresa”;

  2. Selecione a opção “Catálogo” e, em seguida, clique em “Adicionar produto ou serviço”;

  3. Aperte no ícone “+” e, na mesma tela, “Adicionar Imagens”;

  4. Selecione a opção “Nome do Produto ou Serviço” e escreva o nome do item que deseja adicionar;

  5. Selecione a opção “Preço R$” e coloque o valor do novo produto;

  6. Vá em “Salvar” para terminar o cadastro do produto ou serviço.
     

Pronto! Você colocou um produto no seu catálogo do WhatsApp Business. Agora, basta seguir os mesmos para todos os demais itens que pretende adicionar.
 

2. Priorize o bom atendimento para o seu e-commerce

De nada adianta você caprichar no seu perfil no WhatsApp Business e não dedicar um tempo especial ao atendimento. 
 

É imprescindível, por exemplo, que você tenha uma pessoa disponível para responder as mensagens, pelo menos no horário comercial.
 

Quem entra em contato com a empresa, por mensagens ou chamadas, deseja ter uma resposta rápida. Se isso não acontecer, o cliente buscará atendimento de qualidade na concorrência, o que certamente não é nada agradável para a sua empresa, não é mesmo?
 

O atendimento via WhatsApp deve ser tão cordial, prestativo e educado quanto o presencial.
 

3. Aproveite o recurso da lista de transmissão

A lista de transmissão é um recurso que foi criado para organizar e automatizar as estratégias de engajamento dos contatos no WhatsApp Business. Trata-se de uma excelente ferramenta para quem utiliza o app para atendimento no e-commerce.
 

Com a lista de transmissão, você poderá enviar uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, mantendo a sua produtividade sempre em alta.
 

Para divulgar promoções e eventos especiais na sua loja virtual, essa é uma ideia bem em alta e super produtiva.
 

É importante, no entanto, solicitar a permissão de cada um dos contatos para receber as mensagens dessa lista. Assim, você não incomoda nenhum deles.
 

4. Utilize tags para manter os contatos organizados

Também chamadas de “etiquetas”, as tags são uma interessante funcionalidade do WhatsApp Business. Elas servem para organizar os status de cada contato do seu e-commerce.
 

De tal maneira, é possível marcar as conversas para que elas fiquem listadas como importantes, por exemplo.
 

Além disso, você pode criar diferentes categorias para os clientes, como “Clientes novos”, “Clientes com pedidos em andamento”, “Pedidos finalizados”, entre tantos outros.
 

5. Cadastre as respostas automáticas

É bem importante que você cadastre as respostas automáticas corretamente no WhatsApp Business. Por meio desse recurso, você poderá agradecer os contatos pelas mensagens enviadas e dizer que eles terão uma resposta assim que a sua equipe estiver disponível.
 

Isso é muito importante para que ninguém fique sem respostas, independentemente do horário em que a mensagem for enviada. 
 

Se alguém enviar uma solicitação de madrugada, por exemplo, receberá a resposta automática e, no dia seguinte, sua equipe responde à solicitação que foi realizada.
 

Ainda sobre as respostas automáticas, outro recurso interessante é a opção de criar atalhos para enviar respostas rápidas. Nessa situação, você precisa apenas iniciar a digitação de um termo e a mensagem aparece, seja uma única letra ou caractere.
 

Depois que você criar e salvar um atalho, sempre que você fizer a digitação, a mensagem padrão aparecerá de forma automática.
 

Apesar de não ser uma solução nativa do WhatsApp Business, você também pode usar APIs de chatbot na plataforma. Dessa forma, uma inteligência artificial pode atender os clientes.
 

Pratica-se, dessa forma, o que chamamos de atendimento híbrido de chat. Dessa forma, os clientes podem ser atendidos por robôs em um estágio inicial. 
 

Caso a inteligência artificial não consiga atender as demandas dos clientes, os atendentes humanos fazem uma intervenção e assumem a conversa a partir de então. Isso dá agilidade ao atendimento e também otimiza o trabalho da equipe.
 

Ao seguir essas 5 dicas, as vendas e contatos por WhatsApp Business se tornarão uma realidade para o seu e-commerce. Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e consiga colocar tudo em prática no seu negócio.
 

Ah, ainda é importante lembrar que já existem plugins do WhatsApp Business para sites. Dessa forma, você pode adicionar um botão com o ícone do aplicativo no seu site. Assim, ficará muito mais fácil para os usuários solicitarem atendimento por meio desse canal.
 

Sem dúvida, o WhatsApp Business é uma excelente oportunidade para e-commerces. Outro recurso que você deve aproveitar são as ações realizadas em datas comemorativas. Para conhecê-las, acesse o nosso artigo com o calendário 2021.

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