Como criar um relatório de vendas para e-commerce?

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Imagem de uma mesa cheia de relatórios

Alcançar bons resultados comerciais é o objetivo de qualquer negócio, certo? Porém, o desempenho desejado não é alcançado por pura força de vontade. É fundamental que exista uma compreensão de metas que são facilmente planejadas e monitoradas. E o relatório de vendas para e-commerce é uma ferramenta poderosa para colocar isso em prática.

Os relatórios de vendas ajudam os gerentes a monitorar o progresso para acompanhar a lucratividade do ciclo de vendas. Esses dados funcionam como um roteiro para maximizar a produtividade e reduzir o desperdício de recursos.

Com base em um relatório de vendas, os gestores dos e-commerces podem decidir de quais maneiras adaptar as estratégias de vendas, melhorar o desempenho de seus canais digitais, ajustar o mix de produtos, avaliar as ações de marketing e otimizar os ciclos de vendas.

Mas como criar um relatório de vendas para e-commerce? Confira ao longo deste artigo!

O que é um relatório de vendas?

Um relatório de vendas é um conjunto de informações que demonstram um resumo do status ou condição das atividades comerciais de uma empresa. Para isso, podem ser cruzadas diversas informações: tecnologia, marketing, logística, atendimento, estoque, entre outros.

O principal objetivo de um relatório de vendas é mostrar as várias tendências que interferem no volume de vendas em um determinado período. Além disso, também analisa as diferentes fases do funil de vendas e o desempenho alcançado.

Qual a importância de um relatório de vendas para e-commerce?

Um relatório de vendas oferece acesso a dados inestimáveis sobre seus clientes e tendências de mercado. Ele também fornece informações críticas sobre o desempenho da sua própria empresa. Você pode obter respostas para algumas perguntas muito importantes, como:

  • Quem são seus clientes?
  • De onde vêm seus leads?
  • O que está levando seus clientes em potencial a comprar?
  • O que está impedindo seus clientes potenciais de comprar?
  • Qual é a taxa de desempenho de suas campanhas de marketing?
  • Qual é a taxa de fechamento?

E o relatório de vendas faz mais do que apenas responder a essas perguntas para você. Vamos dar uma olhada em alguns dos outros benefícios de criar um relatório de vendas para e-commerce:

1. Avalie seus produtos mais rentáveis

Um relatório de vendas torna mais fácil para você descobrir qual produto ou serviço é o mais lucrativo para o seu negócio. Isso acontece porque o relatório de vendas atribui custos, analisa as vendas e acompanha as receitas, o que facilita o processo de determinação dos lucros gerados por cada produto.

Isso também ajuda você a ajustar seus esforços de vendas e marketing. Como? Bem, usando esses dados, você pode promover os produtos que oferecem as maiores oportunidades de crescimento futuro.

2. Encontre os produtos de baixa rotatividade

Além de descobrir os produtos e serviços mais rentáveis, um relatório de vendas também pode ajudá-lo a localizar seus produtos e mercadorias de baixa rotatividade.

Esses dados podem ser usados para ajudá-lo a gerenciar os recursos com mais eficiência, evitar o excesso de estoque e reduzir os custos de armazenamento. Você também pode usar essas informações ao fazer alterações de preços ou introduzir descontos em produtos.

3. Identifique seus clientes mais rentáveis

Da mesma forma que um relatório de vendas identifica os bens e serviços mais rentáveis, também descobre quem são os seus clientes mais rentáveis.

Essa informação valiosa pode ser usada quando você deseja melhorar sua taxa de retenção de clientes e aumentar a fidelidade do cliente. Você pode fazer isso implementando serviços do tipo VIP, descontos e bônus para seus clientes mais fiéis, para que eles voltem sempre!

4. Identifique problemas de vendas

Um relatório de vendas ajuda a detectar oportunidades ou problemas potenciais apresentando tendências ou padrões em seus dados de vendas.

Caso um item esteja crescendo nas vendas, você pode garantir que o estoque seja mantido corretamente em todos os canais de distribuição. Por outro lado, caso um item esteja caindo nas vendas, você pode usar esses padrões para determinar se é o momento certo para baixar o preço, gastar mais em marketing ou até mesmo introduzir descontos para melhorar a popularidade desse produto.

5. Domine os canais digitais

Um relatório de vendas para e-commerce também permite que você tenha uma visão mais clara sobre a performance do seu site e outros canais de vendas digitais. É possível analisar a origem dos clientes, páginas mais acessadas, pontos de abandono do carrinho e muito mais.

Componentes de um bom relatório de vendas para e-commerce

A criação de relatórios de vendas requer dados precisos, histórico de desempenho, estratégia solidificada e recursos visuais fáceis de ler. Aqui está o que entra em um relatório de vendas eficaz:

  • Visão geral das operações de vendas – Qual é o histórico geral das atividades de vendas passadas e presentes?
  • Falhas e sucessos de metas – Quais indicadores estão causando metas perdidas e alcançadas?
  • Gráficos e visuais – Transformar as informações em conteúdos visuais torna o trabalho de análise mais prático e eficiente.
  • Planos de jogo para o futuro – Com base nos objetivos anteriores, o que precisa acontecer daqui para frente? O que precisa ser adaptado nas estratégias de vendas? Isso deve ficar claro ao final do relatório.

6 passos para criar um relatório de vendas para e-commerce

1. Defina o objetivo do relatório

É impossível adicionar todos os dados ao seu relatório de vendas. A única solução é adicionar os dados que permitem que você e sua organização atinjam as metas que você definiu.

Antes de começar a elaborar seu relatório de vendas, pergunte a si mesmo qual é sua intenção/propósito de montar esse relatório, em primeiro lugar. Você está planejando avaliar o sucesso de sua campanha promocional? Você quer encontrar tendências de vendas interessantes ao longo de um período de tempo? Ou você está procurando medir o desempenho da sua equipe de vendas?

Identificar a intenção de criar um relatório de vendas ajuda a coletar e analisar o tipo certo de dados. Também ajuda você a decidir sobre a natureza do seu relatório, como o período de tempo para relatar, etc.

Por exemplo, se você está tentando determinar o quão lucrativo é um determinado segmento de clientes, seu relatório de vendas deve se concentrar em quanta receita esse segmento gerou para sua empresa, quais técnicas foram usadas para melhorar os lucros no passado e, por último, quão bem-sucedidos eles foram.

Alguns dos principais propósitos para um relatório de vendas incluem:

  • Apresentar números de negócios para a equipe de gestão. Um dos propósitos mais comuns da criação de relatórios de vendas é mostrar a tendência de crescimento do negócio para os tomadores de decisão, pois eles têm voz na aprovação de orçamentos e atividades diversas, como investimentos em campanhas de marketing e contratação de mais pessoas.
  • Identificação de tendências de vendas do setor. Outra razão para criar esses relatórios é entender o setor geral do seu negócio e ver como você pode melhorar seus produtos e serviços em relação aos seus concorrentes.
  • Entender as atividades do cliente. Alguns relatórios são criados para entender o comportamento do consumidor ao acessar o e-commerce – como páginas acessadas, tempo em cada página, ticket médio, fidelização, entre outros. 

2. Defina o processo de coleta de dados

Depois de identificar o objetivo e o público, você deve se preparar para coletar, filtrar e analisar dados relevantes.

A chave é garantir que seu processo de coleta de dados seja o mais orientado a objetivos e o mais simples possível. Você pode começar descrevendo as métricas em que está especificamente interessado em incluir em seu relatório.

Um relatório de vendas ideal deve incluir indicadores, número de produtos vendidos, vendas líquidas, lucros e custos de aquisição de clientes. Com base no que você precisa, você também pode incluir crescimento de vendas, vendas regionais, novas oportunidades, desempenho da equipe e outras métricas.

Você também deve definir o período de tempo para se concentrar nesta etapa. Geralmente, é uma boa ideia separar dois períodos de tempo – atual e anterior – e, em seguida, fazer uma comparação entre os dois.

3. Defina as métricas a serem analisadas

O próximo passo é definir quais são as métricas que serão analisadas no seu relatório de vendas para e-commerce. Elas podem incluir:

  • Número de vendas
  • Valor das vendas
  • Ticket médio
  • Produtos mais vendidos
  • Produtos mais buscados
  • Ausências no catálogo
  • Ausências no estoque
  • Dias e horas com maior percentual de conversão
  • Número de contatos estabelecidos
  • Crescimento no número de vendas
  • Crescimento do ticket médio
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

4. Compare os dados

Por fim, é preciso examinar e comparar os dados em seus relatórios. Lembre-se de que, embora os dados não mintam, pode haver fatores que contribuem para o motivo pelo qual eles aparecem do jeito que são.

Por exemplo, se houver uma grande queda no desempenho de vendas por dois meses nos últimos 12 meses, tente entender por que isso aconteceu. Foi porque houve uma escassez no estoque de produtos durante esse período? Alternativamente, se você viu um aumento nas vendas em alguns meses, analise o que você fez de diferente durante esse período. Analisar e interpretar seus dados dá mais eficiência ao seu relatório.

5. Pense na linguagem do documento

Para quem você vai apresentar o relatório de vendas? Gestores da empresa? Equipe de marketing? Gestores de tráfego? Ou profissionais da área da tecnologia? A resposta para essa pergunta é fundamental no momento de criar o seu relatório – ajustando a linguagem conforme o público-alvo.

6. Utilize ferramentas que te ajudam

Por fim, não esqueça de procurar pelas ferramentas adequadas na hora de criar seu relatório de vendas. Com tantos dados armazenados na nuvem que podem ser acessados, você pode se beneficiar muito de ferramentas que reúnem todas essas informações.

Hoje não há mais necessidade de obter dados de forma manual. Existem diversas ferramentas no mercado que oferecem informações importantes e, além disso, em tempo real. Entre todas as opções que você pode encontrar, você pode iniciar usando o Google Analytics – que é uma ferramenta gratuita e fácil de usar disponibilizada pelo Google.

Por meio do Google Analytics, você consegue dados importantes, tais como:

  • Tempo de carregamento do site no computador e smartphone;
  • Taxa de engajamento;
  • Custo de operação;
  • Eficácia de estratégias de SEO;
  • Tempo de permanência no site;
  • Origem dos canais de mídia;
  • Horários de pico de acesso;
  • Páginas mais acessadas do site;
  • Exibição de tela por usuário;
  • Produtos mais vistos, entre outros.

Você gostou das dicas para criar um relatório de vendas para e-commerce? Confira também “Relatórios gerenciais: os indicadores que vão eliminar a desconfiança da diretoria no seu trabalho”!

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