Abandono de carrinho: 7 práticas para evitar

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Mulher com um celular e um cartão nas mãos, finalizando uma compra online.

Lojas virtuais podem realizar enormes campanhas de marketing ou fazer parcerias com influenciadores famosos nas redes sociais para atrair mais consumidores.

Porém, mais do que levar mais pessoas ao site, é essencial garantir que elas efetuem compras, certo? Neste momento, o abandono de carrinho é um grande vilão.

O valor da receita anual de vendas perdida devido ao abandono do carrinho chega a impressionantes US$ 18 bilhões, de acordo com a Forrester Research.

Para colocar isto em perspectiva, o Baymard Research Institute estimou que a taxa média de abandono de carrinho em 2023 seria de 69,99%. Isso significa que quase sete em cada 10 compradores saem do seu site antes de concluir uma compra.

Reduzir o abandono de carrinho é um dos desafios mais complicados para os e-commerces. Depois de atrair compradores com sucesso, inspirá-los com seus produtos e direcioná-los para uma compra, eles abandonam o barco antes da conversão. Frustrante, não é?

O diferencial para o crescimento de uma loja virtual pode estar justamente na redução da taxa de abandono de carrinho. E existem muitas táticas e estratégias que você pode aproveitar para minimizar os abandonos.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os efeitos do abandono do carrinho de compras, porque esse problema acontece e como melhorar essa métrica crucial. Confira!

Quais são as principais causas do abandono de carrinho?

Antes de entrarmos nas práticas para evitar o abandono de carrinho, é importante olharmos com cuidado para as principais causas para que os consumidores abandonem uma compra.

Na prática, o abandono do carrinho de compras online ocorre devido a uma ampla gama de fatores. De acordo com a pesquisa do Instituto Baymard, os 9 motivos mais comuns são:

  • Os custos extras são muito altos (frete, impostos, taxas) – 48%
  • Concluir uma compra requer a criação de uma conta – 24%
  • A entrega é muito lenta – 22%
  • O processo de checkout é muito longo ou complicado – 17%
  • A loja não passa segurança o suficiente para inserir informações de cartão de crédito – 18%
  • O consumidor não consegue consultar o custo total do pedido antecipadamente – 16%
  • O site apresentou erros ou travou – 13%
  • Política de devolução insatisfatória – 12%
  • Métodos de pagamento insuficientes – 9%

Vamos analisar melhor os principais motivos para o abandono de carrinho?

Custos adicionais inesperados

Muitos clientes abandonam seus carrinhos de compras antes de concluir o processo devido a cobranças inesperadas.

Se o consumidor está esperando pagar R$ 100 por um produto, mas descobre, apenas no fim do processo, que também terá que pagar R$ 20 pelo envio e R$ 10 em outras taxas, pode ficar bastante inclinado a desistir de prosseguir com a operação.

Complexidade no processo de checkout

Quando um e-commerce tem um processo de checkout longo ou complicado, os clientes podem decidir sair do site e abandonar seus carrinhos de compras. Afinal, ninguém deseja passar 15 minutos preenchendo formulários e cadastrando informações, não é?

Além disso, o carregamento lento de páginas da web também pode levar a um tempo de finalização de compra mais longo e fazer com que os compradores abandonem seus carrinhos.

Lentidão na entrega

É inegável que a eficiência na entrega dos produtos é um dos principais fatores considerados pelos consumidores ao fazer uma compra online, certo?

Quanto mais demorado for o prazo para a entrega, maiores são as chances de desistência do cliente – que pode buscar por um concorrente mais ágil ou, até mesmo, procurar por uma loja física na sua cidade.

Problemas de navegação e usabilidade

A boa experiência de compra passa diretamente pela facilidade na navegação. Links quebrados, lentidão ou menus confusos podem desestimular os consumidores a prosseguir até o fim do processo de compra.

Por isso, é fundamental focar em uma experiência simples e intuitiva, com textos simples e diretos, imagens com alta qualidade e rápido atendimento.

Problemas com dispositivos móveis

É cada vez maior o número de pessoas que optam por fazer compras usando seus dispositivos móveis.

Por conta disso, lojas virtuais que não apresentam uma boa responsividade podem afastar potenciais clientes – mesmo depois que eles já adicionaram seus produtos no carrinho.

Falta de suporte ao cliente

Um bom suporte é importante para melhorar a experiência de compra dos clientes e resolver potenciais problemas no momento do checkout.

Além disso, outro aspecto que pode levar ao abandono de carrinho é uma política de devolução pouco clara. Quando os compradores fazem uma compra, muitas vezes querem saber se têm a opção de devolver os itens se não estiverem satisfeitos com eles. Se um varejista não tiver uma política de devolução clara, os clientes poderão desistir de suas compras.

Falta de confiança

Alguns compradores podem sentir-se relutantes em compartilhar as suas informações pessoais e bancárias em um site que não transmite segurança. Por exemplo, eles podem não se sentir confortáveis em compartilhar os detalhes do seu cartão de crédito, endereço de e-mail ou endereço de entrega até que tenham estabelecido confiança em uma empresa.

Ouça também: Como gerar confiabilidade no seu e-commerce?

Principais estratégias para diminuir o abandono de carrinho

Acabamos de ver os principais motivos que levam ao abandono de carrinho. Mas como evitar essas situações e diminuir as chances de abandonos? Veja só algumas estratégias que você pode adotar:

1. Melhore a experiência no processo de checkout

Essa dica é pertinente para reduzir o abandono do carrinho de compras em todos os dispositivos. Ao tornar o processo de checkout o mais curto, direto e rápido possível, você diminuirá as chances de os compradores ficarem irritados e desistirem no meio.

Aqui estão alguns exemplos de como criar uma experiência de compra online perfeita:

  • Inclua apenas os campos necessários. Se você não precisa de uma determinada informação para executar a transação, o checkout não é o lugar para solicitá-la. Por exemplo, não peça ao comprador que avalie sua experiência em seu site antes de concluir o pagamento ou tente fazer com que ele assine seu boletim informativo. Tudo isso deve ser opcional e ocorrer após a finalização do pagamento.
  • Não exija que os compradores criem uma conta. Em vez disso, dê aos compradores que não possuem uma conta a opção de finalizar a compra como convidados. Isso pode ajudar as pessoas que estão com pressa a passar pelo processo rapidamente, sem precisar criar uma conta e verificar suas informações.
  • Não liste nenhuma recomendação de produto não relacionada. Embora incluir recomendações de última hora na página do carrinho possa levar alguns compradores a adicionar outro item ao pedido, essa tática também pode sair pela culatra se você estiver exibindo imagens de produtos aleatórias ou não relacionadas que podem distraí-los e fazer com que se desviem. Em vez disso, certifique-se de ser super direcionado e atualizado com todas as recomendações de produtos em sua página de checkout – e permita que os compradores adicionem rapidamente esses itens ao carrinho sem ter que sair da página de checkout para selecionar suas preferências de tamanho e cor.
  • Permita que os compradores salvem informações de checkout. Alguns compradores desejarão salvar suas informações de envio, cobrança e cartão de crédito quando tiverem a opção, pois isso lhes permite agilizar o processo de finalização da compra em sessões futuras.

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2. Seja transparente sobre os custos e prazos de entrega

Encontrar custos “ocultos” no checkout é um motivo comum para o abandono. Uma pesquisa da Baymard descobriu que 21% desistiram de uma compra porque puderam ver ou calcular antecipadamente o custo total do pedido.

Além disso, fornecer informações claras sobre o envio é crucial – assim como manter os prazos de entrega curtos. Muitos compradores online estão preocupados com possíveis interrupções ou atrasos na entrega. Mesmo que não seja uma boa notícia, fornecer detalhes sobre possíveis atrasos pode aliviar as preocupações dos visitantes e ajudar a gerir positivamente as suas expectativas.

3. Adote estratégias de remarketing

É possível que um comprador tenha abandonado o carrinho porque ainda tinha dúvidas ou preocupações sobre o produto – ou talvez simplesmente tenha se distraído. Ao acompanhar os usuários que abandonaram o carrinho e lembrá-los dos produtos que deixaram para trás, você pode incentivá-los a voltar e fazer uma compra.

Uma pesquisa mostra que redirecionar os compradores com anúncios pode reduzir o abandono do carrinho em 6,5% e aumentar as vendas online em quase 20%.

Os e-mails também são uma forma eficaz de trazer de volta os que abandonaram o carrinho. De acordo com Klaviyo, a taxa média de abertura de e-mail de abandono de carrinho de compras em todos os setores é de 50%.

4. Crie programas de fidelidade e incentivos

Um incentivo a mais nunca faz mal para levar os clientes até o fim de uma compra, não é? Por isso, os programas de fidelidade e incentivos podem ser um diferencial entre uma venda bem-sucedida ou um abandono de carrinho.

5. Faça monitoramento e análise contínua

As empresas podem evitar o abandono de carrinho simplesmente analisando os dados sobre o comportamento dos consumidores. Esse monitoramento dos usuários permite que você tenha uma visão mais clara sobre quais fatores levam à desistência.

Além disso, você também pode compartilhar pesquisas no site ou enviar e-mails aos clientes pedindo feedback sobre o motivo pelo qual eles não concluíram uma compra.

6. Adote uma comunicação clara de políticas

Os clientes muitas vezes abandonam o carrinho por medo de não poderem devolver ou trocar um item se não estiverem satisfeitos. Garantir que as políticas de devolução e troca sejam claramente comunicadas, incluindo detalhes sobre prazos, condições e procedimentos, pode aumentar a confiança do cliente e reduzir a hesitação em finalizar a compra.

7. Conte com uma boa plataforma de e-commerce

Muitos clientes abandonam seus carrinhos devido ao carregamento lento ou à má experiência de navegação, certo? Por isso é importante trabalhar para melhorar a experiência fornecida pela sua loja virtual. Neste ponto, o uso de uma boa plataforma de e-commerce faz toda a diferença.

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Conclusão

Vimos neste artigo como o abandono de carrinho pode ser prejudicial para o e-commerce – mas, também, que é possível minimizar a ocorrência desses abandonos. Quando isso é colocado em prática, torna-se possível aumentar a receita de forma sustentável.

Você gostou das dicas que apresentamos neste artigo? Implemente essas práticas para aprimorar a experiência do cliente e reduzir o abandono de carrinho no seu negócio!

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