Como criar uma excelente descrição de produtos

Uma descrição de produtos bem elaborada tem o poder de direcionar seus clientes através do funil de vendas. Ao usar a criatividade e detalhar os benefícios do produto, sua loja se torna mais propensa a converter até mesmo um visitante casual.

 

De fato, a maioria dos clientes toma sua decisão de compra a partir da foto do item, porém, a descrição de produtos ajuda a preencher as lacunas para determinar se ele é ou não adequado para a necessidade do visitante. Portanto, a apresentação de um produto com maiores taxas de conversão é composta de uma boa imagem e descrição.

 

Ao mostrar aos clientes os principais benefícios, a proposta de valor exclusiva e oferecer a solução para uma dor (problema), a descrição do produto pode ajudar a realizar mais vendas, reduzir devoluções e reembolsos e promover a confiança do cliente para com a marca.

 

A importância da descrição de produtos

Uma descrição do produto detalha os recursos e benefícios de um item para um cliente. O objetivo principal desta exposição é fornecer ao consumidor informações suficientes para convencê-lo a querer comprar o produto imediatamente.

 

Para escrever uma descrição que converte em vendas, você precisa escrever um descritivo que convença os clientes a comprarem.

  • Qual problema seu produto resolve?
  • O que seu cliente ganha ao usar seu produto?
  • O que separa seus produtos de outros no mercado?

Sua descrição precisa responder a essas perguntas de maneira fácil de ler.

 

Todo produto deve ter uma descrição?

Apesar de ser muito recomendável elaborar uma boa descrição de produto, nem sempre é necessário. Essa decisão depende de diferentes aspectos: cada site, por exemplo, tem um layout, personalidade e estilo diferentes, que podem exigir um modelo de descrição de produto personalizado.

 

Algumas lojas tendem a converter melhor apenas com descrições simples, de uma linha. Outras podem precisar de um parágrafo longo, ou uma mistura de marcadores e parágrafo, e alguns sites convertem bem até mesmo sem qualquer descrição de produtos.

 

A melhor forma para saber a necessidade ou não de utilizar a descrição de um produto é a partir dos testes. Você pode usar, por exemplo, os testes A/B.

 

Com o teste A/B, você pode comparar versões diferentes do seu site ou da apresentação dos produtos para ver como seus visitantes reagem a layouts específicos. Testando uma variedade de mudanças e respostas, é possível encontrar a melhor maneira de aumentar as taxas de conversão, aumentar as vendas e maximizar os lucros. Você também pode evitar alterações que tendem a prejudicar a imagem de sua empresa.

 

Existem vários fatores que podem explicar porque as descrições dos produtos não foram bem convertidas.

  1. É possível que elas não tenham sido escritas corretamente para o público.
  2. Elas foram colocadas em uma área menos visível.
  3. Foram gravadas no formato errado.

Testar se você deve ou não ter descrições de produto também pode ajudá-lo a entender como otimizar futuras páginas.

 

Como obter o máximo da descrição de produtos

Você já se deparou com uma descrição de produto que, contou tudo o que o item tinha, mas não fez nada para te convencer a comprar? Isso é exatamente o que você precisa evitar com as descrições dos seus produtos: é preciso inspirar seus clientes a comprarem de você sempre.

 

Saiba como funciona a cabeça do consumidor do seu produto

Você não pode vender seu produto para todo mundo porque nem todo mundo precisa dele. É por essa razão que é preciso realmente entender como funciona a cabeça do seu consumidor.

 

Uma vez que você tenha feito isso, tenha em mente as características dessa ‘persona’ quando estiver escrevendo suas descrições. Isso ajudará a criar a descrição de produtos que atrai seu público e o mantém engajado.

 

Estabeleça contato direto com o comprador

Não tem nada pior do que uma descrição que apenas lista os recursos de um produto, sem energia ou sem estabelecer uma sinergia entre consumidor e mercadoria. Esse produto pode ser qualquer coisa, mas o comprador não está interessado, pois não houve um contato direto, a ponto de se envolver “emocionalmente” com ele.

 

Uma boa descrição de produtos fala diretamente com o cliente, em uma tentativa de criar um relacionamento com ele. Quanto mais bem-sucedido você for na apresentação, maior a chance de o consumidor realizar a compra.

 

Destaque principalmente os benefícios

Pense em um produto que não te agradou. Por que você não se conectou a ele? Provavelmente, o modo como o produto foi descrito foi a causa da falta de empatia.

 

O que impactou foi a forma de listar todas as características do próprio produto. Estas são importantes, mas precisam ser apresentadas de forma diferente. Isso ocorre porque, quando um cliente está lendo sua descrição, não está procurando os recursos do produto, mas, sim, quais são os benefícios práticos. Por que ele deveria comprá-lo? O que há para ele? Isso é algo que você tem que responder na descrição de produtos – transformar recursos em benefícios.

 

Adote as boas práticas na descrição de produtos

Ter descrições otimizadas de produtos pode ajudar a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca (SEO). Ao otimizar as descrições dos seus produtos para incluir palavras-chave específicas, você pode ajudar a melhorar suas chances de conseguir uma classificação alta no Google.

 

Sem descrições de produto, você pode otimizar suas imagens para palavras-chave, mas a página pode não aparecer alta nos resultados de pesquisa devido à falta de conteúdo. Por isso, busque adotar as melhores práticas do mercado para elaborar a descrição de produtos, atendendo a critérios técnicos.

 

Revise e edite sempre

É uma dica básica, mas uma das mais esquecidas: sempre que você escrever uma descrição de produtos, reserve um tempo para revisá-la e editá-la também.

 

Deixe um tempo suficiente para se afastar do que foi escrito antes de voltar para realizar a revisão. Também é uma boa ideia dar a sua redação a uma pessoa para ler, pois ela será crítica o suficiente para ser objetiva na revisão do seu trabalho.

 

O trabalho bem revisado mostra o profissionalismo adotado na descrição de produtos e é muito mais engajador para o consumidor. Isso mostra que você se importa com a experiência dele e que está cuidando dos detalhes.

 

Com essas dicas, você vai criar uma excelente descrição de produtos, que envolve o consumidor e realmente mostra o porquê ele precisa de seu produto. Agora é a hora de arregaçar as mangas e mãos à obra! Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!