Porquê você deveria estar tentando melhorar sua estratégia para o Dia do cliente
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O que você pode fazer no Dia do cliente? Ter uma estratégia de reconhecimento é uma ótima maneira de mante-los felizes, leais e longe de seus concorrentes.
O dia do cliente está chegando, Você está realmente valorizando o consumidor do seu produto ou serviço como ele realmente merece?
A valorização do cliente é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, ele pode ajudar a fazer os clientes felizes. E é mais provável que um cliente satisfeito não apenas volte, mas também espalhe a notícia sobre sua empresa.
Isso pode ajudar a construir a reputação da sua marca como uma boa empresa para fazer negócios. Em uma era de Economia e Transformação Digital, compras on-line e estilos de vida cada vez mais conectados, a valorização do cliente pode ser vista como uma “arte perdida”.
Adotar uma abordagem antiga e voltada ao básico para a valorização do cliente pode ajudar sua empresa a se destacar.
Valorizar o consumidor é uma ótima maneira de manter seus clientes felizes, leais e se destacar de seus concorrentes
Como você sabe muito bem, todo mundo gosta de se sentir valorizado. E com o dia do cliente não poderia ser diferente.
É importante lembrar, no entanto, que quando se trata de valorização do cliente, a sinceridade supera os truques. Iniciativas de enaltecimento do consumidor online, motivadas por um desejo genuíno de agradar seus clientes, podem ter muito sucesso.
A verdadeira valorização decorre de um sentimento de que realmente nos importamos com nossos clientes. É um sinal de gratidão genuína pelos negócios realizados através da escolha dos produtos ou serviços.
Diferentes maneiras de dizer “obrigado” no dia do cliente
O dia do cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro, uma data importante para o varejo e cheia de oportunidades para transformar experiências de compras em fidelização de clientes.
É uma maneira de empresas de todos os tamanhos e segmentos, conhecerem seus clientes “pelo nome”, entenderem seus hábitos de compra e fazê-los se sentirem importantes.
Quando empresas e organizações dedicam tempo para entender as necessidades e pontos de vista de seus clientes, elas obtêm idéias sobre como melhorar os negócios, abrir oportunidades de marketing e criar forte lealdade.
O que você pode fazer no “Dia do seu cliente”?
Seja uma loja virtual ou um negócio físico, existem diferentes formas de mostrar aos clientes um pouco de amor.
1. Entenda a importância da experiência do cliente
Antes de começar a conhecer melhor seus clientes, tente ficar no lugar deles primeiro, analisando os tipos de experiências que você oferece a eles. De quantas maneiras sua empresa alcança seus clientes?
Os exemplos incluem e-mails, promoções, anúncios, mídias sociais , mala direta, comércio eletrônico, feiras, pesquisas, fóruns e atendimento ao cliente.
Analise cada passo da experiência do cliente (antes, durante e depois das compras) para entender em que ponto eles podem ter desistido da compra porque não se sentiram valorizados.
Em seguida, lembre-se de colocar em prática as mudanças a partir do Dia do cliente, otimizando assim, o relacionamento com o consumidor.
2. Peça a opinião de seus clientes
O feedback do cliente, tanto positivo quanto negativo, permite que você saiba do que eles gostam.
Quem saberia melhor que seus clientes, o que é atraente sobre seu produto ou serviço? No Dia do cliente, envie uma pesquisa com perguntas breves e abertas.
Ao pedir a opinião de seus clientes, você transmite a importância deles para ajudá-lo a fazer melhorias. Recompense-os oferecendo um desconto e promoções reais.
3. Forneça ferramentas em tempo real
As conversas pessoais estão se tornando menos frequentes. Quando os clientes fazem compras, eles querem conversar, enviar texto ou mensagem para fazer perguntas sobre seus produtos ou serviços.
Eles também podem querer receber alertas sobre atualizações de produtos por meio de seus smartphones. Quando você usa, por exemplo, ferramentas de interação online, os clientes se sentem valorizados quando você pode resolver problemas à medida que eles ocorrem.
É possível ainda que você configure um programa de fidelidade para recompensar os clientes e se comunicar diretamente com eles. Dependendo do software escolhido, você pode enviar promoções, manter os clientes informados sobre seus negócios ou agendar reuniões virtuais.
4. Forneça aos clientes uma prévia rápida de novos produtos e serviços
Como o “Dia do cliente” acontece uma vez por ano, use o dia para anunciar novos produtos e serviços. Forneça detalhes específicos, datas de lançamento e maneiras pelas quais o produto ou serviço pode melhorar a vida de seus clientes.
Ao compartilhar o que está acontecendo em seus negócios, os clientes se sentem parte integrante de sua família de negócios.
5. Utilize o tradicional frete grátis
A expressão ativa um gatilho mental poderoso! Ao visualizar “frete grátis” o público tem a sensação de estar recebendo algo e não gastando por isso. É uma estratégia incrível para atrair mais vendas em uma época que os consumidores já estão buscando economizar.
A plataforma LifeApps e-commerce, por exemplo, está preparada para ativar a opção de frete grátis para compras que atingirem o valor estipulado pela loja.
Você pode determinar o frete gratuito de acordo com o valor do pedido efetuado. Esse recurso funciona como uma importante ferramenta promocional e pode ajudar a aumentar os resultados do seu e-commerce.
6. Compartilhe sua história com os clientes
Neste dia especial, conte aos clientes como você começou seu negócio. Compartilhe com eles os erros que você cometeu, como o seu produto ou serviço evoluiu e forneça detalhes sobre como é possuir um negócio.
Ao conhecê-lo melhor, você desenvolve uma conexão pessoal com os clientes.
7. Envie presentes personalizados
Surpresas podem ajudar a ativar os centros de prazer do cérebro. Portanto, enviar a alguém uma nota de agradecimento ou um pequeno presente em momentos inesperados pode tornar seu gesto de agradecimento mais especial.
Quando os perfis de seus clientes incluem hobbies e interesses, você pode enviar uma coleira de cachorro ou gato para amantes de animais de estimação ou repelente de insetos para caminhantes e entusiastas do ar livre.
Certifique-se de enviar uma carta junto com o presente da sua empresa informando a seus clientes quanto você os valoriza.
8. Convide clientes para eventos especiais
Sobre o tema de criar oportunidades para os clientes interagirem com seus produtos e mostrar sua gratidão, convidar clientes para um evento especial no Dia do cliente pode ser uma ideia interessante.
Existem empresas que procuram criar experiências bizarras que realmente lhes permitam se destacar da multidão. O LinkedIn, por exemplo, promoveu sua conferência com clientes, transformando o hotel Hilton em Londres em uma caverna de gelo.
Ainda como opção de convidar clientes individuais para eventos especiais, você pode organizar eventos pop-up durante o Dia do cliente e divulgá-los nas mídias sociais.
9. Use as redes sociais para fazer seus clientes sorrirem
Quando os clientes nos marcam nas postagens das mídias sociais, eles não estão apenas tentando ser legais, eles querem nossa atenção.
Portanto, no Dia do cliente, certifique-se de colocar mais pessoas nas redes sociais e responder a todos, compartilhando / retweetando / comentando menções positivas para “espalhar a alegria”.
10. Doe para instituições de caridade que os clientes se preocupam
Algumas organizações farão uma doação para uma instituição de caridade em nome de um cliente valioso, para apoiar causas importantes e fazer um belo gesto. No entanto, ao fazer isso, essas organizações perdem a oportunidade de se conectar melhor com os clientes.
Em vez disso, é melhor entrar em contato com os clientes e perguntar-lhes quais instituições de caridade gostariam de apoiar, pois elas podem ter uma instituição de caridade específica que significa muito para eles.
Apoiar uma organização de caridade com a qual o cliente tenha um vínculo especial, cria uma conexão emocional com ele, especialmente se você enviar um email personalizado com a prova da doação.
O Dia do cliente visa criar momentos memoráveis que fortaleçam a lealdade do cliente, e tendemos a refletir com mais carinho nas experiências do que nos presentes.
Portanto, se pudermos recompensar os clientes com experiências em vez de presentes, oferecemos a eles oportunidades para criar memórias positivas que serão sempre associadas à nossa marca.
Isso pode ser ótimo, mas quando se trata de recompensar experiências, precisamos garantir que a experiência corresponda aos interesses do cliente. Por exemplo, um fã “fanático” de futebol pode não se alegrar com a perspectiva de ganhar ingressos para a ópera.
E não para por aí: seja criativo com sua estratégia
Dia do cliente é um dia que você dedica apenas a agradecer a seus clientes por fazer negócios com você. Algumas organizações até reservam uma semana de valorização do cliente para isso.
A chave é realizar uma série de atividades ao longo do dia que ajudarão você a realmente envolver sua base de clientes, garantir a lealdade e mostrar sua gratidão.
Então, ofereça presentes que mostrem imaginação, criatividade e cuidado. Se também personalizamos esses gestos de reconhecimento, podemos dar um passo adiante.
E claro, existem coisas óbvias a serem feitas, incluindo cestas de presentes e cartões de agradecimento manuscritos, mas quais são as coisas mais inovadoras e divertidas de se fazer?
Usando algumas das idéias acima para o seu Dia do cliente, esperamos que você crie um burburinho real entre sua base de clientes.
Mas, apenas como ponto final, lembre-se de trazer o espírito do evento para o atendimento ao cliente, mantendo os colaboradores de alto astral com diversão, comida e bebida! Você não quer funcionários mal-humorados e sobrecarregados que lidam justamente com o contato dos clientes no dia do cliente, não é?
A diversão pode envolver jogos, incluindo jogos motivacionais especiais, como o bingo do Call Center. Tente permitir que os consultores tenham uma opinião sobre quais jogos querem jogar, para que eles invistam mais no que estão fazendo.
Então, em termos de comida e bebida, talvez planeje um almoço especial para a equipe com opções especiais, mostrando um gesto simpático, com os colaboradores sendo os principais responsáveis por essas atividades.
Se você cuidar de sua equipe, eles cuidarão de seus clientes. Essa dica final tem mais significado no dia do cliente.
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