Embalagens: como seu e-commerce tem que entregar seus produtos

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Várias empresas de comércio eletrônico estão investindo em embalagens de qualidade para surpreender os clientes no momento da entrega. Mas o quanto será que esse aspecto interfere no sucesso de um e-commerce?
 
O principal objetivo de dar uma atenção maior para as embalagens é garantir a entrega segura do produto e a promoção efetiva da marca. Além disso, quando o cliente recebe o produto da melhor forma, ele fica satisfeito. Isso leva a maiores chances de o cliente fazer pedidos futuros, levando a um maior ROI e crescimento nos negócios.
 
Neste artigo vamos entender melhor como as embalagens são importantes para o seu e-commerce e ver algumas dicas para você acertar na entrega dos produtos. Confira!
 

Importância das embalagens para o e-commerce

Todo mundo dá boas risadas quando ouve histórias sobre como algumas empresas enviam um pequeno produto em uma caixa de tamanho enorme, não é? Além disso, a maioria das pessoas tem alguma experiência de pacote chegando com aparência de amassado ou, pior ainda, com o próprio produto sendo danificado.
 
Embora esses exemplos sejam divertidos e irritantes em igual medida, na grande maioria das vezes, os pedidos online são entregues com sucesso e com pouco barulho. Para muitos, e dependendo da natureza da compra, a empolgação (ou falta de) ao receber o pedido significa que a embalagem que é enviada é amplamente ignorada.
 
No entanto, isso pode levar os vendedores de comércio eletrônico a ignorar uma oportunidade em potencial.
Uma embalagem bem-sucedida e bem pensada pode ter um enorme impacto no sucesso do seu negócio. Pode ajudar a minimizar o volume (e custo) de devoluções ou a fidelizar o cliente – e, consequentemente, colocar sua marca na frente de mais pessoas.
 
Mais do que isso: pode até acabar com a sua embalagem recebendo milhares de visualizações no YouTube em um “vídeo de unboxing”.
 
Portanto, embora as embalagens precisem cumprir suas tarefas principais – levar seus produtos aos clientes com segurança e com a melhor relação custo-benefício possível – há vários benefícios adicionais que podem ser aproveitados se você souber como.
 

Ótimas primeiras impressões

As pessoas geralmente formam uma primeira impressão de algo ou alguém em 7 segundos. O mesmo acontecerá com os pedidos que você envia para seus clientes.
 
Obviamente, o indivíduo terá consultado sua loja online, pesquisado e decidido fazer um pedido com você. Mas qual é a primeira interação física que eles terão com o seu negócio?
 
Sua embalagem.
 
Se uma caixa esfarrapada e danificada aparecer, cria uma primeira impressão terrível. E embora isso deva ser evitado a todo custo, é realmente possível focar em muito mais do que apenas garantir que o pacote chegue ao cliente inteiro.
 
Branding inteligente, personalização e muito mais podem fazer seus clientes se sentirem valorizados e aumentar a sensação de entusiasmo. Na verdade, essa é a razão pela qual houve um grande crescimento nos vídeos de unboxing em plataformas como o YouTube.
 
Por fim, pense em como você se sentiria entregando uma caixa danificada e de má qualidade pessoalmente a um cliente que acabou de gastar potencialmente centenas de reais com você? Certifique-se de que isso não aconteça.
 

Embalagem é (quase) igual a branding

Estudos mostraram que quase tantas pessoas pensam que a embalagem em si é tão importante quanto a marca da qual compram.
 
Por isso, suas embalagens devem ser uma extensão da sua marca. Elas desempenham um papel fundamental ao transmitir o que são seus negócios e produtos e como eles podem fazer seus clientes se sentirem.
 
Tome a Apple como um bom exemplo. Todos os seus produtos, de iPods a seus Mac Books de última geração, são efetivamente produtos de luxo e de alta qualidade. E se você já comprou um aparelho deles, saberá que a embalagem é de igual qualidade, sendo resistente, esteticamente agradável e muito tátil. Trata-se de uma embalagem que corresponde aos valores da marca, proposição e posição no mercado.
 

Aumento de interesse e retenção de clientes

Seguindo o que foi dito acima, não deve ser uma revelação que as empresas online que gastam o devido tempo em suas embalagens vejam um interesse até 30% maior dos consumidores.
 
Isso poderia, de fato, ser por uma série de razões.
 
Talvez eles tenham construído uma boa reputação por nunca entregar mercadorias defeituosas ou danificadas.
 
Talvez os valores da marca que atraíram o cliente para comprar estejam refletidos na embalagem. Pode até aumentar a emoção de receber um pedido, auxiliando na fidelidade e na repetição de negócios que isso pode gerar.
 
Além disso, embalagens bem-sucedidas, e particularmente aquelas que têm o “fator uau”, provavelmente beneficiarão seus negócios por meio da forma mais antiga e indiscutivelmente mais eficaz de marketing: o boca a boca.
 
Um cliente que recebe um pacote marcante tem muito mais probabilidade de contar a seus amigos e familiares, e pode até guardar o pacote (com sua marca) por muito mais tempo ou mesmo indefinidamente.
 

Diferenciação em relação aos concorrentes

As caixas de papelão são muitas vezes vistas como um dos materiais mais chatos e/ou simples que usamos no dia a dia. Isso representa um desafio e uma oportunidade.
 
Se seus concorrentes estão simplesmente usando caixas padrão, marrons, sem marca, sem nenhuma característica marcante, então você imediatamente tem um ponto de diferença em relação a eles e pode usar isso para se posicionar onde desejar no mercado (por exemplo: uma opção premium ou uma opção ecológica).
 
Se você estiver usando embalagens de caixa marrom simples, está potencialmente perdendo a chance de se destacar da concorrência. Investir em outras alternativas mais criativas permitirá que você comece a desenvolver sua marca e adicione algum valor real aos seus produtos.
 
Pode até valer a pena fazer alguns pedidos com seus concorrentes apenas para ver o que eles estão fazendo – para que você possa melhorá-los!
 

Valores do pedido

Muito disso vai depender do correio ou parceiros de envio, mas sua embalagem ainda custará dinheiro. Mesmo que você pague apenas 30, 50 ou 80 centavos por caixa, ao longo de mil pedidos isso pode resultar em um custo significativo.
 
Além disso, o tamanho da sua caixa também pode fazer uma grande diferença nos custos de envio, principalmente se estivermos falando de produtos de tamanho grande. Portanto, é fundamental que você tenha caixas de tamanho adequado para seu pedido – e que isso seja equilibrado com um preço unitário razoável para sua embalagem.
 

Tempo de transporte

O tempo de envio lento desencoraja os clientes, certo? Embora você deva ter um plano e processos robustos para a coleta de pedidos, o impacto das embalagens geralmente pode ser esquecido.
 
Caixas que são lentas ou difíceis de montar e/ou lacrar podem adicionar tempo crítico ao processo de atendimento. O mesmo acontece com a busca das caixas para embalagem, se você tiver um estoque particularmente grande e complicado.
 
Se você sabe que pode escolher e embalar um pedido da forma mais rápida e eficiente possível – com sua embalagem ajudando nisso –, isso lhe dá uma chance de oferecer opções de entrega no dia seguinte ou até no mesmo dia.
 

Fidelização do cliente

Mais da metade das pessoas que receberam embalagens personalizadas dizem que usariam a mesma empresa para pedidos futuros. Isso em si é um argumento extremamente forte para pelo menos considerar embalagens personalizadas no seu e-commerce.
 
Mesmo indo além dessa estatística, as embalagens personalizadas tenderão a ser mais baratas de enviar (já que um tamanho personalizado reduzirá o volume e, portanto, as despesas de envio), protegerão melhor o conteúdo (eliminando o movimento durante o trânsito), serão melhores para o meio ambiente usando menos material e também eliminarão uma embalagem secundária (e o custo) como bolinhas de espuma ou isopor.
 
De fato, um estudo da Sealed Air revelou que os consumidores acreditam que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto pedido. Além disso, eles esperam que produtos que não são frágeis sejam entregues em embalagens flexíveis – e não em sistemas rígidos como caixas de papelão.
 
Por fim, isso tudo lhe dá a chance de gerar fidelidade, aumentar a visibilidade de sua marca e, em geral, encantar seus clientes.
 

Como entregar seus produtos?

Já vimos que as embalagens podem ser determinantes para o sucesso do seu e-commerce. Mas, afinal, qual é a melhor forma de entregar os seus produtos?
 
No primeiro momento, a entrega segura do produto é primordial. Ele deve chegar intacto ao seu destino. Além disso, há várias coisas que você pode fazer para fazer valer a primeira impressão dentro da caixa também.
Pontos para refinar em seu processo de embalagens incluem:
  • A caixa do tamanho certo. Uma caixa muito grande sinaliza desperdício, aumenta seus custos e corre o risco de danificar o produto. E é crucial saber o peso dimensional exato do produto para que você possa usar o tamanho perfeito para ele.
  • Material de embalagem. O preenchimento adequado mostra que você se preocupa com o comprador e sua compra. Uma caixa adequada para o seu produto é melhor do que precisar rechear suas caixas com isopor, almofadas de ar ou plástico bolha.
  • Presentes. Quem não gosta de ganhar algo de graça? Seus clientes pensam a mesma coisa. E não precisa ser algo grande ou caro para causar impacto.
  • Crie embalagens para uso “multiuso”. A embalagem significa muito mais para os consumidores do que você imagina. Muitos não jogam a caixa fora imediatamente após a compra. Suponha que um cliente decida devolver seu produto para reparos ou reembolso, provavelmente usará o mesmo pacote para devolvê-lo. Por causa disso, você pode querer considerar investir em recursos de embalagem versáteis, como caixas de papelão abre-e-fecha.
  • Assegure-se de que a embalagem seja climatizada. Alguns produtos, como hortifrutigranjeiros, devem permanecer em uma determinada temperatura. Isso pode representar um desafio, especialmente se sua empresa enviar itens com controle climático para todo o país. Se for esse o caso, convém manter sua caixa bem isolada para manter a temperatura adequada durante toda a jornada de envio.
  • Use materiais de embalagem ecologicamente corretos. Muitos clientes mais jovens valorizam a sustentabilidade ambiental. Para manter relacionamentos duradouros com esses clientes, preste muita atenção aos materiais que você utiliza em suas embalagens. São biodegradáveis? São recicláveis? Sua produção leva ao excesso de aterros ou poluição? Embora atingir esses objetivos leve tempo, é importante mostrar que você está ciente das questões ambientais e tomando medidas para se tornar mais ecológico.
  • Popularidade do vídeo de unboxing. Os vídeos de unboxing são muito populares em diversos nichos de mercado. Durante esses vídeos, você vê o produto sendo retirado de uma caixa e usado pela primeira vez por um influenciador digital. Porém, tem um detalhe: um vídeo de unboxing mostra o produto, mas também conta muito sobre a qualidade da embalagem e o processo de entrega.

Você já conhecia toda a importância das embalagens para um e-commerce? Como sua empresa está entregando os produtos para os clientes? Deixe o seu comentário!
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