Dark Stores: como funcionam e qual sua importância para o e-commerce?

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Imagem de várias pessoas conversando em volta de uma mesa de reunioes

Com a pandemia da covid-19, o comércio eletrônico expandiu muito mais que o previsto. Estamos vivendo uma nova era do consumo. Isso porque a pandemia forçou o fechamento de muitas lojas físicas, o que resultou na migração delas para o e-commerce. Sendo assim, as dark stores estão ganhando cada vez mais força.

Mas para que essa tendência seja continuada, as lojas online precisam oferecer uma boa experiência para o consumidor. Essa boa experiência é composta por muitos fatores, que vão desde a pesquisa do produto, passando pelo processo de compra em si, até logística e pós-venda. E como a logística também faz parte das boas experiências, as dark stores vêm crescendo.

Descubra agora o que são as dark stores, como elas funcionam e qual a sua importância para o e-commerce.

O que são dark stores?

Dark store é um termo em inglês, que no português significa “loja escura”. As dark stores são lugares exclusivos para o armazenamento, separação e envio de produtos comercializados on-line. Trata-se de um mini centro de distribuição de produtos vendidos no e-commerce.

Quando comparados com um centro de distribuição convencional, a principal diferença dos dark stores está no tamanho. Como eles são pequenos, eles podem ficar situados dentro das áreas urbanas, enquanto os centros de distribuição convencionais precisam estar localizados em regiões mais afastadas.

As dark stores fazem praticamente tudo o que um centro de distribuição comum faz. Elas recebem pedidos, estocam produtos, embalam, coletam e separam esses produtos, geram documentos fiscais e de transporte, além de fazer o despacho até o comprador. Por isso, as dark stores podem ser consideradas uma estratégia de logística.

As dark stores são quase como lojas de portas fechadas para o público, que funcionam como mini centros de distribuição de produtos vendidos por e-commerces. Daí vem o termo “loja escura”, e o objetivo desses mini centros em áreas urbanas é o de encurtar as distâncias entre o produto e o cliente, permitindo entregas no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte (next day delivery).

Mesmo sendo fechadas para compradores, as dark stores possuem layouts parecidos com lojas tradicionais. Por isso, os separadores conseguem ter um acesso mais rápido aos produtos. Assim, os pedidos podem ser montados o mais rápido possível, ficando prontos para a coleta ou sendo enviados ao cliente.

Como surgiram as dark stores

Como vimos, as dark stores são mini centros de distribuição que imprimem mais velocidade às entregas no e-commerce. O conceito surgiu na Inglaterra, nos anos 2000. Em 2010, elas chegaram na França, e em seguida, se espalharam por toda a Europa, e também pela Rússia.

As empresas brasileiras passaram a usar esse recurso em 2019, e com a pandemia, as dark stores foram evoluindo e se multiplicaram no nosso país até os dias atuais. Isso porque o afastamento social impulsionou as vendas online e ampliou a necessidade de entrega rápida para produtos comprados em e-commerces.

Como funcionam as dark stores?

As dark stores não abrem para o público, por isso, apesar de parecerem lojas, elas não possuem vitrines. Elas estão espalhadas em centros urbanos para que a sua localização seja estratégica e fique a poucos quilômetros do comprador final dos e-commerces. 

Pela localização privilegiada, elas possuem foco na agilidade do processo de entrega dos produtos. Além disso, funcionam não só como local de envio para quem paga o frete, mas também como ponto de coleta, já que conseguem receber fisicamente os clientes que optam por buscar os produtos comprados na loja.

Muitas pessoas abandonam o carrinho no e-commerce por conta dos valores do frete, taxas e impostos. As dark stores possibilitam que o cliente que desejar possa buscar o seu produto e economizar o frete. Isso impacta positivamente na finalização da compra e, consequentemente, aumenta o resultado das vendas.

Porém, por conta do seu tamanho, as dark stores armazenam um número menor de produtos, determinado de acordo com a demanda da região. Por tudo isso, os e-commerces que investem em dark stores conseguem tornar a sua marca ainda mais próxima do seu cliente, reduzem custos, diminuem as perdas em vendas e conseguem fazer um bom gerenciamento de estoque.

Internamente, o layout de uma dark store é muito parecido com uma loja física. Porém, como elas são fechadas para consumidores, não possuem vendedores, vitrines nem balcões de caixa. Esse modelo é usado por empresas de setores diferentes, desde grandes redes de lojas até aplicativos de delivery.

Você também pode encontrar empreendimentos que funcionam em formato híbrido. Ou seja, existe uma loja convencional, e é separado um espaço específico para funcionar como dark store.

Exemplos de dark stores

As dark stores representaram uma ótima oportunidade para as marcas continuarem sendo reconhecidas pelos consumidores, mesmo no período da pandemia. E após esse período, com a mudança no padrão do consumidor geral, os modelos de e-commerce prevaleceram e continuam em alta.

Outra vertente do conceito de dark store são as chamadas dark kitchens. Essas cozinhas são ambientes que funcionam para atender pedidos feitos pela internet. Ou seja, a sua estrutura interna é similar a de uma cozinha de restaurante, porém, não há lugar para o cliente ficar. O pedido só sai para delivery.

Muitos restaurantes trabalham de forma híbrida, abrindo para clientes e também funcionando como delivery. Porém, o mercado de delivery vem ganhando espaço, e, assim, muitos restaurantes estão apostando apenas nos modelos de negócios que focam na redução de custos.

Nas dark kitchens, é possível economizar com aluguel de espaço, decoração, publicidade e identidade visual, mesas, cadeiras e funcionários que atendem diretamente o público. Com uma dark kitchen, você pode trabalhar com delivery, usando entregadores próprios ou de aplicativos, ou com retirada no local, pelo cliente.

Entre as dark stores mais conhecidas podemos citar a Amazon, a Walmart, o Carrefour, a Marisa, a Rappi, o Ifood, a Panvel, entre outras.

Qual a importância das dark stores para o e-commerce?

As dark stores são muito importantes para o e-commerce. Um dos principais motivos é a velocidade, que permite fazer entregas mais rápidas, melhora a experiência de compra, aumenta a satisfação e ainda fideliza mais clientes. Isso por conta da sua localização privilegiada.

Outro ponto importante das dark stores é o tempo reduzido para a sua implantação. Afinal, o porte da sua construção é menor, quando comparado a um centro de distribuição convencional. Sem contar que não é preciso perder tempo com a decoração da loja, uma vez que ela não será aberta ao público.

As dark stores também são importantes para o e-commerce porque elas possuem um alto poder e velocidade de processamento, preparação e despacho de pedidos. Isso ocorre porque a sua organização é direcionada para que os seus funcionários tenham facilidade de movimentação e de rapidez nos processos. Sem contar a distância para os clientes finais.

Quais as vantagens das dark stores

O modelo das dark stores surgiu, relativamente, há pouco tempo. Porém, se expandiu muito rápido, e hoje é uma tendência muito forte no comércio. Isso aconteceu porque esse modelo oferece inúmeros benefícios para o mercado. Conheça agora as principais vantagens oferecidas pelas dark stores.

Agilidade na entrega

Sem dúvidas, a maior vantagem que um modelo de dark store pode oferecer é a agilidade no processo de entrega. Como vimos, as dark stores estão localizadas em centros urbanos bem próximos ao consumidor final, e isso contribui para conseguir menores prazos e fretes, na hora da entrega.

As dark stores conseguem possibilitar que algumas entregas sejam realizadas, até mesmo, no próprio dia da compra, ou no dia seguinte. Esse é um fator que colabora muito para o fechamento das vendas. Sem contar que, as dark stores ainda conseguem oferecer a opção de retirar o produto comprado online, na loja física. E isso permite que o consumidor ainda economize o valor do frete.

Maior produtividade e eficiência

As dark stores são capazes de processar um grande número de pedidos e com alta velocidade. Isso acontece por conta do espaço físico otimizado que elas possuem, e também por conta da simplicidade operacional que possibilita uma operação logística mais rápida e eficiente.

Como vimos, elas são localizadas em centros urbanos, perto do consumidor final. Por conta disso, seu espaço físico é menor que um centro de distribuição convencional, sendo assim, o processo de separação e preparação dos pedidos é realizado com mais agilidade e eficiência. Assim, é possível atender a um alto volume de pedidos, com velocidade e produtividade.

Melhor experiência para o cliente

O perfil do consumidor atual, quando se fala em compras digitais, valoriza muito a agilidade na entrega, e baixos valores de frete. Por isso, as dark stores possuem uma incrível vantagem em relação aos demais modelos de centros de distribuição. Com isso, elas conseguem um enorme diferencial competitivo, possibilitando que o seu cliente tenha a melhor experiência de compra.

Justamente por conta dos curtos prazos de entrega e dos baixos valores de frete, o índice de abandono de carrinho é bem reduzido nas dark stores. Esse fator, aliado à facilidade de comprar online e retirar na loja, faz com que a experiência do cliente seja bastante valorizada, o que aumenta a fidelização à marca.

Redução de custos de transporte

Como as dark stores estão localizadas próximas ao seu consumidor final, as entregas tendem a ser curtas e rápidas. Além disso, sempre há a possibilidade de o cliente retirar o produto na própria loja, com isso, a empresa terá uma redução de custos de transporte – e, ocorre também a redução dos impactos ambientais e das emissões de carbono associadas às entregas.

Redução de custos de implantação e operacionalização

Uma loja comum exige um nível de planejamento, e também de custos com construção e adequação muito maiores que as dark stores. Isso ocorre porque as lojas comuns precisam determinar espaço e logística para o recebimento do cliente e para que ele possa ter um bom acesso visual a todos os produtos oferecidos pelo empreendimento.

O mesmo acontece quando falamos de centros de distribuição convencionais. As dark stores também possuem custos reduzidos em implantação e operacionalização, quando comparadas a um centro de distribuição convencional. Por isso, elas se tornam uma escolha muito mais acertada do ponto de vista financeiro.

Facilidade de atender regiões com alto volume de pedidos

As dark stores estão localizadas em centros urbanos. Essas regiões costumam ter um alto volume de pedidos. Quando aplicadas as estratégias corretas, aliadas a um auxílio tecnológico adequado, é possível atender a esses locais com muitos pedidos de uma forma que uma loja comum talvez não consiga, por conta de limitações em relação a espaço e volume.

Aproveitar lojas físicas já existentes

É possível também aproveitar lojas físicas que estejam com pouco movimento para transformá-las em dark stores. Desde que essas lojas estejam localizadas em pontos estratégicos da cidade, você consegue atender a clientes potenciais e melhorar a produtividade do negócio através dessa troca de estratégia.

Dependendo do tamanho da loja, você pode simplesmente trocar o modelo de loja física para o modelo de dark stores. Mas se o espaço for grande o bastante, é possível aproveitar os dois modelos no mesmo lugar. Em uma parte, ela continuará aberta ao público, e em outra funcionará um modelo dedicado a atender como um mini centro de distribuição.

Redução dos problemas de last mile

Last mile é um termo em inglês que significa última milha. Quando falamos em logística, o last mile se refere à última fase de um processo de entrega. Esse costuma ser considerado o processo mais importante, já que é o momento em que o cliente recebe o seu pedido em mãos, e, portanto, requer uma atenção especial para evitar erros e problemas.

Os principais desafios enfrentados no last mile estão relacionados à velocidade da entrega, encontrar o consumidor, extravio de produtos, danos ao meio ambiente, entre outros. Por conta da localização das dark stores, existe uma redução considerável desses problemas de last mile.

E a sua empresa, já aposta nas dark stores como estratégia logística?

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