Calendário 2023: datas para seu e-commerce vender mais
Quando falamos de e-commerce, são algumas datas no calendário 2023 que podem ser aproveitadas pelas lojas virtuais dos mais diversos segmentos para ampliar o faturamento ao longo do ano.
Neste artigo, compartilharemos algumas das principais datas para que você faça um planejamento mensal focado em aumentar suas vendas online. Afinal, sabemos o quanto é necessário se antecipar para controlar seu estoque, equipe, marketing, logística, preços e fornecedores para oferecer o melhor serviço nessas datas que geram uma maior movimentação nas vendas.
Confira, a seguir, nossas dicas de datas para aumentar suas vendas em 2023.
Janeiro – Saldão de réveillon
Com a Black Friday e Natal, os e-commerces têm um aumento de vendas no fim do ano. Com isso, muitas empresas acabam aproveitando o mês de janeiro para fazer um saldão que ajudará a renovar o seu estoque para o novo ano.
Essa prática de queima de estoque traz preços atrativos para empresas e consumidores, transformando-se em uma ótima estratégia de recuperação, caso o e-commerce não tenha conseguido vender o esperado nas datas do fim de ano.
Outra tática é criar uma promoção como o “Aniversário da MINHA LOJA”, ainda que essa não seja a data de sua criação. Essa é uma boa jogada para aplicar nos meses nos quais as vendas geralmente caem e compensar o seu desempenho com um trunfo nas mangas.
Fevereiro – Volta às aulas, Carnaval e Dia de São Valentim
O comércio, geralmente, tem uma movimentação menor nos dois primeiros meses do ano. Mas uma das datas que gera bons resultados nesse período é a volta às aulas. E é aí que você pode trabalhar o seu mix relacionado com papelaria, livros e até eletrônicos.
Uma segunda data que vem ganhando relevância a cada ano é o Dia de São Valentim (14 de fevereiro), que celebra o Dia dos Namorados em diversos países do mundo. Ela é um ótimo gancho para vender produtos românticos e itens alimentícios, como bebidas e chocolates.
Já o carnaval representa o fechamento do verão. Itens de vestuário, principalmente moda praia, tem excelente vendagem. Ao mesmo tempo, vale a aposta em itens e equipamentos relacionados a viagens.
Até porque, esse é o mês do Carnaval, que pode ser utilizado como argumento e incentivo a promoções de viagens, hotéis e bebidas.
Março – Dia Mundial do Consumidor e Dia Internacional da Mulher
Quando falamos de e-commerce, o Dia Internacional do Consumidor (15 de março) pode ser a Black Friday do primeiro trimestre.
Em 2022, o mercado do e-commerce registrou lucro de R$6,3 bilhões nas vendas em comemoração ao ano anterior. Com isso, obteve alta de 85% comparado ao mesmo período de 2021. O ticket médio dos pedidos foi de R$447,50, sendo 4% superior a edição passada. Os dados são de pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Lett, Etus, Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box.
Outra data importante de março é o Dia Internacional da Mulher (08 de março), que amplia a venda de um dos segmentos que mais faturam no comércio eletrônico: moda. Mas, é um ótimo dia para trabalhar condições diferenciadas em diversos segmentos, como perfumaria, cosméticos, dentre outros.
Abril – Páscoa e Dia de Frete Grátis
O período da Páscoa (21 de abril) é uma época excelente para quem trabalha com chocolates, doces e congelados, assim como peixes. Nota-se, cada vez mais, um movimento que vai além do fluxo nas lojas físicas nessa data, o que é um ótimo sinal para o e-commerce.
Uma outra data, que varia seu dia a cada ano, é o Dia do Frete Grátis. Uma realidade do comércio online é que muitas pessoas consomem apenas quando não há custo com frete, sendo que 78% dos compradores consideram o frete fator decisivo em uma compra, dados da Ebit. Com isso, essa data se torna um chamariz para esses consumidores, e a sua loja deve se planejar bem, uma vez que o custo acaba sendo absorvido nos preços promocionais.
Maio – Dia do Trabalhador e Dia das Mães
O Dia do Trabalhador (1° de maio) é bastante lembrado no âmbito de médias e grandes empresas. Brindes e souvenirs costumam ser dados aos funcionários, como camisetas personalizadas, chaveiros, copos e demais itens estilizados.
O Dia das Mães (14 de maio) é a terceira data mais importante do ano para o e-commerce, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday. Segundo a Ebit, foram R$ 2,11 bilhões faturados em 2021, ou seja, 4% de tudo o que foi faturado pelos e-commerce ao longo do último ano.
Um grande diferencial é como essa data pode ser trabalhada pelos mais diversos segmentos do comércio, representando um crescimento nas vendas de e-commerce B2C e B2C.
Junho – Dia dos Namorados e Festa Junina
O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho, diferente da data internacional já citada em fevereiro. O crescimento nas vendas vem se tornando cada vez maior anualmente, sendo que 2022 o faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 6,7 bilhões.
A data, que também aumenta as vendas de serviços, abrange casados, solteiros, namorados, amigos e tem grande representatividade em itens românticos para presentear quem você gosta.
Dica Extra: As festas juninas também são uma ótima deixa para que você possa criar promoções em itens, em especial alimentícios.
Afinal, neste período a busca por alimentos específicos como milho, paçoca e afins aumenta consideravelmente. Diante disso, também é bom se organizar e tentar prever as demandas do mês.
Julho – Férias e Dia do Comerciante
As aulas dão uma pausa, o que diminui um pouco as vendas neste mês. Porém, as férias podem ser um bom argumento de vendas para eletrônicos, games, livros, colecionáveis, filmes, etc.
Também temos o Dia do Comerciante (16 de julho). O apelo desta data pode ser utilizado para venda de brindes e souvenirs para empresas do varejo, que desejam presentear seus colaboradores.
Agosto – Dia dos Pais
O Dia dos Pais (13 de agosto) está empatado na terceira posição, juntamente com o Dia das Mães, como uma das datas mais relevantes para o e-commerce brasileiro. Tal qual a data de maio, são vendidos no período diversos itens de alto valor agregado, como eletrônicos.
Com isso, data proporcionou ao comércio eletrônico o faturamento de R$ 5,9 bilhões em 2022, segundo dados da Neotrust. Essa é, portanto, uma boa oportunidade para que você recupere o menor número de vendas de agosto.
Setembro – Dia do Cliente
O Dia do Cliente (15 de setembro), que pode facilmente se transformar em Mês do Cliente, é o momento de premiar aqueles que sempre compram de você, fidelizando-os e valorizando-os. Trabalhar promoções especiais para clientes recorrentes, com itens que você já sabe que são do gosto deles, é uma estratégia interessante.
Essa é uma ótima oportunidade de trazer novas pessoas e empresas para sua base de clientes, facilitando a primeira compra com cupons de desconto e frete grátis, por exemplo. Mas atenção: é nesse período que você já deve começar a planejar a sua Black Friday. Reponha estoque, avalie qual será sua política de preços e defina quais itens estarão em promoção.
Outubro – Dia das Crianças e Outubro Rosa
Uma data que já está consolidada no calendário dos e-commerce é o Dia das Crianças (12 de outubro), gerando um faturamento de R$ 1,82 bilhões em 2022 para as lojas eletrônicas. Esse é o momento de trabalhar ofertas de brinquedos, eletrônicos, livros infantis, games e outros itens relacionados ao universo infantil.
Temos também o Outubro Rosa, mês internacional do combate ao câncer de mama. Essa é uma data propícia para engajar sua marca em uma campanha de suma importância para a saúde da mulher.
E continue ligado, porque além da alta movimentação no mês das crianças, é importante ficar ligado nos preparativos da Black Friday, e garantir que nenhuma falha ocorra em outubro e no mês seguinte.
Novembro – Black Friday
Finalmente ela chegou, a Black Friday (24 de novembro)! A última sexta-feira do mês gera uma movimentação gigantesca para os e-commerce. Só em 2022, foram mais R$ 6,15 bilhões em faturamento.
E todos querem uma fatia desse bolo, e por isso acabam estendendo a promoção todo o mês, o Black November. Isso permite que você trabalhe condições diárias, semanais e guarde a sua melhor promoção para o dia tradicional. Você pode saber um pouco mais da data no vídeo abaixo:
Dica Extra: em novembro também acontece o Dia do Supermercado (12 de novembro) e Dia do Atacadista Distribuidor (20 de dezembro).
Dezembro – Festas de fim de ano
A principal data do e-commerce é o Natal (25 de dezembro). Em 2022, a alta foi de 13,5% em relação ao ano anterior, faturando na data R$ 9,9 bilhões (Ebit | Nielsen), com mais de 20 milhões de pedidos realizados. O tradicional feriado global é uma data que movimenta todos os segmentos do comércio, em especial o de eletrodomésticos, que representou 14,4% do total das vendas.
“O período do Natal foi muito impulsionado pelo crescimento da Black Friday, momento em que os brasileiros já começaram a fazer suas compras de presentes, além de desembolsarem para si mesmos. No total, estimamos que o período tenha representado 18,3% do share financeiro de 2022 inteiro, o que reforça sua relevância na movimentação do setor e demonstra o seu potencial de continuar expandindo nos próximos anos”, comenta Ana Szasz, diretora comercial para Ebit|Nielsen.
Outro ponto a ser lembrado é que, nesse mês, acontecem as tradicionais confraternizações, sejam de empresas, amigos e até mesmo familiares. É um bom momento para aproveitar itens de ceia e produtos sazonais como panetones, congelados, vinhos, queijos e frutas secas.
Calendário 2023: são apenas essas datas?
Essas são as principais datas do ano para que você possa se programar para todos os meses ter novas oportunidades de aumentar as suas vendas. Mas, o legal é explorar a criatividade e gerar datas personalizadas, que conversam e instigam o seu público a comprar.
Para te ajudar com novas datas inspiradoras, preparamos o material gratuito que você pode baixar clicando aqui.
Conte para a gente nos comentários qual é a data que traz mais vendas para o seu e-commerce. Não deixe de compartilhar e dar sua sugestão para novos conteúdos!