Perfil ideal para um profissional de e-commerce

A demanda dos diversos setores da economia, principalmente o varejo, para profissional de e-commerce mais do que dobrou nos últimos anos. Empresas de recrutamento, por exemplo, têm recebido diversas solicitações por candidatos qualificados. Mas qual é o grande problema do mercado, afinal?

 

O bom profissional de e-commerce já foi contratado! Ou ainda, muitos se tornaram consultores ou abriram seus próprios negócios. A matemática é simples: especialistas em e-commerce e com experiência são raros, e, por isso, valem mais do que muitos profissionais de outros segmentos do mercado.

 

Então, basicamente, temos dois cenários principais: o primeiro consiste nas empresas que buscam contratar um profissional de e-commerce qualificado, mas não sabem descrever ou não conseguem encontrar o perfil ideal. No segundo cenário, temos profissionais que buscam se qualificar com as habilidades necessárias para atender o setor, mas não sabem por onde começar.

 

Se você se encaixa em um desses dois cenários, acompanhe!

 

A tecnologia impulsionou a demanda pelo profissional de e-commerce

 

Se você acompanha o mercado, sabe que, nos últimos anos, a tecnologia tem sido fundamental para sua transformação e crescimento. As habilidades ligadas ao comércio eletrônico têm exigido, por exemplo, um novo perfil de carreira: um especialista que converge entre vendas, TI e finanças, resultando assim, em um profissional de e-commerce bem remunerado.

 

Entre as diversas tecnologias que fazem parte de um perfil relacionado a um profissional de e-commerce, vale destacar as seguintes, diante da forte transformação que o comércio eletrônico passou recentemente:

  • Plataformas de e-commerce;
  • Marketplace;
  • Social commerce;
  • Mobile commerce;
  • CRM;
  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • OmniChannel;
  • Bitcoin;
  • Blockchain;
  • Marketing digital;
  • Analytics.

Essa lista poderia se estender, porém, o que vale destacar é que, cada vez, mais o varejo vem adotando tecnologias digitais, ampliando, assim, os investimentos em busca de atender às mudanças nos hábitos dos clientes diante da nova Economia Digital e da Transformação Digital.

 

O profissional de e-commerce se tornou estratégico

 

Alinhado à questão tecnológica, o perfil profissional de e-commerce se tornou estratégico para o negócio, diante de sua visão global do mercado. Isso quer dizer que o conhecimento em tecnologia não torna um especialista completo e disputado a peso de ouro pelo mercado. Um profissional de e-commerce precisa ser capaz de ter uma visão estratégica diante dos seguintes temas:

 

  • Redução de custos;
  • Melhor qualidade de serviço;
  • Decisão estratégica de negócios;
  • Gerenciamento ágil;
  • Otimização de recursos;
  • Controle financeiro.

 

Esse conhecimento adicional é necessário diante de um mercado altamente competitivo e com base em consumidores fortemente conectados e críticos, que exigem cada vez mais produtos e serviços de alta qualidade. O profissional de e-commerce precisa estar preparado para os diversos desafios em seu dia a dia.

 

 

Falando sobre mudanças de hábitos dos consumidores

 

Nesse ambiente competitivo, a necessidade das empresas desenvolverem novos canais, a exemplo do comércio eletrônico, fornecendo uma experiência consistente, atendendo a uma nova característica de cliente, conectado e bastante crítico, se tornou essencial.

 

Passou a ser estratégico para as empresas reconhecer e fornecer uma resposta apropriada a esse novo perfil de consumidor online – os clientes estão moldando cada vez mais suas próprias experiências de compra através do uso da tecnologia.

 

Essa mudança de paradigma tem levado os gestores e cada profissional de e-commerce a desenvolverem novas estratégias de vendas. Mais uma vez, as habilidades do especialista em vendas online serão fundamentais nesse processo.

 

Neste caso, o desenvolvimento de habilidades pessoais passa a fazer parte do perfil ideal para um profissional de e-commerce.

 

As melhores habilidades pessoais

 

1- Pensamento crítico

Durante a jornada de um profissional de e-commerce, resolver problemas por conta própria usando pensamento criativo e análise ponderada é vital. Os pensadores críticos são úteis em todas as fases do processo de venda. Dentre as habilidades e características que você deve desenvolver para ser um pensador crítico capaz, estão:

 

  • Precisão
  • Analítico
  • Criatividade
  • Detalhista
  • Eficiência
  • Pensamento lógico

 

2 – Solução de problemas

Bons solucionadores de problemas, à medida que tomam decisões de forma eficaz e rápida, permitem que a intuição, a lógica e o pensamento inovador gerem a melhor solução. Eles também são ótimos colaboradores e abertos às ideias e opiniões dos outros. Como traços do perfil, temos:

  • Assertivo
  • Conflito de gestão
  • Diplomático
  • Ético
  • Influente
  • Perspicaz

 

3 – Flexibilidade e Confiabilidade

Como duas qualidades valiosas que se alimentam umas das outras, a confiabilidade e a flexibilidade andam de mãos dadas. Os profissionais de e-commerce flexíveis podem se adaptar às mudanças, assumir projetos de diferentes escopos e mudar o cronograma, sempre que necessário, por isso, precisam desenvolver:

  • Responsabilidade
  • Adaptabilidade
  • Dinamicidade
  • Pontualidade
  • Confiabilidade

 

4- Interpessoalidade

Interpessoalidade é a característica que mostra como você se comunica e interage com as pessoas ao seu redor. Pessoas com habilidades interpessoais também são mais propensas a trabalhar bem com equipes e na interação com clientes.

 

  • Colaborativo
  • Atencioso
  • Empatia
  • Liderança
  • Gestão

 

Por fim, se você possui habilidades do comércio online, pode considerar uma carreira promissora no comércio eletrônico. Há uma alta demanda por pessoas dedicadas e talentosas no setor de varejo.

 

Além disso, você tem a opção de criar sua própria empresa. Determinação e paixão darão a motivação que você precisa para começar e administrar sua própria loja de comércio eletrônico. Se você deseja obter emprego, descubra quais vagas estão disponíveis e envie o máximo de aplicações possíveis.

 

E então, ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!