Como criar uma política de privacidade para e-commerce?

,
imagem de uma tela de celular com uma politica de privacidade

Abrir uma loja virtual pode ser um negócio muito atrativo, especialmente após a pandemia, uma vez que as pessoas passaram a comprar muitas coisas online. Porém, antes de fazer isso, é preciso pensar em algumas pontos, como a política de privacidade para e-commerce.

Em outras palavras, apesar de esse tipo de negócio ter um grande potencial, não basta apenas colocar os produtos na “prateleira”. É fundamental ficar atento a algumas regras que se referem à segurança de dados dos consumidores.

Mas, do que afinal se trata esse documento e como criá-lo dentro do seu negócio?

Se você está pensando em montar uma loja virtual ou já tem o seu negócio e quer saber sobre como funciona a política de privacidade para e-commerce, além de como deve utilizar, armazenar e compartilhar as informações de um cliente, acompanhe.

O que é política de privacidade para e-commerce?

A política de privacidade para e-commerce é um documento que mostra para os consumidores da sua loja virtual como as informações dele são tratadas, ou seja, como a loja virtual faz a segurança dos dados.

Aqui, estamos nos referindo à coleta, armazenamento, proteção e compartilhamento dos dados de um visitante de um site.

Hoje em dia, golpes que roubam seus dados pessoais são frequentes e causam muitos problemas para o usuário, por isso, é fundamental ter uma política de privacidade para e-commerce bem clara e objetiva.

Esse documento vai informar todos os direitos do consumidor quando ele compartilha informações como nome completo, CPF, dados para pagamento, endereço de entrega, entre outros, ou seja, deve ficar claro como a sua loja vai utilizar estes dados.

Esta é uma maneira de fazer com que seu negócio fique dentro da lei do e-commerce, que regulamenta todo o comércio eletrônico no país.

Qual a importância da política de privacidade para e-commerce?

Como vimos, a política de privacidade para e-commerce é um documento que reúne todas as práticas que a loja virtual tem em relação às informações coletadas do consumidor.

Quando uma visita ou uma compra dentro do site acontece, dados como localização, páginas visitadas, informações pessoais e origem do tráfego são coletadas, e o usuário precisa saber quais são os direitos dele em relação a isso, ou seja, as práticas que garantem a proteção das informações e como elas podem ser compartilhadas.

A política de privacidade para e-commerce é de suma importância não apenas para o usuário, mas também para o comércio eletrônico, que se mantém dentro da lei e evita futuros problemas.

Afinal, o usuário precisa concordar com a política de privacidade para e-commerce quando usar a plataforma. Para que os dados das pessoas fiquem ainda mais protegidos, também foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, é fundamental que sua loja virtual seja transparente sobre o que é feito com as informações, garantindo, assim, a proteção do seu cliente. Então, além de selos de segurança e certificados, a política de privacidade para e-commerce é essencial para fortalecer a reputação da sua loja e, também, para informar os consumidores e visitantes do seu site sobre os cuidados que são tomados com os dados que ele fornece para o seu negócio.

Política de privacidade para e-commerce e LGPD

Desde setembro de 2020 está em vigor a LGPD, e para encaixar a sua loja virtual nos termos desta lei a política de privacidade para e-commerce precisou ser atualizada.

A política de privacidade para e-commerce precisa deixar claro todos os direitos do consumidor em relação à coleta e tratamento dos dados que ele compartilha com o site. Além disso, é uma obrigação deixar claro para o cliente que ele pode solicitar e acessar qualquer informação que o site possui.

Exemplificando, se você tem uma lista de e-mail que é usada para fins de campanhas de marketing, o consumidor precisa informar que ele autoriza esse uso, ou seja, que ele quer receber suas mensagens através do e-mail fornecido.

Caso contrário, sua loja virtual não pode enviar promoção ou qualquer outra ação de marketing. A política de privacidade para e-commerce precisa estar visível dentro do site e o usuário aceitar os seus termos.

Algo importante a ser ressaltado é que a loja virtual deve solicitar novamente o consentimento dos usuários sempre que os dados forem utilizados para uma nova finalidade, ou seja, essa autorização deve ser renovada e a anterior fica invalidada.

Como fazer uma política de privacidade para o e-commerce?

Já vimos como é importante ter uma política de privacidade para e-commerce, para proteção do seu negócio, transparência com o público e garantia de estar dentro da lei no que se refere ao uso dos dados pessoais dos visitantes e clientes.

Porém, como fazer essa política? Agora vamos para o passo a passo, para que não restem dúvidas sobre como ter uma política de privacidade para e-commerce.

Respeite a legislação

Cada setor tem a sua legislação, e é fundamental que a política de privacidade para e-commerce esteja sempre dentro da lei. Em outras palavras, se alguma prática não for permitida, ela não deve ser adotada em sua loja virtual, então, é de suma importância seguir as orientações dos órgãos responsáveis por gerenciar a sua área de atuação.

Apresente como e quando acontece a coleta de dados

Como falamos, dentro da política de privacidade para e-commerce estão os termos de como são tratados os dados pessoais dos usuários do site. Por isso, algo que não pode faltar é a divulgação de quais são os dados coletados, como eles serão reunidos, armazenados e compartilhados.

Esta é uma forma de mostrar transparência e conquistar a confiança do consumidor, que entenderá perfeitamente como são os procedimentos internos da sua loja virtual. Além de informar quais dados são coletados, também deve estar clara a informação de quando isso acontecerá.

Desta forma, o consumidor não ficará desconfortável ou desconfiado no momento de fornecer as informações pessoais e dados de pagamento na hora de efetuar uma compra.

Forneça informações para contato

Pode ser que o consumidor ou visitante do seu site fique com alguma dúvida sobre a política de privacidade para e-commerce, e, por esse motivo, é preciso deixar as informações para contato, para que facilmente essa pessoa consiga ter os esclarecimentos.

Então, coloque dentro da política todos os contatos possíveis. Assim, o consumidor irá escolher a forma de contato que for melhor, e o seu negócio vai transmitir mais confiança a quem entrar na loja virtual.

Utilize o aviso de cookies

Quando entramos em um site, pequenos arquivos são criados e salvos no computador do usuário para identificar o visitante, personalizar a página e facilitar o transporte de dados entre as páginas de um site. Estes arquivos são os cookies.

Na sua política de privacidade para e-commerce, você deve informar se há o uso de cookies e solicitar o consentimento destes arquivos pelos usuários.

Seja transparente e adapte a política para o seu negócio

Existem alguns modelos prontos que você pode usar para fazer a sua política de privacidade para e-commerce, mas não é interessante usá-los ao pé da letra.

Faça uma revisão com atenção e adapte para as especificidades do seu negócio.

Apresente as regras de compartilhamento

Apesar de não ser recomendado fazer o compartilhamento de dados com terceiros, se isso é uma prática da sua loja virtual, esta informação precisa estar dentro da política de privacidade para e-commerce de forma detalhada.

Isso significa que o consumidor precisa ser informado com quem é feito o compartilhamento, como será o uso dos dados e quais são as informações repassadas.

Se fizer alguma alteração na política de privacidade, notifique!

Em algum momento, pode ser preciso fazer alterações na política de privacidade do seu e-commerce, então, é fundamental deixar as mudanças claras para os visitantes, que são os maiores interessados em entender o que mudou em relação às práticas da sua loja virtual em relação à segurança dos dados.

Assim, além de ficar dentro da lei, o seu negócio terá uma relação muito transparente com seus visitantes e consumidores. O aviso da atualização da política de privacidade para e-commerce pode ser feito através de uma notificação quando o usuário acessa o site, ou mesmo com o envio de um e-mail.

Deixe a política de privacidade visível no seu site

Este é um documento que precisa estar visível no site, inclusive em diferentes páginas da sua loja virtual. Por exemplo, se você usa estratégias de marketing como o envio de e-mails, é imprescindível que o link da política de privacidade esteja nessa comunicação. O mesmo se aplica a mensagens enviadas por SMS.

Esta é uma maneira de não deixar dúvidas sobre como você trata as informações pessoais dos seus clientes, garantindo uma maior segurança no momento da compra e deixando a opção para que os usuários retirem o consentimento de seus dados da sua empresa.

Use uma linguagem simples

Pense sempre no objetivo deste documento, que é passar a informação para os visitantes e clientes da sua loja virtual sobre como você trata a coleta, o armazenamento e o compartilhamento dos dados pessoais destas pessoas.

Então, não é preciso usar uma linguagem rebuscada, o que pode gerar dúvidas acerca da forma como os dados serão tratados.

Passe a informação de como sua empresa já está em conformidade com as normas de privacidade da forma mais amigável possível.

Seja objetivo

Vimos o quanto a política de privacidade para e-commerce pode construir uma relação de transparência e aumentar a confiança do consumidor no seu negócio.

Por isso, é de suma importância que as pessoas entendam a linguagem deste documento. Em outras palavras, não use uma linguagem muito rebuscada, que possa gerar dúvidas para o visitante ou consumidor.

Lembre-se de que o objetivo principal do documento é passar a para o consumidor tudo o que ele precisa saber acerca da segurança da informação de forma clara e objetiva.

Então, evite termos jurídicos e informe de forma clara o que será feito com os dados que são compartilhados pelos clientes em todos os campos do seu site onde exista algum tipo de informação pessoal, como cadastros, landing pages, entre outros.

É imprescindível que a política explique de forma amigável como cada um dos dados vai ser usado e como essa coleta de informações pode melhorar a experiência de compra do cliente.

Seja qual for a finalidade de cada ação de coleta de dados, ela precisa ser informada ao usuário. É importante salientar que a política de privacidade para e-commerce também pode ser um canal para falar sobre a cultura da empresa, a segurança da infraestrutura do seu site e, assim, construir uma relação de confiança que tranquilize seu cliente.

Conclusão

Vimos o quanto a política de privacidade para e-commerce é importante para o negócio e para os consumidores e também formas de aplicar isso dentro do seu negócio.

Este é um documento muito importante, que mostra como a sua loja virtual se preocupa com os dados compartilhados pelos consumidores, aumentando, assim, a confiança dos usuários na hora de deixar os seus dados, seja para algum cadastro ou para efetuar uma compra.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como ter mais segurança no seu e-commerce? Então, te convidamos a continuar sua leitura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários